Criança também precisa do Cartão SUS

cns-frente

O Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como Cartão SUS, é um documento muito importante para que seja formada uma base de dados nacional sobre os atendimentos na saúde pública e assim auxiliar no aprimoramento dos atendimentos. Todos os usuários do sistema público de saúde de Araucária deverão atualizar seu cadastro do Cartão SUS até o dia 30 de junho e quem ainda não tem o documento deve providenciar sua confecção o quanto antes. Isso inclui também as crianças, que precisam obter e manter atualizado o documento.

Em Araucária, o Cartão SUS será necessário para agendamentos de saúde e em outros serviços que não sejam dessa área. O documento será necessário, por exemplo, no ato de rematrícula escolar da rede pública. Isso porque alguns programas federais exigem a integração com outras secretarias, como é o caso do Programa Saúde na Escola, lançado este ano, que está sendo realizado em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.

Para emissão do Cartão Nacional de Saúde das crianças, além da certidão de nascimento também é necessário levar na unidade básica de saúde, a carteira de vacinação, assim como o comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Para que seja realizado o Cartão SUS definitivo é necessário também o CPF. E não esqueça, colabore para que os procedimentos de saúde sejam agendados sem nenhum problema: sempre que procurar os serviços da área esteja com o seu Cartão SUS.

via Prefeitura de Araucária.