Coluna do Ricardo Mac Donald: Richa cometeu o mesmo erro de Ducci

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, comemora resultado dos jogos da Copa e sugere que o governador Beto Richa comece a limpar as gavetas no Palácio Iguaçu; "de novo o Beto Richa comete o mesmo erro de Luciano Ducci ao tentar, por meios republicanos e não republicanos, contar com o PMDB e seu tempo de televisão", compara o capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; segundo o colunista, a tentativa de assalto no PMDB enfraqueceu o tucano e fortaleceu Requião; secretário Municipal de Governo recorre à  História para ironicamente fulminar o governador do PSDB:

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, comemora resultado dos jogos da Copa e sugere que o governador Beto Richa comece a limpar as gavetas no Palácio Iguaçu; “de novo o Beto Richa comete o mesmo erro de Luciano Ducci ao tentar, por meios republicanos e não republicanos, contar com o PMDB e seu tempo de televisão”, compara o capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; segundo o colunista, a tentativa de assalto no PMDB enfraqueceu o tucano e fortaleceu Requião; secretário Municipal de Governo recorre à  História para ironicamente fulminar o governador do PSDB: “saiu à  caça com cachorros alheios”; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Mac Donald*

Com o término das partidas da Copa do Mundo em Curitiba, afastada a onda de pessimismo e sinistrose que corria solta, e a nossa Cidade fazendo boa figura com as melhores notas na avaliação da FIFA, é hora de olhar um pouco para o cenário que se descortina mais a frente, em outubro.

As eleições no Paraná, que estavam seguindo uma rotina quase burocrática, de repente foram agitadas por um vento noroeste que, quando amainar no dia 30, última data para as convenções, terá dado nova arrumação nas peças do tabuleiro eleitoral.

Acompanhamos a evolução dos acontecimentos, mas um fato que já marca essas eleições, a exemplo de 2012, é o comportamento dos governistas: de novo o Beto Richa comete o mesmo erro de Luciano Ducci ao tentar, por meios republicanos e não republicanos, contar com o PMDB e seu tempo de televisão.

Ducci se aliou a pessoas volúveis, que durante anos serviram a Requião e, por mágoas ou interesses menores, decidiram servir a novos senhores. Deu no que deu: derrota da aliança, lançamento de Greca e início da derrocada da máquina estadual e municipal, movimentada a favor do prefeito da época.

Agora a história se repete: Beto tentou se servir dos mesmos nefastos personagens. Sua aliança ficou menor e provocou um enorme movimento em favor de Requião.

Depois de 1930, o deposto Presidente Washington Luís estava no exílio, em Paris, recebendo notícias de sua Pátria, quando foi informado que o vitorioso Getúlio Vargas tinha mantido o mesmo aparato de segurança que não o garantiu no governo. Sentenciou: O Getúlio está perdido; sai à  caça com os meus cachorros.!

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Boa noite, vejam só que falta de vergonha na cara desse governador e de toda corja que o assessora, dispensaram policiais militares da nossa regiao da fan fest e estao pagando diaria de R$ 240,00 para policiais de fora virem fazer a segurança. Por qe nao escalou os policiais que ja sao daqui sendo que nao haveria custo algum, despesa alguma com diaria e preferiu trazer policiais de fora????? Nada contra os policias mais alem de tudo sao alunos soldado. Sera que trouxera alunos de fora pois os policiais da ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPE ainda estao DESARMADOS e NAO SERVEM, NAO ESTAO PRONTOS PARA FAZR UM POLICIAMENTO ADEQUADO?????? A poucos dias atras o governador disse estar formando-os da 1ª fase do curso, pura mentira pois basta verificarmos os alunos da ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPE nos dias de jogos da copa na arena para percebermos q os mesmos estao sem armamento, nao fazendo a segurança nem deles mesmos quanto mais a do cidadao paranaense!!!!
    Ta na hora de dar uma verificada!!!!!!!
    CAPRICHA ESMAEL!!!!!!!!!!

  2. e o fruet esta seguindo os passos do ducci e não vai se reeleger, gasta milhões em propaganda, curitiba abandonada em todas as áreas e sem comando.

  3. O vereador Rogério Campos (PSC) resolveu bater de frente com a Secretaria do Meio Ambiente, que anda mais devagar que uma tartaruga para atender as reivindicações da Câmara Municipal de Curitiba. Cansado de pedir roçados em beiras de rio, praças e ruas, Campos resolveu comprar uma máquina elétrica de roçar, colocar as mãos na massa e fazer o serviço. Mas a boa vontade do parlamentar pode trombar com a política de Meio Ambiente da capital paranaense, que promete aciona-lo judicialmente para que ele pare de cortar o mato dos rios que se transformaram em esgoto na região sul da capital paranaense. A queda de braço ainda vai dar muitos comentários, principalmente por Campos ser um desafeto da vice-prefeita Mirian Gonçalves (PT).

  4. OS assessor de Requião, Beto Richa, Ducci e atualmente de Fruet, senhor Macdonald tem uma longa experiência neste ramo da sobrevivência politica.
    É importante os conselhos que esta dando para estas pessoas voluveis, que ficam se agarrando ao poder.
    É do ramo.

  5. EU TENHO 58 ANOS DE IDADE E MINHA EXPECTATIVA DE VIDA É ATÉ 100 ANOS DE IDADE,PORTANTO FALTA 42 ANOS,EU COM A GRAÇA DE DEUS,NÃO VOU MAIS VER UM GOVERNADOR DO psdb NO PARANÁ NESSES 42 ANOS QUE AINDA TENHO DE VIDA

  6. o melhor secretário de governo deste lado do Atlântico, mais uma vez está coberto de razão: quem quer caçar com cães, precisa de matas e “capoeiras”…onde já se viu caçar no asfalto?

    Pensando nisto que o Gustavo escolheu a ele, Ricardo, como responsável pelas calçadas e matagais de Curitiba.

  7. Pois é… e o Getúlio ficou por décadas no poder com a cachorrada alheia… só saiu de lá morto…

  8. Com certeza um dos melhores colunistas do blog, e concordo que o Beto Preguiça vai cair e muito nessa eleição, mas cai por pura falta de competência de seu governo. Volta Requião o Paraná precisa de você!

  9. …,COMO DIZ O GRANDE JORNALISTA MÍNO CARTA(CARTA CAPITAL),…,É TUDO FARINHA DO MESMO SACO…,ACORDA PARNÁ!!!EM TEMPO:…,Á PIOR DESGRAÇA DE UM POVO,É UM POVO,SUBMÍSSO,COVARDE E,SEM CULTURA…

  10. O nobre secretário e aprendiz de colunista é mesmo um poliglota. Entende de tudo. Escreve como inventor do celular, sobre telecomunicações, sobre trânsito, sobre, estradas com pedágio e agora até de política. No entanto, Mas, contudo, até agora não diz a que veio na prefeitura de Curitiba. Falar do trabalho dos outros é fácil, mas porque não coloca na prática essas divagações platônicas aqui mesmo, ao seu lado, do meu lado, no nosso quintal. Ahhh esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras!

  11. Cáspite! Esse meu parente mala não cansa de dar vexame! “se aliou a pessoas volúveis, que durante anos serviram a Requião e, por mágoas ou interesses menores, decidiram servir a novos senhores”… Deve estar falando dele mesmo, durante anos um seriçal baba-ovo de Requião, até que o ‘Duce’ resolveu lhe aplicar um pontapé no traseiro… Como erudito analista histórico da política o Mac Mato, também conhecido como Capitão do Mato, por ter transformado Curitiba na capital da capoeira e polo mundial do matagal, é um bom chapeiro de fast-food… E não esqueçam, o único cara sério dessa Mac família sou eu!

  12. Repito há anos uma afirmação: o Paraná precisa de estadistas. Não muitos mas pelo menos uns dois ou três. Vejo um com muito potencial, mas bem quieto.
    Precisamos tentar diminuir a regra do “acerto” prévio.
    Instalou-se por aqui um vício da melhor vantagem política para o grupo que conseguir, como diz o Ricardo, por meios republicanos ou não, conseguir o “acerto” antes das eleições. E oferecer o prato feito para o povo. Não cito nomes nem casos, pois são bem conhecidos os clientes e os donos das “malas”. E, escola infelizmente fez alguns egressos, em ativos.