Coluna do Ricardo Mac Donald: Por que as forças de segurança afrouxaram o sutiã para os black blocs?

"As forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?", questiona Ricardo Mac Donald em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, se refere ao quebra-quebra promovido pelos black blocs no centro da capital no dia do jogo Irã x Nigéria, na Arena da Baixada; " Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas!, observa o secretário Municipal de Governo de Curitiba; colunista também relata experiência positiva! da Via Exclusiva da Rua XV de Novembro; leia o texto e compartilhe.

“As forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?”, questiona Ricardo Mac Donald em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, se refere ao quebra-quebra promovido pelos black blocs no centro da capital no dia do jogo Irã x Nigéria, na Arena da Baixada; ” Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas!, observa o secretário Municipal de Governo de Curitiba; colunista também relata experiência positiva! da Via Exclusiva da Rua XV de Novembro; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Mac Donald*

Não há dúvida que Curitiba se rendeu aos jogos da Copa. A festa de abertura na Arena da Baixada deu o tom de uma Curitiba hospitaleira e preparada para receber a atenção dos visitantes e da imprensa mundial.

Nota destoante foi a baderna e a depredação promovida por um grupelho de jovens sem causa, que promovem com muita covardia e rostos cobertos, a destruição que toda sociedade paranaense repele.

Aí eles ficam mais raivosos, mas basta dissolver o efeito manada! que sua onda acaba. Foi o que fez um gordinho, sem camisa, mas com coragem, ao dispersar os baderneiros que queriam queimar lixo na esquina das Marechais.

Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas.

Surge a dúvida: as forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?

Opiniões ao blog do Esmael.

Vias Exclusivas

Finalmente, na última quarta-feira, entrou em operação a Via Exclusiva da Rua XV de Novembro.

Trata-se de projeto piloto para estender o princípio das canaletas exclusivas do BRT para algumas vias da cidade, aumentando a velocidade dos ônibus e privilegiando o transporte coletivo.

Inicialmente, são 11 linhas, que transportam 40 mil pessoas por dia. Na extensão de 2.500 metros já implantada, se verificou uma economia de tempo de 11 a 15 minutos.

Os técnicos atestam que, a cada quilômetro de velocidade média aumentada, obtém-se uma diminuição de 1% no custo das passagens, pela economia com combustível, equipamento e pessoal.

Assim, se conseguíssemos aumentar em 5km a velocidade de todo o sistema (2.300 ônibus diários), teríamos, além de mais conforto aos usuários, uma significativa economia.

Vale a pena tentar.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Curitiba esté sem Governo, O Fruet, nomeou o MAc Lanche Feliz como Primeiro Ministro. E sumiu do Mapa ele e a Esposinha, só enganação. A Vice do PT…. bate em Vereador e o marido Manda o Povo dos Bairros “se fud…em”. Curitiba sem Governo!!!! Fruet o Maior erro eleitoral de Curitiba, sua administração é uma Fraude total.

  2. já que o mac tá falando em polícia, a prefeitura vai investigar a fundo o custo das obras realizadas pela SIAL envolvida em pagamento de propina ao coordenador do tc, a sial tem várias obras em curitiba.

  3. pq secretario curitiba num tem nem prefeito imagina segurança;

  4. Esse meu parente sem noção e sem sabor como um fast food de péssima qualidade só dá vexame! Agora que virou puxa-saco do PT, querendo colocar o irmão complicado com a Justiça na vice da Barbie, despirocou de vez. Sem medo de ser ridículo lançou uma teoria conspiratória sobre os black blocs que fizeram uma arruaça em Curitiba. Teria dedo da direita aí! Isso é tão babaca quanto dizer que o próprio Mac Donald, que é o secretário do Fruet encarregado de roçar o mato de Curitiba, não faz sua obrigação para criar na cidade capoeiras enormes para os black blocs se esconderem da Guarda Municipal… Toma tento ô Capitão do Mato, também conhecido como Mac Mato! Esqueça um pouco os Armazens da Família, pare de fingir que é um intectual e vá cumprir sua obrigação. E não se esqueçam, o único cara sério dessa família sou eu!

  5. …,NÃO SEJAM MALDOSOS…,O BETO NÃO TEM NADA Á VER COM ISSO…

  6. GENTE FRACA PARA ADMINISTRAR CURITIBA !!

  7. Importante, realmente, esta informação de que as vias exclusivas tendem a reduzir o custo do transporte. Mais importante ainda será se isso implicar em redução da tarifa técnica, senão, quem ganha não é o povo, mas a concessionária do transporte!

  8. Enquanto isto, turistas do Equador e Honduras perdidos por Curitiba e não se vê um funcionário do ICTur (Curitiba Turismo) para dar informações aos “turistas”…

    Vai trabalhar Mac Mato.

  9. Os comerciantes já perceberam que a polícia e a Defensoria Pública do Paraná estão do lado dos Black Blocs e estão se armando com foguetes e outros artefatos para atacar os baderneiros encapuzados.

  10. Mais uma vez o melhor secretário de Governo deste lado do Atlântico mostra toda sua visão de estadista…mata a cobra e mostra o pau… Os caras que quebraram tudo estavam a serviço dos grupos de direita que perderam suas boquinhas e agora atiram pedras no Gustavo…

    Cadê a PM e a GM que não protegeram a cidade contra os baderneiros???

  11. Estranho, uma meia dúzia de Black Blocs quebram a fachada de lojas e bancos e a Defensoria Pública, paga com dinheiro público, corre para defender esta gente. Só quem é muito cego não vê que estes baderneiros estão sendo patrocinados pelo PSDB que manda a Justiça trabalhar a favor desta gente para criar clima de terror durante a Copa.

    Veja isso agora:
    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20140620035720AAJ4zm6