Coluna do Ricardo Mac Donald: Por que as forças de segurança afrouxaram o sutiã para os black blocs?

"As forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?", questiona Ricardo Mac Donald em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, se refere ao quebra-quebra promovido pelos black blocs no centro da capital no dia do jogo Irã x Nigéria, na Arena da Baixada; " Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas!, observa o secretário Municipal de Governo de Curitiba; colunista também relata experiência positiva! da Via Exclusiva da Rua XV de Novembro; leia o texto e compartilhe.
“As forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?”, questiona Ricardo Mac Donald em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, se refere ao quebra-quebra promovido pelos black blocs no centro da capital no dia do jogo Irã x Nigéria, na Arena da Baixada; ” Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas!, observa o secretário Municipal de Governo de Curitiba; colunista também relata experiência positiva! da Via Exclusiva da Rua XV de Novembro; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Mac Donald*

Não há dúvida que Curitiba se rendeu aos jogos da Copa. A festa de abertura na Arena da Baixada deu o tom de uma Curitiba hospitaleira e preparada para receber a atenção dos visitantes e da imprensa mundial.

Nota destoante foi a baderna e a depredação promovida por um grupelho de jovens sem causa, que promovem com muita covardia e rostos cobertos, a destruição que toda sociedade paranaense repele.

Aí eles ficam mais raivosos, mas basta dissolver o efeito manada! que sua onda acaba. Foi o que fez um gordinho, sem camisa, mas com coragem, ao dispersar os baderneiros que queriam queimar lixo na esquina das Marechais.

Quem assistiu TV, viu comerciantes com pedaços de pau protegendo as vitrines que não foram atacadas.

Surge a dúvida: as forças de segurança, que fizeram ótima proteção no perímetro de 500 metros do Estádio, não poderiam ter atuado preventivamente no início da confusão que sabidamente ia ocorrer?

Economia

Opiniões ao blog do Esmael.

Vias Exclusivas

Finalmente, na última quarta-feira, entrou em operação a Via Exclusiva da Rua XV de Novembro.

Trata-se de projeto piloto para estender o princípio das canaletas exclusivas do BRT para algumas vias da cidade, aumentando a velocidade dos ônibus e privilegiando o transporte coletivo.

Inicialmente, são 11 linhas, que transportam 40 mil pessoas por dia. Na extensão de 2.500 metros já implantada, se verificou uma economia de tempo de 11 a 15 minutos.

Os técnicos atestam que, a cada quilômetro de velocidade média aumentada, obtém-se uma diminuição de 1% no custo das passagens, pela economia com combustível, equipamento e pessoal.

Assim, se conseguíssemos aumentar em 5km a velocidade de todo o sistema (2.300 ônibus diários), teríamos, além de mais conforto aos usuários, uma significativa economia.

Vale a pena tentar.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comments are closed.