Coluna do Ricardo Mac Donald: A Copa, as obras e os boçais na internet

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, afirma que 99% das obras que a Prefeitura de Curitiba se propunha foram executadas antes da Copa, mas prevê bombardeio de 1%, principalmente por meio da Internet que permite o anonimato e a boçalidade dos que nada produzem e ficam gozando com o texto dos outros!; capitão do time do prefeito Gustavo Fruet relata a conclusão da Avenida das Torres e da Arena da Baixada, segundo ele o estádio mais barato do Brasil; o lançamento da Via Calma da Avenida 7 de Setembro e a Via Exclusiva de à”nibus, na Rua XV de Novembro; colunista também destaca o recebimento de veículos Ecoelétrico para uso da Guarda Municipal e pelas secretarias de Transito e Turismo; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, afirma que 99% das obras que a Prefeitura de Curitiba se propunha foram executadas antes da Copa, mas prevê bombardeio de 1%, principalmente por meio da Internet que permite o anonimato e a boçalidade dos que nada produzem e ficam gozando com o texto dos outros!; capitão do time do prefeito Gustavo Fruet relata a conclusão da Avenida das Torres e da Arena da Baixada, segundo ele o estádio mais barato do Brasil; o lançamento da Via Calma da Avenida 7 de Setembro e a Via Exclusiva de à”nibus, na Rua XV de Novembro; colunista também destaca o recebimento de veículos Ecoelétrico para uso da Guarda Municipal e pelas secretarias de Transito e Turismo; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Mac Donald*

Finalmente, no próximo sábado, será entregue a última obra prevista para a cidade receber a Copa do Mundo. Fica pronta a Avenida das Torres, ao menos a parte que cabia à  Prefeitura, que vai até a divisa com São José dos Pinhais. O trecho restante é de responsabilidade do Governo do Estado, que está trabalhando.

Não foi fácil. Obras mal planejadas e contratos mal feitos pela gestão anterior nos obrigaram a refazer ou ultimar projetos executivos com vários custos que não estavam previstos e não foram contratados junto ao Governo Federal. Para fechar os orçamentos, o Município foi obrigado a tomar empréstimos na Caixa Econômica, com larga tramitação burocrática.

Na Avenida das Torres, especialmente, a empresa contratada não conseguiu entregar o serviço, nos levando a rescindir o contrato feito na gestão passada e fazer uma nova licitação, dividindo o trecho em quatro lotes, como alternativa para concluir as obras antes da Copa.

Agora, com as obras finalizadas e o estádio pronto !“ o mais barato do Brasil e o único que será totalmente coberto com plataforma retrátil, ainda este ano, como promete a diretoria do Atlético !“, podemos esperar os visitantes e torcer pelo Brasil.

Aproveitamos ainda para lançar a Via Calma da Av. 7 de Setembro e a Via Exclusiva de à”nibus, na Rua XV de Novembro, que não estavam previstas no Plano de Mobilidade da Copa. E ontem recebemos os veículos elétricos do projeto Ecoelétrico, que desenvolvemos junto com a Itaipu e a Renault e que serão usados pela Guarda Municipal, Secretaria de Transito e Turismo.

Sabemos que sempre haverá críticas. Apesar de termos executado 99% do que se propunha, o 1% restante será sempre bombardeado, principalmente por meio da Internet, que permite o anonimato e a boçalidade dos que nada produzem e ficam gozando com o texto dos outros.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Na verdade Ricardo é um grande administrador ele SIM DEVERIA ser nosso prefeito

  2. Curitiba precisando de mobilidade urbana e a prefeitura jogando dinheiro fora com a tal da via calma, O MAIOR DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA. É duro pagar tanto imposto para esse bando de pamonha jogar no ralo…

    Pegar a mesma rua e pintar faixas nela não é obra, é enrolação…

  3. Prá falar a verdade, em um ponto ele está certo. Se não queriam a Copa,deveria ter se manifestado a oito ou sete anos atrás agora é tarde demais. E o tal japanervosodemaringa, comissionado o beto#bicha, deveria ter vergonha na cara, pois foi na gestão desta ameba política que a Copa veio para Curitiba. Então não torra o saco.

  4. Moro na Rua XV, onde fizeram a via exclusiva para ônibus. Pelo tamanho da cagada parece que o projeto foi feito pela faxineira do IPPUC.
    Antes existia 3 vias de rolamento e uma de estacionamento, agora são 2 de rolamento para carros e uma para ônibus. resultado da conta antes eram 3 vias e agora são 3 do mesmo jeito, só que não tem vaga para estacionar. Só um jumento para dizer que melhorou alguma coisa.

  5. Parcela do 13º? cade?

  6. A via calma seria melhor para todos se: estacionamento fosse transferido para o lado direito ao lado da calçada. E a ciclofaixa fosse exclusiva e do lado esquerdo, ao lado da canaleta.
    Do jeito que foi realizada foi super barato em termos de custo. Mas ficou ruim para bikes, ruim para carros e ruim para quem vai estacionar. Em resumo foi barato e ruim para todos. Dizem que consultaram “especialistas”. Gostaria de ver essa “consulta” publicada na página da prefeitura.

  7. Tiram uma pista para carro, enfiam uma ciclovia para militantes de dua rodas, transformam o trânsito da Av. 07 de Setembro no caos, até então única alternativa à já congestionada Av. Visconde Guarapuava, e dizem que é uma inovação na mobilidade urbana. Tomem vergonha na cara!

  8. ESTE TAL RICARDO MAC DONALD DEVE SER UM CARA CABEÇA,CABEÇA GANDE OU CABEÇUDO, PARA ACUMULAR EM SEU INTERIOR TANTAS ASNEIRAS E COLOCA-AS NA INTERNET, QUERENDO QUE O POVO O APOIE LARGA MAO CARA.

  9. A Arena é a obra mais barata em termos absolutos, pois estava quase pronta. Se for fazer a conta em termos relativos, muda tudo. Foi superfaturada e teve gente que tirou bastante R$ ali. Quanto a Av. das Torres e a herança maldita da administração anterior, é claro que foram feitas denúncias ao mp e ao tc, ou não? É apenas discurso ou se trata de forma séria? A empresa que não cumpriu o contrato foi punida? Tendo a acreditar que é blá blá blá. Quanto ao resto, a cidade está mal cuidada, cheia de buracos, asfalto detonado pela circulação dos ônibus, ou seja, não se faz o básico. Vai trabahar secretário e, caso encontre o prefeito, dê a mesma sugestão a ele. Aliás, como perguntar não ofende, a quantas anda o caso dos radares? Fica tudo como está? E outra pergunta, por que só uma empresa ganha as licitações para aluguel de veículos? Já fizeram estudo para frota própria ou é “obrigado” a locar?

  10. Esse meu parente sem noção me dá vontade de chorar. Ricardo Mac Donald criticar a boçalidade é como o Requião reclamar da falta de finesse de alguém ou um vendedor de fast food acusar alimentos orgânicos de não serem saudáveis… Os turistas que vierem a Curitiba encontrarão mais mato nas ruas do que aqueles que se aventurarem em capitais como Manaus e Goiânia… Tudo por culpa de quem? Do próprio Big Mac, que deveria cuidar do roçado, mas não se coça e Curitiba virou uma “jungle”… a tal ponto a situação chegou que uma conhecida rede de fast food lançou o sanduba Mac Mato para homenagear a cidade. O matagal não roçado se tornou o símbolo de Curitiba no lugar do prédio neoclássico da federal… Assessorado por esse tipo de secretário, o Fruet ainda vai ganhar o troféu (merecido) de pior prefeito do país… E não se esqueçam, o único cara sério dessa família sou eu…

  11. CHUPIM
    Quem é este chupim do erário publico (que eu saiba, entra governo, sai governo, ele continua mamando na teta publica) para chamar os internautas e críticos com massa cinzenta de BOÇAIS? Este idiota acha que ganha apoio e prestigio de quem escrevendo isto exatamente pra ser lido pelos “boçais” da internet?
    Q cara mais orelhudo. Se ele não tem tino politico-jornalistico, pelo menos poderia ter um assessor que lhe orientasse ou que boassse um freio nas asneiras que escreve

  12. Poderia parar de falar de Obras da Copa do Mundo e finalizar as obras que povo necessita. Que tal terminarem a Construção das 5 Unidades de Saúde (Sitio Cercado, Xaxim, Boa Vista, Sabará e Campo Alegre) que estão com as obras paralisadas devido a falta de pagamento!! Essas unidades deveriam estar em funcionamento desde Outubro/2013, mas nesse momento estão sofrendo com a depredação de vândalos e com a revolta das populações locais. É PRECISO ATITUDEC E RESOLVER OS PROBLEMAS, ANTES QUE SEJA TARDE !

  13. Todos são idiotas, gozadores e improdutivos. Menos ele e claro.
    “Transtorno bitolar político” este e o título do editorial do último jornal do sindicato dos funcionários da prefeitura que fala da atual gestão.
    Atualmente a Prefeitura não precisa de consultores em Administração Pública. Precisa de psicólogos para a administrar a arrogância e induzir alguma humildade na Equipe de Governo. talvez assim, sejam capazes de enfrentar os problemas e não achar que tudo se resolve com propaganda e falatório.
    Está e a minha última manifestação nesta gestão. Não tenho mais estômago para acompanhar idéias do tipo” vamos construir shoppings” ou “estamos diminuindo a criminalidade” e muito amadorismo para a minha cabeça.
    Lamento muito que o Fruet tenha montado uma equipe tão ruim, eu o avisei “via Twitter” para tomar muito cuidado na hora de montar a equipe. Mas ele não me deu ouvidos. O Secretariado está cheio de serpentes e ele agora não tem jeito de tirá-las. Porque cobra e bicho difícil. Elas se escondem nos cantos e se você tenta pega-las elas acabam mordendo.

  14. blá, blá, blá, só falação, culpas e desculpas, a verdade é: incompetência, superfaturamento, corrupção, falta de respeito da opinião pública, etc, etc, etc…

  15. o que adianta a setran ter um carro elétrico se os agentes NÃO TEM pilhas para as lanternas que é um equipamento de segurança a noite fora o o sucateamento da setran e falta de respeito com os agentes por parte da pmc, quanto as obras da copa deixar a população em torno da arena sem iluminação pública é pura incompetência dos senhores “gestores”