Coluna do Ricardo Gomyde: De braços abertos para o mundo

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, exalta que a atual campeã Espanha e a Coréia do Sul ficarão baseadas no estado; espanhóis ficarão em Curitiba e os coreanos em Foz do Iguaçu; o colunista, que é assessor do Ministério do Esporte, destaca que um batalhão de 600 jornalistas do mundo inteiro acompanhará a seleção espanhola na capital paranaense; os asiáticos ficarão no segundo destino turístico do país, que são as Cataratas; Ao final, além de melhorias viárias, no aeroporto, na segurança... poderemos comemorar um grande intercâmbio cultural e tornar nossos destinos turísticos muito mais conhecidos internacionalmente!, comemora Gomyde, como a sensação do dever quase cumprido.
Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, exalta que a atual campeã Espanha e a Coréia do Sul ficarão baseadas no estado; espanhóis ficarão em Curitiba e os coreanos em Foz do Iguaçu; o colunista, que é assessor do Ministério do Esporte, destaca que um batalhão de 600 jornalistas do mundo inteiro acompanhará a seleção espanhola na capital paranaense; os asiáticos ficarão no segundo destino turístico do país, que são as Cataratas; Ao final, além de melhorias viárias, no aeroporto, na segurança… poderemos comemorar um grande intercâmbio cultural e tornar nossos destinos turísticos muito mais conhecidos internacionalmente!, comemora Gomyde, como a sensação do dever quase cumprido.
Ricardo Gomyde*

Nos próximos dias, o Paraná vai receber duas das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A atual campeã Espanha e a Coréia do Sul ficarão baseadas no estado, onde treinarão antes de seguir para as cidades-sede para a disputados jogos. Com a oportunidade, nós paranaenses poderemos mostrar não apenas a espanhóis e coreanos, mas ao mundo, nossas belezas, a receptividade e a alegria de nosso povo.

A campeã mundial em 2010, Espanha, chega ao Brasil neste domingo, dia 8 de junho, para iniciar os treinamentos na nossa terra. Junto com a delegação espanhola, estima-se que 600 jornalistas de todo o mundo estejam em Curitiba para cobrir a equipe de Xavi, Iniesta & cia.

Esses profissionais de comunicação serão muito bem tratados em Curitiba e receberão da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Comunicação Social o Guia do Torcedor, em três idiomas: português, inglês e espanhol. O documento trará informações sobre atrações culturais, mobilidade urbana, acessos ao estádio e a Fan Fest.

Já a Coréia do Sul pousará por aqui no dia 11 de junho e ficará baseada em Foz do Iguaçu, terceiro destino mais procurado por turistas estrangeiros, segundo estudo do Ministério do Turismo. Os asiáticos treinarão no CT do Flamengo Esporte Clube de Foz, que reformou as dependências do estádio para a Copa do Mundo e, após o evento, terá uma estrutura moderna como legado. Merece destaque o prefeito Reni Pereira, que junto com a Itaipu (Samek e Piolla) fez todo o possível para que tudo estivesse pronto para bem acolher os ilustres visitantes.

Tenho certeza que todos que vierem ao Paraná e a outros estados por todo o Brasil (sejam jogadores, turistas ou jornalistas), encontrarão um povo acolhedor e hospitaleiro e uma terra cheia de belezas. Essa vocação de estar sempre de braços abertos, trará muitos turistas ao nosso país após o maior evento do planeta. Ao final, além de melhorias viárias, no aeroporto, na segurança… poderemos comemorar um grande intercâmbio cultural e tornar nossos destinos turísticos muito mais conhecidos internacionalmente.

Economia

*Ricardo Gomyde, assessor do Ministério do Esporte, especialista em políticas de inclusão social, é membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

Comments are closed.