Coluna do Ricardo Gomyde: A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!

Ricardo Gomyde*

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, tira sarro da revista Veja; "Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa", diverte-se o colunista, que destaca a festa dos torcedores nos estádios e boom no comércio do Paraná e no país; "A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!", comemora; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Gomyde, em sua coluna deste sábado, tira sarro da revista Veja; “Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa”, diverte-se o colunista, que destaca a festa dos torcedores nos estádios e boom no comércio do Paraná e no país; “A Copa das Copas encanta o Brasil e o mundo!”, comemora; leia o texto e compartilhe.

Ao final da fase de grupos o balanço que se pode fazer da Copa é muito bom. Bem diferente do caos apresentado por alguns setores no período da preparação. Uma revista nacional chegou a dizer que o Maracanã ficaria pronto apenas em 2038. E na capa. Falavam da “vergonha” que o Brasil passaria. Que haveria tragedias nos aeroportos, segurança, comunicação…

Qual o quê!!! A Copa do Brasil encanta o mundo. Mesmo com nossos seculares problemas, todos que aqui chegam encantam-se com o que encontram e elogiam o trabalho feito. E o povo brasileiro dá um show. Canta emocionado o hino na abertura dos jogos. Recebe com primazia os turistas. Colore o país de verde e amarelo.

A Copa é um sucesso! E a Copa no Paraná, então… Após Curitiba encerrar a participação no mundial, podemos dizer que foram quatro belos jogos e que aconteceram com alto padrão de qualidade. Os benefícios se fizeram sentir em diversas áreas. Por quase 15 dias, o evento movimentou nossa economia acima das expectativas. Hotéis com ocupação elevada, bares com aumento de 60% na frequência (segundo a ABRABAR), comercio vendendo e a cidade sendo vista e elogiada mundo afora. Povos dos 4 cantos do mundo circulando pela cidade e tornando nosso dia-a-dia mais alegre. Culturas e idiomas diversificados misturavam-se com nossos costumes fazendo com que este momento permaneça para sempre na memória de Curitiba..

O último jogo foi particularmente marcante. Argélia e Rússia fizeram uma partida bem disputada onde apenas um sairia classificado. Apoiados por inúmeros torcedores de seus países e por brasileiros que dividiram-se de acordo com suas simpatias. Com o empate, a Argélia conquistou uma inédita vaga para as oitavas-de-final onde enfrentará a poderosa Alemanha. A Rússia, sede do próximo mundial, sofreu dolorosa eliminação. Tentará melhor sorte daqui a quatro anos.

Vamos agora aos jogos eliminatórios. Tenho convicção que o Brasil continuará brilhando dentro e fora de campo. Hoje, o jogo é duro. Estaremos todos acompanhando Brasil X Chile e torcendo por mais uma vitória da nossa seleção. Vai Brasil!!!

*Ricardo Gomyde, assessor do Ministério do Esporte, especialista em políticas de inclusão social, é membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am newbie to blogging and site-building and honestly loved this web page. Very likely I’m want to bookmark your site . You absolutely have terrific articles. Cheers for sharing with us your web site.

  2. A COPA FOI UM SUCESSO, VIVA O BRASIL VIVA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. …,QUÁ,QUÁ,QUÁ,OS COXINHAS VIRA-LATAS ASSINANTES DA VEJA, PERDERAM MAIS UMA DE GOLEADA…DIZIAM QUE OS ESTÁDIOS NÃO FICARIAM PRONTOS,SE FUDERAM…,DIZIAM QUE OS AÉROPORTOS NÃO FUNCIONARIAM,SE FUDERAM…,Á VEJA ESTAMPOU NA CAPA PARA OS OTÁRIOS ACREDITAREM, QUE ÁS OBRAS FICARIAM PRONTAS SÓ EM 2038…,QUÁ,QUÁ,QUÁ…,UM MONTE DE BABÁCAS ACREDITARAM(E AINDA ACREDITAM…), NESSA BOSTA CHAMADA VEJA,QUÁ,QUÁ,QUÁ…,TURISTAS DO MUNDO INTEIRO, É SÓ ELOGIOS Á, COPA DAS COPAS E, NÃO TEM PRÁ NINGUÉM…,GANHAR É OUTROS QUINHENTOS,AFINAL,ÉSTA É A COPA MAIS DIFÍCIL DE TODOS OS TEMPOS,SÓ TEM “COBRA CRIADA”,MAS VAMOS GANHAR E,FODA-SE OS VIRA-LATS!!!

  4. Eu só queria que a nossa Saúde também fosse “A SAÚDE DAS SAÚDES” e que a nosso sistema educacional também fosse “A EDUCAÇÃO DAS EDUCAÇÕES” e assim por diante….

  5. O que é maravilhoso é o povo brasileiro e não mérito de governo algum. O que vai deixar saudade é o carinho e o amor da nossa gente e nenhuma obra do seu ou de qualquer governo. Não queira tirar proveito pois o que é de vocês está guardado para outubro nas urnas.

  6. Vamos ver depois que a Copa acabar. Obras iniciadas pra copa não concluídas, serão abandonadas, Estadios como o de Manaus, vai virar área de Pasto para animais, Arena de Natal virando poço contra a seca e o do Pantanal… criadouro de Jacares. Nestes Estado não há Clubes de Futebol. E pior, volataremos ao Normal ou seja, sem hospitais, sem segurança, sem escolas. Me contem depois que a copa acabar

  7. Pois é…. não são só os jogadores que ganharam dinheiro com a copa. Alguns ainda tentam ganhar “moral”, nome e projeção…….. mas no final é só mais um medíocre politico que só pode oferecr pão e circo ao povo.

  8. O que encanta o Brasil e o mundo é a água limpa do Rio Belém!

  9. Em que país esse piá de prédio mora? Ele não deve estar falando da copa de futebol da fifa 2014, porque essa é uma vergonha… como disse Romário, será (foi) o maior roubo de dinheiro da história da república.

    • O maior roubo amigo, foi as privatizações que a imprensa amordaçada não comentou, foi vendido as riquezas do Brasil e o dinheiro sumiu. Nada foi feito no Brasil no governo do PSDB. Nesse pelo menos temos faculdades para filhos de pobres, coisa que não se via no Brasil. E os estádios ficarão para o pais do futebol.

  10. Gosto de futebol, mas sei separar as coisas. Se eu fosse trouxa, me contagiaria com essa apelação pró-copa que nos bombardeia de comerciais e musiquinhas.

    Não é uma crítica por ser o PT. É uma crítica por terem gastado mal nosso dinheiro na construção de elefantes brancos. Deram isenções BILIONÁRIAS e a FIFA só veio encher os bolsos.