Coluna do Marcelo Araújo: Fruet faz uma gestão ‘Ctrl + Alt + V’

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda, afirma que na gestão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, nada se cria tudo se copia (Ctrl+Alt+V); Até o final desse semestre deve ser apresentado o

Marcelo Araújo, em sua coluna desta segunda, afirma que na gestão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, nada se cria tudo se copia (Ctrl+Alt+V); Até o final desse semestre deve ser apresentado o “Fogo”, e até o final do ano algo que vai revolucionar o mundo: a “Roda”!; ironiza o especialista de multa ao comentar a compra de novas bicicletas para a Guarda Municipal a serem acrescidas à s 80 sucateadas e guardadas em depósito!; segundo o colunista, o projeto do carro elétrico mostrado como inovação! de Fruet vem desde 1997 por meio da parceria entre Copel e Fiat; Araújo ainda puxa a orelha do prefeito que, segundo ele, estaria cometendo infração de trânsito ao fazer circular os carros elétricos em parques e logradouros públicos sem registro, licenciamento ou seguro; leia o texto e compartilhe.

Marcelo Araújo*

A atual gestão municipal, o melhor prefeito do sul do mundo, Gustavo Fruet, tem como marca a inovação e pioneirismo. Até o final desse semestre deve ser apresentado o Fogo!, e até o final do ano algo que vai revolucionar o mundo: a Roda!.

Se tomarmos por base as faixas! e vias! exclusivas de ônibus (assuntos já abordados), a aquisição de 8 bicicletas para a Guarda Municipal, a serem acrescidas à s 80 sucateadas e guardadas em depósito, uma das novidades mais comemoradas foram os carros elétricos.

Sem querer ser desmancha prazeres, mas em 1997 a Fiat lançava em Curitiba e Belo Horizonte um projeto inovador do Panda Elettra, sendo dois usados pela Prefeitura, e em 2008 também a Fiat e Copel implantavam a Palio Weekend elétrica em Curitiba.

Certamente nessa novíssima! empreitada a atual gestão acautelou-se de seguir os princípios e regras do Decreto 1644/2009 oportunizando que mais de uma montadora participasse, pois a cessão aparentemente gratuita é muito relativa, vez que se reverte em publicidade e divulgação que muitas vezes é maior que a contraprestação financeira.

De qualquer forma nos preocupa a vedete Twizy, também divulgado pela prefeitura como primeira capital a utilizá-lo (esquecendo que Brasília também é capital conforme Correio Brasiliense como já abordamos), ele está rodando pelo Parque Tanguá e Barigui que se enquadram no conceito de logradouros públicos e são abertos à  circulação, nos termos dos Arts. 1!º e 2!º do Código de Trânsito, portanto locais onde se aplica tal Lei.

Por suas características e dimensões é efetivamente um automóvel, e não outro objeto elétrico autopropelido, portanto sujeito ao registro e licenciamento nos termos dos Arts. 120 e 130 do Código de Trânsito. Peço ao Governador paciência e tolerância com nosso prefeito, mas que faça a gentileza de solicitar ao BPTran que promova as devidas orientações antes de exigir o cumprimento da Lei, sob risco de ter que tolerar que pessoas usem carros de golfe ou mini-veículos elétricos sejam usados nos mesmos locais, e prevaricar.

Lembrando ainda que não fazem parte da frota pública! como se referiu recentemente o prefeito, nos preocupa também a responsabilidade que recai sobre um Guarda Municipal ao utilizar um veículo cedido cujo valor equivale a dois Audi A3 novos, sem registro, licenciamento ou seguro. No caso da frota locada a responsabilidade tanto de manutenção, conservação e reparo em caso de acidentes é da locadora, mas nesse caso se um GM danificar o veículo ele terá que pagar? Será que isso já aconteceu? Não, mera suposição…

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Dr. Marcelo, eu tenho um guincho elétrico aqui na empresa, e neste caso, eu também posso colocar ele para prestar serviços nos parques de Curitiba sem documento e consequentemente sem pagar impostos, sem levar multa, sem responsabilidades igual ao brinquedinho do Fruet, não é?

  2. PSICOLOGOARAUJO ,por um lado vou te deixar feliz, mas por outro chateado. Já fui no psicólogo e no psiquiatra, mais de um, e por unanimidade prescreveram que escrever no Blog do Esmael tem sido um ótimo remédio. Vou continuar enchendo ‘saco do noivo’, mas se ele abdicar eu largo…

    Luiz, você ainda está no tempo do vinil, mas já no tempo do CD não se virava mais o disco, e agora com MP3 menos ainda. O disco vai continuar tocando essa música. Outra opção é ser surdo, infelizmente. Sinto muito!

  3. Colunista magoado… muda o disco cara

  4. Caro MARCELO ARAUJO, eu tenho só uma sugestão a lhe dar. VÁ SE TRATAR COM UM PSICÓLOGO OU PSIQUIÁTRA, POIS ESTE TEU CASO, TÁ PARECENDO IGUAL A DE MULHER ABANDONADO NO ALTAR, LEVOU UM PÉ NA BUNDA E FICA TORRANDO OS SACO DO EX-NOIVO A VIDA INTEIRA.
    Vá procurar ajuda pois o teu caso é de PAIXÃO NÃO CORRESPONDIDA.

  5. VICTOR HUGO, quanto aos ‘problemas’ que enfrentei na Setran, entenda-se a falácia propagada pelo jornalista Celso Nascimento creio que o dia 14/07 será uma boa data, já que no dia 15 completará 2 anos que ele manipulou uma informação e depois não teve coragem de ter a verdade esclarecida. Um covarde, sem dúvida!
    VITOR HUGO E SIDNEI, sou profissional liberal, e nessa condição se a cidade quiser projetos ou assessoria terá que me contratar. Na verdade os apontamentos feitos semanalmente já se tratam de uma consultoria gratuita. Quanto a apontar os pontos positivos a prefeitura já tenta fazer isso a todo momento e tem secretaria específica pra isso, além dos núcleos em cada uma, portanto a postura a ser adotada por mim será sim a de desmascarar as mentiras ou o contraponto para que cada um tire suas conclusões.
    Quanto ao pedágio, eu recordo perfeitamente o tempo que você viajava para o litoral do Paraná ou SC e precisava reparar as rodas e trocar os pneus, assim como acontece hoje nas ruas de Curitiba que a Secretaria de Governo deveria cuidar. Já precisei de serviço de remoção e fui muito bem atendido. Não tenho críticas a fazer ao pedágio.

    FRUET GOVERNADOR!!!, para você acusar de superfaturamento na locação certamente tem provas, mas pelo jeito você desconhece as vantagens da terceirização de uma frota, seja pública ou particular. Um veículo danificado precisa ser imediatamente substituído. Toda a manutenção e reparos ficam sob a responsabilidade da locadora. Deve haver substituição periódica dos veículos para que se mantenham atualizados e novos. Acho muita falta de respeito da tua parte qualificar de ‘barbeiro’ um servidor que venha a danificar um veículo pois certamente não o faz por querer. Deixar um veículo de R$200.000,00 sob sua responsabilidade civil, para reparos ou até perda é inaceitável, e sem seguro. Comprar uma frota de veículos elétricos seria irracional, não apenas pelo altíssimo preço atual mas pela total incerteza da desvalorização de um veículo com tal característica. A tendência seria uma desvalorização tal qual de um celular, diferente dos motores a combustão cujo mercado permanece por décadas e a desvalorização alcança uma estabilidade.

  6. Por causa dos políticos que desanimo da política. Marcelo Araujo começou muito bem, mas está se perdendo. Todos seus posts são infindáveis críticas em questões de menor importância, mesmo diante de um universo de assuntos relativos ao trânsito, que já limitaria bastante seus comentário. Mas por que não falar de Marcelo Almeida, a quem apoia? E por que não falar do apoio deste ao Requião? Onde foram parar as rusgas entre o governador do “fim do pedágio” e o proprietário da concessionária? Por que não explica os problemas que teve à frente da Setran (já li em outros meios de comunicação, mas seria prudente reiterar). Sinceramente, promova seu lado positivo de solucionar as coisas. Criticar, criticar e criticar mais um pouco é cansativo. Não está oferecendo mudanças. Se eleito (futuramente), fará também a apresentação do fogo e da roda aos eleitores?

  7. Aguardando ansiosamente o “Fogo” e a “Roda”…
    E quem sabe o conserto(recape) tal como o que está sendo feito na Pedro Gusso,na João Bonat(está está terrível e ninguém entende o motivo de tanto descaso). E prefeito, vamos tentar melhorar as chamadas “rápidas”, recém pintadas – pintaram faixa até dentro de buracos. É tanto buraco, remendo e desnível que 60km/h é arriscado.
    Parabéns a forma bem humorada do colunista. Tenho a mesma impressão quando fico sabendo de alguma “boa nova” do prefeito.

  8. Ao invés de trazer somente críticas o presente colunista poderia trazer soluções urbanísticas para o trânsito caótico da cidade, já que é da diretoria de trânsito da OAB/PR, portanto tem, legalmente, legitimidade para apresentar novos projetos VIÁVEIS a cidade, á esqueci nem qdo era da pasta ele os fez….

  9. o que adianta ter carro elétrico e não ter pilhas para as lanternas dos agentes sendo a lanterna EPI, curitiba perdeu a vanguarda com a atual e anteriores gestões que só pensam em reeleição e aparecer nas fotos com gente humilde.

  10. O melhor prefeito do mundo causa inveja e ranger de dentes em assessores de candidatos a senador do sul ao norte do país…

    Os carros elétricos são o início do rompimento do contrato abusivo e superfaturado com a Cotrans. Viva a frota própria e elétrica. Viva o melhor prefeito do mundo.

    Se os Guardas baterem o carro tem sim de pagar. Agora além de baderneiros também são “barbeiros”? fecha esta cópia da PM Gustavo…

  11. Hardy, o personagem citado é pessimista, vai tudo dar errado. Não sou pessimista, apenas estou mostrando outra versão da mesma história. O Donald (duck) disse que eu não seria mais Secretario de Trânsito, e tenho que concordar pois seria um retrocesso muito grande na minha vida, além da cadeira ter sido muito desvalorizadam com quem ocupou e ocupa nessa gestão. Virou ‘ponta de estoque’ o cargo. O amigo do Mickey também falou que meus apontamentos são uma ‘doenca’, sou ‘doido’. Se sou assim quem mandou eles mexerem com ‘doido’, alguém que me conhece achou que colocaria o rabo entre as pernas como muitos fariam? Se o amigo do Pateta, o Donald, acha que sou ‘doido’, a terapia semanal me faz muito bem. Desmascarar fraudes como das multas erradas, desmentir o que é falsamente propagado como novidade nao é ser pessimista, é realista!

  12. É isso aí, vamos varrer o Fruet e o PT, o partido mais corrupto da história do Brasil…

    • Caso a imprensa noticiasse você saberia qual o partido mais safado do Brasil. O mesmo que vendeu o pais e o dinheiro sumiu, só lança mauricinho para os cargos executivos: Aécio, Betinho Richa. Adivinha qual é ?

  13. O PAPEL DO ILUSTRE COLUNISTA É APONTAR AS FALHAS.O DA PREFEITURA OU SEJA O DO SR.PREFEITO GUSTAVO FRUET É RESPONDER POR TAIS.OS GOVERNANTES DEVERIAM TER A HUMILDADE E RECONHECER SUAS FALHAS E PEDIR AJUDA AOS ESPECIALISTAS DE CADA ÁREA.CURITIBA PAROU DE INOVAR JÁ FAZ TEMPO.BOAS LEMBRANÇAS DO SR.JAIME LERNER E DO SR. RAFAEL GRECA.GOSTARIA DE DAR OS PARABÉNS PARA OS ENGENHEIROS DAS RUAS ASFALTADAS DE NOSSA CIDADE.O DESNÍVEL ENTRE ASFALTO E TAMPAS DO BUEIROS É ENORME.NA SUBIDA DA CARLOS DE CARVALHO O CARRO QUASE CAI DENTRO DO BUEIRO.AS RODAS ENTORTAM.OS PNEUS FURAM.FORAM ASFALTANDO, ASFALTANDO E ESQUECERAM DO NÍVEL DAS TAMPAS.PARABÉNS AOS DIPLOMADOS ENGENHEIROS.
    DR.MARCELO ARAÚJO CONTINUE APONTANDO TODAS OS ERROS DO TRÂNSITO DE CURITIBA.A POPULAÇÃO AGRADECE.

  14. Grande Marcelo, sempre atento aos deslizes do executivo municipal, principalmente no que se refere ao trânsito.
    Certo é que os órgãos públicos devem respeitar ao princípio da legalidade, fazendo tudo de acordo com suas competências e com o previsto em lei, diante do que, independente da intenção, um absurdo a prefeitura circular com veículos em desacordo com a legislação.

    • Se o programa não vingou, porque não leiloam as bicicletas e compram outro equipamento para a guarda utilizar? A BURROCRACIA tem cura… quem vai vai resolver? Não dá prá leiloar? Doem para alguma instituição de caridade, para desempregados sem condições de pegar ônibus… porra… dinheiro público não é lixo, aliás até lixo tem utilidade, cade pessoas com cérebro gerenciando?

  15. bastidores das eleições 2014 esconde uma quebra de braço. Fruet pediu a cabeça do Bruxo Chik Jeitoso, com seus assessores Ricardo Mac Donald, Itamar, Abrão, Gilson, Vilmar Machado Fruet fez um pedido para a candidata Gleisi Hoffmann PT após as convenções do PTN declarar apoio a Petista.
    Chik que é desafeto do Fruet aós o mesmo abandonar ele nas Eleições de 2012 depois do cabo eleitoral ser o motivo de 50% da vitória do prefeito. De la para ca o Bruxo não silenciou e cobra trabalho do prefeito todos os dias nas redes sociais, e o POVO que 80% não apoia administração do Fruet apoia o Bruxo.
    Por outra lado o Guru candidato que não erra uma Previsão, a última foi a vitória das convenções do Senador Roberto Requião PMDB que teria a vaga para disputar as Eleições aqui neste blog https://www.esmaelmorais.com.br/2014/04/bruxo-diz-que-requiao-vence-no-pmdb-pesquisa-tambem-ve-triunfo-da-candidatura-propria-assista/
    O Guru candidato segundo fonte, disse que não tem nada contra a Gleisi, mais logo que quem manda na campanha dela é o Fruet fazer o que. Sabendo disso os candidatos Roberto Requião PMDB e o Beto Richa PSDB mandou mensageiros procurar o Mago.
    Chik Jeitoso PTN que é pré candidato Deputado Estadual numa chapa pura com 42 candidatos é puxador de votos uma vez que o Paulo Roberto Galo desistiu de ser candidato misteriosamente uma vez que é empregado do Ratinho do SBT, mais o Galo é filiado do PTN.
    O Guru candidato se prepara para duas Previsões, quem vai para o Segundo turno no Paraná ´quem vence as Eleições para o Governo.
    Fruet criando problemas desde que assumiu a prefeitura, a seguir cenas dos próximos capítulos. Uma coisa o Guru pode ter certeza que ele tem meu VOTO. Força bruxo.

  16. Marcelo, assim você vai virar a hiena Hardy: “Oh, Azaaar”. Seria bom apresentar propostas e sugestões para correção dos erros. Assim, nós, a população, que tem interesse em que a cidade melhore podemos fazer os pedidos. Em último caso, se convencer bastante gente, fazemos um abaixo assinado para ter você lá novamente. Por hora, tá difícil te apoiar, o discurso fica parecendo só despeito por não ser você o dono do cargo.

  17. Quanto as questões apontadas sobre o carro elétrico, concordo com o colunista. Quanto ao fato do Fruet ser o “melhor prefeito do sul do mundo”, não é surpresa, pois faz anos que ostentamos este tipo de título. Beeto Richa foi o melhor prefeito das galáxias, Ducci o melhos das Américas e agora Fruet com o título trazido pelo colunista. Além disso vivemos em uma das 10 melhores cidades do mundo!! Portanto, nossos problemas serão todos resolvidos pelo atual alcaide, em parceria com o melhor governador do cone sul.

  18. Na esquina da rua Presidente Faria com a rua Carlos Cavalcanti, há um departamento da Guarda Municipal. Sim, por uma janela na rua Carlos Cavalcanti, vê-se várias bicicletas entulhadas… mas 80? Acho exagero…

    • COISA CERTA SEU MARCELO ARAUJO DEFINITIVAMENTE PODE SER VERDADE MAS PODE TER CERTEZA QUE NADA FOI COPIADO DO TANIGHUCHI DO BETO BAXARIA E DO FAZENDERO DUCCI POIS VERDADEIRAMENTE TREIS PATETAS QUE ATRAPALHARAM CURITIBA DURANTE 16 ANOS E COPIARO A MAE CURITIBANA E TANTAS OUTROS PROJETOS GUSTAVO PODE ESTAR PARADAO MAS ESTA PAGANDO AS CONTAS DOS TRAPASSEROS DO PSDB DEM E PSD TU DEVERIAS ESTAR MAIS PREOCUPADO COM OQUE REALEMENTE INTERESSA TU EIS UM BABACA MARCELO