Coluna do Ademar Traiano: PT aposta na divisão da sociedade brasileira e em besteiras bolivarianas

Ademar Traiano, em sua coluna desta quarta, ataca o que ele considera guinada do governo Dilma para o "bolivarianismo" de Maduro e do finado Chávez; deputado tucano, que é coordenador da campanha de Aécio Neves na região Sul e guru ideológico de Beto Richa no Paraná, afirma que o PT tenta fraturar a sociedade brasileira entre nós! e eles!, pobres! contra ricos!; colunista ainda acusa a presidenta da República de criar instâncias capazes de operar como um parlamento paralelo através da Política Nacional de Participação Social !“ PNPS, e o Sistema Nacional de Participação Social! e sovietes! compostos por movimentos sociais para substituir as instâncias de poder eleitas pela maioria da população, como Câmaras, Assembleias e o Congresso; leia o texto e compartilhe.

Ademar Traiano, em sua coluna desta quarta, ataca o que ele considera guinada do governo Dilma para o “bolivarianismo” de Maduro e do finado Chávez; deputado tucano, que é coordenador da campanha de Aécio Neves na região Sul e guru ideológico de Beto Richa no Paraná, afirma que o PT tenta fraturar a sociedade brasileira entre nós! e eles!, pobres! contra ricos!; colunista ainda acusa a presidenta da República de criar instâncias capazes de operar como um parlamento paralelo através da Política Nacional de Participação Social !“ PNPS, e o Sistema Nacional de Participação Social! e sovietes! compostos por movimentos sociais para substituir as instâncias de poder eleitas pela maioria da população, como Câmaras, Assembleias e o Congresso; leia o texto e compartilhe.

Ademar Traiano*

O governo Dilma Rousseff nunca foi tão mal avaliado. Segundo o último Ibope, a taxa de aprovação do governo é de 31% enquanto o de reprovação (os que consideram o governo petista ruim e péssimo) atinge 33%. A pesquisa é um indicativo de derrota eleitoral. Para espantar esse espectro o PT está apelando para medidas extremas.

Uma delas é uma estratégia tão irresponsável quanto perigosa. O PT passou a apostar na divisão da sociedade brasileira. Lula, o boquirroto, deu a palavra de ordem. à‰ a “elite branca” que xinga Dilma Rousseff e se recusa a admitir todo o bem que o PT – com seus Delúbios, Dirceus e Genoinos – está fazendo ao país, contra nós.

Para enfrentar um país cansado com um ciclo de 12 anos marcado pela corrupção e incompetência, o PT tenta fraturar a sociedade brasileira entre nós! e eles!, pobres! contra ricos!. Ainda que a tese do descontentamento localizado em uma “elite branca” seja uma balela, desmascarado por pesquisas que mostram inconformismo geral, a radicalização pode produzir a estragos enormes.

A inspiração de Lula e do PT vem da Venezuela de Nicolás Maduro e do defunto Hugo Chávez. Lá foi criado o chamado Socialismo do Século XXI, uma versão cucaracha do marxismo, que levou a extremos tragicômicos as notórias deficiências do socialismo original e produziu uma divisão aparentemente irreversível no país.

O chavismo garantiu sucessivos mandatos para o caudilho-bufão, Chávez e manteve no poder seu patético sucessor, Nicolas Maduro. Mas arruinou o país (a Venezuela, riquíssima em petróleo, convive com inflação de 70%, caos social, violência incontrolável e desabastecimento que vai do papel higiênico aos caixões de defunto).

Até o PT sabe que modelo assim não vai funcionar em uma sociedade muito mais complexa e cheia de nuances como a brasileira, mas o partido tenta a sua versão desse delírio nefasto.

A fascinação petista pelo chavismo não se limita aos negócios ruinosos com a Venezuela, como a Refinaria Abreu e Lima (‘tombo’ de US$ 20 bilhões). O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estatal brasileira de pesquisa social e econômica, aparelhada pelo PT, instalou na Venezuela sua única filial no exterior.

à‰ dessa matriz medonha que provem ideias de jerico que tentam dividir a sociedade em brasileiros bons, que gostam do PT, e os brasileiros maus, que criticam o partido. O PT acuado busca no chavismo outras inspirações perigosas. à‰ dessa fonte também que brotam aberrações como o Decreto 8.243 da presidente Dilma Rousseff que pretende criar instâncias capazes de operar como um parlamento paralelo através da Política Nacional de Participação Social !“ PNPS, e o Sistema Nacional de Participação Social.

Colocado em prática o Decreto 8.243 criaria sovietes! compostos por movimentos sociais controlados pelo PT para substituir as instâncias de poder eleitas pela maioria da população, como Câmaras, Assembleias e o Congresso, pelos ‘coletivos’ das “militâncias sociais”. O MST, por exemplo, teria assento em conselhos da administração pública direta ou indireta, inclusive ministérios, estatais, agências reguladoras, prefeituras, e até em órgãos policiais e nas Forças Armadas.

Ainda que o PNPS seja fulminado ou por um decreto legislativo ou por um recuo do governo, é um sinal claro dos riscos de um eventual segundo mandato de Dilma Rousseff. Apesar de a “presidenta”, em baixa nas pesquisas e enfrentando um clamor popular por mudanças, sinalizar para uma moderação no seu conhecido voluntarismo, os indícios de suas verdadeiras intenções, como é o caso da assinatura desse Decreto, são preocupantes.

No lançamento de sua candidatura para um segundo mandato Dilma refez promessas já feitas, e não cumpridas, quando se elegeu da primeira vez. O grande risco que o país enfrenta hoje não é apenas que uma Dilma, eventualmente reeleita, mantenha por mais quatro anos a incompetência demonstrada no primeiro quadriênio. Mas que decida aprofundar o modelo que vem ensaiando seguindo a funesta inspiração que recebe de modelos fracassados como o do socialismo bolivariano e na aposta em uma divisão da sociedade brasileira.

*Ademar Traiano é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa. Ele escreve à s quartas-feiras sobre governo e parlamento.

62 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A sanha da senadora Gleisi Hoffmann (PT) para chegar ao governo do Paraná é tão grande, que a petista não se incomoda em prejudicar o próprio estado como forma de viabilizar sua candidatura, cada vez mais empacada. E essa atuação utópica e nada inteligente já ultrapassou os limites rasos do bom senso.
    Paranaenses identificaram as digitais de Gleisi, a censora, em mais um atraso no repasse de recursos para o estado. Desta vez, uma manobra para dificultar o repasse de ajuda humanitária destinada a minorar o sofrimento de quase 500 mil pessoas atingidas pelas enchentes que devastaram o estado nas últimas semanas.
    Gleisi, que levou o pedófilo Eduardo Gaievski (acusado de estuprar 28 crianças) para cuidar de políticas do governo federal para menores, parece empenhada em provar que não se detém diante de nada. Recursos de R$ 2,1 milhões de ajuda humanitária para os atingidos pela chuva, autorizados pelo governo federal há uma semana, ainda não chegaram ao Paraná.

  2. Os petistas do Paraná começam a sentir a peçonha do estilo “cachorro louco” de Roberto Requião, que venceu a convenção do partido no último sábado (21) e foi anunciado como candidato do PMDB ao governo do Paraná. O senador, que planejava superar Gleisi e ir para o segundo turno com o tucano Beto Richa, reforçou o seu conhecido estoque de ambição. Quer liquidar a candidatura da petista e forjar uma aliança com o PT já no primeiro turno. Para isso, Requião investe pesado na desqualificação da rival, alegando que Gleisi não tem “estofo” para ser governadora e que sua candidatura se “inviabilizou” depois da convenção peemedebista que o sagrou candidato.
    As declarações foram feitas em entrevista à Rádio CBN de Cascavel. Roberto Requião afirmou que foi procurado por bases petistas de Brasília, as quais propuseram o nome de Enio Verri, presidente do PT no Paraná, para compor a chapa como vice. “Isso significaria uma desistência da candidatura que se inviabilizou, da nossa Gleisi Hoffmann”, destacou. A entrevista deixou Enio Verri, que foi secretário do Planejamento de Requião e é considerado subserviente aos interesses do senador, em constrangedora saia justa perante Gleisi Hoffmann. Os petistas estão enlouquecidos também com as constantes associações do nome de Gleisi ao do pedófilo Eduardo Gaievski, feitas pelo senador.

  3. Não tem alguém no PSDB com mais de 12 de QI para escrever no seu blog, Esmael?

    • Caro, deputado traiano me alegro pelo seu prestigio,junto ao governo do estado,como foi tambem durante o periodo do governo lerner. Mas me sinto no direito de começar a cobrar uma postura diferente de vossa senhoria,para q passe a ser realmente um representante da nossa regiao sudoeste, tendo em vista q durante todos esses anos q o senhor esteve ou fez parte das situaçoes governistas, o senhor so trouxe- nos migalhas para a nossa regiao.Espero q o senhor, passe a servir mais , do q ser servido,pois para um politico q se vangloria de seus anos dentro da politica ,pouco, ou quase nada tens feito pelo nosso estado. Por isso, te pesso encarecidamente, em nome da maioria do povo do sudoeste do parana,pare de alardes,trololos,conversa fiada, por q vc deputado nao e exemplo de trabalho dentro da politica para julgar ninguem,e essa liderança q vc tenta passar nao e verdadeira, porq sempre nas eleiçoes,vc se elege raspando com aqueles 20 e poucos ou 30 mil votos, e a gente sabe q vc nao tem tem poder pra mais q isso.Nos do parana precisamos começar a votar em pessoas novas,, e q nao estao a anos na politica, para acabar com esse circulo vicioso q se criou no parana.ADEMAS esperamos o senhor e os q tentaram de todas as formas impedir a candidatura do requiao,q no meu humilde dissernimento quem tinha q fazer isso era o povo, e nao meia duzia de politicos, afinal quem decide mesmo somos nos,esperamos aqui em nossa regiao como sempre assim o fozemos, somente em vespera de eleiçao,obrigado pelo espaço esmael e q nos façamos o primeiro julgamento, se errarmos podemos ficar convictos q deus nao erra, e deste julgamento ninguem esta livre nem q tente comprar uma bancada de anjos.

  4. …,PÔ!!!,SERÁ QUE ESSE INDIVIDUO SÓ VIVE CUZIDO???…,DE VEZ EM QUANDO, TEM QUE TOMAR UM COPINHO DE ÁGUA SENÃO, NÃO TEM FIGADO QUE AGUENTA…

  5. Traiano porque voce nao vem ajudar teus empregados a limpar as beiradas do asfalto? porque voce nao diz o que se tem que fazer? so sabe falar o que esta errado. fale do choque de gastao do parana. Afinal o aecio nao vai copiae este choque paranaense para aplicar a nivel federal.

  6. Quanta besteira! o escrevente contratado desse homem diz, porque ele não tem cabeça nem para isso, o importante e ficarmos ciente, não votar mais em TRAIANO, RO$$$$ONI, ROMANELLI, ALEXANDRE CURI,PE$$UTI, CAITO QUINTANA E OUTROS BICHOS, mais do que isso e fazer uma propaganda para os amigos e parentes nas redes sociais, já passou da hora de mandar esses caras para casa.

  7. Esse imbecil não sabe falar outra coisa não,como a tarifa da Copel que o governo pediu de 35%

  8. Nada que venha da boca do Traiano é útil a sociedade, e comentarei sobre o decreto 8.243 tão criticado por nossos políticos profissionais. Entendo ser a resposta da Presidente Dilma aos reclames da sociedade, pois, não há instituição mais desmoralizada que a classe política. Pedir que “eles” os políticos façam um reforma contrariando os “interesses pessoais” deles é pedir demais. Então, o Decreto mencionado dá a SOCIEDADE poder de decisão, e isto não interessa aos políticos, pois perdem força. Dizer que o PT “controla” os movimentos sociais, então o PT é a maioria do povo brasileiro, mas, basta olhar o número de prefeitura sob controle do PT que se verificará a inverdade da afirmativa, o que de fato estamos vendo é ” os políticos profissionais” com medo do povo. Ou será que a sociedade não pode opinar sobre o que é feito neste país?

  9. QUANTA BESTEIRA. SÃO TODOS IGUAIS. O SEU GOVERNADOR PEDE PARA A ANEEL, PARA AUMENTAR A TARIFA DA LUZ. A ANEEL DIZ QUE PODE AUMENTAR ATÉ 35%. A ANEEL NÃO ESTÁ OBRIGANDO O AUMENTO. SE O GOVERNADOR FOSSE DECENTE COM OS PARANAENSES, NÃO AUMENTARIA NADA, POIS NOS ANOS ANTERIORES ELE CONCEDEU AUMENTOS MAIORES QUE O ÍNDICE DE INFRAÇÃO. PARA ENXUGAR A COPEL, ELE DEVERIA DEMITIR ALGUMAS CENTENAS DE FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS.

  10. Felizmente esses petralhas vão ser despejados do governo federal e aqui a dona Gleisi vai ser fuzilada

  11. Quando acabarem com o voto obrigatório… quando fizerem a reforma fiscal que o país necessita… quando administrarem o dinheiro público como uma empresa promissora… a coisa vai… mas… até lá meu tataraneto já estará de saco cheio e velho que nem eu… que não acredito mais…

  12. Quanta hipocrisia, deveria olhar para o governo Estadual e assumir o fracasso.

  13. ACHO ENGRAÇADO TAXAR O PT DE PARTIDO CORUPTO, CANCER… QUANDO O PSDB COMPRA VOTO DELEGADOS DE OUTRO PARTIDO,,E ISSO JA VEM DE LONGE .. O FHC COMPROU A RELEIÇÃO NA CAMARA FEDERAL…O METRO DE SÃO PAULO QUE É DIRIGIDO A 20 ANOS PELOS TUCANOS..COM DESVIO JA DEMONSTADO..E AI,, TUCANALHAS 0 QUE DIZER…

  14. Alguém pode me dizer o que foi feito de bom neste governo estadual nos últimos 4 anos? Criem vergonha na cara e assumam que não fizeram nada.

  15. deputado estadual pelo PSDB e líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa. – o domingo falando do feriado – pouca vergonha.

  16. Parei de ler quando ele chamou Lula de boquirroto. É isso o que sobra para a nossa “inteligente” oposição e seus “inteligentes” eleitores: xingar seus opositores. A oposição não tem projeto, não tem idéias, não tem propostas e sequer tem um candidato…Aí filhão, o jeito é apelar para xingamentos…

  17. PT significa Partido Tumor…

  18. Olá Sr. Deputado, até parece que o governo dos senhores é o melhor do Brasil e agora estão batendo na mesma tecla. O Sr. deveria escrever sobre como um dos Estados mais ricos da Federação está em crise. Mostre a todos o que foi feito (se é que foi feito algo) ao invés do discurso furado de que o outro governo que não presta. Eu acho que o sr. está mas assessorado inclusive perdendo votos por causa de seus comissionados incompetentes.

  19. Esse senhor representa todo o atraso e todo o ranso do governo do PSDB no Paraná, ainda bem que eles ficaram no Paraná só até dia 31/12. PSDB que é amigo das pedagieras, que quebrou o estado, se Deus quiser nunca mais.

  20. O PT é um partido-câncer que precisa ser erradicado…

    • Bela demonstração de espírito democrático, o último do DEM que disse isso nem sindico de prédio conseguiu se eleger. Imagina os “políticos” que alguém com esse pensamento vota.

  21. é certo que no Brasil, comandado pelo partido mais corrupto da história, o PT, ainda não falta papel higiênico. Mas tende a faltar, porque a merda é grande…

  22. Excelente texto.

    FORA PT!!!!

    • Qtas besteiras que este senhor escreve. Estratégia de mentiras! Fora seus vermes!!!

    • Não sou contra o PT. Sou contra todos os políticos corruptos deste país e contra os ladrões de toga. Se a Justiça deste país fosse séria Traiano e a maioria dos apoiadores de Richa estariam presos. Fora Richa! Em outubro eu voto em Dilma.

      • É contra os políticos corruptos e vota na Dilma? Do partido mais corrupto da história do Brasil? Em matéria de coerência você deve tirar nota 10, né universitário?

        • Em todos os partidos têm gente corrupta, sem exceção. Dilma reduziu o desemprego no Brasil e merece o meu voto.

        • Nem coerência, nem inteligencia, nem informação nesse comentário. O PT é um dos partidos com menos políticos cassados por corrupção, já o PSDB tá lá em cima da lista. Isso que essa contagem começou lá no meio da era FHC, onde ninguém do governo era sequer julgado. Qual é mesmo o partido mais corrupto da história do Brasil, ó ser iluminado dotado de tamanha sapiência?

        • Ele ainda frequenta a universidade você nem isso né meu querido. Voto em Dilma, gleise, e até no requeijão mas nunca em beto richa e a cambada que está no goverdo do PSDB.

    • Este Universitário não é o mesmo que sempre leio aqui no seu blog Esmael. O verdadeiro Universitário tem feito muitos elogios ao governo de Dilma Rousseff, basta ler os comentários dele em outras reportagens quando disse “Dilma tem o meu voto, da minha família e dos meus colegas de trabalho que são muito bem informados sobre Dilma e seus adversários netos de políticos. Chega de oligarquia! O Brasil da menor taxa de desemprego tem que continuar avançando com Mais Médicos, 10% do PIB na educação, Enem, ProUni, Minha Casa Minha Vida e outros programas do governo Dilma que deram mais qualidade de vida aos mais carentes.”
      https://www.esmaelmorais.com.br/2014/06/ibope-de-corpus-christi-dilma-tem-39-aecio-21-e-campos-10/#comments

  23. Fora Aécio, Fora Beto Richa, psdb NUNCA MAIS.