Coleta de lixo na área rural de Araucária agora acontece duas vezes na semana

A Coleta de lixo na área rural de Araucária, que era semanal, passou a ser feita duas vezes por semana. Com a ampliação da coleta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera melhorar as condições de vida e de saúde dos moradores dessas regiões.
A Coleta de lixo na área rural de Araucária, que era semanal, passou a ser feita duas vezes por semana. Com a ampliação da coleta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente espera melhorar as condições de vida e de saúde dos moradores dessas regiões.

A coleta de rejeitos, que acontecia na área rural do município semanalmente, a partir do início deste mês começou a ser realizada duas vezes por semana. A solicitação para ampliação das datas de coleta era um reivindicação antiga da comunidade do interior. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) são praticamente 8 mil habitantes que moram na área rural de Araucária e serão beneficiados com a mudança.

Orientamos que o orgânico seja aproveitado na propriedade rural como adubo e o que é reciclável seja enviado para o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis, em dias diferenciados da coleta convencional. Só o que não pode ser reaproveitado vai para a coleta de rejeitos, esta que!  passou a acontecer duas vezes na semana!, explica o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Hélio Luís Bzuneck.

Com a ampliação dos dias de coleta, a SMMA espera melhorar as condições de vida dos moradores do local e informa que esta é uma questão de saúde pública também. O lixo acaba atraindo vetores de doença, como ratos, mosca, barata. Tem também o mau cheiro que é exalado e a questão ambiental, quando alguns animais rasgam os sacos de lixo e espalham nas áreas verdes!, complementa Hélio.

A comunidade do interior está contente com a conquista. Vai ser muito bom, tínhamos alguns pontos bem problemáticos com relação a essa questão do lixo, como em Colônia Cristina e São Miguel. O nosso pedido está sendo transformado em realidade!, relata o presidente do Sindicato Rural de Araucária e líder comunitário de São Miguel,!  Antonio Gembaroski.

Confira a nova tabela de dias que o caminhão de coleta passará:

SETOR 01: coleta à s segundas e quintas-feiras, no período diurno (7h30 à s 16h) – Onças, Mato Dentro, Tietê, Campina dos Martins, Capoeira Grande, Lagoa Grande, Capinzal, Fundo do Campo, Faxinal e Espigão Alto.

Economia

SETOR 02: coleta à s terças e sextas-feiras, no período diurno (7h30 à s 16h) – Palmital, Guajuvira de Cima, Campo Redondo, Campo Tomaz, Mato Branco, São Sebastião, Ponzal, Campina das Palmeiras, Fazendinha e Lavra.

SETOR 03: coleta à s quartas-feiras e sábados, no período diurno (7h30 à s 16h) – Botiatuva, Bela Vista, Rio Abaixinho, Boa Vista, Rio Abaixo e Camundá.

SETOR 04: coleta à s quartas-feiras e sábados, no período diurno (7h30 à s 16h) – Campina das Pedras, Campestre, Guajuvira, Ipiranga, Rio Verde Abaixo, Formigueiro e General Lúcio.

via:! http://www.araucaria.pr.gov.br/