Um terço das comarcas do Paraná não têm delegados de polícia

via Folha de Londrina

Apesar das promessas do governador Beto Richa, 53 das 161 comarcas do Paraná continuam se delegado. Os dados são da própria Polícia Civil. O resultado é que delegados acumulam a função em diversos municípios encontrando dificuldades para realizar o trabalho de investigação de crimes. Dessa forma, os inquéritos se arrastam e índice de resolubilidade dos delitos fica baixo. A sensação de impunidade e a violência só tendem a aumentar.

Apesar das promessas do governador Beto Richa, 53 das 161 comarcas do Paraná continuam sem delegado. Os dados são da própria Polícia Civil. O resultado é que delegados acumulam a função em diversos municípios encontrando dificuldades para realizar o trabalho de investigação de crimes. Dessa forma, os inquéritos se arrastam e índice de resolubilidade dos delitos fica baixo. A sensação de impunidade e a violência só tendem a aumentar.! 

Das 161 comarcas do Paraná, 53, ou 33%, não têm delegado de polícia. Atualmente trabalham no Estado 356 delegados. Os dados são da Polícia Civil do Paraná. O governo do Estado anunciou nos últimos dias a contratação de 75 novos delegados em uma tentativa de amenizar o problema. A promessa é que todas as comarcas desfalcadas terão os cargos preenchidos.

Diante dessa realidade o que se vê são delegados acumulando a função em diversos municípios e com dificuldades para realizar o trabalho de investigação de crimes. “Toda a investigação é dirigida pelo delegado e com a ausência dele o trabalho fica prejudicado. Existem profissionais que trabalham direto, sem fim de semana para poder atender várias cidades”, apontou Roberto Nascimento, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Paraná (Adepol).

Para Ademilson Batista, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), a presença do delegado o dia todo em uma mesma delegacia é fundamental. Para ele, também faltam investigadores e escrivães nas delegacias do Estado. “Todos sabem que uma das formas de diminuir a violência é aumentar o efetivo, é ter polícia na rua. Enquanto houver sensação de impunidade, os índices não vão cair”, frisou. “Não adianta só nomear delegados, é preciso [que sejam nomeados] mais investigadores e escrivães”, cobrou Nascimento.

Além dos novos delegados, o Estado anunciou também a nomeação de 413 investigadores e 48 papiloscopistas. Os contratados estão cumprindo a fase de entrega de documentos e exames médicos. De acordo com o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat, os novos delegados devem começar a trabalhar em agosto, após realizarem um curso com práticas de tiro, ações policiais, técnicas de investigação e direitos humanos. “Todas as comarcas sem delegados serão contempladas”, garantiu Farhat.

O delegado José Arnaldo Peron é titular da Delegacia de Bela Vista do Paraíso e acumula a função em Primeiro de Maio, sede de comarca, e Alvorada do Sul, todas na Região Metropolitana de Londrina. Peron não esconde a principal dificuldade para realizar o trabalho. “Você passa mais tempo se deslocando do que na própria delegacia. Pela demanda existente essas cidades necessitam de um delegado em tempo integral”, relatou.

Outra comarca pertencente a 10!ª Subdivisão Policial (SDP) sem delegado é a de Centenário do Sul. O delegado titular de Porecatu, Elizandro Correia, acumula a função no município e em outras cinco cidades da região: Florestópolis, Prado Ferreira, Miraselva, Lupionópolis e Cafeara. “Procuramos centralizar todo o trabalho nas sedes das comarcas para agilizar”, limitou-se a dizer Correia. O delegado ainda é responsável pela guarda de 65 presos em Porecatu e 25 em Centenário.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am very new to weblog and seriously enjoyed this web-site. Most likely I’m planning to bookmark your site . You really come with fabulous well written articles. Many thanks for sharing your blog.

  2. Andei lendo os últimos post e concordo que o Governo não deve contratar mais delegados e sim mais PM nas ruas. O trabalho de investigação o MP pode fazer muito bem. Inclusive esse é o próximo entendimento do STF ao julgar a possibilidade de investigação pelo MP, inclusive já decidiu assim, acertadamente, no tocante a crimes eleitorais.

  3. Mesmo sendo o pior efetivo do Brasil as coisas andam, ou seja, tendo ou não tendo delegado de policia. Agora tire de circulação a PM pelo menos um dia e no dia seguinte tire os delegados. Qual fará mais falta? Quando o problema acontece de verdade quem é chamado? E quem aparece?
    Outra coisa: juiz e promotor possuem as suas funções. Agora no âmbito de segurança pública NÃO tem necessidade de mais delegados de polícia. O povo quer policia na rua, quer ver a viatura, o cara lá fardado dando a ele, povo, segurança. Não quer saber de gente sentada na frente do computador e ar condicionado sem fazer nada.
    Agora dizer que soldado não sabe o que é crime foi demais. Então ele não sabe o que e assalto, homicidio, furto, estelionato, estupro etc. Mas uma coisa ele sabe muito bem localizar o local, chegar na ocorrência. Ele é o primeiro e ÚNICO do Estado a ir no local.
    Quanto a necessidade de pedido de prisão e escuta telefônica isso um promotor pode fazer tranquilamente. Portanto pra que delegado?
    Aliás no mundo inteiro isso é feito pelo MP. Só o BR que tem esse atraso e desperdício de tempo e dinheiro chamado Inquérito Policial.

    • Amigo, pelos seus comentários vejo que pouco entende de segurança ou mesmo legislação. Está perdoado, vejo que não sabe o que fala. Abç.

      • Realmente eu não entendo nada de segurança pública, mas nem o Reginaldo, nem o Fabiano responderam minhas indagações. E continuo dizendo essa estrutura de seguranca pública atual não funciona e os números da criminalidade estão ai, crescendo a cada dia para demonstrar. Isso não precisa ser nenhum PHD em segurança publica para saber. Quanto a legislação acredito que o nosso povo precisa acordar para sua real necessidade e pressionar o Congresso para mudanças na legislação.
        Não há necessidade de contratação de mais delegados tendo em vista a enorme quantidade de dinheiro dispensada e pouco retorno para o povo.

  4. E que continue não tendo. O salário de um delegado de policia, que gira em torno de 13 mil, dá pra pagar 4 soldados da PM ttanquilamente. Ai eu pergunto: quando vc é assaltado, toubado, ameaçado, tem alguém da família violentado, etc, quem vc chama? Quando vc viu um delegado atendendo uma ocorrência pra vc cidadão? Quem irá aparecer será uma viatura com 2 pm. E se vc vai na delegacia fazer um b.o. da sua casa que foi assaltado, quem te atende?

    • Você já se preguntou porque não tem delegados nas delegacias??? Por que será??? O Paraná tem o pior efetivo do Brasil. Dizer que o salário de delegado paga 4 soldados é muita ignorância. Daqui a pouco vais dizer pra quê juiz e promotor (com salários de mais de 20 mil), dava pra pagar X soldados. Cada um na sua função meu amigo!!! Soldado não tem formação jurídica pra saber quando há crime, quando há a necessidade da prisão, de solicitar escuta telefônica.

      • Fui assaltado e fui até a DP pra fazer o BO. Pedi pra falar com o delegado, disseram que ele não estava, havia ido nnyma reunião. Fiz o BO. Retornei no dia seguinte pra saber o andamento do BO e falar com o delegado, falaram que esrava de novo em reunião, eu disse que iria esperar e falaram que ele não voltaria mais e olha que era apenas 9 da manhã. Até hoje nem me chamaram pra nada. Então delegado, inquérito policial pra quê?

    • Amigo, segurança pública é mais complexo do que isso. Desde o Sd.Pm até o Delegado cada um com suas funções relevantes. Um não exclui ou substitui o outro. Se completam, e são indispensáveis. Abç.

  5. Torço para o Beto perder as eleições, mas não ter contratado mais delegados ele acertou. Qual é necessidade de um delegado de polícia? No contexto de segurança pública o que representa um delegado? NADA… Temos mais de 500 anos dr existência e a quantos anos existe a figura do delegado de policia? Alguma coisa melhorou? NÃO. Então está na hora de rever essa estrutura de segurança pública que não funciona, gastando-se muitos milhões com eles e sem retorno nenhum para a população.

    • Antes de criticar a figura do Delegado, busque informações sobre a sua função. É o delegado quem estabelece a fiança, realiza o flagrante, fiscaliza a boa aplicação da lei penal e processual penal. Ademais, nas palavras dos MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: “É o primeiro garantidor dos direitos do cidadão”. Sem delegado não há instigação bem feita. De que adianta prender se não tem processo (inquérito)???

  6. Reza bastante porque o Requião tá chegando.

  7. Para não ser injusto como o Beto. Tenho que admitir uma coisa em que ele e seu grupo são feras.
    A propaganda dos caras é de iludir até o mais lúcidos dos cidadãos, pois só fala em maravilhas, que a educação em seu governo é de dar inveja aos dos países nórdicos, que sua polícia é de deixar a inglesa babando de inveja, que Estado está com sua contas em dia, que tem o maior salário mínimo do país, só esquece de informar que é só para inglês ver, pois os empresários somente utilizam o salário mínimo nacional. E assim vai o rosário de tantas mentiras chegando ao ponto de vender reflorestamento para fazer caixa já que quebrou o Governo do Paraná e a Lei de Responsabilidade Fiscal vai pegar no couro dele.
    De propagando o caboclo é bão, mas de gestão pública isso já outra conversa.

  8. Será que alguma vez na vida o governador entrou numa repartição pública?

  9. Esmael, conte comigo são 356 Delegados no estado do Paraná, conte comigo existem delegados que comandam 03 comarcas em municipios menos de 10 habitantes e da conta do recado. Se pegarmos 395 municipios existentes das quais 60 são cidedade de grande e medio porte diluir o numero excessivo de delegados na Capital, pode apostar que sobra delegado o suficiente para aender a demanda. O dia em que vc ver um delegado aqui na capital trabalhando das 08h ás 17h30 como faz alguns coroneisdaPM eu rasgo minha funcional de TIRA. Mau vão trabalhar ou assinar algum documento, a maioria dos SUPERintendentes dão conta do recado falo e confesso isso a quem de direito quiser investigar.

  10. Simples Esmael, batas os delegados de distrito da Capital que só ficam engordando e mordendo comerciantes da RM, como foi mostrado pelo GAERCO e irem preencher as vagas que lá faltam. Pois voce vai até qualquer DP da Capital e veja Delegados Ttitulares 1ª Classe, juntamente acessorado com mais 03 de 5ª classe. Não haveria necessidade disso. Enquanto as comarcas do Interior que não tem delegados ou quando tem estes diligencia maias de 04 comarcas. Quer marcar um horário e ir contar comigo eu e provo te digo isso pelo grau de conhecimento que tenho.

  11. Vale pelo esforço do do governo em suprir essa área que se encontra em estado lastimável,principalmente em sua atual gestão.Agora,é preciso esclarecer a opinião pública,que a simples nomeação não dá ao governo o direito de considerar o problema com se já resolvido estivesse.Esses mesmos policiais ainda terão 30 dia para tomarem posse.Depois precisam passar,obrigatoriamente.pelo curso de formação profissional na Escola Superior de Polícia,num período de no mínimo 6 meses,para daí serem designados para as mais diversas regiões do Estado.Ainda há que considerar,que interferências indevidas por parte de políticos,farão com que governo tenha que designar muitos para a Capital ou cidades a escolha do funcionário.Mais um fator que tem que ser levado em conta,é a Escola de Polícia não dispor de recursos,como alimentação,professores etc,o que poderia retardar ainda mais o completo processo de nomeação e solução temporária do problema.Portanto,não adianta ainda o governo fazer média com este avanço,reconheçamos,antes de completar ciclo completo.

  12. Esse governo Beto Richa é realmente uma piada de mau gosto, esse senhor não merece mais o meu voto, nunca me arrependi tanto de votar em alguém!

    • Amigo, vai se tratar, o Beto foi o único em décadas que aumentou o efetivo, os salários, os equipamentos e, principalmente, recuperou o orgulho e a a autoestima das polícias civil e militar. deixe de ser mentiroso, rapaz.

  13. Mas mente esse site..Parece petista que diz que as obras da copa estão prontas.

    • Antes de dizer que é mentira, procure as informações do próprio governo. O Delegado Geral já afirmou isso. O Mauro Moraes (Governista) já afirmou isso no site dele. O Paraná tem o pior efetivo de delegados por habitante do Brasil.

  14. Foto do Governador diz tudo, a Espera de um Milagre.

  15. Esmael você tem mesmo que mostrar a “M” que é esse governo Richa! Se seu blog fizesse parte do PIG sairia: “2/3 das comarcas do Paraná tem delegados de polícia” levando os “coxinha” ao delírio com esse “xoque de (indi)jestão”!

  16. Mais um grande legado do Beto. Os outros governos ficaram só na conversa!