Requião pode tirar Richa do 2!º turno, diz jornal Gazeta do Povo

Jornalista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, nesta terça (20), anota que Beto Richa luta como um leão para não morrer nas mãos de Roberto Requião; cenário eleitoral de 2014 está cada vez mais parecido como o de 2012, quando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, aliado in pectore do tucano, não avançou para o segundo turno; naquela peleja, um peemedebista foi o bicho-papão: Rafael Greca; mês passado, a velha senhora! já havia dado asas à  imaginação de um segundo turno sem Richa, na mesma coluna, usando como fonte o ex-prefeito londrinense Antônio Belinati.

Jornalista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, nesta terça (20), anota que Beto Richa luta como um leão para não morrer nas mãos de Roberto Requião; cenário eleitoral de 2014 está cada vez mais parecido como o de 2012, quando o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, aliado in pectore do tucano, não avançou para o segundo turno; naquela peleja, um peemedebista foi o bicho-papão: Rafael Greca; mês passado, a velha senhora! já havia dado asas à  imaginação de um segundo turno sem Richa, na mesma coluna, usando como fonte o ex-prefeito londrinense Antônio Belinati.

O tradicional e conservador jornal curitibano Gazeta do Povo, na coluna do jornalista Celso Nascimento, edição desta terça (20), corrobora com a tese que o Blog do Esmael vem advogando há meses: o governador Beto Richa (PSDB) luta como um leão para não morrer nas mãos do senador Roberto Requião (PMDB), que pode tirá-lo do segundo turno das eleições de outubro.

A leitura de Nascimento é que as eleições do Paraná serão decididas daqui um mês, no próximo dia 20 de junho, na convenção estadual do PMDB que escolherá entre a candidatura própria de Requião e a coligação com o PSDB de Richa.

“Se der Requião, fatalmente haverá segundo turno, com a possibilidade de ser disputado entre Gleisi e Requião, isto é, com Beto fora do páreo”, diz a última linha da coluna de Celso Nascimento, após considerar outras várias possibilidades no arraial peemedebista.

Esta não foi a única que vez que a “velha senhora”, por meio de seu mais ilustre colunista, deu asas à  hipótese de segundo turno no Paraná sem Richa. Em abril, por exemplo, Nascimento registrou que o ex-prefeito de Londrina, Antônio Belinati (PP), também previu o tucano fora do jogo (clique aqui).

A corrida pelo governo do Paraná, neste ano, está cada vez mais parecida com a disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2012, quando o então prefeito Luciano Ducci (PSB), aliado in pectore de Richa, não avançou para o segundo turno. Naquela peleja, foi um peemedebista que tirou o pupilo do tucano do ringue eleitoral: Rafael Greca.

Leia as cinco previsões na coluna de Celso Nascimento:

Olho vivo

Previsões 1

Engana-se quem pensar que a eleição para governador do Paraná só se decidirá em outubro. Não, ela será decidida no dia 20 de junho, data fixada no calendário para a realização da convenção que definirá o rumo que o PMDB tomará. São basicamente três as opções que serão colocadas em votação pelos 598 convencionais !“ ou cerca de 520, se consideradas as margens tradicionais de abstenção e ausências.

Previsões 2

A primeira entre duas alternativas a ser adotada é: o PMDB deve ter candidato próprio a governador ou é preferível apoiar a reeleição de Beto Richa? Se vencer a primeira opção, que candidato lançar entre os dois pretendentes? Requião ou Pessuti? A terceira opção, que exclui as anteriores, é a defendida pelos deputados estaduais !“ firmar aliança com Beto Richa e nela pendurar! os candidatos à  eleição proporcional.

Previsões 3

Um experiente deputado estadual faz as contas: a aliança com Richa vai ganhar por uma diferença de pelo menos 100 votos. Mesmo porque, acredita ele, no frigir dos ovos Pessuti vai recomendar aos seus aliados que sigam este mesmo caminho. Por uma simples razão: o grupo pessutista não admite ver Requião no palanque.

Previsões 4

Dos 13 deputados do PMDB, 10 já estariam comprometidos com Richa. Eles veem esta decisão com os mesmos olhos de um náufrago diante da tábua de salvação. à‰ a chance de salvarem os próprios mandatos. Com Requião ou Pessuti, a bancada peemedebista !“ calcula o parlamentar !“ certamente seria reduzida pelo menos à  metade. Se as previsões estiverem corretas, há mais uma considerada certeira: o candidato a vice de Richa será o deputado Caíto Quintana. Para o Senado, as coisas se complicam um pouco: como o PMDB do Paraná apoiará a chapa Dilma-Temer, não há como fazer campanha em favor da reeleição do senador Alvaro Dias !“ crítico de Dilma e do PT. Por isso, cresce a tendência de lançar um candidato avulso! ao Senado para fazer frente a Alvaro. O escolhido poderá ser o ex-deputado Marcelo Almeida, que já se coloca como candidato na suposta chapa de Requião. E se Requião não for candidato?

Previsões 5

Por fim, a última previsão: se a opção vencedora no PMDB for mesmo a aliança com Beto Richa, ele terá apenas um adversário de peso !“ a senadora Gleisi Hoffmann, do PT. Neste caso o pleito se decidirá no primeiro turno. Se der Requião, fatalmente haverá segundo turno, com a possibilidade de ser disputado entre Gleisi e Requião, isto é, com Beto fora do páreo.

64 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Gleisi apoiará Requião no 2° Turno contra Beto. Requião será o eleito. Fim de papo!

  2. Eu prefiro o Requião disputando o segundo turno com o Beto do que ver aquela PT tendo chance de alguma coisa no PR. Chega de PT e seu corruptos e seguidores.

  3. Com certeza Requiao sempre foi bom ao Parana e sempre sera fora tucanada cambada de ladrões.

  4. Não sei se prefiro que Requião vença a convenção, ou, que o PMDB apoie o Richa.
    Se Requião consegue, Richa é carta for do baralho. Se Requião não consegue, Dias não terá apoio do PMDB, por Temer ser o vice de Dilma.

  5. Tanto faz, as pessoas só usam a Gazeta para forrar gaiola.

  6. CARO AMIGO ESMAEL.

    PARE DE ACHAR QUE O REQUIAO É CANDIDATO,POIS O BETO TEM TODOS DEPUTADOS ESTADUAIS NA MAO E A MAIORIA DOS DELEGADOS.INFELIZMENTE O REQUIA NAO VAI SAIR CANDIDATO
    ACABOOOOOOOOO

  7. BETO GANHOA NO PRIMEIRO TURNO..
    A NARIZINHO E A MARIA LOUCA PODEM GRITAR O QUE FOR,

  8. Nossa, este blog está com dupla personalidade, quando o release vem do Mamona, a Gazeta é o capeta, mas quando vem do PT é “tradicional” kkkkkkkkklkllll

  9. Caros amigos, este ano promete, com todo respeito,a possibilidade do PT governar o Paraná em 2015 é gigante, visto que temos candidatos ultrapassados para a gestão; Requião no segundo turno não transmite medo, será engolido e retornará ao senado… resumindo bola da vez Gleisi…

  10. Requião no primeiro turno?!? De que jeito? Por qual partido? Até onde eu sei o PMDB não está muito amigo de Requião. E até onde eu sei, Richa se reelege com qualquer destes adversários que se apresentaram aqui.BETO RICHA 2014!!!

  11. Tem um monte de incautos caindo na falácia do Beto reclamando dos empréstimos não liberados…Os empréstimos somam 3 bilhões e o orçamento é de 145 bilhoes,ou seja ele diz que não consegue governar pela falta de 2 por cento do orçamento…acorda Paraná

  12. VOLTA REQUIÃO É O QUE PRECISAMOS PARA O PARANÁ A VOLTA DE QUEM FEZ REALMENTE PELO NOSSO ESTADO O BETO NÃO CONSEGUIU EMPLACAR UM ÚNICO PROGRAMA PARA OS PARANAENSES JÁ O REQUIÃO TEM INÚMEROS PROGRAMAS FUNCIONADO EM NOSSO ESTADO TEM DEPUTADO DO PMDB DO LADO DO BETO MAIS SE ESQUECEU QUE QUEM O ELEGEU FOI O REQUIÃO ACORDA DEPUTADOS DO PMDB QUEM VOMITA NO PRATO QUE COME PODE REVER A DOR DE TER QUE COMER DE NOVO
    VOLTA REQUIÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

    • SOMOS CONTRA O ENGODO DO DITADOR REQUIÃO! NOSSO P.M.D.B VELHO DE GUERRA, NÃO ACEITA ESTE TIPO DE ACORDO ONDE O NEPOTISMO ANTES MESMO DA CONVENÇÃO IMPERA! SOU P.M.D.B VOTO E APOIO BETO RICHA.

      • MOVIMENTO LONDRINA? mba.Londrina vai salvar o Beto, o Belinatti e o Barbosa Neto.
        O movimento letárgico em direção à tu

  13. Isso é sinal de que o Fala Merda de 18 nicks está ali pra perder o emprego, parece que o PSDB do Paraná quer repetir o efeito Yeda Cruisis, kkkkkkkkkkkkk. PSDB nunca mais.

  14. O MDB “velho de guerra” vai mostrar bravura e coragem. Ânimo forte diante do desafio. A covardia, oposto da bravura, é companheira típica do medo, do traiçoeiro, dos pusilânimes.

    Eis abaixo uma pérola da poesia de Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 “” Guimarães, 3 de novembro de 1864:

    CANÇÃO DO TAMOIO
    (Natalícia)

    I
    Não chores, meu filho;
    Não chores, que a vida
    É luta renhida:
    Viver é lutar.
    A vida é combate,
    Que os fracos abate,
    Que os fortes, os bravos
    Só pode exaltar.

    II
    Um dia vivemos!
    O homem que é forte
    Não teme da morte;
    Só teme fugir;
    No arco que entesa
    Tem certa uma presa,
    Quer seja tapuia,
    Condor ou tapir.

    III
    O forte, o cobarde
    Seus feitos inveja
    De o ver na peleja
    Garboso e feroz;
    E os tímidos velhos
    Nos graves concelhos,
    Curvadas as frontes,
    Escutam-lhe a voz!

    IV
    Domina, se vive;
    Se morre, descansa
    Dos seus na lembrança,
    Na voz do porvir.
    Não cures da vida!
    Sê bravo, sê forte!
    Não fujas da morte,
    Que a morte há de vir!

    V
    E pois que és meu filho,
    Meus brios reveste;
    Tamoio nasceste,
    Valente serás.
    Sê duro guerreiro,
    Robusto, fragueiro,
    Brasão dos tamoios
    Na guerra e na paz.

    VI
    Teu grito de guerra
    Retumbe aos ouvidos
    D’imigos transidos
    Por vil comoção;
    E tremam d’ouvi-lo
    Pior que o sibilo
    Das setas ligeiras,
    Pior que o trovão.

    VII
    E a mão nessas tabas,
    Querendo calados
    Os filhos criados
    Na lei do terror;
    Teu nome lhes diga,
    Que a gente inimiga
    Talvez não escute
    Sem pranto, sem dor!

    VIII
    Porém se a fortuna,
    Traindo teus passos,
    Te arroja nos laços
    Do inimigo falaz!
    Na última hora
    Teus feitos memora,
    Tranqüilo nos gestos,
    Impávido, audaz.

    IX
    E cai como o tronco
    Do raio tocado,
    Partido, rojado
    Por larga extensão;
    Assim morre o forte!
    No passo da morte
    Triunfa, conquista
    Mais alto brasão.

    X
    As armas ensaia,
    Penetra na vida:
    Pesada ou querida,
    Viver é lutar.
    Se o duro combate
    Os fracos abate,
    Aos fortes, aos bravos,
    Só pode exaltar.

  15. Indubitável que o tucanato esta preocupado com o Senador Roberto Requião, caso contrario não estaria fazendo grande esforço para que o PMDB não tenha candidato próprio.
    O bate chapa é inevitável e vai sair faísca.
    Acerto de contas começa dia 20.

  16. Pelo jeito são os comissionados do Requião que estão todos desesperados…..kkkkkk……esperem mais quatro anos para tentar a volta!!!!!

  17. Não é isso que se lê na coluna do Celso Nascimento, anti BR declaradíssimo.

    E, pior, dá o motivo do por quê ter muito convencional saindo phodhidho das reuniões…Constatação do próprio escriba da Gazetona, minha coluna obrigatória, por sinal.

    Gente: antes de falar merda, leiam o artigo do CN por inteiro.

  18. O ESTADO DO PARANÁ SÓ TEM UM JEITO, REQUIÃO GOVERNADOR.
    A CONVEÇÃO DO DIA 20 DE JUNHO TERÁ UM MONTE DE TRAIRA NA LEGENDA DOS CONVENCIONAIS DO P.M.D.B.
    SE REQUIÃO NÃO FÔR O CANDIDATO AO GOVERNO, O P.M.D.B. ACABOU NO ESTADO DO PARANÁ. TEM GENTE QUE QUER O PARTIDO COM BETO RICHA, MUITOS DEPUTADOS DO P.M.D.B. ESTADUAL JÁ MAMARAM MUITO NESTE GOVERNO.

  19. O engolidor de mamona vai ser vice da nossa Gleisi!

  20. QUALQUER UM MENOS BETO!!!FORA BETO E SUA LAIA!!!

  21. Prezado REQUIÃO, se conseguir tirar o Richa do 2º turno é o maior bem que farás para o nosso querido Paraná. Estamos contigo Requião já no 1º turno.

  22. Estão enxergando fantasmas por todos os lados, imaginem quando da confirmação do Senador ao Governo do Paraná.
    O acerto de contas esta muito próximo.

  23. Hj o malucão do Requis está perdendo os cabelos,que a vergonha ja perdeu a anussss,kkkk e para comemorar ak no morro vamos de funk õ~
    http://www.youtube.com/watch?v=cjF5pzkvFY0&feature=youtu.be

  24. kkkkkkkkkkkk Tem até quem já vê o Requiao como o Anticristo!!! kkkkkkkkkk O que a imaginação causa para se manter nestes tais cargos comissionados, digo os de cargos comissionados que só servem para este tipo de trabalho. Falacias totalmente infundadas e, esta do Anticristo! Foi por demais agora. Realmente Requião esta causando desespero no adversário.

  25. NINIGUEM VAI SERTIR FALTA..O BETO TA GOVERNANDO O PARANA.. EU NEM SABIA DISSO… KKKKKKKK

    C H U P A.. TUCANALHA

  26. A velha mídia não tem razão. Um colunista desse jornal “tradicional” que esta vendo e escrevendo o óbvio. Deixa de ser pretensioso “Comissionado” não é assim que vcs pregam? Alternança no poder? Então é isso …

  27. Vix, agora os comissionados vão se arrasgar. Desespero de vez.

  28. ESSE COLUNISTA FAZ ATE MUMIA SORRIR COM SUAS PIADINHAS, COMO ALGUEM PODE TIRAR ALGUEM DO PAREO SE NEM PAREO E. EI, ACORDA VC ESTA EM TRANSE HIPINOTICO.

  29. Tenho “pena” dos deputados q estão caindo na lábia do Requião achando q ele vai ser candidato ele ta é conseguindo cabos eleitorais pro filho dele

  30. Pode, pode sim! Vamos sentar e esperar isso acontecer!!!

  31. Por um acaso vi o Requião ontem no twitter cam. Só fala asneira;; Tinha 50 pessoas online, metade era os comissionados dele (tem 40) , fakes e puxa-sacos…Tudo pergunta combinada, acho que quem idealizou isso com o Requiao, que acha que tá matando a pau, deve ter problemas psicológicos. O cara só fala que ele e o piá de prédio dele são os bons, o resto do mundo não presta. E tem deputado apoiando, kkk mais burro ainda, vai perder voto pro filho dele

    • Requião traz vida ao Estado. Programas de tudo que é tipo: para infância, mulheres e velhos, cultura, esporte. Beto nem sabe o que isso. Só sabe aumentar taxa de IPVA.

  32. Seria um candidato desses o verdadeiro Anticristo? A política vale um pacto com o Demõnio? Vale Refletir… Será que Roberto Requião adora o belzebu? http://www.youtube.com/watch?v=JLlHyp4A0BA&feature=youtu.be

  33. KKKKK adorei! O cara sai da eleição em primeiro turno para nem concorrer em segundo turno! Isso que é previsão certa! kkkkkkk

  34. o ibope do beto tá mais baixo que bunda de cobra

    • É bem o Beto que não passa nem na convenção.. kkkk

    • Isso é fato, mas o que dizer do Ibope da Sra Gleisi??? Está bem abaixo da linha da bunda da cobra. lkkkkkkkkkk ou seja, deve estar abaixo da Bunda de minhocas kkkk

      • Agora o ibope é da senhora gleisi mas quem contratou o ibope aqui no paraná o governo do estado a mando do seu patrão playboy. Desinformação e bem a cara de gente babaca que nem vc

  35. convocar o povo para que no dia 20 de junho, estejam na convenção que definirá o rumo que o PMDB tomará, para apoiar a candidatura própria e dar um basta nos vendilhões do estado.

  36. Acho interessante que o blog sempre se refere a Gazeta do Povo como a velha midia, mas sempre se pauta pelas noticias por ela veiculadas. Mais um detalhe, quem diz não é a Gazeta e sim seu colunista Celso Nascimento.

  37. O ministério da especulação mode on adverte: Matérias infundadas fadarão ao fracasso!

  38. Isto, considerando-se a possibilidade uma segundo turno, mas o que tenho visto e ouvido é que, SENDO candidato, o Requião ganhará no primeiro turno. Entendo que, de 15 a 30% dos eleitores querem algo novo, mudança, e, embora já tenha sido eleito por três mandato, é com Requião que estes eleitores mais se identificam. Ou seja, ele tem CREDIBILIDADE junto ao eleitor.

  39. Comissionados rasgando acloaca de medo de perderem a boquinha.

    • Reunido na noite da segunda-feira (19), o Comitê Popular do PMDB, decidiu lançar como candidato ao senado o coordenador do Fórum Estadual Contra o Pedágio, peemedebista Acir Mezzadri.

      Esta é uma estratégia para impedirmos que Marcelo Almeida, dono da Ecovia, pedágio mais extorsivo das nossas estradas, venha disputar as eleições como candidato do PMDB ao Senado Federal, disse Doático Santos, secretário geral da legenda peemedebista na capital paranaense.

      Seria uma grande traição ao Paraná se nosso partido viesse a dar legenda a um dos donos do pedágio, que foi por nós tão combatido, assevera Doático. Entende o Comitê Popular do PMDB, ser a candidatura de Acir Mezadri a melhor forma de frear a influência das concessionárias de pedágio dentro do partido.

      Eles puseram o Marcelo Almeida na coordenação da campanha do Requião, agora querem acham que podem dar as cartas em nossa legenda. Isso é um absurdo e não permitiremos que aconteça, finalizou o dirigente.

  40. como vai tirar se ele nem va ser candidato

  41. ??? agora a velha midia ter razão??? kkkk Se for assim como diz a materia da Gazeta, o equião ganha no Primeiro Turno. Tirar o Beto do segundo turno só voces do Blog acham que a Gleisi vai a segundo turno kkkkkkkkk A Gleisi não se elege nem a sindica de cortiço. kkkk acorda manezada

    • O Requião, depois da farsa do Ferreirinha (maior farsa da história do paraná) aora faz a segunda maior trairagem.. ele sabe que não ganha na convenção, mas indo nas regiões, está fechando cabo eleitorais pro filho dele. Em conversa reservada, me disseram que ele quer fazer o filho dele, o Mauricinho Piá de Prédio o mais votado do Paraná, e indo nesses encontros, enfraquece os outros candidatos e não gasta nada. E tem deputado burro apoiando o Requião.

    • Requião já era, pode acreditar, não passa na convenção, o louco perdeu credibilidade dentro do próprio partido. hahahahhahahahahahhahahha
      vai se aposentar e plantar mamona pra alimentar a família auhuhahuahuahuahuahuauhahuauhauh