“Questão da regulação da mídia é imperiosa”, diz Lula

do Brasil 247

Em palestra no 4!º Encontro de Blogueiros, em São Paulo, ex-presidente afirmou que, daqui para a frente, "toda vez que puder abrir a boca, a questão da regulação será a primeira [mencionada]"; Lula fez duros ataques à  imprensa - "o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País" - e criticou "ataques preconceituosos" contra a presidente Dilma Rousseff, classificando como "falta de respeito" o discurso do deputado Paulinho da Força, no 1!º de Maio, que pediu "Dilma na Papuda"; petista alertou ainda para o "choque de gestão" do PSDB; segundo ele, o lema significa "redução de salário e dispensa de trabalhador".

Em palestra no 4!º Encontro de Blogueiros, em São Paulo, ex-presidente afirmou que, daqui para a frente, “toda vez que puder abrir a boca, a questão da regulação será a primeira [mencionada]”; Lula fez duros ataques à  imprensa – “o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País” – e criticou “ataques preconceituosos” contra a presidente Dilma Rousseff, classificando como “falta de respeito” o discurso do deputado Paulinho da Força, no 1!º de Maio, que pediu “Dilma na Papuda”; petista alertou ainda para o “choque de gestão” do PSDB; segundo ele, o lema significa “redução de salário e dispensa de trabalhador”.

“Eu me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, na hora que eu quero”, disse o ex-presidente Lula, na manhã desta sexta-feira 16, em palestra no 4!º Encontro Nacional dos Blogueiros. Ele explicou que ficou “impressionado com a violência com que a imprensa tratou minha entrevista ao blogueiros, lá no Instituto da Cidadania”.

Lula foi fundo em sua crítica à  mídia. Na primeira parte de seu discurso, ele citou legislações recentes feitas na Inglaterra, Argentina e Equador que impuseram normas ao funcionamento da mídia. “Todos as sociedades democráticas do mundo contam com mecanismos de regulação dos meios de comunicação”, disse Lula.

“Nos Estados Unidos, há a proibição da chamada propriedade cruzada. Em outros países, como Espanha, Portugal, França e Itália há leis que tratam dos meios de comunicação. Não venham dizer que isso é censura, ou que estamos querendo controlar os meios de comunicação. Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez”.

O ex-presidente prosseguiu: “Tenho viajado pelo mundo todo fazendo esse debate, mas o que vejo aqui é uma mídia que desanca o País”. Lula alertou ainda: “Queria que ficasse claro que ninguém quer censurar ninguém, queremos apenas gritar mais alto ‘Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”.

Lula criticou a negação à  política: “A negação da política não melhorou nenhum pais do mundo”, apontou. “Eu não acredito em política sem esperança”, acrescentou. Ele disse ver como a televisão se dá o luxo de “esculhambar a política”. Ele disse que não vale a pena chorar porque tal jornal fala mal do PT, e que o que precisamos fazer é usar os blogs que estão do lado do País.

O discurso do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que pediu “Dilma na Papuda” durante evento do 1!º de Maio, foi classificado como “falta de respeito” pelo ex-presidente. “Eu nunca vi tanta virulência de ataque preconceituoso contra a Dilma hoje”, disse. Segundo Lula, a oposição “está é com medo da Dilma”.

Ao falar sobre a crise hídrica em São Paulo, ironizou ao dizer que, se a responsabilidade fosse do prefeito Fernando Haddad, os ataques da imprensa seriam muito piores. “Cadê o choque de gestão?”, questionou, em referência ao lema do PSDB. Ele acrescentou em seguida: “O choque de gestão significa: redução de salário e dispensa de trabalhador”.

Sobre a Copa do Mundo, Lula disse que não se preocupa com o volume de dinheiro que entrará no País e voltou a dizer que o Mundial é uma “oportunidade extraordinária” do País de mostrar ao mundo como ele é. “Mostrar a beleza desse povo, esse povo alegre, respeitoso”. Ele disse que não é necessário criar uma lei contra mascarados. “Não precisa de lei, precisa da sociedade atenta, porque um cara que sai mascarado nas ruas não têm boas intenções”. Sobre a possibilidade de se ter manifestações durante a Copa, afirmou: Não vamos ficar com medo de ter passeata, de greve, nascemos com isso. Minha bursite é de tanto carregar faixa”.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Concordo com o companheiro Lula: a mídia deve ser regulada. Com a mídia regulada, o companheiro André Vargas não teria sido acusado e não teria sido obrigado a renunciar ao PT. Regulação da mídia já!!!

  2. Felizmente, a população não aceita mais a opinião da imprensa como uma verdade absoluta, aos poucos estamos questionando as matérias, os comentários e as notícias divulgados pelos veículos de comunicação.
    Todo cidadão consciente sabe que a Velha Mídia é monopolizada pela elite conservadora que não aceita mudanças, muito menos políticas sociais voltadas para os mais pobres. A imprensa possui interesses econômicos, ideológicos, políticos, sociais e culturais. Portanto, não procede as suas atividades de forma parcial, informações são omitidas e fatos distorcidos, por razões que não tem haver com o interesse público e sim com a manutenção das estruturas econômicas e de poder.
    Regulamentação da Mídia não é censura, todos temos que respeitar a Lei, inclusive a imprensa, as calúnias, as difamações, as distorções e os relacionamentos promíscuos, como o da Revista Veja com o ex- senador Demóstenes e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, são exemplos do que não deve ser permitido.
    Outra questão que tem que ser discutida, é a DEMOCRATIZAÇÃO dos meios de comunicação, não é correto a oligarquia da imprensa, um número reduzido de famílias controlando os grandes impérios da comunicação no Brasil. É inconcebível um nº pequeno de barões da mídia monopolizando a informação em nosso país, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral na cabeça dos menos avisados, dos ignorantes, dos alienados, dos analfabetos funcionais.
    Nosso país precisa radicalizar nesse campo, proporcionando “a cada tribo”, a cada partido político, a cada instituição, a cada cidadão a possibilidade de transmitir a sua mensagem. Como dizia o ex- governador Leonel Brizola: “a população precisa dizer Não, um Não rotundo que está contido no peito”, sufocando a diversidade de opinião tão saudável à DEMOCRACIA ““ chega de monopólios e golpismos advindos da falta de democracia na imprensa brasileira!

  3. E no filme do petê, Lula rouqueia que na gestão lulodilmista, a Polícia Federal nunca se sentiu tão livre e que todas as denúncias foram apuradas enquanto nos governos passados…ai aparecem os gavetões. Pura encenação: Nunca se roubou tanto, nunca a Imprensa teve tanto trabalho. Quanto a PF, uma das suas queixas nas últimas paralisações é a de justamente sofre ingerência política.

    E falando em processos – Como anda o de Rose Noronha? Cinco mil páginas paradas nalgum gavetão pela aí? E os advogados, os mais caros, pagos por quem? Ah! Também pelo Fundo Partidário? Isso quer dizer que nossos impostos também estão sendo destinados prá impedir lesa-pátria de ir prá cadeia? Ou de nela ficar?

  4. A Regulação das Empreiteiras nóis já fizemo, agora vamo regula a mídia golpista.

  5. Tenho viajado pelo mundo todo fazendo esse debate (LULA) Cobrando 300,000,00 reais por debate, até eu quero. mas, ele merece, sem duvida.

    • Ele merece? claro enquanto existirem tolos e idiotas que paguem para ouvir mentiras de um sujeito nada confiável… Tem que cobrar 300 mil mesmo, afinal o mundo é dos espertos que vivem da cegueira de milhares de Imbecis que lhe dão ouvidos. O Lula é literalmente o CANCER do Brasil

    • Seu cachezinho é só 50 raias né Silvana,barba cabelo e bigode,completo.

  6. “….. Com medo dos protestos, Dilma desiste de lei mais rigorosa contra vandalismo
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 13:02 hs

    Num dia de protestos violentos contra a Copa, Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) afirmou que a presidente Dilma Rousseff desistiu do projeto de lei que previa punição mais rigorosa contra manifestantes que praticassem atos de vandalismo. “A presidente chegou à conclusão de que não era prudente a gente fazer neste momento uma nova lei, porque evidentemente soaria como tentativa de criminalizar ou punir as manifestações”, disse. As informações são da Folha de S. Paulo

    “Ela se convenceu de que temos aparato legal para enfrentar os, espero, raros casos de violência adequadamente. Dentro do conjunto de lei que temos.” Segundo Carvalho, a decisão é um “gesto da presidente estendendo a mão para a sociedade”, uma demonstração de confiança para que as manifestações ocorram sem violência. “[Atos de violência] Não ficarão impunes. Esse é um recado claríssimo”, afirmou o ministro.

    Leia Mais »

    Compartilhe: Facebook2Twitter4
    Comentários (0)
    Fala, Vargas
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 12:44 hs

    Do Luiz Geraldo Mazza:

    Como se fosse um pesteado, André Vargas é o ex-petista mais detestado porque a cada um que abandonou a causa há um tratamento especial. Ele não pode ser acusado de adesão ao adversário, pois enquanto nada se sabia de sua ligação com Youssef era um “alinhado”, um enquadrado, capaz daquele gesto diante do presidente do STF repetindo mensaleiros como Zé Dirceu.

    Quando se assentaram as denúncias dos tratos com o doleiro iniciou-se um processo de “isolamento”, aquele do portador de doença contagiosa, o pedido desesperado da cúpula do partido para que renunciasse, embora a sua postura de defensor dos mensaleiros em veemência não encontrada em outros partidários.

    Leia Mais »

    Compartilhe: Facebook3Twitter3
    Comentários (0)
    PF investiga Pizzolato por evasão de divisas
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 12:38 hs

    O ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado do mensalão, está sendo investigado pela Polícia Federal por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A PF já descobriu que Pizzolato enviou R$ 1 milhão para comprar um imóvel na Espanha. As informações são da Folha de S. Paulo.

    De acordo com os investigadores, Pizzolato ““ preso na Itália desde fevereiro para aguardar o julgamento de um pedido de extradição feito pelo Brasil ““ não possui suporte para esse tipo de operação financeira. Segundo a PF, o imóvel adquirido no exterior foi registrado em nome de sua mulher, Andrea Haas, cuja renda não seria suficiente para a compra. O negócio foi fechado durante o julgamento do mensalão, o que poderia indicar a intenção de fuga do ex-diretor do BB.

    Leia Mais »

    Compartilhe: FacebookTwitter1
    Comentários (0)
    Manifestações contra a Copa do Mundo foram pacíficas em Curitiba
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 11:36 hs

    Da Gazeta do Povo:

    Cerca de cem pessoas participaram da “Aula Pública #copapraquem” na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, na noite desta quinta-feira (15). O evento começou por volta das 19h20, depois que manifestantes contrários à realização da Copa do Mundo Fifa no Brasil realizaram um protesto no mesmo local. As duas mobilizações foram pacíficas.

    Por volta das 18h25, cerca de cem pessoas começaram uma caminhada pela Rua XV de Novembro, a partir da Boca Maldita. Os manifestantes gritavam palavras de ordem e as frases: “Da Copa eu abro mão, quero saúde e educação”. A passeata seguiu em direção a Praça Santos Andrade e logo após os manifestantes se posicionaram em uma das faixas da Rua João Negrão, em frente ao prédio da Previdência Social. Por volta das 19h, os manifestantes andavam em fila indiana pelas quatro pistas da Rua Marechal Deodoro, fazendo com que os carros não pudessem ultrapassá-los.

    Depois da aula pública na Boca Maldita, os manifestantes seguiram para o restaurante universitário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para participarem de um encontro sobre educação.

    Leia Mais »

    Compartilhe: FacebookTwitter1
    Comentários (0)
    Richa e Aécio lideram pesquisa em Londrina
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 10:48 hs

    Primeira pesquisa a menos de 45 dias das convenções partidárias aponta a liderança do governador Beto Richa (PSDB) e do senador Aécio Neves (PSDB) na disputa eleitoral de outubro. Em Londrina, levantamento do Instituto Multicultural mostra Beto Richa na frente com 48,5%; seguido de Gleisi Hoffmann (PT) com 15,5%; Roberto Requião (PMDB), 11%; e Joel Malucelli (PSD), com 1,5%. Para os londrinenses, Richa vence as eleições no primeiro turno de 5 de outubro.

    Na disputa ao Palácio do Planalto, o tucano Aécio Neves também aparece na frente com 39,5%; seguido de Dilma Rousseff (PT), com 10%; Eduardo Campos (PSB), com 9%; Eduardo Jorge (PV), com 0,8% e Eymael (PSDC), com 0,7%. Brancos, nulos, nenhum dos candidatos somaram 15% e não sabem, 25%. Aécio também tem mais de dobro das intenções de votos dos seus concorrentes.

    O Multicultural Instituto de Pesquisa entrevistou 602 eleitores entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o grau de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número
    BR-00111/2014.

    Compartilhe: Facebook12Twitter14
    Comentários (0)
    Mal-estar e mau humor
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 10:09 hs
    Da Folha de S.Paulo:

    BRASÍLIA ““ O “Dia Internacional de Lutas contra a Copa” virou um dia nacional de mau humor contra um pouco de tudo e de reivindicações as mais diversas pelo país afora.

    Sem-teto, sem-terra, metalúrgicos, garis, professores, estudantes, rodoviários, vigilantes, comerciantes, servidores de saúde, funcionários de universidades e, no caso mais grave, os PMs e bombeiros que deixaram Recife nas mãos de assassinos e saqueadores. Aliás, repetindo o que já tinha acontecido em Salvador bem no início da Semana Santa.

    É difícil definir o que aconteceu nesta quinta-feira (15) no Brasil, com tantas categorias, tantas reivindicações, tantas reclamações, tantas intenções. Se há um ponto em comum é um mau humor generalizado.

    Leia Mais »

    Compartilhe: FacebookTwitter1
    Comentários (0)
    Fornecedores da Petrobrás são doadores de campanha de quatro titulares da CPI
    sexta-feira, 16 de maio de 2014 ““ 9:46 hs
    De Murilo Rodrigues Alves, O Estado de S. Paulo:

    Rio ““ Um terço dos 12 titulares da CPI da Petrobrás do Senado indicados até agora recebeu dinheiro de fornecedoras da estatal nas eleições de 2010. O relator da comissão, José Pimentel (PT-CE), está entre eles. Ele recebeu R$ 1 milhão da Camargo Corrêa, empreiteira que lidera o consórcio responsável por obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, alvo de suspeitas.

    A doação da empreiteira equivale a 20% de tudo o que o petista conseguiu arrecadar para a sua campanha ao Senado quatro anos atrás. Outros três titulares da comissão, instalada nesta semana e controlada pelos aliados da presidente Dilma Rousseff, também receberam de fornecedores da Petrobrás.

    Até o momento, são conhecidos 12 titulares da CPI no Senado. Ainda falta a indicação de um nome da oposição, que resiste em fazê-lo por defender uma comissão mista, com a presença de deputados na apuração …..”