PT propõe rever anistia a crimes da ditadura e regular a mídia em programa de Dilma

do Brasil 247

Partido divulgou documento com principais diretrizes para o programa de governo de um eventual segundo turno da presidente Dilma Rousseff; entre as propostas, definidas em reunião da Executiva Nacional nesta segunda-feira, em Brasília, estão a revisão da Lei da Anistia, realização de uma Constituinte exclusiva para a reforma política e a regulação dos meios de comunicação; há ainda propostas para o crescimento da produtividade no País, infraestrutura e reforço no combate à  pobreza e à  desigualdade.

Partido divulgou documento com principais diretrizes para o programa de governo de um eventual segundo turno da presidente Dilma Rousseff; entre as propostas, definidas em reunião da Executiva Nacional nesta segunda-feira, em Brasília, estão a revisão da Lei da Anistia, realização de uma Constituinte exclusiva para a reforma política e a regulação dos meios de comunicação; há ainda propostas para o crescimento da produtividade no País, infraestrutura e reforço no combate à  pobreza e à  desigualdade.

O Partido dos Trabalhadores divulgou nesta segunda-feira 26 a última versão das diretrizes que servirão de base para o programa de governo da presidente Dilma Rousseff, caso ela seja reeleita em outubro. Os pontos apresentados durante o 14!º Encontro Nacional do PT, no início de maio, foram novamente discutidos e definidos em reunião da Executiva Nacional do partido ontem, em Brasília.

A apresentação do documento traz críticas indiretas aos dois principais pré-candidatos da oposição: Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campo, do PSB. “A proposta de um novo ciclo de mudanças constitui a melhor resposta aos que tentam manipular as legítimas aspirações de mudança do povo brasileiro, propondo o retorno aos tempos dos governos neoliberais de Fernando Henrique Cardoso. Constitui também a melhor forma de desmascarar quem tenta se apresentar como ‘terceira via’, mas concilia com os interesses neoliberais”, diz o texto.

No encontro da Executiva, comandado pelo presidente do PT, Rui Falcão, o texto original recebeu propostas e ganhou uma versão com projetos em diversas áreas. Entre eles, no campo dos direitos humanos, a revisão da Lei da Anistia incluindo punição para os crimes praticados por agentes do Estado durante a ditadura militar e continuidade do apoio à  Comissão da Verdade, criada no governo Dilma.

As diretrizes reforçam a ideia de realizar uma Constituinte exclusiva para a reforma política, como propôs a presidente Dilma no ano passado, após as manifestações de junho, e continua defendendo em discursos recentes. Segundo ela, a reforma não será concluída sem a pressão e participação da sociedade. Ainda sobre a reforma política, o PT propõe o fim de doações de empresas à s campanhas eleitorais.

A legenda sugere também “combater monopólios” e promover e proteger os direitos humanos por meio da regulação dos veículos de imprensa, “sem que isso implique em censura, limitação ou controle de conteúdos”. Não ficou claro no documento, porém, de que forma isso será feito. O secretário-geral do PT, deputado Geraldo Magela (DF), defende que, na prática, haja uma “ampla participação social” e que o debate inclua todos os segmentos, inclusive o da mídia.

Há ainda propostas para o crescimento da produtividade, infraestrutura e reforço no combate à  pobreza e à  desigualdade, como mais espaços de lazer e cultura e soluções para os problemas da mobilidade urbana. Segundo Magela, as diretrizes ainda serão discutidas com os partidos que estarão na aliança e com a própria presidente Dilma Rousseff.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Lugar de assassino, estuprador, pedófilo,torturador, necrófago,corpo sem alma, trafico de crianças,e tudo mais que se possa pensar de pessoas psicopatas…
    É o perdão que se pede a Deus..
    E aqui cadeia…até os últimos dias…como o general que morreu sentado na cadeira, dentro da cadeia na ARGENTINA…no maior silencio, sem os gritos de torturados..

  2. PROPOSTAS SAO PROPOSTAS, NADA MAIS DOQUE PROPOSTAS…. DAI A CUMPRI-LAS, E OUTRA PROPOSTA.

  3. ate que enfim…essa lei de anistia feita pelos militares e enviada goela abaixo deve ser revista e também controlar essa imprensa demo/tucana que vive do dinheiro de anúncios das estatais do governo que ela tanto odeia.. ACORDEM SEUS PETISTAS FROUXOS E ENFRENTEM ESSA CAMABADA DA MIDIA .

  4. Creio que quem vota na búlgara não tem cabeça. Em tempo ficou claro que não votarei nela, seu governo foi ridículo em termos econômicos.
    Se essa coisa for reeleita, infelizmente serão mais 4 anos de pib de 1% com inflação de 6%, 7% ao ano.

    • Asdrubal, só acho que você está sendo otimista
      em relação aos percentuais econômicos futuros.
      Não há como manter, sequer esses índices, numa
      República sindicalista inchada de pelegos, de
      políticos inúteis e corruptos, e ainda manter
      e ampliar tantas bolsas.
      Essa República sindicalista perdoa ainda dívidas
      de países, cujos ditadores são corruptos e
      sanguinários.
      E também usa os recursos brasileiros para
      financiar obras no exterior, e que provavelmente
      também serão “perdoados” num médio prazo.
      Quem faz tudo isso andar é uma vaquinha chamada
      classe “mérdia”, e se faltar grana, tome-lhe
      aumentar imposto, só que esse dreno de sangue
      tem um limite, que é a própria vida da vaquinha.
      Se ela morrer, tanto como ocorre no âmbito do
      tecido biológico, como no tecido social, eles
      entrarão em decomposição, e aí será o inferno.
      Saúde e Educação esquecidos, imobilidade urbana,
      corrupção, violência, etc. são sintomas que
      indicam que a vaquinha só está doente, se ela
      morrer teremos saudade destes “bons” tempos que
      ainda estamos vivendo.
      E o PT, Dilma e Lula, passarão para a história
      de uma forma pior, que os militares hoje eles
      tanto condenam.

  5. Concordo com tudo “menas” com a revisão da anistia neste momento; concordo em revisar a anistia depois de morto seu último beneficiado. Assim fazendo faremos JUSTIÇA e não VINGANÇA. Mas não é por causa disso que deixarei de votar na reeleição da Dilma! Vamos lá. Dilma na cabeça!

  6. Mas aí ela vai pagar pelos crimes que cometeu?

  7. Poderia também rever aqueles que lutaram abertamente,contra a ditadura na condição de Presidente do MDB, por diversos mandatos e depois foram prejudicados nas suas funções públicas, por políticos com mandatos eletivos que foram da Arena, a favor da ditadura e agora mandam nos Governos.

  8. Regular a Midia? Significa CENSURAR a midia, pra não falarem mal dela e do PT, Mandar prender quem critica o Governo. E claro, o Esmael ta livre deste risco,kkkkk Onde fica o Direito ao contraditório? No lixo? Tem gente que ainda insiste em não ver que o PT, quer criar uma ditadura nos moldes de Fidel e chaves. Onde opositores são presos e Torturados, da mesma forma que a ditadura que o Brasil já teve e Pt critica, mas quer Implantar aqui. FORO PT Escoria da nação.

  9. Os meios de comunicação irão bater ainda mais forte em Dilma até as eleições.
    Além dos motivos que já conhecemos que confrontam com os interesses da grande mídia brasileira, o novo programa de governo de Dilma para um 2º mandato prevê a tão necessária regulamentação da mídia (que não tem absolutamente nada de censura. Quem não conhece, vale pesquisar).
    Cabe a sociedade perceber os ataques infundados, derivados do ódio e do medo, e botar a inteligência pra funcionar.

    • Tai uma coisa que você poderia fazer: “botar a inteligência pra funcionar”.

    • Voce ao menos sabe o que significa REGULAR??? Então vai ai a definição.
      O termo regular pode significar algo que é normal ou que cumpre determinadas regras. ou seja… Se não seguir as regras ( que podem ser impostas ) pode ser censura sim.

    • Que revisão da Lei da Anistia, cara-pálida?
      Somos mesmo o país do eufemismo.
      O que o PT, Dilma, e Lula querem é cancelar a
      Lei da Anistia, com a finalidade de vingança.
      Uma “revisão” teria que considerar os dois lados,
      afinal os guerrilheiros também cometeram crimes.
      A anistia veio para isso: passar uma borracha
      para apagar o passado para as duas partes, e a
      partir daí começar vida nova.
      A quase totalidade dos agentes do Estado e
      militares da época, terão que retornar do
      inferno para prestar contas à Justiça Brasileira!
      Que tal usar toda essa energia para elucidar e
      punir casos mais recentes de assassinatos e
      torturas? Vou citar alguns exemplos:
      -Tim Lopes, jornalista que morreu no “microondas”
      -Celso Daniel, prefeito de Campinas.
      Demais envolvidos no caso Celso Daniel que
      foram assassinados.
      -Dionísio Aquino Severo.
      -Sérgio “Orelha”.
      -Otávio Mercier.
      -Antonio Palácio de Oliveira.
      -Paulo Henrique Brito.
      -Iran Moraes Redua.
      -Carlos Delmonte Printes.
      Como veem, há muita matéria recente para ser
      trabalhada, e que está sendo “ignorada”.
      A revisão da Lei da Anistia é só vingança.

      • Tonico, você precisa tonificar mais suas opiniões, raciocinar e oxigenar mais suas opiniões. Você disse, é só ler mais acima: “Celso Daniel, prefeito de Campinas”. Então vou lhe ensinar: Celso Daniel NUNCA foi prefeito de Campinas! Diante de sua carta tão doutoural, concluo que sua crítica & autocrítica deixam a desejar; ipsis literis virgulisque sua visão de mundo e tudo o mais que acaba de escrever! Escape dessa visão estreita que obnubila e turna a mente e cresça! Por enquanto tudo é lamentável!

    • O PT alçou ao poder exatamente com essas leis que
      vigoram hoje, menos o Marco Civil da INTERNET.
      Usou e abusou da liberdade de criticar,
      precipitando uma avalanche de pedras nas vidraças
      dos adversários, e assim chegou ao poder.
      Agora, tal como um Trojan, quer
      “regular” = CENSURAR os próprios meios e cenário
      que lhe propiciaram chegar ao poder.
      O PT e esquerdas agregadas, apesar de seus
      integrantes serem ateus na maioria, agora que
      chegou ao poder, pensa que é DEUS!
      E assim seus adeptos também acham que só existe
      a sua verdade, e que não há salvação fora do PT.
      Fundamentalismo é isso ai!
      A partir daí virão as perseguições aos inimigos
      do povo ou do estado, exatamente como no tempo
      dos militares.
      Não dá pra repetir Dilma, mesmo com o relativo
      bem estar econômico alcançado.