“Isolamento jurídico” leva Barbosa à  aposentadoria precoce

do Brasil 247

Presidente do Senado confirma: Joaquim Barbosa foi até ele para informar que está deixando a presidência do Supremo Tribunal Federal; vai se aposentar em junho; antes, Barbosa esteve com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para informá-la pessoalmente de sua decisão; depois, esteve com Renan e Henrique Alves, da Câmara (foto acima); ilhado nos meios jurídicos e a cinco meses do final de seu mandato na presidência do Supremo, ele antecipou suas despedidas do cargo; acabou a era Barbosa.

Presidente do Senado confirma: Joaquim Barbosa foi até ele para informar que está deixando a presidência do Supremo Tribunal Federal; vai se aposentar em junho; antes, Barbosa esteve com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para informá-la pessoalmente de sua decisão; depois, esteve com Renan e Henrique Alves, da Câmara (foto acima); ilhado nos meios jurídicos e a cinco meses do final de seu mandato na presidência do Supremo, ele antecipou suas despedidas do cargo; acabou a era Barbosa.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, está cumprindo nesta quinta-feira 29 um roteiro de audiências formais que representa uma verdadeira cerimônia do Adeus.

Pela manhã, ele esteve com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e em seguida foi ao Congresso encontrar os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e Henrique Alves, da Câmara dos Deputados. 247 apurou que Barbosa está antecipando suas despedidas do cargo, a cinco meses do final de seu mandato (aqui).

Ilhado nos meios jurídicos e criticado abertamente pela Procuradoria Geral da República e por todas, sem exceção, associações de magistrados, Barbosa perdeu a admiração de seus pares. Ele já havia antecipado que iria deixar o cargo de presidente do STF antes do final de seu mandato. Hoje, colocou em prática a promessa.

Renan Calheiros confirmou aos jornalistas, em Brasília, que Barbosa disse a ele que irá se aposentar em junho. Antes, a diferentes interlocutores, o presidente do STF já havia adiantado que não cumpriria seu mandato até o final.

O crescente isolamento nos meios jurídicos, em razão de decisões que contrariaram diferentes jurisprudências das cortes, ajudaram a apressar sua decisão. A era Barbosa já tem data para acabar: junho.

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Engraçado, qual o crime que o Joaquim Barbosa cometeu? E qual o crime que os “hóspedes” da Penitenciária da Papuda em Brasília não cometeram? Bandidos, quem não apóia a prisão de criminosos que desviaram dinheiro público.

  2. Lamentável notícia!Os Homens de bem do Brasil lamentam profundamente a saída deste corajoso brasileiro.A matilha, a malta, a quadrilha está em festa.A coragem deste grande Juiz ao dizer não à gang que assaltava os cofres públicos nos deu certa esperança.Ver Jenoíno, zé dirceu, delúbio, joão paulo e outros quadrilheiros, corruptos e ladrões do erário em cana dura; não tem preço.Petralhas; isto vocês vão ter que engolir.Deixemos espaço para Leviandowiski e tófoli(que não conseguiu passar no concurso para juiz e foi premiado com a nomeação para a mais alta corte de justiça, eles sim representam a forma petista de ser e governar); sim Ministro Joaquim, conforme o petralha afirmou, já foi tarde.Perto de um petista tofoli; não é o seu lugar.

  3. A partir de agora, o PT não tem mais resistência para oficializar os planos do partido, que acredita acredita, quem não acredita sentira na pele o preço da verdade. O Socialismo vem ai, e aguardem até depois da copa para criticarem meu comentário. XEQUE MATE.

  4. Apesar do comentários sarcásticos sobre a aposentadora do Batman do STJ, não se pode negar que ele foi corajoso ao enfrentar este bando de mafiosos, que são os políticos brasileiros. Mas como já disse, se ele entrar na política, indiferente de qual sigla partidária for, eu acredito que ele não irá ser seduzido pela canto da politicagem, e quem sabe a gente possa dizer que de fato existiu um político de verdade neste país.

  5. Que pena. Estava sendo tão bom ver alguém devolver na mesma moeda o que o PT fez com o povo brasileiro.

  6. Ladrãozada do PT: LIBERTAI-VOS!!!!!!!

  7. Agora ele vai prestar um grande servico ao stf

  8. isolado nada….o PIG e a casa grande estão até o talo com ele.

  9. PÉ Vermelho, você está enganado, o Capitão do Mato vai ser vice do Áécio do Pó, já que o Serra não quer mais.

  10. Barbosa do PIG-PSDB, aposenta para ser vice do Beto.

  11. Ah não! Não pode ser! O super herói da classe média golpista vai se aposentar? Coitado, fracassou no seu maior projeto de vida: dar um golpe legal, estilo Honduras e Paraguai e virar ditador de República de Bananas. Bem, lutou bem e tem uma aposentadoria merecida, vai aproveitar a gorda aposentadoria de 40 mil reais por mês no seu belo apartamento em Miami.

  12. EM NOSSO BRASIL, EM NOSSO PARANÁ, NÃO PODEMOS SER HONESTO, NÃO PODEMOS SER SÉRIO, NÃO PODEMOS TER DIGNIDADE, POIS SOMOS LOGO APEDREJADOS!
    NOS OBRIGAM A SER O CONTRÁRIO À MORAL!
    MAS, COM CERTEZA A MIM E MINHA FAMILIA, NINGUÉM PODE CHEGAR À ESTES CASOS, EMBORA EU TENHA PERDIDO MUITO, MAS, NÃO TEMOS UM GRAU DE DESONESTIDADE!

  13. Joaquim Barbosa não vai deixar saudades. Teve uma oportunidade única na vida e não estava preparado para exercer a mais alta magistratura do país. Lamentável a sua atuação no STF. Foi mais promotor de justiça do que juiz. Que seu mau exemplo sirva de lição para todos os brasileiros, principalmente para aqueles que tem a responsabilidade de escolher e de aprovar os futuros ministros do STF.

  14. Estou muito triste com essa noticia, não vou nem dormir hoje, mas sinceramente eu acho que esse Senhor esta se colocando na prateleira para aproveitar o quem dá mais, pois ainda há tempo de ele se meter na politica, eu arrisco o meu palpite a dizer que ele poderá ser escalado pelos TUCANOS como vice de Aécio viciiii!!!, tem uns palpiteiros que diz pelas redes sociais que se acaso ele sair candidato 99% da população vota nele, ainda bem porque eu faço parte do 1% que não vota no Imperador JB.

  15. Mais uma mentira, a aposentadoria não é Precoce, é de LEI. Está prevista do Regimento ou regulamento do STF.

    • Precoce porque ele antecipou a aposentadoria, sendo que poderia ter aguardado a compulsória, aos 70, como fazem todos os juízes do supremo. Deu pra entender?

    • Sodoma Tá em Fogo.
      Saindo o último homem justo, não se assustem
      se chover fogo e enxofre por lá.

    • O mala sem alça esta mais por fora q pelo de coco!!! Ñ REAL MESMO, O MINISTRO AMARELOU… DEIXOU DE JULGAR OS MENSALOES DO PSDB/DEMO… SÓ CONDENOU MEIA DUZIA DE PETISTAS!!!

      • Estranho esse “poder de convencimento” do PT.
        “Convenceram” o André Vargas a sair do partido.
        “Convenceram” o Joaquim Barbosa a se aposentar.
        O chá de convencimento dos agentes de estado
        petistas deve ser muuuito bom.
        Seria o efeito Celso Daniel?

        • Tonico tucano do DEMO!!Vc fala um monte de besteira TONICO… O CELSO DANIEL, foi assassinado pelo proprio irmão dele O ENTAO MEDICO FILIADO AO PSDB, portanto, quem assassinou o CELSO DANIEL, foi um tucano, e, como é de constume de tucanos, tentam responsabilizar o PT…

    • Barbosão tem 59 anos…

  16. Não devia nem ter entrado no STF. Já vai tarde!