Em nota, Gleisi condena Richa pela privatização de florestas no PR

A senadora petista Gleisi Hoffmann divulgou nesta segunda (26), em nota oficial, uma dura crítica à  privatização do tucano Beto Richa, que pretende leiloar hoje 12 mil hectares de floresta remanescente da Mata Atlântica para fazer caixa ao governo do estado; "vai representar um ataque de morte à  preservação de nossas florestas", disparou a parlamentar, que ainda considerou: a privatização tucana "representa ameaça concreta a conservação ambiental e aos direitos das gerações futuras"; leia a nota oficial da senadora do PT e pré-candidata ao governo do Paraná.

A senadora petista Gleisi Hoffmann divulgou nesta segunda (26), em nota oficial, uma dura crítica à  privatização do tucano Beto Richa, que pretende leiloar hoje 12 mil hectares de floresta remanescente da Mata Atlântica para fazer caixa ao governo do estado; “vai representar um ataque de morte à  preservação de nossas florestas”, disparou a parlamentar, que ainda considerou: a privatização tucana “representa ameaça concreta a conservação ambiental e aos direitos das gerações futuras”; leia a nota oficial da senadora do PT e pré-candidata ao governo do Paraná.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) divulgou nesta segunda-feira (26), em Curitiba, uma nota oficial contra o leilão de florestas remanescente da Mata Atlântica, situada entre a Serra do Mar e o interior do Paraná. A partir das 14 horas de hoje, o governo Beto Richa (PSDB) pretende arrecadar R$ 100 milhões com a venda de 12 mil hectares de mata. A petista disse que a privatização tucana “representa ameaça concreta a conservação ambiental e aos direitos das gerações futuras”.

Na nota, a pré-candidata ao Palácio Iguaçu afirma que a grande crise financeira do governo “não pode continuar limitando e comprometendo o presente e o futuro dos paranaenses”. Ela também aponta “fragilidade” e “inconsistência” na justificativa para a venda da reserva florestal, que seria para fazer caixa.

Gleisi disse que o leilão de Richa põe em risco um importante patrimônio ambiental, coloca em risco um dos mais preciosos corredores da biodiversidade brasileira e “vai representar um ataque de morte à  preservação de nossas florestas”.

Leia a íntegra da nota oficial de Gleisi Hoffmann:

NOTA SOBRE LEILàƒO DE FLORESTAS PELO GOVERNO DO PARANà

Comunicado Relevante

Por considerar que a decisão do governo do Paraná de leiloar 12 mil hectares de florestas pertencentes ao Estado representa ameaça concreta a conservação ambiental e aos direitos das gerações futuras, venho a publico, como senadora da República, representante do Estado do Paraná, manifestar minha contrariedade com essa decisão, pedindo aos paranaenses que avaliem com atenção os seguintes pontos:

1. O descompasso entre despesas e receitas nas contas públicas sob a gestão da atual administração !” a verdadeira causa da grande crise financeira do governo !” não pode continuar limitando e comprometendo o presente e o futuro dos paranaenses. Já basta o que estamos sofrendo com a insegurança sobre pagamento aos fornecedores, servidores, custeio básico como combustível, manutenção de veículos, aluguéis, alimentação;

2. As razões e os argumentos apresentados para tentar justificar o leilão de nossas reservas são frágeis e inconsistentes. O objetivo do governo do estado é usar nossas florestas para fazer caixa, sem levar em conta que parte considerável desse patrimônio ambiental é composto de floresta remanescente da Mata Atlântica, situada entre a Serra do Mar e o interior do Paraná.

3. A agenda ambiental fica absolutamente comprometida com essa proposta equivocada de leilão, podendo levar a uma situação ainda mais critica de comercialização de áreas extensas de Mata Atlântica, o que vai representar um ataque de morte à  preservação de nossas florestas.

4. Ao contrário do que recomenda o bom senso e a transparência, o governo do Estado não fornece as informações devidas nem oferece garantia sobre a manutenção das condições de proteção das florestas ainda existentes. Podemos estar colocando em risco um dos mais preciosos corredores da biodiversidade brasileira.

5. Leiloar o patrimônio ambiental dos paranaenses é um erro. Contamos com a firme atuação do Ministério Público para levar o governo do Estado a rever sua posição. Somos de uma geração para quem a conservação e preservação das espécies, dos rios e das florestas é essencial no processo de desenvolvimento.

Brasília, 25 de maio de 2014

Senadora Gleisi Hoffmann

44 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m new to blogging and actually loved this blog. Likely I’m planning to bookmark your blog . You really come with fabulous posts. Appreciate it for revealing your web-site.

  2. Ei não esqueçam tem reeeliçããoo!!!

  3. SERÁ QUE ELA TEM ALGUMA MORAL P/ FALAR DE ALGUEM

  4. Se a Senadora é uma pessoa tão envolvida e consciente com relação à proteção ambiental, por que nunca se manifestou com relação a esse monstruoso crime ambiental? http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1470262

  5. A foto não quer dizer nada, pois está mais parecendo um plantio de árvores não nativas, mas só o fato de ter a intensão de leiloar 12 mil hectares de mata atlântica para fazer caixa, já que foi incompetente na gestão do estado como foi na capital, merece é CADEIA. Só mesmo uma ameba para ter uma ideia destas. Destruir o pouco que existe de mata nativa, para encher o bolso de dinheiro. Mas tenho uma sugestão para o cidadão. MANDA ESTE BANDO DE CABIDÕES DE EMPREGO COMISSIONADO QUE JUNTO COM VOCÊ ACABAM COM TODOS OS RECURSOS PÚBLICOS E VIVEM VIDA DE REI EM BAIXOS LUXUOSOS DA CIDADE.
    DEPOIS DESTE SÓ UMA AMEBA PARA REELEGER UM CIDADÃO DESTE NAIPE.

  6. Esse tal de Gaiske deve ter “estrupado” todos os comissionados!

  7. A Dilma agora vai incluir a prostituição a corrupção e o tráfico de drogas no cálculo de seu Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos) a partir do ano que vem, para tentar melhorar os números de sua economia. kkkkk
    Segundo a ONU, o Brasil vai “crescer” em 2014, no maximo 1,7%, abaixo até do Paraguai e Argentina com crise e tudo. FORA PT

  8. ACORDA SENADORA, CADE O DINHEIRO DO PROINVESTE, QUE HA TEMPOS DEVERIA SER LIBERADO E A SENHORA ESTA SENTADA EM CIMA DELE, PORQUE NAO LIBERA , EM VEZ DE FICAR INVENTANDO NOTA ,PARA ESE BLOG.

  9. Emita nota sobre o emprestimo que a senhora prometeu efusivamente, e nao liberou,sobre o pedofilo, sobre a itaipu… Gleisiodeiaoparana

  10. Engraçado, vejam como são as coisas, na época em que era Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi não teve toda esta “preocupação ambiental”,lembram das atitudes dela na questão dos índios daqui do Paraná mesmo.
    Não né, não lembram, e sabem porque, é por que o povo tem memória curta.

  11. BURRINHA
    Esta moça não entende patavida de ecologia e florestas. Não é nada disto que ela tenta “vende” pros incautos e teleguiados dela.

  12. A incompetente da Gleisi só aparece na hora de criticar. Na hora de fazer alguma coisa de bom para o Paraná ela sempre deu as costas. Cai fora Gleisi Hoffmann, não precisamos de suas críticas. BETO RICHA 2014!!!

    • Esse Vinhas, pela baixeza do comentário, deve ser parente, talvez bisneto, do Parreiras, aquele que só posta politicagens e nunca consegue discutir o tema em questão. Se o tema é meio ambiente, dá-lhe politicagem para defender o Betopleiba…Se o tema é energia, dá-lhe politicagem para defender o Betopleiba…e assim vai…um vazio de ideias que dá dó!

  13. Enquanto o Ferreirinha não aparece, o Mamonão tenta lançar micro-ferreirinhas. Mas são coisas tão fora da lógica que chega a dar dó. Agora querem convencer o povo que o Beto Richa é inimigo da natureza, ele que é um dos governadores do Brasil que mais zelou pelas matas nativas e como prefeito de Curitiba ganhou todos os prêmios internacionais em meio ambiente!
    A Gleisi sim, tem que explicar porque favoreceu o agronegócio e expulsou índios.

  14. Quanto mais mente essa petistas, mais eu agradeço que no Paraná petista não se cria..Dai vc vai colocar a materia da asessora do zeca dirceu que foi pega fazendo trambique na caixa economica?

  15. Esse Beto Richa não sabe mesmo governar o Paraná, já esta mais do que provado. Na realidade já foi provado e desaprovado. Agora dá lugar para outro por favor!!!

  16. Porque todo mundo insiste em falar mal do melhor prefeito que o Paraná já teve! O GAIESKE vai ser vice da GLEISI e vamos ganhar a eleição no primeiro turno!

  17. Privatiza pra mim! E não para teus compadres! Chega deste trouxa, venha eleições e venha Requião!

  18. Caros leitores, o problema não é vender a madeira (eucaliptos e pinus)para lenha. O real propblema é que o governo que vender as TARREAS por um preço muito baixo para os anigos. Essas áeras de terras estão em áreas de APP (áreas de preservação Ambiental) e áreas de mananciais para a especulação imobiliária (loteamentos) compromentendo o abastecimento de água em curto prazo de tempo.

  19. …,QUE INVEJA DO JUDICIÁRIO DA FRANÇA…,OS MALÁCOS DEITAM E ROLAM,POR QUE,O JUDICIÁRIO(?), DO PARANÁ/BRASIL,É O QUE É…

  20. Esmael, troca a foto.
    A floresta que o Richa quer vender é matala atlântica (nativa e desuniforme). A imagem acima é uma plantação de eucalípto (planta exótica, de origem australiana, plantada em alinhamento uniforme).

  21. É incrivel a cara de pau da Gleisi, o PT privatiza tudo e agora ela vem com essa conversa.

  22. Se for Pinus e com certeza é, e esta com 15/20 anos, tem que ser vendido mesmo.

  23. Nem grilo vive na área. Onde a biodiversidade?

  24. O mundo está com neurose,vejam os proprios tucanos acabando com as florestas que é o habitat natural deles.O que é isso gente,será que essa neurose que está acabando com os estados governados pelos tucanos é a mesma do Paraná.

  25. SOS, Paraná pede socorro, este indíviduo que se diz governador esta destruindo o nosso querido Paraná, precisamos de mudança antes que ele acabe com tudo. Afê!

  26. O pior é que a senadora-candidata (pode campanha já TRE?) não representa mudança. Faz parte de um grupo político que age parecido. Estamos sem opção pelos candidatos que se apresentam. Aproveitando, quanto ao Fruet ela acha que está tudo OK?

  27. A Greice não tem moral para falar sobre privatizações, ela entregou meio mundo, entregou rodovias em contratos mal feitos, não exigindo que se fizesse trincheiras!

  28. O roto falando do maltrapilho! Tanto o governo federal como o estadual são extremamente relapsos e irresponsáveis com a questão ambiental. Vivem em um paradigma de desenvolvimento industrial-urbano ultrapassado, modelão da metade do século XX. Somente para citar dois exemplos: o trato inconsequente de ambos com a questão do uso indiscriminado de agrotóxicos que polui nossos solos e águas e põem veneno na mesa das pessoas e o assanhamento dos governos federal e estadual com a exploração do gás xisto no oeste do Paraná pelo método do fraturamento hidráulico (fracking) que entre outros problemas coloca em risco o aquifero guarani (vide problemas com essa técnica nos EUA, particularmente na Pensilvânia)! Aqui o programa Paraná Competitivo deveria ser chamado de Paraná DESTRUTIVO, tamanho o descaso com a natureza em cada novo projeto anunciado no escopo desse programa!

  29. Quem é Gleisi para emitir Nota, contra quem quer que seja?? Ela que emita Nota sobre o Assessor Pedofilo e estuprador, ou sobre sua associação com o Vargas e com o Doleiro, ou como ela recebeu mas de 2,5 Milhoes de empreiteiras.

    • Que pena o Beto fracassar … Deve estar com mau olhado. Ele só fracassa. Não consegue empréstimos. O Paraná com ele progrediu tanto, segundo ele, o seu projeto nada acrescenta aos cofres do Estado. Até os comissionados estão famintos.

  30. E TRISTE VER UM GOVERNO SE ARRASTANDO COMO ESSE. LEMBRO-ME DA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO DO RICHA COMO PREFEITO DE CURITIBA, FOI ÓTIMA, JÁ O SEGUNDO MANDATO FOI UMA M… OS CONCHAVOS POLÍTICOS SE PREVALECERAM, OS SECRETÁRIOS NÃO FALAVAM A MESMA LÍNGUA, NO GOVERNO NÃO SERÁ DIFERENTE, POIS COMO TODOS PODEM PERCEBER O BETO FOI PRÁ LÁ E NÃO TIROU NINGUÉM DO REQUIÃO, TODOS QUE TRABALHARAM NA CAMPANHA DO BETO FICARAM ESPERANDO UMA CHANCE DE TRABALHAR NO GOVERNO E ISSO ATÉ AGORA NÃO ACONTECEU.

  31. Eu fico com muita pena da fauna e da flora. Os tucanos do poder não têm pena nenhuma de seus irmãos… Os tucanos da floresta. Acabar com a natureza por causa de dinheiro.Que pensamento!

  32. Triste final de um mandato que nada acrescentou de bom ao Estado do Paraná só mazelas e mais mazelas.

  33. Bom dia, o que se pretende leiloar são “remanescentes de florestas naturais” ou áreas de reflorestamento da extinta reflorestado do Banestado????? se for este o caso nosso caro governador estará apenas fazendo o rescaldo do que “ele” deixou para trás , visto que votou , à época, a favor da venda do Banestado, Da Copela, da Sanepar para o JL fazer caixa ….. este filme já vimos faz parte de um passado recente,

  34. Pela foto e pelo alinhamento das árvores, não me
    parece mata nativa.
    Já quanto às espécies, como não conhecedor, tenho
    dúvidas.