Coluna do Ricardo Gomyde: A Copa já é sucesso dentro e fora de campo

Ricardo Gomyde, o "Senhor Copa", em sua coluna deste sábado, afirma que o campeonato mundial já é sucesso dentro e fora do campo; ele diz que a Seleção Brasileira, comandada pela dupla Felipão-Parreiras, começará em menos de 20 dias a caminhar pela trilha do hexa; o Brasil ficará com todas as melhorias urbanas realizadas para o maior evento esportivo do mundo e, tomara, com a taça de campeão mundial!; diz o colunista, que é assessor do Ministério do Esporte e um dos organizados da Copa no Brasil; Gomyde também contabiliza o retorno em investimentos que o campeonato da Fifa proporcionou ao país e a geração de empregos para a economia brasileira; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Gomyde, o “Senhor Copa”, em sua coluna deste sábado, afirma que o campeonato mundial já é sucesso dentro e fora do campo; ele diz que a Seleção Brasileira, comandada pela dupla Felipão-Parreiras, começará em menos de 20 dias a caminhar pela trilha do hexa; o Brasil ficará com todas as melhorias urbanas realizadas para o maior evento esportivo do mundo e, tomara, com a taça de campeão mundial!; diz o colunista, que é assessor do Ministério do Esporte e um dos organizados da Copa no Brasil; Gomyde também contabiliza o retorno em investimentos que o campeonato da Fifa proporcionou ao país e a geração de empregos para a economia brasileira; leia o texto e compartilhe.

Ricardo Gomyde*

Mais um passo foi dado nos ajustes finais da preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Equipes do Ministério do Esporte, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) fizeram nesta semana a última vistoria em Curitiba, incluindo um tour pelo estadio. As palavras positivas do secretário-geral da FIFA, Jerómê Valcke, após a visita, foram ao encontro da posição do Ministério do Esporte e da certeza de que os brasileiros tinham: a Copa do Mundo será um tremendo sucesso, dentro de fora de campo.

Fora de campo, faltando pouco menos de 20 dias para a Copa do Mundo, podemos dizer que todos os esforços foram feitos e que o Brasil está preparado para realizar um evento memorável. Só de turistas, segundo o Ministério do Turismo, serão 3,7 milhões, entre brasileiros e estrangeiros, gastando no país durante o torneio em todo o Brasil. Só em Curitiba, circularão 164 mil turistas, que deverão gastar R$ 297 milhões em todo o país, levando em conta que os visitantes deverão circular por vários Estados e cidades durante o evento.

Como escreveu o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em seu artigo desta semana, a Copa do Mundo é um pretexto para gerar investimentos para o Brasil e, consequentemente, proporciona desenvolvimento para todo o país. Estudos de grandes consultorias, como a Ernst&Young, apontam a movimentação de R$ 142 bilhões adicionais à  economia nacional de 2010 a 2014 e a geração de 3,6 milhões de empregos no país. Além disso, para cada real aplicado pelo setor público, 3,4 reais serão investidos pela iniciativa privada.

O sucesso do Brasil também está garantido dentro de campo. Nossa seleção une uma importante mescla de juventude e experiência, que conta com uma defesa sólida e um ataque rápido. Conduzidos pela dupla campeã Felipão-Parreira, nosso jogadores começam, em poucos dias, a trilhar o caminho do hexa. Provamos na Copa das Confederações que somos fortes e favoritos ao título.

Ao final dessa jornada, quando a Copa do Mundo for embora, o Brasil ficará com todas as melhorias urbanas realizadas para o maior evento esportivo do mundo e, tomara, com a taça de campeão mundial.

*Ricardo Gomyde, assessor do Ministério do Esporte, especialista em políticas de inclusão social, é membro da Comissão Organizadora da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Escreve nos sábados no Blog do Esmael.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. NAO SOU CONTRA A COPA, MAS QUERO O MESMO APOIO PARA A SAUDE, EDUCAÇAO E SEGURANÇA. UM POLICIAL GANHA UMA MERRECA, O PROFESSOR ENTRA NA SALA DE AULA E SAI A NOITE COM UM MINI SALÁRIO. NOS HOSPITAIS OS MEDICOS E ENFERMEIROS ESTÃO FAZENDO MILAGRE COM SEU SALARIO. ANALISE O TEMPO QUE ESTUDOU UM PROFISSIONAL DESTES CITADOS PARA RECEBER UMA REMUNERAÇÃO INDIGNA.

  2. Os 164 mil turistas de Curitiba (sabe Deus de onde tiram o número) devem se hospedar debaixo de pontes e em casas de família, pois os hotéis, segundo reportagens, tem ocupação de 40% no período da Copa. Se chegarem via aeroporto, deverão ser 1000 aviões, considerando que venham em uns 4 dias, são 250/dia. Se preferirem ônibus, serão mais de 3000. De carro, agrupados em 4/veículo, serão 41.000. Se misturarmos tudo, poderemos ter uns 500 aviões (75.000 turistas), uns 1000 ônibus (60.000 turistas) e uns 7.500 carros (30.000 turistas). Dá pra ver que a manipulação de números e os chutes são a prática comum dessas pessoas envolvidas com a Copa. O discurso e o papel aceitam tudo. Caso o colunista discorde, que nos esclareça os números apresentados.

  3. Este Gomyde precisa comecar a trabalhar e parar de ocupar a midia para manter sua vaidade e emprego…sugeitinho inutil mauricinho vermelho.rsrsrs…..inutil e nocivo a democracia

  4. Mais um politico medíocre distribuindo pão e circo ao povo…. só mais um dentre tantos outros.

  5. Não é questão de ser contra ou a favor.Deviam ter se manifestado antes da Copa, antes do Brasil se candidatar como sede, mas não, foram para ruas comemorar. Agora fica fácil criticar, se eu fosse assistir a um jogo na Europa, EUA,etc, gostaria de ser bem recebido, portanto agora é hora de receber os turistas, e aparar as arestas…

  6. Palmas, Filipão vem aí com toda seleção para nos dar alegria de assistir a maior Copa Mundial, para tristeza dos coixinhas. VIVA Seleção do Brasil!

  7. VERGNHOSO
    Chega a ser vergonhoso, um Presidente de um partido (cor-de-rosa) chamado de Comunista só saber falar de esporte. Nunca vi este moleque falando sobre a redução da jornada de trabalho, o mau uso dos recursos do FGTS (que são dos trabalhadores) pelo governo, dos recursos do FAT, do Fator Previdenciário para quem se aposenta, etc, etc. Só sabe falar de esporte e turismo (deste sim a família hoteleira entende). A que ponto chegou o “Partido Comunista do Brasil”
    Quanto ao sucesso da COPA, sucesso só pra FIFA mesmo, pra rede hoteleira, gastronômica, pras empreiteiras e pra quem tirou uma lasquinha dos recursos esbanjado com as empreiteiras e obviamente, pros candidatos que irão receber doações das empreiteiras para a campanha eleitoral “gratuita”.
    Visualmente, a copa só aparece em comerciais da TV, que parece-me todos patrocinados pelo governo.

  8. Sucesso??? Os unicos que tiveram sucesso com essa copa, foram os quem EMBOLSARAM milhoes em licitações fraudulentas pra construção de Estadios. Esse Gomyde deve ter comido Cogumelos. Pensa Bosta e fala Merda, Pergunte pro Ronaldo, Pelé, Lula, Filho do Lula, Petraglia e filho, Jerome Valcke, Blatter, e outros quanto eles enriqueceram com essa Copa

  9. Sucesso pra fifa que vai lucrar bilhões com isenção total de impostos, e para os impreiteiros de obras superfaturadas e tambem para os politicos corruptos que ja estao com suas comissões de no minimo 10% de todo esses super faturamentos em seus bolsos….esses estao achando um sucesso total.

  10. Só no teu blog e pros pró-dilma. Vai ser uma merda, nem enfeite nas ruas e casas tem.

  11. Em país este “garoto” vive? Sucesso onde? Sucesso do que?
    Só se for das empreiteiras.
    Acorda pra vida Gomyde. Você não está mais falando para estudantes. Você não é mais membro de dce.

  12. O SR. RICARDO GOMYDE NÃO DEVE CONHECER UM HOSPITAL PÚBLICO DO INTERIOR, VISITE O HOSPITAL ANTONIO PRUDENTE DE LONDRINA E OS AJUDE, PACIENTES QUE LÁ SÃO ATENDIDOS HUMANAMENTE, AJUDE OS PEQUENOS AGRICULTORES DO INTERIOR. OLHE OS BAIRROS MAIS AFASTADOS DO CENTRO DA CAPITAL. CORRUPÇÕES E CRIMES NÃO ENTRAM NO PADRÃO FIFA. DESCULPE A MANEIRA DURA E REALISTA DE FALAR…

    • A saúde é caótica não só no interior, é na capital também, o Gomide que vá conhecer as enfermarias da Santa Casa, onde tem 30/40 pacientes num salão, com banheiros cheios de formigas pelas paredes, com pisos soltos que quando se pisa mina água, ele que vá conhecer como é feito o atendimento pelo Sus na Rockfeller e na 7 de Setembro, que é do Hospital Evangélico, ele que vá fazer uma ecografia nessas clínicas conveniadas; aí é certeza que ele vá parar de afrontar a gente com esse papo furado de copa, onde o Neymar ganha 3/4 milhões por mês.

  13. Faltam 18 dias para o jogo abertura. Já consegui ver um carro com uma bandeirinha do Brasil. E um cidadão vestido com a camisa amarela.
    Meu neto ganhou uma entrada num sorteio da sua escola, com direito a acompanhante. Por conta da minha indignação, cedi a minha parte pro namorado da minha filha. Po conta da minha indignação contra os estúpidos salários pagos a jogadores, a técnicos promovidos a professores – bem, numa época em que corrupto analfabeto é honoris causa duma porrada de universidades, querer o quê?

    • Puxa que bom se eu fosse sorteado com um bilhete desse nem que fosse na geral. Eu faria a festa com bandeira do Brasil e tudo. Vamos aguardar… talveis alguém pinte na jogada e me ofereça um bilhete para torcer pela grandiosa Copa do Brasiiil!!!!

      • Compadre Tico se caso o seu filho for sorteado na escola e não tiver acompanhante não esquece de mim, vamos torcer juntos na geral mesmo companheiro, ja tenho até as bandeiras só falta a entrada.

    • Ta revoltado Parrera Rodrigues? Toma uma branquinha e esquece os êxitos da Dilma e do PT e vai pra geral torcer pelo Brasil. Relaxa! Indignação já era! O Brasil tá crescendo … cê tá reclamando do que? Ah! Intindi! Vosmecê quer o Aécio na presidência? “Pó pará de falá” abobrinha da Presidenta Dilma, ela já tá eleita no primeiro turno!