Coluna do Requião Filho: Pelo fim da enganação na política

A possibilidade de o eleitor ser enganado por políticos carreiristas nestas eleições, a exemplo das anteriores, é muito grande; com esse alerta, Requião Filho, nesta quinta, faz um apelo apaixonado e poético pela valorização do voto; "O novo pelo novo de nada vale. O que têm os novos a oferecer? Qual a posição deles nos temas que deverão ser decididos nos próximos 4 anos? O novo que nada fala nem posições toma não merece seu voto", sentencia o colunista, ao defender a tese de que quem pretende apoiar as privatizações que procure um partido com orientação ideológica em nome da "higienização da política"; Requião Filho pede ainda para que o eleitor seja exigente e descarte os fisiológicos de sempre; leia o texto e compartilhe.

A possibilidade de o eleitor ser enganado por políticos carreiristas nestas eleições, a exemplo das anteriores, é muito grande; com esse alerta, Requião Filho, nesta quinta, faz um apelo apaixonado e poético pela valorização do voto; “O novo pelo novo de nada vale. O que têm os novos a oferecer? Qual a posição deles nos temas que deverão ser decididos nos próximos 4 anos? O novo que nada fala nem posições toma não merece seu voto”, sentencia o colunista, ao defender a tese de que quem pretende apoiar as privatizações que procure um partido com orientação ideológica em nome da “higienização da política”; Requião Filho pede ainda para que o eleitor seja exigente e descarte os fisiológicos de sempre; leia o texto e compartilhe.

Requião Filho*

Já parou para pensar que neste ano você detém o poder de mudar tudo? Agora é o eleitor quem manda! O voto, o famoso sufrágio popular, tem, sim, esta força toda.

Como você decide seu voto? Pelas cores do partido? Pela cara do candidato? Pela entonação de voz? Que tal começar a refletir desde já sobre o futuro? Vamos tentar votar por propostas e posturas?

Que tal ver se o partido pelo qual o candidato está concorrendo tem a ver com o discurso por ele adotado? Se o partido não for conexo com as promessas e propostas do candidato, descarte. Assim sendo, o tal candidato só está usando o partido como plataforma eleitoral. Certamente filiou-se por achar mais fácil se eleger porque a sigla lhe traz alguma vantagem, como tempo de televisão ou financiamento. Descarte já!

Você vota sempre no mesmo candidato, e ele já mudou de partido um milhão de vezes? Será que não há algo errado nisto? Neste caso a resposta é positiva, pois, na teoria, o partido do candidato deveria refletir suas idéias. A alteração freqà¼ente de legenda só leva a crer que o candidato não possui ideologia própria ou muda muito fácil de opinião.

Seu candidato tem um discurso coerente, troca pouco de partido, faz anos que te representa politicamente, mas… seu voto é mais hábito do que reflexão? Neste momento, inúmeras outras reflexões são necessárias para um voto consciente. Este candidato continua por merecer seu voto? Os compromissos assumidos na campanha foram satisfatoriamente cumpridos? As gestões deste candidato têm trazido benefícios ou seu voto ainda se deve à quele pequeno favor de 20 anos atrás? Como tem se posicionado o seu candidato nas votações importantes e de interesse público? Ele tem defendido os interesses da população ou tem defendido os interesses dos financiadores de campanha? O seu velho candidato ainda é merecedor do seu voto?

E de outro lado, você me diz: vou votar em sangue novo … Será? Vale votar em alguém só porque ele é novo no jogo? O novo pode não ter os vícios dos velhos, mas será que vale depositar a nossa confiança em alguém sobre quem nada sabemos? Basta ser novo? Não seria melhor votar em sangue bom? A força e a pureza dos novos devem ser fortes e baseadas em um discurso reto, posições sérias e bem pensadas.

O novo pelo novo de nada vale. O que têm os novos a oferecer? Qual a posição deles nos temas que deverão ser decididos nos próximos 4 anos? O novo que nada fala nem posições toma não merece seu voto.

Vamos cobrar de todos os que querem nos representar, de antemão, suas posições.

Vamos exigir dos políticos que parem de rodeios, que digam que são contra a privatização da saúde, dos aumentos abusivos de tarifas públicas, do sucateamento de nossas forças de segurança, etc. Cobremos posições favoráveis ao desenvolvimento da indústria, da defesa dos micros, pequenos e médios empresários que querem incentivos fiscais para que cresçam e gerem empregos; que votem pela transparência das contas públicas.

Devemos exigir de nossos representantes a tal fidelidade partidária que o nosso sistema de representação tanto necessita. Um candidato pró-privatização, que procure para si um partido que tenha esta orientação. O candidato que quer vender as empresas públicas, que opte por uma legenda que defenda esta bandeira, e que não venha se eleger nas costas de partidos que lutam contra isto, para depois trair a eles e a seus eleitores. Vamos exigir Fair Play, seriedade e honestidade.

*Requião Filho é advogado, especialista em políticas públicas, escreve à s quintas no Blog do Esmael.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Requiao é o herdeiro de Hugo Chaves no Brasil…
    Se da lucro estão enriquecendo os acionistas. Se da não da
    estão quebrando as empresas. Discurso Chavista.
    Posa de bom moço antes das eleições, depois manda enfiar
    a faixa no “rabo”. E tem cachorro guaipeca q foi chutado e agora
    esta adulando de novo o BobReq. Esta política paranaense é de lascar.
    Fora toda esta turma. Precisamos de
    Novas lideranças! Limpar o trecho! Faxina geral pelo voto.

  2. Essas opiniões seriam válidas num contexto onde os partidos tivessem unidade de pensamento nas três esferas de governo. O que visivelmente não ocorre em nenhum dos partidos políticos brasileiros. Se fosse citar cidade, não faltariam bons exemplo no nosso próprio estado do Paraná.

    Como cobrar fidelidade partidária da “geração Y”, que foca em resultados e no pragmatismo,ao invés da artimanha e da subserviência tão necessárias para que os caciques partidários concedam espaço aos mais jovens e ávidos por avanços palpáveis na qualidade das politicas públicas das suas cidades e estados.

    Essas opiniões teriam mais crédito se ditas e, acima de tudo, praticadas num momento anterior às vésperas do pleito eleitoral.

    Quem sabe a tão sonhada Reforma Política saia do papel e proporcione condições para que os partidos sejam de fato representantes de um conjunto de edéias e projetos claramente definidos, com lideranças capazes de viabilizar tais propostas e com democracia interna, sem donos… sem demagogia.

  3. Vamos ser mais honestos, vamos comparar gestões, vamos ver os que os paranaenses pensam de cada gestor, em outubro tudo será resolvido nas urnas, alguem mencionou o pedágio, mas quando o Requião era governador no Paraná havia sim senadores representando o Paraná lá em Brasilia e até hoje os paranaenses não sabem o que eles fizeram para ajudar o governador a abaixar o preço do pedágio que é de enteresse de todos os paranaenses, hoje o Requião é senador e eu estou sabendo que o atual gestor retirou da justiça a questão do pedágio, por favor vamos se franco né…

  4. REQUIÃO É O SENADOR MAIS CORAJOSO DA REPÚBLICA, POIS EXIGIU O darf DA GLOBO. COMUNIQUE AO MESMO QUE O POVO DA PARAIBA ESTÁ ADMIRANDO-LHE. e você, cara, copie o seu pai que irá longe.

  5. Este guri quer promover quem?? O pai, que já não tem mais jeito e a ele mesmo. Independente que quem, são dois babacas, tal filho, tal pai.

    • JAIME BOSTA ! OU MELHOR DIARREIA MENTAL ACORDA NADA PODE FALAR CONTRA REQUIÃO ,MAS O SEU BETINHO QUE INCONPETENCIA O QUE FEZ ATÉ AGORA SÓ QUEBROU O ESTADO UM GOVERNO INERTE ROBERTO NÃO RECEBEU DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL E REALIZOU O QUE VOCÊS FIZERAM NADA É COMER MAMONA DEVE SER MELHOR QUE DESVIAR OS RECURSOS PUBLICOS PARA OS CUPINCHAS ,OS COLEGIOS DO WSTADOS ESTÃO SEM DINHEIRO ATÉ PARA MATERIAL DE LIMPEZA

  6. O caro anônonimo Juliano, na sede de relembrar os “feitos” do mamoneiro num passado longinquo, não percebeu que o seu chefe atualmente ocupa o cargo de senador pelo Paraná. E aí? Me cite um projeto que beneficie o nosso estado! Me diga qual viagem da UNASUL e de tantas outras organizações que o nobre senador viaja para que resultou em benefício para o nosso estado? Já disse outras vezes aqui nesse espaço. Tira as chinelas e vai dormir mamoneiro…

    • Voto contra a maioridade penal; direito de resposta nos meios de comunicação; fortalecimento do mercusul; além dos memoráveis discursos na tribuna do senado.

      Agora me fale, de algo do álvaro dias…

      PS: não sou funcionário do Requião e, de fato, me chamo Juliano. O que eu admiro nele é sua ideologia e seu apreço à carta de puebla.

  7. PEDÁGIO ABAIXA OU ACABA ?!?!

    • Estes Pilantras só esqueceram de comentar que o governo do PMDB do Roberto não deu um aumento se quer foi dado pelo !!!!! PORRA!!!!!!!! Acorda cambada de malandros o povo sabe da verdade nos barracos das cidades Requião pai e Requião filho são de confiança ! QUEM FOI QUE ACABOU COM OS PROCESSOS CONTRA O PEDAGIO ????? QUEM ,???? QUEM FOI QUE COLOCOU OS PEDAGIOS NO PARANA ??????????
      ACORDEM SABEMOS QUE É REQUIÃO E SABEMOS EM QUEM PODEMOS CONFIAR FIRME E FORTE REQUIÕES

  8. Ai guri agora sim!! Ótimo, agora vc ganhou um pouco de respeito da minha parte, fazer um texto pra tirar seu coroa da politica foi a melhor coisa q vc já fez até hj!!!

  9. Vamos cobrar: quais projetos do Requeijão resultaram em benefícios aos Paraná?

    • Luz fraterna; tarifa social da água; congelamento das tarifas; leite das crianças; precisa de mais? governo para aqueles que mais dele precisam: os pobres.

      Agora sua vez: diga os feitos de seu patrão que beneficiaram o povo do Paraná. Benefício a multinacionais estrangeiras não vale (incentivos fiscais etc)…

      • É isso aí Juliano, o povo do Paraná não tem memória curta não, e está vendo o Desgoverno do Richa Júnior… Precisamos analisar melhor os candidaos ante de sair votando em qualquer fanfarrão por aí. Eu não me deixo lograr!!! VOLTA REQUIÂO!!!

  10. Hahaha por favor… Vc não escreveu isso? Carreirista? Oligarquia? Discurso velho? Vi tua familia no texto todo! Agora tenho certeza que o gardenal é pra todo mundo do blog! E essa do Blog comemorar o Ibope? Kkkk Quando a pesquisa é comprada pros cansidatos do Blog vale! Vcs são hilários!

  11. Muito bom Requião Filho … muito bom o texto. Fica aqui uma boa reflexão, muitos “sabem” disso … mas poucos vão atrás destas informações quando de sua IMPORTANTE decisão no dia da eleição.

    • Votar pelas propostas e posturas do Requião, Vinicius? As propostas são mentirosas – acabar com pedágio, estradas da liberdade, melhor saúde, melhor saúde e as posturas, irrecomendaveis. Onde já se viu mandar agricultor enfiar faixa no rabo, ameaçar grevistas com rua e pau, entortar dedo de repórter, tirar sarro em mulher de militar, desmerecer publicamente pesquisador renomado do Iapar, usar órgão de comunicação do governo como palanque eleitoral, usufruir mordomias de próprio público…

      • Bom dia Parreiras Rodrigues …
        Primeiramente gostaria de dizer que nem Paranaense e sou. Não voto no Paraná. Sou mineiro e como moro em Brasília, voto aqui.
        Não estou aqui fazendo comentário para elogiar o Requião. Sigo o Blog do Esmael como sigo outros que acho interessante. E em relação ao Político Requião, admiro sim seu trabalho como admiro de outros POUCOS políticos. Se Requião é a melhor opção para o Povo do Paraná … acho que só quem o teve como Governador pode responder. E eu infelizmente não tive. Os Governadores do DF tem ESCÂNDALOS e MAIS ESCÂNDALOS de corrupção. Desvio de conduta na política é algo que, infelizmente, salta os olhos de qualquer cidadão de bem hoje no Brasil. E ter um político que não ROUBA o que você provavelmente paga de impostos é hoje exceção. Hoje admiro poucos políticos … dentre eles Pedro Simon (RS) / Cristovam Buarque (DF) / Roberto Requião (PR).
        Não vim aqui para defender um e jogar pedra noutro Parreiras … meus comentários, quando os faço, são em favor de uma eleição com mais debates democráticos e que nós, eleitores, possamos votar com consciência. E o filho do Requião aí não fez nada além disso. Se você é hoje contra Requião deve ter seus motivos, e cabe a mim respeita-los. Mas seja coerente em seu discurso.

  12. Pitou muita mamona na adolescência.

  13. Porque diabos tenho que votar em politico que é contra as privatizações??? MAS TEU DISCURSO TA MELHORANDO.
    (Mauricio Requião e não Requião filho)crie tua própria personalidade meu!!

  14. Oh o cara…Ta fazendo campanha pra aposentar o pai dele. Parabéns! Chega de enganação na política!

  15. podemo começar combatendo a enganação e autoritarismo do senador roberto requião!

  16. Pronto. Endoidou de vez. Agora danou jogar pedra prá cima…

    • Como endoidou??? Vc acha correto estes oportunistas do PMDB a exemplo do Sr Orlando Pessutti que se vendem a quem pagar mais, há anos têm representado mal o Vale do Ivaí… Voto Requião, mas adoraria que jogassem um Alvejante no PMDB do Paraná…