Coluna do Marcelo Araújo: Colocaram “burrina” no cafezinho do secretariado de Gustavo Fruet

Colocaram a substância "burrina" no cafezinho do secretariado de Gustavo Fruet, diz o colunista Marcelo Araújo nesta segunda-feira; irônico, o especialista em multas afirma que o secretário Municipal de Governo, Ricardo Mac Donald, em sua coluna na sexta, pediu ônibus mais rápidos por meio de "vias exclusivas" e a secretária Municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, exige que os ônibus trafeguem mais devagar; "é muita 'burrina' no cafezinho da Gustavolândia"; colunista ainda volta ao tema EstaR, levantado por ele em primeiríssima mão; segundo Araújo, o problema é muito maior que ele imaginava e vê irregularidade na Caixa "regularizando" multa de trânsito; por fim, o especialista lamenta que a titular da Setran, em recente palestra, pediu a estudantes que não se informassem pelas redes sociais; "Se ela pensa assim, o que a Véia Gertrudes! está fazendo no Facebook? Se a secretária diz a alunos de escolas para não utilizarem o meio de comunicação, por que a Prefeitura de Curitiba usa e abusa dessas ferramentas na internet?", questiona; leia o texto e compartilhe.
Colocaram a substância “burrina” no cafezinho do secretariado de Gustavo Fruet, diz o colunista Marcelo Araújo nesta segunda-feira; irônico, o especialista em multas afirma que o secretário Municipal de Governo, Ricardo Mac Donald, em sua coluna na sexta, pediu ônibus mais rápidos por meio de “vias exclusivas” e a secretária Municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, exige que os ônibus trafeguem mais devagar; “é muita ‘burrina’ no cafezinho da Gustavolândia”; colunista ainda volta ao tema EstaR, levantado por ele em primeiríssima mão; segundo Araújo, o problema é muito maior que ele imaginava e vê irregularidade na Caixa “regularizando” multa de trânsito; por fim, o especialista lamenta que a titular da Setran, em recente palestra, pediu a estudantes que não se informassem pelas redes sociais; “Se ela pensa assim, o que a Véia Gertrudes! está fazendo no Facebook? Se a secretária diz a alunos de escolas para não utilizarem o meio de comunicação, por que a Prefeitura de Curitiba usa e abusa dessas ferramentas na internet?”, questiona; leia o texto e compartilhe.
Marcelo Araújo*

Já faz algum tempo que desconfio que estejam sabotando o cafezinho dos Secretários Municipais e do Prefeito de Curitiba, com doses de uma substância chamada Burrina!. Segundo estudos, essa substância causa destruição dos neurônios, redução da capacidade de raciocinar, confusão mental perda de memória e opacidade ocular. Os sintomas são evidentes.

Na última sexta-feira, a voz do alcaide neste Blog (clique aqui) fez referência a uma nova experiência em Curitiba, que é a adoção de vias exclusivas para ônibus com a finalidade de permitir o aumento na velocidade média, o que implicaria na redução dos custos. Novidade só na Gustavolândia!

Primeiro a “confusão! do que são vias exclusivas! e faixas exclusivas!.

Via exclusiva é a Travessa da Lapa e locais onde faixas exclusivas não são novidade teríamos a Wenceslau Braz. Já houve na Emiliano Perneta e na Marechal Floriano, com contrafluxo. A Silva Jardim tem um conceito de preferencial, mas não exclusiva, além das novíssimas! canaletas que poderiam ser tratadas como faixas (já que estão na mesma via) ou mesmo via pela segregação que sofrem.

Enquanto a Secretaria de Trânsito quer a redução da velocidade (
clique aqui) a de Governo advoga por seu aumento.

A questão do EstaR, assunto que apontamos problemas em primeiríssima mão aqui no Blog, mostrou-se ainda pior que imaginávamos. O assunto que parece ter havido intervenção afoita da Secretaria de Finanças está causando problemas na de Trânsito.

Economia

Outro problema que carece explicação é a questão da Caixa Econômica Federal no circuito, além de a “regularização! estar se realizando pelas mãos de um particular em algo que pode culminar em multa de trânsito.

Por fim, o alcaide esteve presente na última quarta-feira na Câmara Municipal por sua voz no Trânsito, no evento do Maio Amarelo. O pronunciamento foi tão confuso que ninguém entendeu bulhufas, pois a secretária falou de forma especial aos escolares que estavam presentes no evento, orientando que eles não deveriam se utilizar de redes sociais, Facebook, blogs, etc., para expor suas idéias, algo assim. Ou seja, surtou!

Se ela pensa assim, o que a Véia Gertrudes! está fazendo no Facebook? Se a secretária da pasta diz a alunos de escolas para não utilizarem o meio de comunicação, por que a Prefeitura de Curitiba usa e abusa dessas ferramentas na internet?

Lógico que se for para aprender que a regra de 1,5m de distância lateral entre carro e bicicleta se aplica parado no cruzamento e não em passagens e ultrapassagens, como diz a Lei, é melhor não ver mesmo senão a substância é capaz de contaminar até pela rede social.

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

Comments are closed.