Coluna do Mac Donald: Curitiba está pronta. Que venha a Copa!

"Curitiba está pronta. Que venha a Copa!", desafia Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito Gustavo Fruet faz balanço positivo da infraestrutura do município para receber os quatro jogos do campeonato mundial; ele destaca os avanços na Central de Comunicação, reconhece que houve problemas na Avenida das Torres, principal acesso entre aeroporto e Arena da Baixada, mas aponta obras que já ficaram prontas tais como a ponte estaiada e trincheiras; colunista lamenta que problemas ocorridos no trânsito nas últimas semanas, mas garante que logo esses obstáculos serão superados e começaremos uma nova fase, com grandes investimentos em mobilidade, incluindo o Metrô!; leia o texto e compartilhe.
“Curitiba está pronta. Que venha a Copa!”, desafia Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta; capitão do time do prefeito Gustavo Fruet faz balanço positivo da infraestrutura do município para receber os quatro jogos do campeonato mundial; ele destaca os avanços na Central de Comunicação, reconhece que houve problemas na Avenida das Torres, principal acesso entre aeroporto e Arena da Baixada, mas aponta obras que já ficaram prontas tais como a ponte estaiada e trincheiras; colunista lamenta que problemas ocorridos no trânsito nas últimas semanas, mas garante que logo esses obstáculos serão superados e começaremos uma nova fase, com grandes investimentos em mobilidade, incluindo o Metrô!; leia o texto e compartilhe.
Ricardo Mac Donald*

Dois temas são o centro das atenções no atual momento: a Copa do mundo e as eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados.

Quanto à  Copa, não custa lembrar quando se falou que ela não mais aconteceria em nossa Cidade. Choveram críticas, e outros centros se ofereceram, de forma oportunista, para absorver o espólio de Curitiba.

Pois bem! Na última quarta-feira, foi realizado o segundo jogo teste no estádio e tudo correu muito bem: iluminação, som, campo, acessos. Podemos dizer que o teste foi útil e demonstrou que estaremos com tudo pronto na abertura do evento, em 16 de junho.

Curitiba fez o dever de casa. Avançamos na Central de Comunicação !“ a primeira a ficar pronta !“ e em todas as estruturas temporárias, enquanto as cidades que estavam desejosas de um pretenso espólio ficaram para trás.

Nas obras de mobilidade, tivemos o azar de ter que trocar a empreiteira que ganhou a licitação para a reforma da Avenida das Torres, em 2012. Entre fazer o distrato e o novo processo licitatório, perdeu-se um tempo precioso. Mas, convocamos quatro novas empresas, cada uma responsável por um trecho, a fim de terminarmos as obras a tempo da Copa.

Economia

Todas as demais obras foram entregues, como a ponte estaiada e as trincheiras das ruas Agamenon Magalhães, Roberto Cichon e Guabirotuba, ou estão em ritmo acelerado para conclusão.

Sabemos que a cidade ficou sob stress vários meses, e ainda teremos algumas semanas com problemas de trânsito, mas logo esses obstáculos serão superados e começaremos um nova fase, com grandes investimentos em mobilidade, incluindo o Metrô.

Detalharemos melhor esse projeto na próxima.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comments are closed.