Coluna do Traiano: Adeus, Dilma!

Coordenador da campanha de Aécio Neves no Paraná, o colunista Ademar Traiano afirma que os ministros batem cabeça enquanto Dilma ruma para um fim melancólico com direito a vitrine internacional; líder e guru ideológico do governador Beto Richa prevê tarifaços após as eleições porque, segundo ele, o congelamento nos preços da energia e combustíveis é visto como inevitável pela maioria dos economistas!; Traiano, o homem eleito por Aécio, também aponta a Copa como motivo de vergonha para o país; ... a possibilidade do evento ser um sucesso se torna cada vez mais remota. As situações embaraçosas parecem não ter fim!, prevê o líder tucano; leia o texto e compartilhe.

Coordenador da campanha de Aécio Neves no Paraná, o colunista Ademar Traiano afirma que os ministros batem cabeça enquanto Dilma ruma para um fim melancólico com direito a vitrine internacional; líder e guru ideológico do governador Beto Richa prevê tarifaços após as eleições porque, segundo ele, o congelamento nos preços da energia e combustíveis é visto como inevitável pela maioria dos economistas!; Traiano, o homem eleito por Aécio, também aponta a Copa como motivo de vergonha para o país; … a possibilidade do evento ser um sucesso se torna cada vez mais remota. As situações embaraçosas parecem não ter fim!, prevê o líder tucano; leia o texto e compartilhe.

Ademar Traiano*

Difícil imaginar cena mais constrangedora do que os dois ministros mais importantes do governo Dilma Rousseff batendo cabeça em público sobre inflação e preços. Foi o que aconteceu dias atrás.

Aloizio Mercadante, da Casa Civil, admitiu que o governo represa os preços dos combustíveis e da energia elétrica. Segundo ele, uma prática normal. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, o desmentiu numa evidente demonstração da falta de rumo do governo.

O represamento de preços tem sido feito de forma sistemática. Em 2013, as tarifas administradas subiram 1,5% no Brasil, quase cinco vezes menos que os 7,3% dos preços livres. Ao evitar o reajuste da energia elétrica e do combustível, para citar os dois exemplos, o governo manteve a inflação abaixo do teto da meta de 6,5%.

à‰ óbvio que essa mágica besta não pode ser mantida por tempo indeterminado. Além da roubalheira petista, controlar a inflação congelando preços é o que está destruindo a Petrobras.

A economia vai se deteriorando, todos indicadores pioram. As vendas dos supermercados perdem força, o que sinalizam retração no consumo até de itens de alimentação. Montadoras tomam medidas para enfrentar uma recessão e o governo ensaia novos pacotes malucos de ajuda. A confiança dos consumidores despenca.

O governo empurra com a barriga os ajustes amargos. Um tarifaço depois das eleições é visto como inevitável pela maioria dos economistas.

Mas os descompassos na condução da economia são apenas um item em que o governo Dilma se embaraça nesse final melancólico com o espectro da derrota eleitoral rondando.

A Copa do Mundo é outro fantasma ameaçador. Concebida em meio aos delírios megalômanos de Lula, a Copa no Brasil deveria ser uma exibição ao planeta da pujança do país sob o petismo.

Está sendo, muito mais, um constrangedor painel sobre as nossas mazelas, desorganização e carências. Uma vitrine internacional para as deficiências do país. Um pesadelo político.

Ninguém torce para que a Copa não dê certo. Mas a possibilidade do evento ser um sucesso se torna cada vez mais remota. As situações embaraçosas parecem não ter fim. Três cidades-sede do Mundial, Natal, Fortaleza e Recife, enfrentam violentos surtos de dengue.

Enquanto isso, Lula o responsável tanto pela Copa e por ela ser superdimensionada (a FIFA recomendava 8 sub sedes, Lula exigiu 12) tenta combater a golpes de desfaçatez e boçalidade o crescente mal-estar com o campeonato de futebol.

Para rebater as críticas sobre o atraso, adiamento ou cancelamento das obras de melhoria urbanas, taxou de “babaquice” a ideia que o brasileiro precisaria do metrô (prometido) para chegar aos estádios no mundial. Isso é coisa de gringo. Brasileiro vai para o futebol a pé, descalço e montado em um jegue, diz Lula.

Se as políticas econômicas desastradas de Dilma não forem suficientes para dar sinalização negativa a investidores estrangeiros, os atrasos, as confusões e os problemas de infraestrutura, que ficarão evidentes nos aeroportos e nas dificuldades de locomoção nos centros urbanos na Copa darão esse sinal.

Só os muito otimistas esperam que Copa vá deixar o Brasil bem na foto lá fora. Os mais realistas torcem apenas para que o volume dos estragos à  imagem do país, produzidos pelo PT, não cresça.

*Ademar Traiano é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa. Ele escreve à s quartas-feiras sobre governo e parlamento.

61 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome write-up. I am a normal visitor of your web site and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I’ll be a regular visitor for a long time.

  2. I simply want to say I’m new to blogging and site-building and seriously liked your page. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You really come with beneficial posts. Thanks a bunch for sharing your website.

  3. O coitado do cavalo de troia…!
    Ibope vaza e dá vitória de Dilma em primeiro turno com 40%

  4. Essas colunas do Traiano são as mais divertidas, justamente ele, um tucano, vir falar em Petrobrás, é de morrer de rir. Tem que mandar proibir os comerciais do PT mesmo.

    • Ué, oreia de burro… quem foi que quebrou a Petrobras… quem é que rouba a empresa todos os dias? Não é o PT? então? será que não entendeu? quer que eu desenhe?

      • OREIA DE BURRO É VC!!!Petrobras quebrada???empresas roubadas??? Ho BURRO!! Quem é q afundou A P 36??
        BURRAO!!! Em 2002, a PETROBRAS valia 3 bi $ apenas, hoje em dia vale 105 bi $…!! É só na tua cabeça de burro mesmo q a PETROBRAS esta quebrada…!! LARGUE MAO DE SER BURRO PUXA DE TUCANOS DO DEMO E VAI ESTUDAR MATUTO!!

      • Hahahahahahahahahahah, olha o tamanho da orelha de burro do AÉCIOPAUDAGUA NEVES…KKKKKKKKKKKKKKKK.
        ORELHUDO DE UMA FIGA!!

  5. Esse Traiano ..sabe nada. Requião vai dar um jeito nesse bando

  6. O Traiano já é deputado a mais de 20 anos. O que ele trouxe de concreto para o sudoeste mais precisamente para Beltrão e Santo Antonio. Falo em obras estruturantes.
    Uma demanda é um braço de uma ferrovia para sudoeste, o que ele fez para isso. E o Traiano já foi presidente ou diretor da ferroeste quando era suplente de deputado. Ele fez ou articulou um projeto desse porte como a ferrovia. O aeroporto em Beltrão ou Pato Branco só ficou na conversa. Agora o governo da Dilma com apoio da Gleise estão trazendo o aeroporto para Pato Branco.

  7. Traiano nem você acredita nas estultices que escreveu. Dilma vai vencer e o seu governador será derrotado. Parabéns você escreveu um ótimo texto ficcional. Como vivemos em uma democracia cada um tem o direito de dizer o que quiser, desde que não venha a ferir a legislação estabelecida.

  8. quero ver a cara de decepção do trairano quando a nossa presidenta der o pontapé inicial da copa e for delirantemente aplaudida…

    • Dilma conquistou um apoio de real peso: Os petistas tem que conviver com apoiadores nada singelos. “Eu sou dos que engrossam o [coro] de “˜Fica, Dilma!” ““ disse Fernando Collor, senador (PTB/AL), em entrevista ao jornal Zero Hora. A declaração foi registrada hoje pela coluna Notas Políticas da Gazeta do Povo.

  9. O TRIANO É UM SEM GRAÇA E O GOVERNO RICHA É UMA DESGRAÇA…. AINDA BEM QUE TA ACABANDO.. PASSA LOGO. TUCANALHAS.

  10. O Traiano, na verdade a assessoria de imprensa dele que escreve esses belos textos, onde podemos dar risada de monte porque eles tentam mostra que vivemos num estado da maravilha que não tem problema algum, mas que vive no Paraná sabe não vemos um projeto funcionando apenas vemos noticias ruins, aumento da tarifa de água, luz, pedágio, Detran e outros que o governo administra. Os Tucanos são campeões em fazer políticas não popular, mas que ao mesmo tempo são políticas que enriquecem ainda mais seus amigos empresários! Não quero ver essa gestão ruim no governo federal!

  11. Macaco, olha o teu rabo!

  12. Depois que esse prospecto de político passou 4 anos bajulando esse desgoverno Beto Richa, que quebrou o nosso estado, é mais fácil dizer: “Adeus Trairano”.

  13. O PMDB reúne elementos para reabrir o casoEduardo Gaievski, pedófilo investigado por 28 estupros (17 deles contra vulneráveis ““ menores de 14 anos) que Gleisi levou para assessorá-la na Casa Civil, encarregando-o de cuidar das políticas do governo federal relativas a menores.

    O grupo de Requião pretende reabrir o caso não apenas porque a sentença de Gaievski (preso em uma penitenciária estadual em Francisco Beltrão, Sudoeste do Paraná, desde agosto de 2013) está prestes a sair, mas também porque os peemedebistas fiéis ao destemperado senador garantem ter elementos para comprometer Gleisi com um fato novo. Segundo propalam, há documentos novos demonstrando que a ex-ministra sabia dos crimes sexuais de Gaievski e teria sido alertada pelo GSI quando levou o delinquente para a Casa Civil. Documentos com um alerta sobre a inconveniência de levar Gaievski ao Palácio do Planalto estariam nas mãos do senador. No caso de os aliados de Requião provarem tal acusação, Gleisi poderia ser enquadrada no crime de prevaricação.

    As relações entre Requião e o grupo político de Gleisi, em especial o marido da senadora, o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), sempre foram tensas e nada diplomáticas. Em fevereiro de 2010, Requião acusou Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento de Lula, de ter proposto o superfaturamento de um ramal ferroviário do Paraná. Bernardo teria proposto o pagamento de R$ 550 milhões em recursos federais para que a America Latina Logística (ALL) construísse um ramal entre Guarapuava e Ipiranga, no Sudoeste do Paraná. Requião, que à época era governador, denunciou na TV Educativa que o trecho poderia ser construído por R$ 150 milhões.

    O caso rendeu processos judiciais e a relação entre o senador e o casal parecia rumar para um apaziguamento quando Roberto Requião vislumbrou a possibilidade de voltar ao governo do Paraná e passou a enxergar na candidatura de Gleisi Hoffmann o principal obstáculo. Para enfraquecer Gleisi os aliados de Requião distribuem dossiês e atuam pesadamente nas redes sociais atacando a petista.

    O PT vem dando o troco revelando o estilo de vida nababesco de Requião, sempre sob as expensas do contribuinte, que contrasta com seu discurso esquerdista-bolivariano. O PT também destaca os escândalos de corrupção que marcaram os governos do agora senador, em especial aqueles que envolvem irmãos de Requião, um político que sempre levou a família inteira para o primeiro escalão da administração paranaense. Documentos sobre propriedades da família Requião em Miami e em Paris estariam nas mãos dos petistas.

  14. Não sei porque criticam tanto o Formig… quero dizer o Enio Verri… qual é o problema do sujeito ser superdotado em termos pilosos? Nada impede que o sujeito seja peludo e, ao mesmo tempo, talentoso…

  15. Se no futuro, tivermos no Brasil um desgoverno igual ao que temos no paraná, aí sim iremos para o buraco, ruim com a Dilma, pior com o Aécio.

  16. Cristiano, Viaturas sem combustível, não conseguem achar um erro de governo e ficam batendo sempre na mesma tecla? Já aconteceu com o governo Requião a falta de combustível, e pode acontecer, pos n motivos, mas quebrar o paraná como o Requião fez, isso sim não deveria. O tarifaço que comenta, foi necessário, pois senão a Sanepar não teria como investir em sanemaneto, pois caso não saiba, todos os investimentos da Sanepar são através de empréstimos ou recursos próprios. Além do mais, a Sanepar tem um programa de distribuição de renda que permite que os mais pobres através do Baixa-Renda pague menos de 10 reais pela água é o tratamento de esgoto, que infelizmente a população não sabe aproveitar, gastando essa economia fornecida pela Sanepar, em cigarro e bebidas, e gastam bem mais que os meros 10 reais. Este programa de subsidio cruzado é que permite que cidades que nem tem como investir em suas redes de água ou esgoto possam receber investimentos milionários na captação e distribuição de água. O Requião estagnou nossos portos, e conseguiu que até os seus aliados de partido ficassem contra ele, pois ele possa de representante do povo, mas vide nababescamente com dinheiro público viajando e ainda recebe 50 mil reais de proventos entre aposentadoria de ex-governador e o salário de senador.

  17. Acho mais divertidos os artigos do Formigão Peludo… Esse traiarano é muito sério…

  18. estava na assembleia dia 19/05 e vi o despreparo do candidato a presidente da republica, e uma vergonha o cara foi rediculo quando pediu desculpa por não estar preparado para dar o discurso e este o homem que vai mudar o pais c ele não tem preparo para dar um discurso imagine para governar desta forma o pt se eterniza no poder.

    • melhor admitir despreparo momentâneo que fazer como a Dilma… ela prometia ser uma Angela Merkel e revelou que é integrante da trupe dos irmãos Marx…

      • Concordo com o Edward. Melhor ficar calado do que abrir a boca prá falar asneiras, como é costume dela e do seu padrinho. Gente, devem ter um hálito horrível, pois o que sai de suas bocas, a cada vez que as abrem, lembra merda.

    • É que era pra falar de política e economia, ele não manja muito dessas coisas, se não tem um ex ministro que elevou nossa inflação a 45% ou um dono de jornal do lado sussurrando ele fica meio perdido.

      Pessoal força barra também, tinha que levar ele para um bar, uma festinha, uma praia, são ambientes que ele tem mais afinidade.

  19. Nos muros do Adauto Botelho o destaque é a pichação: “Volta Requião!”

  20. Requião passou a afirmar que antes de se candidatar a qualquer cargo, a petista Gleisi Hoffmann deve esclarecer aos paranaenses suas relações com as empresas que prestam serviços à Petrobras. Em especial a empreiteira Camargo Corrêa e o grupo Schahin.
    O grupo de Requião recorda que a denúncia de relações especiais entre a empreiteira e o casal Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo da Silva (ministro das Comunicações), surgiu na revista Veja e foi atribuída ao deputado André Vargas, coordenador da campanha de Gleisi ao governo do Paraná. O mínimo que se esperava era que o casal, ou o deputado, explicassem a denúncia. Nenhum deles o fez, o que deixa margem para que os eleitores paranaenses fiquem ainda mais desconfiados.
    Segundo lembram os seguidores de Requião, a denúncia de Veja, ainda não respondida, afirma o seguinte: “Vargas insinuou que Bernardo é beneficiário do propinoduto que opera na Petrobras. O ministro, segundo o deputado, seria o intermediário de contratos entre o grupo Schahin, recorrente em escândalos petistas, e a petroleira”.
    A intimidade entre o casal e o esquema do doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal, seria muito maior do se imagina: “Bernardo teria recebido uma corretagem por isso, recolhida e repassada pelo “Beto”. É assim, com intimidade de sócio e amigo, que Vargas trata o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal sob a acusação de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro que teria chegado a 10 bilhões de reais. Parte desse valor, como se revelou nas últimas semanas, são as propinas de negociatas na Petrobras”.
    Ao final, uma das ironias do senador: agora que o ministro Teori Zavascki liberou os suspeitos da Lava-Jato e anulou as provas do processo, devemos esperar que André Vargas volte em triunfo para o PT, reassuma a coordenação da campanha de Gleisi e os contatos com as empreiteiras amigas.

  21. Dilma teve que pedir socorro para Lula, aquele que não sabe de nada e não viu nada. Vai desfilar com ele na campanha. Só que o ex também está queimado e vai para o buraco junto com a aprendiz incompetente

  22. O Lula é responsável por tudo, pela Copa, pela Dilma e pelo aumento do índice de alcoolismo no Planalto.

  23. A culpa desse desastre da Copa é do cachaceiro. O homem que comandou o governo mais corrupto da história do Brasil é responsável pelo que vai ser a pior Copa da história.

  24. Esse Traiano é uma piada mesmo né?? Reclamando que a Copa vai ter 12 sedes?? Sorte nossa meu caro Deputado, senão com certeza absoluta estaríamos fora da Copa do Mundo. Aliás uma VERGONHA NACIONAL, é a condução oo SEU GOVERNO DO ESTADO nas questões da Copa, os coitados dos empreiteiros da Av das Torres, ainda não viram a “cor do porco” até agora. Incompetência, falta de gestão e relaxo é pouco para este Desgoverno do PSDB.
    Sem contar a grande maracutaia feita pra injetar grana na Arena Poodle, sob o pretexto de que seria a conta mais barata, o que se revelou uma grande MENTIRA. Dos 120 milhões que diziam ser suficientes para a adequação do estádio dos Poodles, foram necessários quase 350 milhões…

  25. Esmael,o homem é o melhor do quadro do governo e um potencial candidato a governador em 2018.
    Será que essa tralha vai estar vivo até lá?
    Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. A Copa vai ser uma vitrine das burradas do PT… Depois de 12 anos, quero ver dizerem que a culpa é do FHC…

  27. kkkkkkk, tenho que rir, TRAIAno falando mal do governo do PT. Bem que dizem que enxergar o rabo dos outros é mais fácil que olhar para o próprio. Com que direito o governo tucano quer falar mal do PT. Viaturas da policia sem combustível, calote em fornecedores, aumentos abusivos na conta de água, aumento na conta de luz, tarifaço no detran, aumento de pedágio. Acho que naum é o governo do PT que se encaminha para um fim melancólico. Nessas horas que sinto saudades do Requião……

    • Para um puxa-saco de um governo que destruiu a Petrobras e patrocinou o maior escândalo de corrupção da história da república você está botando muita banca… vê se te enxerga!

    • ASSISTE A DILMA IR PRA COVA TODO O DIA , E FAZ COMPARAÇÃO COM TRAIANO E O PT….CRISTIANO , CRIE VERGONHA NA CARA…QUANTA VERBA…ESSES FALSOS, NÃO DEIXARAM VIR PARA O PR????? A “GREISE”, seu acessor, tarado,Gaieski,de Realeza….se ele aparecer por lá, vão tirar sua pele começando por la´…. mais de 32 casos.ESTRUPO,RELAÇÕES COM MENORES..e cuidava dos direitos da criança….por favor pega tua mala e vai para Brasilia..acampa na fente do palacio, e faça greve de fome….já ESQUECEU, PUXA SACO DA “DIRMA”????
      e saudade do Requeijão,,,,,,esse grosso ao quadrado…se liga, cai na real….

  28. Bom título!Dilma é uma espécie de Lenin de calcinhas…