Black Blocs planejam invadir Arena da Baixada no jogo Irã x Nigéria

Movimento de extrema-direita, capitaneado pelos Black Blocs, planejam invadir a Arena da Baixa, no dia 16 de junho, durante jogo Irã e Nigéria pela Copa; grupo ficou conhecido pelas táticas violentas que, em fevereiro deste ano, culminaram com a morte de um cinegrafista da TV Bandeirantes; há um ano, em Curitiba, esses integrantes dos Black Blocs foram postos a correr pela torcida organizada

Movimento de extrema-direita, capitaneado pelos Black Blocs, planejam invadir a Arena da Baixa, no dia 16 de junho, durante jogo Irã e Nigéria pela Copa; grupo ficou conhecido pelas táticas violentas que, em fevereiro deste ano, culminaram com a morte de um cinegrafista da TV Bandeirantes; há um ano, em Curitiba, esses integrantes dos Black Blocs foram postos a correr pela torcida organizada “Os Fanáticos” quando tentavam invadir o mesmo estádio do Atlético Paranaense; palavra de ordem do protesto, daqui a duas semanas, será Não Vai Ter Copa!; eles estão viajando na maionese ou planejam algo mais sério e grave para chamar a atenção do mundo durante o campeonato da Fifa?

O grupo de extrema-direita Black Blocs está organizando um novo protesto em Curitiba, no dia 16 de junho, durante a realização do jogo Irã x Nigéria, na Arena da Baixada, pela Copa do Mundo.

Os Black Blocs estão marcando a concentração para as 16 horas na Boca Maldita, centro nervoso da política na capital paranaense e local de concentração de históricas mobilizações democráticas como ‘Diretas Já’ e ‘impeachment de Collor’. Pelo Facebook (clique aqui), 1,6 mil pessoas confirmaram presença.

Pelas características violentas do movimento em todo o país, não está descartada uma marcha dos manifestantes anti-Copa até a Arena da Baixada.

Nunca é demais lembrar que os Black Blocs conseguiram em fevereiro deste ano um cadáver: o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, atingido por um rojão na cabeça enquanto fazia a cobertura de um protesto contra o aumento da passagem de ônibus no Rio (clique aqui).

O estádio do Clube Atlético Paraná (CAP) já foi alvo de tentativa de invasão em junho de 2013, durante as manifestações contra o aumento da tarifa do ônibus. Entretanto, naquela jornada, a torcida atleticana chamada ‘Os Fanáticos’ defendeu o patrimônio do time e pôs os Black Blocs para correr (clique aqui).

A seguir, leia a íntegra do manifesto lançado pelo grupo extrema-direita Black Blocs, divulgado no Facebook:

Neste ano, o Brasil receberá a Copa do Mundo da FIFA, mas a população – que em momento algum foi consultada – é quem vai pagar por isso. E se engana quem pensa que pagaremos apenas com o nosso dinheiro: milhares de famílias foram despejadas de suas casas, direitos constitucionais foram silenciados pela Lei Geral da Copa e outras imposições da FIFA e até mesmo nove vidas foram tiradas nas obras de estádios que sediarão jogos do campeonato (três em São Paulo, quatro em Manaus, uma em Brasília e uma em Cuiabá).

Este é um momento decisivo para o povo: Ou somos coniventes ou somos combatentes quanto à  Copa do Mundo no Brasil. Ou nos opomos à s remoções forçadas, à  violação de direitos humanos e civis, à  criação de projetos de leis que impõe uma mordaça na população, ao desvio de capital, ao superfaturamento de obras, à  utilização da máquina de segurança pública para fins truculentos e repressivos, ao repasse de dinheiro público à  iniciativa privada, à  consagração da segregação e da política de higienização pública das grandes cidades, à  prostituição infantil e a tantos outros abusos; ou colaboramos com o financiamento de tudo isso, garantindo o lucro bilionário da FIFA e de seus patrocinadores.

Se posicionar contra a Copa é se posicionar contra a influência do poder econômico nas decisões políticas, que deveriam levar em consideração, antes de mais nada, os interesses do povo. à‰ instruir a população a uma democracia de verdade, direta e participativa, na qual todos também governam e não são governados por supostos representantes.

O Brasil não precisa de uma Copa do Mundo e muito menos de tanto dinheiro sendo investido nela. O Brasil não precisa que uma corporação como a FIFA passe por cima de nossa Constituição em nome de um torneio de futebol. Não precisamos que um patrimônio cultural, ocupado por indígenas !“ o antigo museu do àndio !“ seja demolido para dar lugar ao estacionamento de um estádio.

Tampouco precisamos que milhares de famílias sejam obrigadas a deixar suas casas para dar lugar a prédios e comércios de grandes empresários, assim como algumas favelas foram misteriosamente! incendiadas para o mesmo fim. O Brasil não precisa que nove operários morram na construção ou reforma de estádios que sediarão a Copa do Mundo. O Brasil não precisa de uma lei antiterrorista que dê margem à  criminalização de mobilizações populares durante a realização de megaeventos como a Copa.

A Copa do Mundo tem a duração de um mês, mas suas consequências tiveram início anos antes e se estenderão por muito mais tempo.

Os protestos contra a Copa de 2014 no Brasil apresentam cunho suprapartidário, ou seja, estão acima dos interesses políticos de partidos específicos. Vale lembrar que muitas forças partidárias e movimentos tanto pró quanto contra o governo podem tentar se aproveitar e mudar as diretrizes das mobilizações, mas não vamos permitir que o apelo e a luta populares sejam manipulados.

Contra o padrão FIFA racista, elitista e higienista!

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just very new to weblog and truly liked your web-site. More than likely I’m planning to bookmark your site . You amazingly have very good articles and reviews. With thanks for sharing your blog site.

  2. ESTE GRUPO DE BLACK BOSTAS É O MESMO QUE O AECIO ESTA FAZENDO A DEFESA NO S.T.F.FANATICOS VAMOS DEFENDER NOSSO PATRIMONIO .

  3. Extrema direita ??
    Desde quando anarquistas são de extrema direita…

    Ah esqueci, qualquer um contra o PT é de extrema direita nesse blog.

  4. Manifestação acredito que vai acontecer, mas não será nem perto da Arena da Baixada. Veja só: o aparato policial montado será muito difícil ser invadido. Outra coisa, esses manifestantes aqui de Curitiba é tudo medroso, vide aquele “corridão” que eles tomaram da torcida do Atlético.
    No dia que a taça da Copa passou por Curitiba, aqui, creio eu, foi a única capital que não teve nada, a taça passou tranquilamente.
    Portanto, no dia 16, não haverá nenhum problema, essas manifestações não irão atrapalhar nada. Os manifestantes de Curitiba agitam, agitam, mas na hora H arregam bonito.

  5. Sou trabalhador e esses idiotas não me representam. Vão levar outra surra da torcida Os Fanáticos.

  6. Esse Esmael é uma piada! kkk

  7. DUVIDO que esse “manifestantes” consigam passar pela barreira da policia,do exército,da policia federal,se eles não deram conta da torcida do atlético,(que se comparando com as forças de seguranças que tem todo um treinamento,todo um preparo para situações de crise como essas)enfim se não deram conta de encarar a torcida do atlético,imagina encarar as forças armadas???? pra mim não passa de fogo de palha,apenas plantando informações pra deixar as autoridades no monitoramento….

    • Andre e se eles ja estiverem la dentro do estadio? a preocupação não é com os do tumulto, mas sim das pessoas “de confiança” que terão acesso aos jogos e CTs. por exz tem uns de ultima hora que foram correndo fazer curso de mestre cuca chef para que??? os nazifascistas organizados querem que a copa tenha problemas de qualquer jeito, acham que se der certo vai ter voto pro PT, estes loucos estão por ai…

    • Amigo, tanto a polícia, como o exército tem protocolos para seguir com relação as aglomerações. A violência é usada apenas em último caso, principalmente porque sempre tem alguém filmando. Agora… a fanáticos não tem protocolo nenhum, é pau e pedra, antes que os caras cheguem perto.

  8. Extrema direita????? Hahahahahahahahahahaaaaaa

  9. Vão entra é na porrada. Imagine sêrem confundiddo com terroristas. Nem pensar nessa brincadeirinha pela PM.

  10. Querido Esmael. Eu te amo cara. Mas sério, pare de mentir. Falar que quem irá protestar na Copa é de direita é muita sacanagem. Cuida do seu partido que é de direita. Você ter um lado definido não significa que vc irá mentir por isso né. Ou sim. Vai da interpretação. Bjos Esmael.

    Dimas. Primeiro Vida Loka da História!

    • Dimas, só 1 comentário sobre a sua “declaração”.
      Como diria o Tom Cavalcante para o Pit Bitoca:
      ÚÚÚiiiiiiiii!!! Maaano! kkkkkkkkk…
      Te cuida Esmael…

  11. Alô… Alô, torcida da Arena da Baixada… sempre alerta!!

  12. BLACK BOSTAS. IDIOTASSSS. VÃO ESTUDAR OU MELHOR TRABALHAR. BANDO DE VANDALOS

  13. Se fossem de extrema direita apoiariam o PT.

  14. Já saíram correndo uma vez quando tentaram se aproxoimar da casa de todos os Atleticanos…Se vierem outra vez vão correr de novo…

  15. Esmael, há sim um esquema federal de informações sobre tudo o que rola também aqui em cwb, acontece que se falarmos de grupo neonazistas que comandam estas ações sob varios pretextos de extrema direita mas que nunca foram investigados aqui em curitiba quatro barras, tantas vidas ja foram e noticias nos jornais e a policia do PR não deu resposta a sociedade.
    Esperamos que a PF , o Exército e as Forças de segurança detectem aonde eles estão e o que estão preparando de atos aqui, é so ler as materias policiais e lembrarem das atrocidades dos “carecas daqui de PR”. Quem esta por tras disto que ate hoje tudo ficou quietinho??? ainda da tempo.

    • Os nazifascistas do sul do Brasil não são os skinheads, mas os gravataheads , politicosheads, empresariosheads, etc , NÃO estes que ficam perambulando pelas ruas nas madrugas que são uns coitados, o olhar da segurança publica são para os grandes agora . igual trafico aqui no Sul eles ficam aqui pegando uns kg de droga dos pequenos e fazem estardalhaços na imprensa marron , pergunto : quando pegariam yousself e cia que movimentavam milhões por aqui no trafico internacional??? nunca, e são estes grandes que financiam esta corja que vai pras ruas depredar tudo..muita atenção nesta hora para não termos surpresas desagradáveis na copinha.

  16. se nem os moradores poderão chegar perto do estádio imagine os black blocs e se chegarem que é muito defícil será tanta porrada dos melicos nos black blocs .

  17. SE ELES SÃO PAGOS EU NÃO SEI, MAS EU NÃO CONSEGUI DETECTAR CARACTERÍSTICAS DE EXTREMA-DIREITA NELES. PELO CONTRÁRIO.

  18. O que se sabe é que os black blocs recebem da mesma fonte que financiam os eventos do MST, etc. Surgiram mesmo com o intuito de espantar os participantes das manifestações iguais as de junho, pacíficas.

  19. Extrema direita? E o que esquerda nesse país?

  20. Se quiserem “invadir” pode, mas devem ficar quietinhos assistindo ao êxito do Presidente Lula (que trouxe a Copa) e da presidenta Dilma (que a realizou). Se resolverem bagunçar a torcida brasileira (junto com a torcida nigeriana e iraniana) podem não gostar … e tem a PM … quer dizer, é melhor esses coxinha nem receber o $$$ de quem os paga pra bagunçar!

  21. Esse bando de idiotas serao expulsos pela torcida da fanaticos com certeza

  22. Na paraiba
    vendo o encontro do pmdb na minha querida Maringa torcendo por requião

  23. Estes Black Bostas são pagos para fazer baderna e quebradeiras com verbas °sabe lá do que e de quemº?? Trabalhar mesmo com dignidade eu nunca vi!! Só direitos mas obrigações neca!! Que é isso companheiro?