Ainda magoado, Pessuti afirma que foi traído em 2010 pela cúpula do PMDB

Para Orlando Pessuti, mágoas passadas movem moinhos; ex-governador olha no retrovisor e recorda que foi traído pela cúpula do PMDB, que lhe negou a legenda para disputar a reeleição em 2010; ele acusa o antecessor e senador Requião de agir, dentro do partido, como "coveiro" de candidaturas; leia mensagem enviada ao Blog do Esmael.

Para Orlando Pessuti, mágoas passadas movem moinhos; ex-governador olha no retrovisor e recorda que foi traído pela cúpula do PMDB, que lhe negou a legenda para disputar a reeleição em 2010; ele acusa o antecessor e senador Requião de agir, dentro do partido, como “coveiro” de candidaturas; leia mensagem enviada ao Blog do Esmael.

O ex-governador Orlando Pessuti, em mensagem enviado ao Blog do Esmael, na noite desta sexta-feira (23), negou que tenha desistido de concorrer ao Palácio Iguaçu nas eleições de 2010.

“Nunca desisti. Fui impedido de ser candidato”, lamenta Pessuti, ao recordar que cometeu erro ao delegar poderes ao diretório estadual do PMDB.

“Meu erro foi aceitar esse acordo de delegação de poderes, pois três dias depois Requião, os deputados, a cúpula nacional, a executiva estadual e o diretório do PMDB colocaram o Osmar Dias (PDT) de candidato e a candidatura Pessuti do PMDB deixou de existir. à‰ essa a verdade. Nunca desisti. Fui impedido de ser candidato”, afirma o ex-governador, sugerindo que foi traído.

Naquela disputa, Pessuti indicou o suplente na senadora Gleisi Hoffmann (PT) — seu pupilo Sérgio Souza (PMDB), que assumiu o cargo por mais de 2 anos — e o vice de Osmar — o então deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB).

Um poço de mágoas, o ex-governador peemedebista também acusa o antecessor e senador Requião de “coveiro” de candidaturas. Ele cita como exemplos, além do próprio, Elias Abrahão e Gustavo Fruet, que não conseguiram disputar eleições no partido.

Leia a integra da mensagem de Pessuti:

NUNCA DESISTI. FUI IMPEDIDO DE SER CANDIDATO

em nenhum momento, em 2010, deixei de ser candidato. lutei até o fim para manter meu nome como candidato a governador pelo pmdb. o ex.governador requião e muitos outros fizeram de tudo, e conseguiram, impedir a minha candidatura. no dia 27.06.2010, nas reuniões e depois na convenção, o que estava acertado que eu seria o candidato a governador e que a convenção delegaria poderes ao diretório estadual para ajustar as coligações. MEU ERRO FOI ACEITAR ESSE ACORDO DE DELEGAà‡àƒO DE PODERES, pois três dias depois o requião, os deputados, a cúpula nacional, a executiva estadual e o diretório do pmdb colocaram o osmar dias (pdt) de candidato e a candidatura pessuti do pmdb deixou de existir. à‰ essa a verdade. NUNCA DESISTI. FUI IMPEDIDO DE SER CANDIDATO.

O requião sempre foi assim. sempre matou candidaturas de companheiros do pmdb. foi assim em 1994 quando não deixou o Elias Abrahão ser candidato a governador. Foi assim em 2004 quando não deixou o Gustavo Fruet ser candidato a prefeito de Curitiba. foi assim em 2010 quando não deixou que eu fosse candidato a governador. foi assim em tantos municípios onde impediu candidaturas do pmdb ou apoiou candidatos de outros partidos quando o pmdb tinha candidato próprio.

53 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. CONHECEMOS SUA HONRA E SEU HISTÓRICO DE VIDA. DEUS O ABENÇOARÁ SEMPRE POR TUDO ISTO, E TUDO DARÁ SEMPRE EM DOBRO!!!!!

  2. Lamentavelemente e quase que historicamente,o PMDB, temoptado por ser coadjuvante, em vez de protagonista, como outrora. O Pessuti, fez pro Paraná em 9 meses de Governo, o que muitos não fizeram em anos de”governo”. Saibam todos que a principal força que move este estado, é o Agronegócio e neste seguimento, o Pessuti é referência e respeitado. Somado a isto, hoje, o Pessuti tem mais de 90% dos servidores públicos que além de votar nele, farão campanha voluntariamente para sua eleição. Por isto, penso que esta é a vez da candidatura própria e pela história e reconhecimento, o Requião deveria assumir uma postura de reconhecimento e de competencia e apoiar o Pessuti. Ma se isto não acontecer, o Pessutão será bem votado em qualquer cargo que ele disputar,pela sua humildade, respeito para com aspessoas e competencia.Ressalto ainda, que não é político apenas de véspera de campanhas, pois tá sempre próximos dos cidadãos Paranaenses, principalmente do interior.Portanto Pessutão, seus amigos de verdade acredita numa justiça que extrapola as macacutias políticas e acreditam e trabalharão para sua eleição.’Vota Pessuti”.

  3. bem parana neste momento acredito que a chapa puro sangue vai pegar , requiao governador osmar serraglio vice pessutisenador ,e fin de converça de coligaçao

  4. EU TENHO CERTEZA QUE ESTA CHAPA PURO SANGUE VAI SER A VITORIÃ’SA PARA GOV REQUIÃO PARA VICE SERRAGLIO E SENADOR O GRANDE PESSUTÃO, O POVO DO PR VAI SE SENTIR MAIS SEGURANÇA MAIS TRANQUILIDADE, TEM O MEU VOTO.

  5. Pessutti, você se sairá melhor se for vitorioso com o Requião no PMDB, do que ser descartado pelo Beto. Com o REQUIÃO, o PARANA terá a vitória, e com certeza quem ganha é o povo. Ou vai ser contra os paranaenses?
    Conselho de um grande amigo.

  6. PREZADOS COMENTARISTAS DESTE BLOG. QUE BOM QUE ESTEJAMOS DEBATENDO. CONHEÇO PESSOALMENTE MUITO DE VOCÊS. O PARREIRAS POR EXEMPLO É UMA PESSOA DE VALOR E GRANDE RESPEITO. O CONHEÇO HÁ MAIS DE 30 ANOS… QUANTO AO QUE O DENES FALA DA FALTA DE RUMOS NO PMDB EU CONCORDO PLENAMENTE. mas a culpa não é minha. Digo isso pois desde novembro de 2013, DEFENDI QUE FOSSE REALIZADA ELEIÇÃO PRÉVIA NO PMDB EM MARÇO DE 2014, como fez o PMDB=RS…. não quiseram fazer. Já teríamos um caminho definido 3 meses antes da realização da convenção… Sempre fui a favor de que a decisão sobre candidatura própria ou coligação, candidatura do pessuti ou do requião, quem deve decidir são os convencionais…….. SO QUE COM AS DIVERGENCIAS QUE TEMOS O MELHOR ERA TER FEITO PRÉVIA. não quiseram. foi um erro daqueles que não concordaram com a minha proposta.

  7. na verda o requiao ta certo ele sempre diz me chama que eu vou ,os eleitores fieis que nao se vendem quer ,requiao governador,osmar serraglio de vice e pessutti de senador ,e o nome da chapa ….puro sangue ninguen tira a vitoria e com certesa e nos eleitores trabalhemos nos felizes ,,,,,

  8. Pessuti só teve um problema: – quando assumiu o governo, esqueceu de seus velhos companheiros e amigos… Não soube manter-se solidário ao próprio Requião, lançando comentários ridículos ( aliás, até mesmo pela 1ª Dama), constrangedores e cruéis.
    É isto aí amigo! Lei do retorno. Pagamos pelos nossos atos na própria terra. Voce traiu seus amigos…não tem perdão mesmo!

  9. Engraçado que naquela ocasião uns quatro deputados foram os primeiros a serem contra a candidatura própria do Pessuti, e hoje os mesmos Romanelli, Stephanes etc….não querem a candidatura própria do PMDB e sim querer apoiar esse MAL GESTOR DO BETO RICHA, infelizmente esses deputados somente pensam neles mesmo, em suas eleições de deputados enquanto o partido………q……s…..f…… Agora eles ficam puxando o saco do Pessutão, mas na hora de TRAIR, nem pensaram duas vezes. A melhor dupla de governadores dos últimos 20 anos Requião e Pessutão.
    E agora em 2014 vamos de Requião Governador e Pessutão Senador, ninguém segura mais. Cai fora deputados traidores.

  10. SE DIZ TRAIDO MAS ACEITOU OS CARGOS QUE O PT LHE DEU E NAO RECLAMOU, MAS AGORA VEM DIZER QUE FOI TRAIDO ,E PORQUE SEU FILHO ESTA NA ITAIPU PARA PESSUTI

  11. O PESSUTI fez em 10 meses o que o Beto não fez em 4. Pessuti somos gratos a você. Não vá com os tucanos. Eles são uma vergonha. Um abraço.

  12. O Mamonão sempre fez o que quis com os filiados e companheiros do PMDB, só pensa no seu próprio umbigo. Nao deixa ninguem crescer dentro do partido. Típico de um ditador!

  13. O Pessuti tá certo. O PMDB estava no governo com chance de ter candidato e o Requião moveu céus e terra para não deixar. Agora quer que o partido tenha porque ele pode ser o candidato. Esse Requião é um pilantra e agora é a vez do PMDB dar o troco.

  14. Pessuti, PMDB sem Requião não é PMDB, e todo mundo sabe que você não tinha voto e ainda não tem. Deixa o velhinho voltar e pega a vice dele pra você que é melhor.

  15. ACHO ENGRAÇADO QUANDO DIZEM QUE NUNCA TIVE VOTO. VENCI TODAS AS ELEIÇÕES EM QUE DISPUTEI COMO CANDIDATO. NÃO PERDI NENHUMA DELAS. ISSO É TER APOIO DOS AMIGOS E COMPANHEIROS. ISSO É TER VOTO. é sempre bom lembrar que o requião sempre fez mais votos em minha região de atuação política, o vale do ivaí, do que fez em Curitiba, onde ele nasceu, cresceu e o pai foi prefeito. Onde eu nasci, cresci e meu pai só foi vice=prefeito, sempre fui primeiro lugar nas eleições em que fui candidato.

    • PESSUTAO, PORQUE VC Ñ SAI PRO SENADO?? SAIA PRO SENADO, O MEU VOTO E DA MINHA FAMILIA VC TEM!

    • Governador, todos os comentários e polêmicas se dá pelo fato que o seu partido ainda não se definiu, e a força que o MDB velho de Guerra possui está dissipada e seus comentários diversos colaboram para isso, faz que todos pensem de tudo, mas, sua pessoa como político é boa, foi bom governador, então, o dia D será dia 20.

    • Caito. Um homem na sua idade tem que ser mais homem. Nós professores vamos te derrotar até pra deputado. Quanto mais pra vice de um governo que não existe.

  16. As indicações e os apoios de Requião mostram que ele nunca ouviu a voz da maioria, dos companheiros de verdade para as suas indicações. A partir dos próprios irmãos, do Greca, do dr. Moreira (conhecido dentro dos limites da universidade e da sua clínica). Não aduba lideranças outras justamente porque vê nelas, futuros concorrentes. Trata o PMDB como um feudo.

    • Parreiras Rodrigues,
      seguindo o seu raciocínio o negócio é a coligação com o PSDB do desgovernador que quebrou o Paraná?
      Sai fora baba-ovo do Palácio Iguaçu!!!!
      Usei a palavra NEGÓCIO, pois os delegados que vão votar pela coligação foram comprados, quem é PMDB de verdade quer a candidatura própria.

  17. Só uma pergunta eu estou fazendo para o Sr Caito Quintana e o Sr Orlando Pessuti,o PMDB é de voces ou dos seus eleitores?
    Porque se vocês se sentem donos,vamos começar a campanha para mudarmos o nosso voto para quem realmente é pmdebista do povo.
    Ser um candidato flex,vendendo para quem der mais com as redes sociais vai ficar difícil para vocês.
    Digam a seus eleitores a que vieram fazer na politica,se foi trabalhar para o povo ou para enganar.
    PENSEM NISSO.

    • A minha conduta política, não te da o direito de me ofender gratuitamente. Se vc tivesse vida no PMDB saberia de onde venho e em que berço fui criado.

      • Mas ninguém está ofendendo ninguém,os milhões de eleitores do PMDB é que perguntam,,porque sempre ficar como coadjuvante de tudo quando pode ter o governador e não isso que ai está.
        Ou vocês acham que esse governo está governando alguma coisa.

  18. Pessuti;
    Só uma vez pense no Paraná e seu povo.
    Requiao é o cara. A base quer votar nele de novo.
    Fora coligação com Beto boy

  19. Quando implorou para ser vice do Requião, esse não tinha defeitos. Quando implorou para um Deputado Federal safado de Londrina derrubar a coligação com o Hermas de vice, em 2006, Requião era perfeito. Só virou ex-governador graças ao Requião. Conta outra…

  20. ORLANDO PESSUTI,
    um erro não justifica outro erro, muito pelo contrários, somados formam 2 erros, os pmdbistas de coração não aceitam a coligação com o PSDB, estamos indignados com a postura dos vendilhões.

  21. Pessuti,a cada vez que se manifesta,mais desnudo fica.Os paranaenses já têm toda sua biografia.Todos sabem,que se sair candidato vai enterrar de vez o PMDB no Paraná.

  22. vamos dar a cesar oque e de cesar ,sou eleitor do pmdb o eleitor ta decidido quer a volta do requiao e, comtra a vomtade do povo ninguen pode ,o requiao vai ser o governador do pr e estes deputados atual com estas ideia de beto vai ter dificuldade de se reeleger pois os eleitores ,estao descomtente de comtrariar o pmdb,

  23. Pessuti não tem votos p uma eleição. O q ele quer são bons cargos “porteira fechada”. Não foi ele quem disse ter “feito pé de meia”? Questões precatorias e o filho Moses em alto e bem remunerado cargo de Itaipu! O pupilo Souza com gabinete e funcionários dentro da liderança do Pmdb do Senado….o que mais quer???

  24. Nobre Esmael e demais “formadores de opinião : O que vale são as urnas e o povo curitibano/paranaense ta cansado de tanta palhaçada dos politicos.
    Este pessuti se sair candidato seja a vice do richa os evangelicos vão votar contra porque todos sabem de suas ligações..vira a tona aguardem.
    Já o Requião tem tudo pra conquistar os votos dos Evangelicos : a primeira Dama Maristela sempre foi vista com bons olhos pelos Cristãos não só pela sua Fé em Deus que nunca deixou de confessar que Jesus Cristo é o Senhor e também sua postura permanente em ajudar os empobrecidos com “Amor ” e não com “interesse e falsidade” como a atual.
    Se o Governador Requião tomar uma postura firme em defesa da Fé Cristã ( e evitar a baixaria dos palavrões e de baixo calão), com certeza resgatará a memória de seu grande amigo Professor inesquecivel Elias Abrahão – um Servo do Deus Altissimo com testemunho maravilhoso ( que não deveria sequer ser pronunciado por alguns trairas ) Este ilibado Cristão aonde passava brilhava…e tirar esta influencia maldita do Psc e dos ratinhos que ja se enraizaram de forma sorrateira nas igrejas e estão enganando muitos , cooptando pastores e Lideres Evangelicos , mas Deus sabe quem são estes e não tardará em fazer Justiça a favor de seu povo e das suas ovelhas!
    Gleisi : esta atitude da Dilma em legalizar o aborto por decreto hoje fara voce perder feio e enterrará o PT no Paraná e no Brasil, que decisão infeliz e maldita voces tomaram aonde milhares de vidas inocentes irão morrer e voces serão responsabilizados agora nestas eleições nas urnas e no porvir por Deus!
    Requião se agarre com deus e bote pra correr os tralhas do Governo e restabeleça a Autoridade e a Paz, se pedir ELE te ouvirá!! Os humilhados serão exaltados!Quem viver verá!!!

    • O Mesmo Requião que fez um pacto com o demonio? Tu tá de brincadeira.;;Com crsitão Requião não tem voto, e quando ganha coloca a familia toda do governo…É um mentiroso e adorador do diabo https://www.youtube.com/watch?v=v4BfUW92THg

      • HO DONA LUIZA, a senhora esta por fora… veja o partido q a senhora vota: DEMOcratas[25]…Um partido cuja as quatro primeiras letras representa o nome do coisa ruim, e a senhora falando do PT?? CUIDADO DONA??! POIS O CRAMUNHAO ESTA DO LADO DO PSDB/DEMO!!

    • Por 443,00 a Dilma e o Governo do PT autorizam a matança de crianças em formação no ventre das Mães no Brasil, esta port(k)aria da Min Saude so vem a confirmar a cobrança de setores desesperados e que recebem grana publica para suas ongs e suas manisfestações..e cade o MP em defesa da cosntiuição e da Vida???
      Este pessoal é tão pergiso que elabraram um aporkaria do MS que da brecha pra qualquer mulher fazer aborto e matar seu filho a qualquer momento, isto ja esta sendo denunciado e todos vão votar contra voces gleisi – se preparem para a derrota!!!!
      Volta Requião Irmão!!!!

  25. Ora, ora.. Quem foi que “indicou”o vice na chapa do Osmar. O Alencarzinho do Paraná teve 3 milhões de motivos para comemorar sua indicação, enquanto o galo Caíto Quintana era descartado e faria com que o PMDB entrasse de cabeça na campanha. E o que dizer do suplente da Gleise, Sergio Souza, sócio do filho e da Dona Regina, que Deus o tenha… Por favor, tamanha hipocrisia e falsidade não cabe nem no inferno, ainda menos no céu… Me poupem, por favor! Há malas que vão de trem e outras, de carro. De São Paulo a Curitiba e ficam no caminho…

  26. Pessuti é fraquinho , só faz espuma, não se elege
    para deputado estadual, melhor focar em renovação!!!
    Tomara!! que apareça alguem !!

  27. Apenas corrigindo. Ex vice-governador… Governador nunca foi.
    Nenhum conselho de acionistas o contrataria como executivo.
    Síndico de condomínio tampouco…

  28. Sem querer ofender ao ex-governador, Mas, INOCENTE ele nunca foi. Não acredito nesta versão, tanto que ele indicou o suplente da Gleisi, pegou cargo na Itaipu, e etc. Sem considerarmos que ele nunca teve voto. O acordo costurado pelo Lula visava GANHAR o governo do Paraná, o que não ocorreria com ele, situação inversa hoje, a candidatura do Requião significa a vitória do PMDB.

  29. Pessuti, pare de tentar justificar o injustificável. Todos conhecem a história. Vc não iria se reeleger deputado estadual em 2002, e para aceitar a vice do Requião vc exigiu um cargo no gabinete de cada deputado do PMDB que se elegesse além de uns outros presentinhos. Teve sorte e virou vice e secretário de agricultura (uma tragédia para o PR – até afetosa inexistente vc conseguiu detectar no Estado). depois pelo bem do PMDB e necessidade política o PMDB compôs com o PSDB do Hermas Brandão. Magoado e pressionado pela esposa, vc abandonou a campanha, os companheiros e o Requião e se refugiou no NE do Brasil. Com a ação e intervenção do diretório nacional do PSDB (que também servirá de exemplo logo mais para o PMDB Nacional) o Hermas foi afastado e, para a sua felicidade, vc veio correndo implorar para ser vice novamente. Depois foi premiado com o TC, mas na sua ânsia de poder quis ficar como vice para assumir o governo, nem que fosse por uma semana para atender os caprichos de sua esposa. Fez um governo medíocre, que abriu as portas para a tragédia que vemos hj nas mãos do Beto Richa. Ainda tentou se lançar a governador não para uma disputa séria mas sim para aumentar o seu coeficiente de pedidos o que se realizou com precisão – vide indicação do candidato a vereador que fez mais ou menos 100 votos em Iaviporã – Sergio de Souza, como suplente da Gleisi (se vc soubesse que ela iria para a CC com certeza vc indicaria a sua estimada esposa ou outro cara … diga que não? ) dai deu no que deu e todos sabem a história completa. Depois vc foi de PT (pegou carguinhos aqui, ali, e deixou o maior para o Moises – capitania hereditária dos Pessuti). pare de agitar… vá pedir votos para o Requião que é o teu mestre e vc sabe que ele vai te dar alguma coisa… ou vá apoiar os deputados e depois ficar chorando as pitangas pq a convenção já era e o próximo governador do PR será o teu alter ego ROBERTO REQUIÃO….

  30. O Pessuti com esta declaração, está querendo justificar sua adesão a coligação com o Beto Richa. Ele não tinha votos para se eleger Deputado e queria ser candidato a Governador. Se enxerga Pessutão.

    • Mas quando o Requião precisou ele usou bem o Pessuti.

      • MArilda, ambos usaram um do outro, se naço fosse o Requião o Pessuti jamais teria sido Vice 2 vezes, e depois mira cara, o Pessuti transformou o PMDB do Paraná numa Prostituta (respeitando as profissionais do sexo), Ele faz o PMDB do Paraná, Ir com qualquer um, quem pagar mais leva o PMDB pra cama.

      • Marilda, todos devemos entender que política é momento e conveniência, faz parte do contexto.

        • Vc e bem infeliz no seu comentário pois se nao fosse a região vale do ivai do qual somando os votos de ivaipora e as cidades ao em torno de ivaipora o Requião tinha perdido a eleição para o Osmar Dias e também na primeira eleição da chapa Requião e Pessuti , o vice que encarou a parada foi o Pessuti porque o restante Caito, Curi e artagao afinaram, pena que houve a briga pois se estivessem juntos ganhariam as eleições de 2014, por isso digo com o coração magoado viva o Beto Richa

      • ganhava até com vc de vice

    • ao que falam tem 10K na parada para ter saido fora…

  31. Até os bichos do parque Iguaçu sabiam que o Pessuti não tinha votos para concorrer a governador. Pessuti está querendo se fazer de coitado, mas em 2010 negocio bem para desistir de ser candidato, colocando seu pupilo que ninguém conhecia no cargo de suplente da senadora Gleisi. Se gostasse tanto assim do PMDB, não teria colocado seu filho em um partido com mais facilidade para ser vereador, a votação do filho do pessuti no PMDB não o faria vereador! Vamos abrir o olho que esse cara pensa que engana, mas não engana ninguém, Requião não dependia de você para virar senador!