Como será o 1!º de Maio no Paraná

primeirodemaio.jpg
Ato em Foz do Iguaçu, festa com shows e missa em Curitiba, manifestações, romaria, atividades esportivas, cinema, estão entre as diversas atividades de comemoração do Dia do Trabalhador no Paraná.

O 1!º de maio é uma data coberta de simbologia da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida. à‰ comemorado em mais de 80 países, muito deles com feriado. Sua origem está na luta dos trabalhadores de Chicago que no ano de 1886 realizaram uma forte greve com diversas manifestações e confrontos com a polícia.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizará o já tradicional ato em Foz do Iguaçu. A cidade foi escolhida pelo fato de estar localizada na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, possibilitando a presença de participantes dos três países. Mais de vinte caravanas de sindicatos e entidades do movimento popular do Estado estão confirmadas. O evento também vai contar com ônibus de militantes vindos do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

A Força Sindical realizará o seu 1!º de Maio Solidário, no Centro Cívico em Curitiba. O ato que conta com o apoio do Governo do Estado terá missa, shows e sorteios de carros, motos e eletrodomésticos. Também serão coletados alimentos para doação. Começa à s 9 da manhã e se estende por todo o dia. O 1!º de Maio Solidário da Força Sindical também será realizado em Foz do Iguaçu e outras 15 cidades.

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), por sua vez, resolveu usar a data para contestar. A partir das 9 horas, no Largo da Ordem, no centro de Curitiba, entidades ligadas ao movimento !“ como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) !“ vão se reunir para protestar contra o aumento da passagem em Curitiba e região metropolitana, as privatizações estaduais e federais e também contra os malefícios trazidos pela Copa do Mundo. Após a abertura do protesto, o grupo seguirá até a Praça João Cândido com apresentações culturais e intervenções sobre os temas centrais.

A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) realiza a 8!ª corrida de carrinhos na Ceasa. Este ano, a novidade é que as mulheres poderão participar da brincadeira, que ocorre à s 15 horas, na Ceasa de Curitiba. Além da corrida, quem for até o local terá acesso gratuito a serviços de saúde e corte de cabelo. Para as crianças haverá brinquedos infláveis, cama elástica, jogos, oficina de argila, pintura livre e esportes recreativos.

A Cinemateca de Curitiba exibirá, entre os dias 1!º e 7 de maio, a Mostra Primeiro de Maio, que reúne filmes nacionais premiados sobre a luta dos trabalhadores brasileiros ao longo da história.

Economia

A tradicional festa do trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Londrina e região (Sintracom) está marcada para as 13 horas, no Estádio José Garbelini, na cidade vizinha de Cambé. Entre as atrações, estão apresentações de cantores e duplas sertanejas e sorteio de brindes como geladeiras, televisores, celulares e bicicletas. Para as crianças, haverá brincadeiras, piscina de bolinhas e algodão doce. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

Também em Londrina, a Romaria do Trabalhador deste ano será no Residencial Vista Bela, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida!, com mais de 10 mil moradores na zona norte da cidade. A concentração está marcada para as 8h30, na Avenida Giocondo Maturi, onde começará a missa, presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes.

Com informações das Centrais Sindicais e da Gazeta do Povo

Deixe um comentário