Blog do Esmael completa no mês de abril 5 anos de sucesso

Neste mês de abril, o Blog do Esmael completa 5 anos de sucesso absoluto de audiência e de crítica; nos próximos dias serão apresentadas novidades para a cobertura das eleições 2014 e uma "Carta de Princípios" será divulgada reafirmando o compromisso desta página com a produção de notícias de qualidade, gratuitas e compartilháveis; nesse quinquênio que passou, o blog foi referência nacional na resistência contra a judicialização da censura e na discussão do recém-aprovado Marco Civil da Internet pela Câmara; hoje, no Paraná e no Brasil, contando com um time de colunistas da melhor qualidade e com cadernos regionais e nacional, o Blog do Esmael é considerado o primeiro sistema de notícias do país em tempo real; este patamar conquistado só foi possível graças a você, caro leitor!
Neste mês de abril, o Blog do Esmael completa 5 anos de sucesso absoluto de audiência e de crítica; nos próximos dias serão apresentadas novidades para a cobertura das eleições 2014 e uma “Carta de Princípios” será divulgada reafirmando o compromisso desta página com a produção de notícias de qualidade, gratuitas e compartilháveis; nesse quinquênio que passou, o blog foi referência nacional na resistência contra a judicialização da censura e na discussão do recém-aprovado Marco Civil da Internet pela Câmara; hoje, no Paraná e no Brasil, contando com um time de colunistas da melhor qualidade e com cadernos regionais e nacional, o Blog do Esmael é considerado o primeiro sistema de notícias do país em tempo real; este patamar conquistado só foi possível graças a você, caro leitor!
Melhor informar os bastidores da política como ela é em tempo real. Eis a missão deste blog quanto entrou no ar pela primeira vez em 2009. Essa máxima ainda continua viva e a busca pelo fornecimento da notícia de qualidade, gratuita, compartilhável, é uma obsessão permanente.

Neste ano de 2014, vamos aprimorar ainda mais as notícias aqui veiculadas. Apresentaremos nos próximos dias boas novas. E, ao longo deste mês, vamos divulgar uma “Carta de Princípios” sobre o comportamento desta página nas eleições de outubro, bem como a respeito do show que pretendemos dar na cobertura do maior processo democrático do mundo.

Mas, antes de lançar um olhar sobre o futuro é bom recordarmos o passado recente. Nem tudo foram flores nesse breve período. Em cinco anos de atividades, houve momentos de tensão e este blogueiro foi vítima de implacável censura política e judicial.

Este blogueiro acumula pessoalmente a excepcional quantia de R$ 1,5 milhão em multas eleitorais, fato este, num país sério, seria motivo suficiente para fechar a Justiça Eleitoral, haja vista a desproporcionalidade da penalização.

O ex-presidente Lula, a presidenta Dilma e o quase eleito (José Serra), juntos, na mesma eleição que fui massacrado pelo judiciário, em 2010, somaram R$ 180 mil em multas eleitorais. Com uma diferença importante: eu não disputei eleição alguma!

O objetivo deles é tentar constranger-me pelo bolso. à‰ tentar censurar-me pelas vias econômicas, travando-me o CPF, inviabilizando-me enquanto cidadão. Enfim, é muito triste a Justiça se prestar ao papel de tribunal de exceção ao alinhar-se ao poderio econômico, ao capital, em detrimento da saudável dialética, do embate de ideias.

Economia

Entre os anos de 2010 e 2011, se somados os períodos que o blog ficou fora do ar, ultrapassa-se 12 meses. Ou seja, quase um quarto do tempo de sua existência foi surrupiado pela arbitrária censura.

A título de comparação, na Grécia Antiga, há 2500 anos, quando um cidadão cometia um delito de opinião! era proibido de manifestar-se publicamente durante um ano. Veja, isso há 2500 anos!

Quero ressaltar que só escrevi (e escrevo) aqui somente sobre questões de domínio coletivo. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas, inclusive as mais ácidas, mas isso não significou ou significa, em hipótese alguma, invasão à  privacidade de quem quer que seja.

Fui censurado e perseguido politicamente porque emiti opinião contrária ao status quo, sobretudo ao processo eleitoral nativo !“ que decerto desagradou aos poderosos de plantão. Meu blog discute políticas públicas, cidadania com outro olhar e isso incomoda muito aos magnatas e barões da Província.

Este blog é uma trincheira em defesa da liberdade de expressão e da democracia. Não se furtará em momento algum de se manifestar contra a censura seja ela de direita ou de esquerda. A liberdade de opinar é a conditio sine qua non para a existência do Estado de Direito Democrático e um marco civilizatório. Disto eu não abro mão e por isto eu brigo.

Dito isto acima, relanço um olhar para o horizonte, a meu ver alvissareiro, pois essa nova mídia vem ocupando cada vez mais espaço tanto no mercado publicitário quanto no número de leitores.

Paralelamente, a velha mídia tem dificuldades para se remoçar! ao não compreender a convergência digital e radicalizar a contradição entre a produção socializada de conteúdos, essência do capitalismo, e apropriação privada desse conhecimento produzido (mais restrito pela venda de conteúdos na internet). Esse fenômeno representa uma marcha à  ré na história, uma volta à  Idade Média, à  era pré-Gutenberg, à  escuridão.

Aliás, há muito tempo o número de leitores de blogs ultrapassou o de jornais e revistas impressos no país. Já posso afirmar que em breve estaremos nos calcanhares de rádios e TVs. A radiodifusão está se preparando para virar uma peça de museu (as teles que o digam!). Uma questão de tempo, de muito pouco tempo.

Nesses cinco anos, aprimoramos mutuamente a nossa convivência democrática, respeitando a pluralidade de ideias, as diferenças de gênero, enfim, mostramos que é possível massa crítica nessa profusão de informações proporcionada pela instantaneidade das mídias.

Obrigado pela convivência. Quero continuar fazendo o bom combate das ideias dentro dos princípios éticos, do respeito ao diferente, da prestação de serviço, da construção de uma cultura crítica.

Agradeço aos colunistas Marcelo Araújo, André Vargas, Ademar Traiano, Maurício Requião, Ricardo Mac Donald e Ricardo Gomyde que abrilhantam este blog.

Também homenageio meus parceiros nos Cadernos Regionais: Londrina, Zé Otávio; Maringá, à‚ngelo Rigon; Foz do Iguaçu, Rogério Bonato; Ponta Grossa, Johnny Willian; Litoral, André Pioli; Cornélio Procópio, Odair Matias. Aos parceiros nacionais Brasil 247, Leonardo Attuch, e à  blogosfera progressista. E, outros vêm aí neste ano de 2014!¦

Ofereço um abraço carinhoso, fraternal, a cada leitor que ajuda a construir este blog comentando, criticando, cobrando, denunciando, sugerindo, indignando-se!¦

Peço a sua ajuda para continuarmos essa parceria de sucesso que completa neste mês 5 anos.

Muito obrigado.
Esmael Morais

Comments are closed.