Roberto Requião: “Lula foi extremamente ingrato”

do Brasil 247

Senador Roberto Requião (PMDB-PR) reage ao evento em que o ex-presidente Lula lançou a ex-ministra Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná; nele, Lula afirmou que deveria ter apoiado Osmar Dias, que Gleisi quer como vice, e não Requião no passado; "fiquei profundamente magoado porque eu o apoiei em cinco eleições presidenciais", disse Requião ao 247; senador afirma que colocará seu nome à  disposição do PMDB na convenção nacional como candidato à  presidência da República, mas diz que disputará o governo do Paraná caso seja necessário; "o Estado não pode ser governado nem pela Barbie nem pelo Ken", afirma, usando os apelidos que criou para Gleisi e para o governador Beto Richa.
Senador Roberto Requião (PMDB-PR) reage ao evento em que o ex-presidente Lula lançou a ex-ministra Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná; nele, Lula afirmou que deveria ter apoiado Osmar Dias, que Gleisi quer como vice, e não Requião no passado; “fiquei profundamente magoado porque eu o apoiei em cinco eleições presidenciais”, disse Requião ao 247; senador afirma que colocará seu nome à  disposição do PMDB na convenção nacional como candidato à  presidência da República, mas diz que disputará o governo do Paraná caso seja necessário; “o Estado não pode ser governado nem pela Barbie nem pelo Ken”, afirma, usando os apelidos que criou para Gleisi e para o governador Beto Richa.
Um movimento do ex-presidente Lula, na semana passada, fez com que ele perdesse um aliado que o apoiou em cinco eleições presidenciais. Trata-se do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que se diz “magoado e indignado” com o que Lula disse num evento em São José dos Pinhais, que serviu de pré-lançamento da candidatura da ex-ministra Gleisi Hoffmann ao governo estadual.

Nele, Lula afirmou que deveria ter apoiado Osmar Dias !“ e não Requião !“ nas últimas eleições paranaenses. O motivo: Gleisi quer Osmar Dias, que hoje é vice-presidente do Banco do Brasil, como vice em sua chapa. “Eu apoiei o Lula em cinco eleições presidenciais e cheguei até a perder uma disputa para o governo do Paraná por conta disso”, disse Requião ao 247. “Agora, eles vêm com essa arrogância e essa prepotência… Só não sabem que eu tenho uma capacidade: a de ferir a quem me fere”.

Requião tem sido cada vez mais citado como possível candidato ao governo do Paraná, estado que governou em três ocasiões. No entanto, ele afirma que sua prioridade é tentar disputar a presidência da República. “Vou colocar meu nome à  disposição do partido na convenção nacional para forçar uma discussão; o Brasil está perdendo o rumo”, afirma.

No entanto, o senador não tem tanta confiança num eventual projeto presidencial do PMDB. Segundo ele, o Palácio do Planalto já se acertou com quatro personagens centrais no partido: Renan Calheiros, José Sarney, Jader Barbalho e Eduardo Braga. Todos eles terão candidaturas próprias ou de aliados em seus estados !“ Alagoas, Maranhão, Pará e Amazonas !“ que colocarão o PT sob a órbita do PMDB.

Por isso mesmo, ele tem permitido que avance o movimento “Volta, Requião”. “Se houver coesão no PMDB, eu aceito fazer parte desse esforço para salvar o Paraná”, diz ele. Requião afirma que o estado não pode ser governado “nem pela Barbie nem pelo Ken”, usando os apelidos criados por ele próprio para Gleisi e o governador Beto Richa.

Num cenário desses, com três candidaturas, ele afirma que não haveria nem segundo turno. “As pesquisas qualitativas mostram que eu levo no primeiro”, diz ele. “Perguntam à s pessoas quem pode arrumar o Paraná e a resposta é sempre a mesma: Requião”.

Economia

Aliados do ex-governador dizem que tanto Richa, que comanda a máquina estadual, como Gleisi farão campanhas milionárias !“ na casa dos R$ 100 milhões !“ enquanto Requião usará a tática do “tostão contra o milhão”. E afirmam que o dinheiro não fará diferença.

Requião sinaliza ainda que, se ficar de fora da disputa pelo governo estadual, não dará seu apoio a Gleisi. “Se a disputa ficar entre o Ken e a Barbie, o Ken vence”, afirma. “Muito embora a Barbie tenha razão quando diz que o Ken quebrou o Paraná”.

Comments are closed.