José Dirceu, ícone da geração de 68, chega aos 68 anos como preso político

do Brasil 247

Aos 22 anos, quando presidia a União Estadual dos Estudantes, José Dirceu foi preso no Congresso de Ibiúna e considerado "subversivo" pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré; aos 68 anos, completará o aniversário preso em regime fechado !“ o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito !“ e ainda desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo; amigos prestaram homenagem e pedem mensagens de apoio, que serão encaminhadas a ele.
Aos 22 anos, quando presidia a União Estadual dos Estudantes, José Dirceu foi preso no Congresso de Ibiúna e considerado “subversivo” pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré; aos 68 anos, completará o aniversário preso em regime fechado !“ o que contraria a decisão do Supremo Tribunal Federal a seu respeito !“ e ainda desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo; amigos prestaram homenagem e pedem mensagens de apoio, que serão encaminhadas a ele.
Em outubro de 1968, então com 22 anos, José Dirceu de Oliveira e Silva foi um dos mil estudantes presos no congresso realizado pela União Nacional dos Estudantes, num sítio em Ibiúna (SP). à€ época, como presidente da União Estadual dos Estudantes, Dirceu despontava como uma das principais lideranças do movimento estudantil e suas imagens da época o transformaram num dos principais ícones da chamada geração 68.

Dirceu já era reconhecido como liderança política e foi o primeiro nome citado na reportagem da Folha de S. Paulo sobre a prisão dos jovens que combatiam a ditadura militar:

Cerca de mil estudantes que participavam do XXX Congresso da UNE, iniciado clandestinamente num sítio, em Ibiúna, no Sul do Estado, foram presos ontem de manhã por soldados da Força Publica e policiais do DOPS. Estes chegaram sem serem pressentidos e não encontraram resistência. Toda a liderança do movimento universitário foi presa: José Dirceu, presidente da UEE, Luís Travassos, presidente da UNE, Vladimir Palmeira, presidente da União Metropolitana de Estudantes, e Antonio Guilherme Ribeiro Ribas, presidente da União Paulista de Estudantes Secundários, entre outros.

Eles foram levados diretamente ao DOPS. Os demais estão recolhidos ao presidio Tiradentes. Desde segunda-feira os habitantes de Ibiúna notaram a presença de jovens desconhecidos, que iam à  cidade comprar pão, carne, escovas e pasta de dentes, despertando suspeitas ao adquirir mais de NCr$ 200 de pão de uma só vez. Essas informações foram transmitidas ao DOPS e à  Força Publica, que desde quinta-feira já conheciam segundo afirmaram !”o local exato do Congresso.

A denuncia de um caboclo, que fora barrado ao tentar chegar até o sítio Muduru, onde estavam os estudantes, fortaleceu a convicção da Policia de que o congresso seria realizado ali. Depois de avançar alguns quilômetros de carro e outro trecho a pé, por causa da lama da estrada, 215 policiais chegaram ao local à s 7h15 de ontem, organizaram o cerco aos estudantes e dispararam algumas rajadas de metralhadora para o ar, para intimidá-los. Sem resistir, os congressistas foram colocados em fila e levados aos ônibus requisitados para transportá-los para a capital.

O governador Abreu Sodré, ao ser homenageado por trabalhadores do DAE, no Horto Florestal, referiu-se ao episódio e reafirmou sua disposição de “manter a paz e a tranquilidade para a população que deseja trabalhar”. E acrescentou, referindo-se à  prisão dos participantes do congresso da UNE: “Agi com energia para reprimir a agitação e a subversão quando determinei, após horas de angustia e apreensão, a prisão de estudantes subversivos que participavam do congresso da UNE.

Economia

Neste domingo, 16 de março, o símbolo da geração de 1968 completará 68 anos. E estará, mais uma vez, preso. Dirceu, como se sabe, está há mais de 120 dias em regime fechado !“ o que contraria a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que o condenou ao semiaberto. A capa de Veja desta semana foi feita sob medida para tentar manipular o Poder Judiciário e garantir que ele continue em regime fechado !“ talvez num presídio de segurança máxima !“ em mais uma afronta ao Estado de Direito (leia mais aqui).

Aos 22 anos, Dirceu era considerado “subversivo” pelo então governador Abreu Sodré. Aos 68 anos, desperta os mais primitivos instintos numa direita radical, que tenta aniquilá-lo.

Em razão de seu aniversário, o blog do Zé, hoje alimentado por seus amigos, publicou uma pequena homenagem, que se lê abaixo:

Amigas e amigos do Zé Dirceu,

No próximo domingo, 16 de março, é aniversário do Zé. Em muitos anos, pela primeira vez, ele não vai poder comemorar. Nem, nós, seus amigos, poderemos abraçá-lo, telefonar, mandar mensagens. Um dos líderes da geração de 68, que marcou a história do Brasil no movimento de resistência à  ditadura e luta pela democracia, completará os seus 68 anos longe dos amigos e da família.

Como todos sabem ele está preso injustamente, condenado que foi num julgamento de exceção. Duplamente condenado, pois embora tenha direito legal ao regime semiaberto, desde 15 de novembro de 2013, portanto há 120 dias em 15 de março, continua a ser mantido em regime fechado, numa perpetuação das arbitrariedades contra ele cometidas.

Mas dia 16 de março é dia de comemorar, mesmo que virtualmente. Assim, os amigos que quiserem se manifestar, mandem aqui suas mensagens, na parte dos comentários. Aos que quiserem compartilhar suas mensagens nas redes sociais, pedimos que nos copiem.

Vamos compilar todas as manifestações e encaminhar, por meio do advogado, para o Zé. Sabemos que ele ficará muito feliz, como se estivesse abraçando a cada um. Ele sempre gostou de comemorar seu aniversário.

Não é porque está injustamente preso que este ano vai ser diferente.

Nós, seus amigos, estamos aqui para garantir uma grande comemoração. Afinal, os bons amigos, especialmente os guerreiros como o Zé, merecem sempre o nosso brinde.

Comments are closed.