Coluna do Ricardo Mac Donald: “A difícil arte de governar atualmente e a pena de aluguel (parte 1)”

Sob o impacto de greves em diversos segmentos da cidade, Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, faz um novo mergulho na História e na Filosofia; em rápidas linhas, colunista conceitua o surgimento do Estado Moderno e, consequentemente, o populismo e o corporativismo, que estiveram presentes no Brasil desde Getúlio Vargas!; o capitão do time do prefeito Gustavo Fruet (PDT) se refere à  estrutura sindical de trabalhadores herdada do Estado Novo!; ao final do ensaio, Mac Donald atira contra o jornalista Fábio Campana: Como eu mexi com um poderoso [deputado Ademar Traiano, líder do governo Beto Richa] estou sendo atacado por um blog de um famoso
Sob o impacto de greves em diversos segmentos da cidade, Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, faz um novo mergulho na História e na Filosofia; em rápidas linhas, colunista conceitua o surgimento do Estado Moderno e, consequentemente, o populismo e o corporativismo, que estiveram presentes no Brasil desde Getúlio Vargas!; o capitão do time do prefeito Gustavo Fruet (PDT) se refere à  estrutura sindical de trabalhadores herdada do Estado Novo!; ao final do ensaio, Mac Donald atira contra o jornalista Fábio Campana: Como eu mexi com um poderoso [deputado Ademar Traiano, líder do governo Beto Richa] estou sendo atacado por um blog de um famoso “pena de aluguel”. Que pena!!; leia o texto.
Ricardo Mac Donald*

Desde que Jean Jacques Rousseau apresentou sua teoria de tripartição de poderes e liberdade do cidadão (O Contrato Social), suportada na realidade de dois grandes acontecimentos: a Revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1789, fomos lançados na modernidade junto com uma nova estrutura de poder, que desejava o Estado laico.

Lutou-se mais de 100 anos por esse objetivo, que só veio a ocorrer na Itália, por exemplo, em 1929, com Mussolini e a criação do Estado do Vaticano; na Espanha se deu ainda mais tarde.

Passamos, portanto, por um processo de aprimoramento contínuo, com várias ditaduras de permeio e com o Estado por vezes muito forte e em outros momentos mais fraco, mercê de várias teorias econômicas liberais.

Na América Latina, saltamos a Idade Média e em contraposição vivemos a experiência do caudilhismo, que possuía em suas entranhas dois efeitos colaterais malévolos: o populismo e o corporativismo, que estiveram presentes no Brasil desde Getúlio Vargas, perpetuando-se, em vários graus e tamanhos, nos governos que se seguiram.

Mesclamos a isso a nossa atávica fixação pela burocracia de estilo lusitano, a qual faz com que nos percamos em portarias, carimbos, decretos, avisos, despachos e por aí vai…

Economia

E nós com isso? Vejamos nos próximos capítulos.

P.S.: Como eu mexi com um poderoso, agora estou sendo atacado por um blog de um famoso pena de aluguel!. Que pena!

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comments are closed.