“Aprovação do Marco Civil será o melhor presente da internet no Brasil e do mundo”, diz criador da Web

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, divulgou hoje uma carta de apoio ao Marco Civil; em nome da World Wide Web Foundation, ele pediu que o Congresso Nacional Brasileiro aprove a legislação em homenagem aos 25 anos da internet no mundo; nesta semana, o substituto do deputado Alessandro Malon vai à  votação no plenário da Câmara.

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, divulgou hoje uma carta de apoio ao Marco Civil; em nome da World Wide Web Foundation, ele pediu que o Congresso Nacional Brasileiro aprove a legislação em homenagem aos 25 anos da internet no mundo; nesta semana, o substituto do deputado Alessandro Malon vai à  votação no plenário da Câmara.

Na véspera da votação de o plenário da Câmara Federal votar o substitutivo do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que estabelece o Marco Civil da Internet no país, o criador da da World Wide Web, Tim Berners-Lee, divulgou nesta segunda-feira (24), um comunicado apoiando a nova legislação para a rede mundial de computadores.

Pessoas em todos os lugares estão demandando que seus direitos humanos sejam protegidos online. Se o Marco Civil for aprovado, sem mais adiamentos, este teria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da web no Brasil e no mundo!, diz a carta divulgada, lembrando os 25 anos da internet.

Ponto mais polêmico do texto, a neutralidade de rede determina que os usuários sejam tratados da mesma forma pelas empresas que gerenciam conteúdo e pelas que vendem o acesso à  internet. Ficará proibida a suspensão ou a diminuição de velocidade no acesso a determinados serviços e aplicativos e também a venda de pacotes segmentados por serviços !“ só redes sociais ou só vídeos, por exemplo.

Outro ponto que será mudado pelo relator é a retirada da obrigatoriedade de uso de data centers no Brasil pelas empresas para armazenar dados de navegação realizada no País. O governo aceitou que os dados possam ser armazenados no exterior, mas o acesso a eles por ordem judicial deve seguir as leis brasileiras.

Confira abaixo a carta completa e traduzida, divulgada pela World Wide Web Foundation:

“Neste 25!º aniversário da Web, pessoas em todos os cantos exigem que seus direitos individuais estejam protegidos também no ambiente virtual. A criação do Marco Civil, sem mais demoras ou alterações, será o melhor presente de aniversário para os usuários da Web, não só do Brasil como de todo o mundo. Espero que, ao aprovar este projeto de lei, o Brasil concretize a sua louvável reputação como líder mundial em democracia e progresso social, e ajude a inaugurar uma nova era, na qual os direitos dos cidadãos em todo o mundo sejam protegidos por leis específicas para o mundo digital.

“Assim como a Web, o Marco Civil foi construído e elaborado por seus usuários – o processo inovador, inclusivo e participativo resultou em uma política que equilibra direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que usam a Internet. Claro, ainda há discussão em torno de algumas questões, mas, em última análise, o projeto de lei reflete a Internet como deveria ser: uma rede aberta, neutra e descentralizada, em que os usuários são o motor para a colaboração e inovação. à‰ elogiável que o projeto de lei tenha, entre seus fundamentos, a garantia de direitos humanos tais como a privacidade, a cidadania e a preservação da diversidade e da finalidade social da web.”

Com informações da Agência Câmara e portal Muda Mais.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Luz ou Trevas?
    Discute-se Marco Civil, Carta Magna, regras e etc. para a Internet, mas não as ferramentas lá, que não as querem. Mesmas que Blogs e páginas de notícias, micros e pequenas empresas mais comuns usuários gratuitamente as tornam valiosas e não podem mais divulgar seus produtos e serviços, gratuitamente. Porém continuam divulgando em seus sites e blogs estas ferramentas. É luz ou escuridão a ganância por esta ingrata audiência?

  2. O Vulcão da Espionagem Mundial.
    A WWW vulgo World Wide Web, que em tradução oficialmente inofensiva para o português é Rede Mundial de Computadores, mas que literalmente é Grande Teia Mundial. Tão fatal aos terráqueos como teias de aranhas o são para alguns insetos.
    Para quem todos pseudos independentes sistemas de informática estão submetidos com nomenclaturas que lhes, e nos, dão ilusão de segurança e privacidade com ferramentas inibidoras de ataques cibernéticos e criptografias. Exemplificando entre outros as redes bancárias, os cartões de créditos, as agências de espionagem e os sites de relacionamento. Disponibilizando-nos e a si, senhas que supostamente protegem seus proprietários, mas que na verdade só nos protegem daqueles como nós, simples usuários sem acesso aos binários códigos dos computadores. Como também proporcionando incontáveis oportunidades de indução a erros e destruir populações carentes de conhecimento como de diferentes culturas, por criminosos travestidos até de autoridades. Até tu Internet simpaticamente inofensiva! De todas as WWW subalternas a WWW mãe. Cujas reuniões de seus diretores tem ares acima das da ONU, tamanha a sua importância para o planeta.
    Iludidos aqueles que creem deter privacidade de qualquer tipo de informação em seus sites, e-mails e dados privados, incluindo donos das grandes redes de relacionamento deficitárias financeiramente em sua maioria ou totalidade, mas valendo fortunas ilogicamente e sempre temporariamente, para por fim; dar prejuízos à maioria dos milhões de seus acionistas. Por questões óbvias. Porque sua história leva-nos a crer que não passam de um incrível engodo coletivo, totalmente inconsciente e que o bom do momento, em questões de horas, torna-se cansativo e obsoleto.
    Manipulado por dúzia de conspiradores que levam todos ao equívoco de que a WEB é segura. Mas na realidade sua existência é que não passa de alimentadora do gigantesco sistema financeiro e principalmente da espionagem.
    Pois tudo que passa pelo Éter ou hipoteticamente fluído cósmico (transmissões via radares, rádios e satélites entre outros), como transmissões de imagens, dados e vozes via celular. São arquivados há mais de trinta anos em três lugares secretos espalhados pelo mundo. Um deles obviamente é nos EUA e os outros já foram largamente divulgados na Net. De acordo com o acima não se faz necessário detalhar a espionagem da telefonia fixa.
    Facilitando a espionagem por hipercomputadores usando programas que decodificam qualquer código criptografado e analisam trilhões de conteúdos de fotos ou conversas por imagens e palavras chaves, em milésimos de segundos. Buscando comprometimentos e escândalos por palavras como; ataque terrorista, homem bomba, corrupção, acesso a sites adultos, conversas íntimas, homossexualismos e relacionamentos extraconjugais de pessoas em posições chaves da política ou grandes multinacionais das indústrias metalúrgicas, petrolíferas, midiáticas, mercado financeiro e etc.
    Algumas das provas deste tipo de ações foram as recentes espionagens divulgadas de entre outros membros da política: A presidente do Brasil Dilma Rousseff e a Primeira Ministra da Alemanha Ângela Merkel, via conversas telefônicas há pouco tempo.
    Internet (ou seja, do HTTP e HTML) fundada há 25 anos por um londrino formado em física na universidade Oxford depois trabalhando no CERN, Sir. Timothy John Berners Lee ou Tim Berners ““ Lee. Que hoje quer criar uma inviável Carta Magna Internacional para o seu uso. Ao mesmo tempo em que os EUA lançam uma teórica ideia de cobrar por aquilo que muitos países como a si pagam a peso de ouro, a informação confidencial comprometedora. Como também o seu presidente divulga que esta nação irá mudar o modo de operação para estes casos. O que é impossível, abrir mão da vantagem que lhe dá um processo que avança cada vez mais rápido. Resta-nos o consolo que este monstro máquina prende em sua teia primeiramente quem o usa contra os internautas ingênuos.
    ZéM.

  3. no Brasil é assim tudo que tem um proposito singular e bom, logo é corrompido por pessoas que se utilizam de seus cargos públicos para tirar proveito sobre ações que seriam excelentes para o povo.

    http://esportes.br.msn.com/copa-2014/noticias/rom%C3%A1rio-diz-que-brasil-foi-enganado-por-lula-dilma-e-teixeira-sobre-gastos-da-copa

  4. Marco Civil em modo de emergência ““ faltam poucas horas – SALVE A INTERNET!!! http://bit.ly/1dms3DB

  5. Alguém já viu a plenária aprovar aprovar alguma coisa para melhorar ou beneficiar o povo, salve raras vezes, a grande maioria é só para f.der o povo, é praticamente impossível esse marco melhorar algo, estamos caminhando para a politica adotada por Maduro da Venezuela.

  6. Tim Berners-Lee está acostumado com os políticos britânicos, nem imagina o tipo de gente que está apoiando.

    Controlar a Internet é como escolher os lugares em que possamos ir. Não acredito que esse marco trará algo de bom para os brasileiros. Com certeza nossos políticos estão cuidando é de satisfazer seus próprios interesses, irão tentar censurar o povo, tirar proveito financeiro, benecficiar seus financiadores de campanha…

  7. Temos que valorizar o serviço feito pelo deputado João Arruda no Marco Civil da Internet, ele foi um dos grandes defensores disso tudo! Parabéns João tenha certeza que o povo está vendo seu belo mandato com deputado federal! Rumo aos 150 mil votos no mínimo!

  8. Esse sujeito, Tim Berners-Lee, é um impostor; o verdadeiro criador da World Wide Web, foi o grande intelectual e coordenador do desGoverno do Beto, Ademar Traiano.

  9. Percebe-se claramente que ele não sabe sobre o que esta falando, “Assim como a Web, o Marco Civil foi construído e elaborado por seus usuários”. Mentira pois o Marco Civil foi elaborado pelo PT, Sindicatos, CUT, UNE ONG’s, instituições esta que RECEBEM VERBAS DE QUEM DEFENDE O MARCO CIVIL NA INTERNET, ou seja o PT e um bando se parasitas que vivem do dinheiro de nossos impostos. Os principais usuários da internet não tiveram participação alguma nessa discussão ou seja, ela é uma decisão unilateral de setores de esquerda.

  10. O que o povo brasileiro sabe sobre este Marco Civil? Praticamente nada. O que podemos esperar dos políticos brasileiros em relação à Internet se eles são os primeiros a esconder do povo informações a respeito de seus gastos e benefícios que recebem. O que vocês acham que a turma do Aécio pretende aprovar neste Marco Civil se dias atrás o candidato tucano à presidência estava desesperado pedindo pro Google retirá-lo das pesquisas para tentar esconder do povo os erros cometidos por ele no governo de Minas, além de outras questões pessoais? Alguém aí chegou a acessar os Portais da Transparência do seu município e do estado? Encontraram o que procuravam? Foi fácil? Então, alguém aí, sinceramente, acredita que o Congresso quer melhorar a vida dos brasileiros em relação à Internet?

  11. Que o Marco Civil seja aprovado respeitando-se a liberdade, a privacidade e a neutralidade, pois só assim servirá de modelo ao mundo.

    • Engano seu, Isso nada mais é que Censura e espionagem e serviços efetuados apenas no Brasil, e ao acessamos na Internet você vai ver a Pessima qualidade, a falta de segurança na Internet Brasileira. Quando e se esse ridiculo Marco for aprovado experimente fazer um só comentario desfavoravel às Autoridades publicas pra você ver como vc será punido.