Professor Galdino, aquele que acredita ser uma ave, pode ser cassado pela Justiça Eleitoral

via Bandnews FM

Vereador curitibano Professor Galdino, do PSDB, uma espécie de "arma secreta" do tucanato paranaense, que sempre achou ser uma ave, foi utilizado nas campanhas do partido e de aliados no interior, como em Bituruna e Ponta Grossa; parlamentar da capital pode perder mandato por descumprir decisão judicial no município do Sul do Paraná, onde utilizou som alto numa bicicleta na campanha de Rodrigo Rossoni, filho do presidente da Assembleia Legislativa; TSE negou recurso a Galdino, que teve direitos políticos cassados pelo TRE; Zezinho do Sabará, do PSB, primeiro suplente da coligação, já entrou em aquecimento.
Vereador curitibano Professor Galdino, do PSDB, uma espécie de “arma secreta” do tucanato paranaense, que sempre achou ser uma ave, foi utilizado nas campanhas do partido e de aliados no interior, como em Bituruna e Ponta Grossa; parlamentar da capital pode perder mandato por descumprir decisão judicial no município do Sul do Paraná, onde utilizou som alto numa bicicleta na campanha de Rodrigo Rossoni, filho do presidente da Assembleia Legislativa; TSE negou recurso a Galdino, que teve direitos políticos cassados pelo TRE; Zezinho do Sabará, do PSB, primeiro suplente da coligação, já entrou em aquecimento.
O vereador Professor Galdino (PSDB), de Curitiba, pode perder o mandato. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitou o recurso, apresentado em habeas corpus pelos advogados Guilherme Brenner Lucchesi e Celso da Silva Labres, contra um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) de cassação do mandato. Portanto, a decisão anterior está mantida. Segundo o MPE, Galdino estava com os direitos políticos suspensos por causa de uma condenação por crime eleitoral e não poderia ter sido diplomado.

O caso é de desacato à  autoridade, que ocorreu em julho de 2011, quando o parlamentar fazia campanha no município de Bituruna, no sul do Paraná. Assim como a campanha realizada em nome próprio e buscando a eleição para vereador, Galdino buscava chamar a atenção dos eleitores para o candidato a prefeito do município, Rodrigo Rossoni, filho do deputado estadual Valdir Rossoni, com uma bicicleta e som alto. A denúncia contra o vereador foi protocolada pelo Ministério Público Eleitoral porque Galdino teria se recusado a atender um pedido do chefe do cartório eleitoral da cidade.

O vereador foi condenado a 3 meses e 15 dias de detenção em regime aberto, mas teve a pena substituída por prestações de serviços à  comunidade. Além disso, teve que pagar multa que corresponde a menos de um décimo do salário mínimo.

O vereador Professor Galdino não foi encontrado para dar entrevista.

O Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral foram procurados pela reportagem da BandNews e devem confirmar os próximos prazos do processo.

Comments are closed.