“Lula garantiu a estabilidade econômica do Brasil, não FHC”, diz Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann, em discurso no Senado, ontem (26), pôs água no chope dos tucanos; a petista disse que FHC e outros do PSDB roubaram o Plano Real do verdadeiro dono; "a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco", discursou; a ex-ministra da Casa Civil afirmou ainda que "coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira".
Gleisi Hoffmann, em discurso no Senado, ontem (26), pôs água no chope dos tucanos; a petista disse que FHC e outros do PSDB roubaram o Plano Real do verdadeiro dono; “a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco”, discursou; a ex-ministra da Casa Civil afirmou ainda que “coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira”.
A ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em pronunciamento no Senado, rebateu ontem (25) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e exaltou ação do PT em prol da estabilidade econômica do país.

Segundo a parlamentar, erram duplamente os líderes do PSDB quando tentam negar a contribuição fundamental dos governos do PT para a estabilidade econômica e social do país e quando ignoram que a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco o chefe do Executivo que bancou a criação da nova moeda para reduzir a inflação.

Gleisi reagiu aos principais líderes tucanos, incluindo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a pretexto de comemorar os 20 anos do Plano Real, usaram a tribuna do Congresso para dirigir críticas ao rumo econômico dos governos do PT.

FHC, que era ministro da Fazenda do então presidente Itamar, disse que pediu, sem êxito, o apoio de Lula, que era o principal líder da oposição, ao Plano Real. Gleisi rebateu de bate-pronto lembrando que apoio a governo não é atribuição da oposição. Segundo ela, FHC tenta, na verdade, desmerecer Lula com sua avaliação parcial da história.

A senadora lembrou que nove anos depois do lançamento do Plano Real, Lula assumiu a Presidência e, logo no primeiro ano de governo, reafirmou os pressupostos da estabilidade macroeconômica. Essa foi a maior contribuição que o governo do PT poderia dar ao Plano Real!, afirmou. “Coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira”, completou.

Na época, a senadora participou do governo de transição. Tivemos que fazer reajustes nos juros!, disse. Mas não fizemos isso por lei para dizer que era uma iniciativa nossa, nem fizemos nenhum discurso para tentarmos nos apropriar do plano, como estão fazendo agora com o Bolsa Família!, assinalou, criticando o projeto de lei de iniciativa do pré-candidato do PSDB à  presidência, o senador Aécio Neves (MG), que pretende transformar o Bolsa Família em um programa de Estado.

Economia

Comments are closed.