“Lula garantiu a estabilidade econômica do Brasil, não FHC”, diz Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann, em discurso no Senado, ontem (26), pôs água no chope dos tucanos; a petista disse que FHC e outros do PSDB roubaram o Plano Real do verdadeiro dono; "a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco", discursou; a ex-ministra da Casa Civil afirmou ainda que "coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira".

Gleisi Hoffmann, em discurso no Senado, ontem (26), pôs água no chope dos tucanos; a petista disse que FHC e outros do PSDB roubaram o Plano Real do verdadeiro dono; “a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco”, discursou; a ex-ministra da Casa Civil afirmou ainda que “coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira”.

A ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em pronunciamento no Senado, rebateu ontem (25) o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e exaltou ação do PT em prol da estabilidade econômica do país.

Segundo a parlamentar, erram duplamente os líderes do PSDB quando tentam negar a contribuição fundamental dos governos do PT para a estabilidade econômica e social do país e quando ignoram que a paternidade do Plano Real pertence ao ex-presidente Itamar Franco o chefe do Executivo que bancou a criação da nova moeda para reduzir a inflação.

Gleisi reagiu aos principais líderes tucanos, incluindo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que a pretexto de comemorar os 20 anos do Plano Real, usaram a tribuna do Congresso para dirigir críticas ao rumo econômico dos governos do PT.

FHC, que era ministro da Fazenda do então presidente Itamar, disse que pediu, sem êxito, o apoio de Lula, que era o principal líder da oposição, ao Plano Real. Gleisi rebateu de bate-pronto lembrando que apoio a governo não é atribuição da oposição. Segundo ela, FHC tenta, na verdade, desmerecer Lula com sua avaliação parcial da história.

A senadora lembrou que nove anos depois do lançamento do Plano Real, Lula assumiu a Presidência e, logo no primeiro ano de governo, reafirmou os pressupostos da estabilidade macroeconômica. Essa foi a maior contribuição que o governo do PT poderia dar ao Plano Real!, afirmou. “Coube ao presidente Lula, ao PT, garantir a estabilidade macroeconômica brasileira”, completou.

Na época, a senadora participou do governo de transição. Tivemos que fazer reajustes nos juros!, disse. Mas não fizemos isso por lei para dizer que era uma iniciativa nossa, nem fizemos nenhum discurso para tentarmos nos apropriar do plano, como estão fazendo agora com o Bolsa Família!, assinalou, criticando o projeto de lei de iniciativa do pré-candidato do PSDB à  presidência, o senador Aécio Neves (MG), que pretende transformar o Bolsa Família em um programa de Estado.

60 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am beginner to blogs and truly loved you’re blog. More than likely I’m want to bookmark your blog post . You definitely have really good writings. Thanks a bunch for sharing with us your web site.

  2. FUI PARA U.S.A.PORQUE PASSAVA FOME.QUANDO VOLTEI FIQUEI ESPANTADA COM A MISÈRIA NO BRASIL.F.H.C.ERA O PRESIDENTE,ESSE HOMEM,NÂO FEZ NADA PARA O BRASIL,OU BRASILEIROS.SÃ’ OS LOUCOS VOTARIAM NO P.S.D.B.FOME NUNCA MAIS…

  3. Tucanaiada olhem essa noticia e depois podem chorar bastante que vcs nunca mais… Era Lula cria mais empregos que governos FHC, Itamar, Collor e Sarney juntos

    • Os únicos empregos que o PT criou foi para seus colaboradores. Governo só cria emprego de duas formas: concurso público e nomeações de apadrinhados já comércio, industria e área de serviços esses sim criam empregos.

      • Genildo, por favor vá ao Oftalmologista e no psicólogo… você deve precisar depois de outubro.

        Oftalmo para poder enxergar o que está o seu redor e ao psicólogo pq acredito que está com síndrome do pânico! Claro, vai perder o seu carguinho. Melhor Psiquiatra, ele pode te receitar um remedinho. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • O p t é bom mesmo combustivel mais caro juros mais alto impostos mais altos isso do mundo mensaleiros protegidos se forem do pt e ainda querem ter rasõ vcs vao serem mandados em bora nas príximas ja vai uma boa turma pra casa mas a da vcs

  4. A partir do governo Lula a única coisa que sobrou do Plano Real foi o nome da moeda!

  5. O que não faz o dinheiro? Até robozinhos escrevem a serviço do PSDB que serve o país de bandeja!
    O FHC não foi nem de longe o pai do Real… Quem não se recorda do Consensus de Washington? 1989 COLLOR? 1992 Itamar? O real foi imposto ao Brasil pelo fundo monetário internacional para garantir empréstimos e em troca vendíamos as nossas empresas de telecomunicação, mineradoras e as industrias de transformação a preço vil ,e o pior financiávamos com dinheiro público do BNDES.

    Senhores comissionados por favor me respondam, aonde foi parar o dinheiro das Privatizações? Como eram tratado os gastos com infraestrutura no governo FHC pelo FMI? Talvez a sua resposta responda o porque o PT era contra a forma enfiada goela abaixo pelo FMI.
    Se os senhores gostarem de história tenho certeza que encontraram respostas.

  6. Tá certo que faz parte da cultura PETRALHA roubar tudo que aparece pela frente mas roubar a autoria do Plano Real é duro hein!!!! O PT foi o maior crítico do Plano Real…… era contra a bolsa ajuda que era paga no governo FHC e depois que chegou ao poder ampliou o plano criando bolsa, família, vale gás….. e por aí vai. Tem um vídeo que o Luladrão confirma que o bolsa família só serve mesmo para a compra de votos.

  7. O Senador Álvaro Dias deve ter a memória curta, em 2001 esse mesmo Senador era filiado ao PDT e tocava a borduna em F/H/C e no candidato tucano CERRA, e com o Slogan agora é LULA. Não conseguindo apoio de LULA e nem eleger se governador, passou (de onde nunca saiu)para oposição. Sabe, idiotas os que escutam esse Senador e os oportunistas de plantão.
    Quero fazer uma correção, não são oportunistas eles defendem os seus patrões! Eles tornam se oportunistas quando se elegem com um discurso “progressista”.

  8. kkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrsr rererererererere hahahahahahahaha

    Se fazendo tudo certinho já é quase impossível vencer o Beto em outubro, imagine fazendo uma bobagem atrás da outra.

    Não era nem pra eu ter alertado aqui, mas fiquei com pena.

  9. O plano real no governo ITAMAR,foi a melhor coisa que aconteceu ao pais,e seria muito mais se não tivessem traido ele com manobras do PMDB que em cima da hora tirou lhe a posssibilidade de se candidatar.
    Os lacaios do FHC fizeram isso,e o Itamar foi para o ostracismo politico com uma aprovação popular de quase 90%.
    Entrou o grupo do FHC no poder,capitaneados pelo indecfitivel Sergio Mota,que tambem poderia ser chamado de Sergio BOSTA,aquele que vendeu nosso ar depois de reajustar as tarifas telefonicas em 2000% e nos deu de presente muitos telefones ,mas a tarifa mais cara do mundo.
    Ai fhc comprou a reeleição pagando 200 mil reais para que pudesse se reeleger para cada deputado e o Pmdb garantiu sua candidatura traindo de novo o ITAMMAR.
    PoR que esssa ganancia pelo poder,para segurar o real num patamar de inflação de 12% ao ano com salarios achatados e a economia centrada nos juros altos da taxa celic que era de 30%.
    Fhc virou o pai do Bradesci e Itau e já ia naufragar o plano,com inflação nas alturas,junto com o risco Brasil e o dolar a 4 reais.
    Mas o povo abriu o olha,e o homem dos banqueiros foi pras cucuias,e já foi tarde.

    • Você precisa de aulas de economia meu caro…o dólar a R$ 4 e a inflação a 12% era por medo do Lula e não por culpa do FHC, somente após a carta aos brasileiros, sugerida por FHC e escrita por Lula, é que relativizou um pouco a coisa. Os salários achatados a que você se refere são um efeito colateral de um ajuste fiscal, não se pode ajustar salários quando você (o país) tem uma escassez de oferta porque isso gera novamente a inflação. Quanto a taxa de juros na casa dos 30% (na realidade chegou a ser maior que isso) é necessário porque precisava-se de moeda estrangeira no país por diversos motivos e, um país com o histórico do Brasil, precisa oferecer juros altos para atrair investidores (ou se tivéssemos a taxa de juro da Alemanha ou dos EUA você acredita que alguém investiria aqui?). O plano realmente foi lançado no governo Itamar, mas capitaneado e arquitetado por FHC e Rubens Ricupero. Quanto à tarifa alta de telefonia da época, basta você levantar o histórico da nossa infraestrutura de telecomunicações da época, decidiu-se atrair a iniciativa privada e, ela vive de lucros, logo, todo o investimento feito na ocasião foi pra tarifa, como ainda é feito, mas hoje, como os investimentos mais pesados já foram feitos, a tarifa já não tem subido tanto. Quando os investimentos feitos no passado forem amortizados, teremos uma tarifa mais barata, está nas regras dos contratos. O alto custo que pagamos na telefonia, deve-se ao descaso do passado, onde não foram feitos os investimentos necessários…pense nisso! Abs

      • Luciano,
        quando o dólar chegou a R$4,00, o Brasil quebrou pela terceira vez, ou seja, FHC, já tinha quebrado o Brasil outras duas vezes, quem necessita de aulas de História é você:
        FHC em seu primeiro mandato,conseguiu controlar a inflação destruindo a classe média, entregando o patrimônio público aos interesses privados e seguindo a cartilha do FMI com medidas recessivas. Já o seu segundo mandato (1999-2003) foi um desastre maior ainda, não trouxe crescimento econômico e o país mergulhou profundamente na recessão. A desvalorização da moeda que estava atrelada ao Dólar ocorrida no início de 1999 disparou a inflação, trazendo o aumento generalizado dos preços, esse período caracterizou a primeira quebra do Brasil na era FHC. No segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica, levando o governo a impor à população e as empresas um plano de racionamento de energia que ficou conhecido como “apagão”, como resultado da incompetência da administração tucana houve uma queda da produção industrial, aumento da inflação e do desemprego, quebrado o governo tucano pediu socorro ao FMI e obteve, em agosto de 2001 13,8 Bilhões, esse período caracterizou a segunda quebra do Brasil na era FHC. Para quem critica o governo petista preste atenção nesta informação: a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00 (2002). Em outubro de 2002, diante da grave crise que o país enfrentava as aplicações financeiras foram suspensas e o preço do Dólar disparou chegando a R$4,00, a inflação atingiu 12,5%, desorientado e desesperado (devido a ingerência tucana o Brasil estava literalmente quebrado), o governo FHC novamente pediu SOCORRO para o FMI e obteve mais 30 Bilhões de Dólares sob a condição de se enquadrar as malditas e recessivas regras dessa instituição financeira, seguindo a cartilha do diabo, ,esse período caracterizou a terceira quebra do Brasil na era FHC. Tenho mais de 40 anos e me lembro muito bem dos escândalos do governo FHC, na aprovação da Reeleição pelo Congresso Nacional favorecendo o ex-presidente (na época alguns deputados afirmaram terem recebido $ para votar à favor), nesse período não se investigava nada, todas as denúncias eram ignoradas pelo “engavetador oficial da República” o procurador-geral Gerado Brindeiro , o escândalo de Furnas, as privatizações que entregaram vergonhosamente o patrimônio público aos interesses privados, as desastrosas concessões de pedágios, o valerioduto mineiro do governo tucano de Eduardo Azeredo, o qual deu origem ao mensalão petista, Joaquim Barbosa em um dos seus discursos durante o julgamento da Ação Penal 470, comentou que os dois processos deveriam ser unificados. Hoje o propinoduto tucano está no alvo da PF e MP e, eu não tenho dúvida, os valores deste escândalo chegará na casa dos 10 dígitos e se consolidará como o maior escândalo de corrupção da História do Brasil, entre outros graves problemas e falcatruas. Que eu saiba Lula não quebrou o Brasil, nem teve que recorrer ao FMI, já FHC, só quebrou o Brasil 3 VEZES!!!!!!!

        • Gabi,

          Vc deve ter estudado em cuba…ou fugiu das aulas de economia e história…não vou responder ponto por ponto os vazios argumentos que vc expôs. Mas lembre-se que para vc controlar uma inflação de 40% ao mês para 11% ao ano, a tarefa é hercúlea que não se faz do dia para a noite! É um projeto de longo prazo, com custos políticos altíssimos! A exemplo do que fez a Margarete tatcher no reino unido, FHC pensou como estadista e não como um populista barato como o lula…vc verá no futuro o que terá feito melhor para o Brasil…o estímulo ao consumo do atual governo ou a estabilidade do plano real arquitetada por FHC (ele era o mentir do processo). É impressionante como petista nega a verdade…como são burros! Outrossim, com relação ao FMI, lembre que no período do governo FHC não havia a abundância de capitais no mercado internacional como na época do governo lula, que perdeu essa oportunidade de modernizar o pais. O que havia era crise dos tigres asiáticos, default da Rússia, da argentina, 11 de setembro, crise do México… O fluxo de capitais (melhor falar dinheiro para vc entender) para os países emergentes era R$ 0. O FMI era o último recurso…ah chega de gastar meu tempo ensinando quem não quer aprender…saco isso

          • Luciano,
            em primeiro lugar você parte de uma premissa falsa, FHC não foi o mentor intelectual do Plano Real, foi apenas um FIGURANTE: https://www.youtube.com/watch?v=uZjIoaWfU1I
            https://www.youtube.com/watch?v=CdcPi8vHpLk
            em segundo lugar, se FHC enfrentou problemas financeiros no final do seu segundo mandato, advindos da eleição, Lula também enfrentou (em 2008 estourou como uma bomba, uma crise financeira mundial, comparada por alguns economistas renomados no mercado internacional, à crise de 1929), porém, muito diferente de FHC, Lula enfrentou as urnas com uma popularidade monstruosa, elegendo “um poste”, afinal Dilma Rousseff nunca tinha disputado uma eleição, se FHC, não fez um sucessor, LULA FEZ!;
            em terceiro lugar, eu consegui entender o seu raciocínio, pois uma pessoa que usa como exemplo de estadista Margarete Tatcher (ex-primeira ministra do parlamento britânico, ultraconservadora e representante da ultradireita, contestada pela maioria da população do seu próprio país), só poderia falar esse MONTE DE ASNEIRA MESMO!!!!!!!

          • “ah chega de gastar meu tempo ensinando quem não quer aprender”¦saco isso”? Cara, como você é asqueroso, arrogante e prepotente, escreveu um monte de MERDA, e se acha o rei da cocada preta. Você não passa de um analfabeto funcional!

          • Marques,
            esse CARA, está mais para um inocente útil, do que um analfabeto funcional. Exemplo claro de um porta voz dos meios de comunicação golpistas (arauto da DIREITA FASCISTA). Quando uma pessoa com esse discurso pertence a elite econômica, está representando os seus interesses; quando não pertence, está servindo de marionete do poder econômico.

  10. Gleisi e a cartilha do PT. Muito fraca essa dona.

  11. PQP esses petistas, agora, querem roubar até o PLANO REAL??? SOCORRO !!!

  12. Mesmo o bolsa família do qual o PT tanto se orgulha e se promove tem sua base na política social do FHC. O plano real então, só falto o carimbo e registro em cartório.

  13. Difícil aguentar discurso de político em ano eleitoral.

  14. Parece mesmo que esse pessoal do PT é useiro e vezeiro em “gatunagens”. Agora querem roubar ideias. Porra. Todo o Brasil sabe que o Plano Real nasceu no Governo do FHC. E diga-se de passagem que não nutro nenhuma simpatia por ele mas, foi em seu governo que houve a estabilização da moeda. Essa ideia já existia quando FHC era o Ministro da Fazenda de Itamar e depois foi consolidada em seu governo. Essa Gleysi esta de brincadeira ou acha que todos somos uns tolos.

  15. Só posso rir com esse comentário da ilustre ministra… queria ver se nos quadros do PT teria alguém com inteligência suficiente para criar um plano como o Plano Real… lógico que o mérito do Lula de dar continuidade a política macroeconômica foi muitíssimo importante, mas não tanto quanto criar o Plano em si. Através do Plano Real que se estancou uma inflação de 40% ao mês para algo em torno de 12% ao ano, o que foi uma das bases de sustentação para o crescimento do país que temos acompanhado nos últimos 20 anos, vejam que eu digo uma das “bases”, porque sem essa base, duvido que qualquer política de distribuição de renda (o que eu sou favorável) fosse viável. Outra base foi a lei de responsabilidade fiscal, também aprovada na época de FHC, com essas bases prontas (ambas aprovadas sob forte oposição do PT, à época…) podemos ver hoje as políticas que tanto beneficiam nosso povo… não reconhecer isso, ou é burrice, orgulho ou mau caratismo mesmo…

    • FHC Gastou 200 bilhões das privatizações de 100 bilhões do FMI. Dessa forma qualquer plano daria certo. Mas entregou o governo falidinho pro Lula que investiu no povo e teve o retorno. Sem os 300 bilhoes o Real seria mais um plano falido

  16. KKKKKK só posso rir desta Sra. Esse pessoal do PT, nao faz nada, viviem de mudar o que ja esta feito. Se o Plano Real vindo do FHC e se o FHC foi tao ruim assim como vocês Petistas dizem… porque o PT não mudou a moeda e nao criou outro plano ao molde do PT??? Só pode ser por que pela primeira e unica vez o PT reconheceu o valor do Plano, QUE NAO FOI CRIADO PELO PT. Se vocês sao os melhores… fa;cam algo melhor.

    • PÉ VERMEIO (original)/Fala Sério (O Original).
      Bom era na época dos tucanos,
      onde:
      *não havia crescimento algum, apenas recessão.,
      *a inflação chegou a 12,5%.,
      *não se investigava nada, todas as denuncias eram engavetadas, pelos geraldos brindeiros da vida.,
      *o desemprego batia recordes consecutivos.,
      *as taxas de juros estavam nas alturas.,
      *a classe média desaparecia,mergulhando na pobreza.,
      *a renda do trabalhador, em queda livre.,
      *a dívida externa, subindo de forma meteórica.,
      *o desiquilíbrio fiscal, desesperador.,
      *o valerioduto sendo apresentado para o Brasil “governo Azeredo”.,
      *racionamento de energia elétrica “apagão”.,
      *compra da reeleição “mensalão”.,
      *entrega do patrimônio público.,
      *empréstimos bilionários.,
      *propinoduto paulista;
      *propinoduto paranaense (R$500 MIL);
      *escândalo dos fiscais;
      *etc.
      Vocês como legítimos representantes da caterva Demo-Tucana, morrem de saudades do tempo onde milhões de brasileiros viviam a baixo do nível da pobreza, ou seja, na miséria absoluta, no tempo onde pertencer a classe média tinha prazo de validade e onde a renda média do trabalhador, ao contrário da atualidade, caminhava para trás. Obs: no governo tucano a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 em 1996, para R$590,00 em 2002.

  17. Quem era essa mocinha a 20 anos atrás? Onde estava, o que fazia, já trabalhava, estudava, militava, enfim, já participava da vida pública nacional, para se manifestar desta forma com quem foi personagem vivda da história. Podemos atribuir a FHC muitas coisas ruins como as privatizações muito combatidas pelo PT que hoje faz a mesma coisa como o Pré Sal, mas foi graças a ELE que o LULAdrão pode fazer um bom governo. Se fosse tão ruim o plano de FHC, por que o LULAdrão não mudou?

  18. É verdade, onde tem a mão de tucano governando só sai bobagem, onde eles passam, destroem quase tudo do patrimônio público ou é má gestão, onde o caos que se encontra o estado hoje, atolado em dívidas.

    • E o pt é um exemplo de gestão com certeza! Kkkkkkk

      • Exemplo excelente é a gestão tucanalha do seu patrão, hein? Pedágio abusivo, falta gasolina nos carros da PM, ração para os cães, telefones cortados, não cumprem o mínimo em saúde do que determina a const. federal, isso sim que é um Xoki di congestãooooo.

        • Não é piada, Gleisi Hoffmann está corretíssima:Quem é capaz de pensar criticamente sabe que o PT fez bem para o Brasil.
          Os dez anos do PT no poder levantou a autoestima da população, contrastando com o desastre, e a mentira orquestrada pela grande mídia que foi a experiência tucana.
          O PSDB usa como justificativa para seus inúmeros equívocos, o Plano Real.
          Em primeiro lugar o Plano Real não é um projeto do governo FHC, foi criado no governo do ex-presidente Itamar Franco (FHC, foi um figurante, entre os idealizadores do Plano Real).
          Abaixo a verdade sobre o Plano Real:
          https://www.youtube.com/watch?v=uZjIoaWfU1I
          https://www.youtube.com/watch?v=CdcPi8vHpLk
          Em segundo lugar, FHC em seu primeiro mandato,conseguiu controlar a inflação destruindo a classe média, entregando o patrimônio público aos interesses privados e seguindo a cartilha do FMI com medidas recessivas. Já o seu segundo mandato (1999-2003) foi um desastre maior ainda, não trouxe crescimento econômico e o país mergulhou profundamente na recessão. A desvalorização da moeda que estava atrelada ao Dólar ocorrida no início de 1999 disparou a inflação, trazendo o aumento generalizado dos preços, esse período caracterizou a primeira quebra do Brasil na era FHC. No segundo semestre de 2001, ocorreu a crise interna de energia elétrica, levando o governo a impor à população e as empresas um plano de racionamento de energia que ficou conhecido como “apagão”, como resultado da incompetência da administração tucana houve uma queda da produção industrial, aumento da inflação e do desemprego, quebrado o governo tucano pediu socorro ao FMI e obteve, em agosto de 2001 13,8 Bilhões, esse período caracterizou a segunda quebra do Brasil na era FHC. Para quem critica o governo petista preste atenção nesta informação: a renda média do trabalhador brasileiro caiu de R$754,00 (1996) para R$590,00 (2002). Em outubro de 2002, diante da grave crise que o país enfrentava as aplicações financeiras foram suspensas e o preço do Dólar disparou chegando a R$4,00, a inflação atingiu 12,5%, desorientado e desesperado (devido a ingerência tucana o Brasil estava literalmente quebrado), o governo FHC novamente pediu SOCORRO para o FMI e obteve mais 30 Bilhões de Dólares sob a condição de se enquadrar as malditas e recessivas regras dessa instituição financeira, seguindo a cartilha do diabo, ,esse período caracterizou a terceira quebra do Brasil na era FHC. Tenho mais de 40 anos e me lembro muito bem dos escândalos do governo FHC, na aprovação da Reeleição pelo Congresso Nacional favorecendo o ex-presidente (na época alguns deputados afirmaram terem recebido $ para votar à favor), nesse período não se investigava nada, todas as denúncias eram ignoradas pelo “engavetador oficial da República” o procurador-geral Gerado Brindeiro , o escândalo de Furnas, as privatizações que entregaram vergonhosamente o patrimônio público aos interesses privados, as desastrosas concessões de pedágios, o valerioduto mineiro do governo tucano de Eduardo Azeredo, o qual deu origem ao mensalão petista, Joaquim Barbosa em um dos seus discursos durante o julgamento da Ação Penal 470, comentou que os dois processos deveriam ser unificados. Hoje o propinoduto tucano está no alvo da PF e MP e, eu não tenho dúvida, os valores deste escândalo chegará na casa dos 10 dígitos e se consolidará como o maior escândalo de corrupção da História do Brasil, entre outros graves problemas e falcatruas. Que eu saiba Lula não quebrou o Brasil, nem teve que recorrer ao FMI, já FHC, só quebrou o Brasil 3 VEZES!!!!!!!

          • So queria avisar a PTsada que quem esta no poder e o PT, e nao FHC, e o Brasil esta uma Merda…..

          • Fico admirado do despautério de tanta alegação imbecil, esta tal senadora, mulher de um tal ministro do Paraná desconhecem a realidade do Norte e Nordeste do Brasil, ficam com este discursinho ridículo, enganam apenas aqueles que são cegos para enxergar as mazelas e traições deste grupo. Fora PT. Fora PSDB

          • o Brasil deve alguma coisa para o FMI ?
            é verdade que Lula disse em 2009-2010 estava tudo as mil maravilhas e deixou um rombo para Dilma de mais de 50 milhões de reais.
            Outra coisa, lógico que o mérito do Lula de dar continuidade a política macroeconômica foi muitíssimo importante.

          • O PT é uma seita criminosa que ludibria com “bolsas qualquer coisa” os pobres e os ignorantes para se manter no poder à custa de engôdos, roubos e falcatruas. São desonestos e usam como tática a prática ininterrupta da MENTIRA.

          • Vc tem uma boquinha ai no PT ou mama descaradamente nas tetas do governo para defender essa corja de ladrões sem um pingo de respeito pelo povo que esta pagando caro pela pessima administração de seu querido PT, a Petrobras, a eletrobras as Cia de energia estaõ quebradas e o dinheiro? cadê? bilhoes para Cuba ? pra que ? pelo jeito que vc fala o País esta uma maravilha! lindo, seguro , todo mundo cheio de dinheiro , ansiosos para copa porque todo mundo aqui tem dinheiro para viajar e assistir todos os jogos…

          • Lula foi contra o plano real. Grande mídia blábláblá, sempre a mesma ladainha esquerdista, distorcendo fato, fazendo resuminhos que não consideram fatos, desproporcionalidade, mentiras e mais mentiras…. Vcs são progridem diante da miséria intelectual e material do povo.

    • RISIVEL
      Seu comentário, caríssimo PE, chega a ser risível. Como pode vc (a senadora até dou desconto, sua fala é eleitoreira) escrever um absurdo deste.
      Ou o objetivo seu é identico ao dela, ou seja, vc é membro ativo e patrocinado pela Rede13?

    • Acorda Paulo, Se fosse só um eu ate entenderia e se poderia discutir, mas alem desse Jornal de Londres, a A revista The Economist, ja alertou pra isso. e vc vem dizer que ta tudo Maravilhoso?? Acorda.

      O jornal britânico Financial Times sugere que a saída do ministro da Fazenda, Guido Mantega, poderia ajudar o Brasil a recuperar a credibilidade.
      Guido Mantega, o ministro da Fazenda, há muito perdeu a consideração por parte dos investidores.
      “Combinando o jeito mandão e o estilo sabe-tudo de Dilma, o resultado final é que a senhora Rousseff e seu governo perderam credibilidade aos olhos dos investidores, justo agora que os tempos estão ficando mais difíceis e ela precisa mais deles”

      • Caro pau mandado do Iguaçu, coloque uma coisa na sua mente vazia e cheia de minhoca, hoje o Brasil não recorre mais ao FMI e o que essas porcarias de revistinha americana publicam contra o Brasil, não tem credibilidade, revistinha New York Times, The Economist, tudo o que eles acham que é bom pro Brasil, na verdade só interessa a eles, portanto, americano opinando aqui não pita nada, pita com os tucanalhas que amam FMI.

      • kkkkk. Brasil esta fazendo a sua parte.
        Os Britanicos, americanos e Europeus criticando a economia do Brasil? da uma olhadinha na divida deles…o que ta melhor é a alemanha que deve 2,8x o seu pib tão lascado… vão dar o calote loguinho e o Brasil que ta feio? acorda

        • Que parte o Brasil tá fazendo? Falacia, ignorância e controle do (seu) bolso! Vejamos onde procede que a Alemanha deve 2,8 vezes o seu PIB? Nem os alemães saem disto! Vejamos, o que o Brasil tá fazendo: Lula disse em 2009-2010 estava tudo as mil maravilhas e deixou um rombo para Dilma de mais de 50 milhões de reais. Os PACs não renderam nada, mais de 8 bilhões gastos só na construções dos estádios, os aeroportos e estradas privatizados, portos no Brasil em decadência enquanto Cuba ganha um novinho. Até quando vão tirar a palha dos olhos para enxergar. Pobres inocentes úteis.

  19. hahahahahahahahahahahhahahahahahahahahha
    ahahhahahahahahahahahahahahahhahahahahahaha

    Virou piadista agora
    hahahahahhahahahahahha

    • piadista e uns palhaços igual vcs que nao sabem oque e trabalha 8 horas por dia tropa de vagabundo que vive mamando nas tetas do gov veja esse palhaço do traiano veve falando dos outros agora vai ter que explica os emprego dos filhos na assembleia tropa de tucanada vagabunda dai chega a campanha la vem o betinho de novo promete 50,00 pra quem ganha bolsa familia so tem uma coisa ele esquece de paga

      • petista ridículo .vá se instruir. coisa que a esquerda insiste em fazer é criticar sem ao menos saber do que fala…pergunta para a Barbie gleisi onde está o dinheiro que ela e o Reiquiãozinho não aprovaram e não aprovam para o Paraná … leitura faz bem …a Dilma que o diga… o Luladrão também…comunistas mediocres.

    • Para ira da mídia brasileira, alinhada ao golpismo venezuelano, o governo brasileiro marcou um golaço nos últimos dias, ao derrotar EUA, Canadá e Panamá, que defendiam, junto à OEA, intervenção externa na Venezuela. O Brasil ganhou a votação por 29 X 3.
      É triste constatar que nossa mídia, quando se trata de América Latina, esteve, está e estará sempre ao lado daqueles que defendem soluções não-democráticas para conflitos políticos.
      Ora, se o povo venezuelano não gosta de Maduro, então que reúna assinaturas para um impeachment, que lá pode ser feito via plebiscito!
      http://tijolaco.com.br/blog/?p=15154

      • Você fala isto pois deve ter uma boquinha do governo como este blog, enquanto os ‘milagreiros’ da Venezuela, Bolívia, Paraguai, Argentina, vivem esnobando e massacrando a população.

    • Meu caro adoniran! Mas esse FHC sempre foi uma piada…

    • Antes de mais nada sou Economista.Primeiramente o FHC não entende “nada” de Economia nem de Planos Econômicos. Há época deram um golpe de estado no governo e tiraram o Collor. Assume o vice Itamar Franco e o Ministro da Fazenda Recupero para implementação de um novo Plano Econômico. O FHC é chamado também para colaborar na implementação do Plano. Há época FHC é suplente de Senador para por S. Paulo no lugar de Franco Montoro. E colocaram no colo do FHC. Pois precisavam de um candidato a Presidência da Republica. Empossaram-no como Ministro da Fazenda no lugar do Recupero e lançaram posteriormente a Presidente. O Plano Real deu certo e ele virou padrasto do plano.