Coluna do Ricardo Mac Donald: “Metrô curitibano começa a sair do lugar”

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, revela que o Metrô Curitibano começa a sair do papel e ganhar seus primeiros movimentos; de 17,6 km de extensão e 14 estações previstas, a obra custará R$ 4,6 bilhões cujo financiamento foi garantido pela presidenta Dilma à  capital paranaense; segundo o colunista, além do metrô, estão previstos no mesmo pacote a conclusão da Linha Verde e melhorias nos ônibus da Linha Inter II; "O prefeito Gustavo Fruet está tratando o Metrô com os pés no chão, sabendo que ainda há vários obstáculos a serem vencidos e que esse modal, quando concluído, atenderá 15% dos usuários, aqueles do Eixo Norte !“ Sul", relata Mac Donald; leia o texto.
Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, revela que o Metrô Curitibano começa a sair do papel e ganhar seus primeiros movimentos; de 17,6 km de extensão e 14 estações previstas, a obra custará R$ 4,6 bilhões cujo financiamento foi garantido pela presidenta Dilma à  capital paranaense; segundo o colunista, além do metrô, estão previstos no mesmo pacote a conclusão da Linha Verde e melhorias nos ônibus da Linha Inter II; “O prefeito Gustavo Fruet está tratando o Metrô com os pés no chão, sabendo que ainda há vários obstáculos a serem vencidos e que esse modal, quando concluído, atenderá 15% dos usuários, aqueles do Eixo Norte !“ Sul”, relata Mac Donald; leia o texto.
Ricardo Mac Donald*

A última segunda-feira foi uma data importante na conquista do Metrô de Curitiba: marcou o fim dos 30 dias de consulta pública sobre o edital, contrato e anexos, com grande participação dos interessados. Agora cabe à  Prefeitura examinar e responder todos os questionamentos e sugestões, a fim de publicar o edital definitivo, o que deve ocorrer na primeira quinzena de março.

Paralelamente, a equipe da Prefeitura providencia a ultimação dos convênios com a União e o Estado, para garantir o emprego da verba anunciada pela Presidenta da República.

Tudo correndo bem, teremos o fim do certame e a declaração do vencedor no mês de maio deste ano, a tempo de participar do Salão Europeu da Mobilidade 2014, que se realizará em Paris e do qual Curitiba é convidada de honra, dentre os 250 expositores internacionais e cerca de 10 mil profissionais, de 55 países, que buscam soluções na área de mobilidade urbana.

O prefeito Gustavo Fruet está tratando o Metrô com os pés no chão, sabendo que ainda há vários obstáculos a serem vencidos e que esse modal, quando concluído, atenderá 15% dos usuários, aqueles do Eixo Norte !“ Sul.

No pacote da mobilidade, estão vindo também, a fundo perdido, cerca de 200 milhões de reais para terminar os dois trechos da Linha Verde, e 80 milhões de reais para iniciar melhorias na Linha Inter II !“ compreendendo obras em 38 quilômetros de extensão, com intervenções que vão proporcionar mais agilidade ao sistema e conforto aos usuários do transporte público.

Economia

Brevemente, volto ao tema.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Deixe um comentário