Coluna do Ricardo Mac Donald: “Para que tanto foguetório para apenas 4 jogos da Copa em Curitiba?”

Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, minimiza ausência de Curitiba em evento da Fifa, semana passada, além de criticar vereador que questionou custo da viagem de Gustavo Fruet para sorteio; colunista também detona a construção da ponte estaiada na Avenida das Torres, que dá acesso ao aeroporto de São José dos Pinhais; a construção de uma trincheira seria mais rápida e barata!, compara; secretário Municipal de Governo, considerado o capitão do time do prefeito, de certa forma, sua opinião representa um Raio-X do ânimo do poder municipal curitibano com a Copa do Mundo; por fim,  colunista crava essa em alto e bom som: Será que os quatro jogos do Mundial em Curitiba não poderiam ser feitos sem todo esse envoltório e foguetório?!; leia o texto.
Ricardo Mac Donald, em sua coluna desta sexta, minimiza ausência de Curitiba em evento da Fifa, semana passada, além de criticar vereador que questionou custo da viagem de Gustavo Fruet para sorteio; colunista também detona a construção da ponte estaiada na Avenida das Torres, que dá acesso ao aeroporto de São José dos Pinhais; a construção de uma trincheira seria mais rápida e barata!, compara; secretário Municipal de Governo, considerado o capitão do time do prefeito, de certa forma, sua opinião representa um Raio-X do ânimo do poder municipal curitibano com a Copa do Mundo; por fim, colunista crava essa em alto e bom som: Será que os quatro jogos do Mundial em Curitiba não poderiam ser feitos sem todo esse envoltório e foguetório?!; leia o texto.
por Ricardo Mac Donald*

Quatro partidas da Copa do Mundo de 2014 serão realizadas em Curitiba. Razão de orgulho ou preocupação? à‰ bom ou ruim para a Cidade?

Como sempre, a resposta tem várias facetas. à‰ bom pelo novo estádio e pelas obras que estão acontecendo. Investir em mobilidade é útil e fundamental. As obras, que agora causam transtornos, quando concluídas se somarão à quelas do Metrô, dos trechos finais da Linha Verde, à  remodelação do Inter 2, entre outras que mudarão a face de Curitiba.

Por outro lado, se critica o excesso de gastos com obras ditas temporárias. Apenas a Prefeitura gastará 71 milhões de reais com: Fun Fest, palcos e sons, estrutura de transmissão – que nos força a fazer uma passagem elevada pela Rua Brasílio Itiberê, tendas, equipamentos de monitoramento, veículos, pessoal, alimentação, além de uma enorme estrutura de segurança.

Em 2013, a Prefeitura já teve gastos com 110 passagens aéreas e 70 estadas em diversas cidades brasileiras, para atender a compromissos da Copa e debater temas como segurança, saúde, estádios, treinamentos de pessoal, entre outros.

Fomos criticados por não enviar um jornalista ao evento de pré-sorteio, mas quando o Prefeito e o Secretário da Copa, juntamente com dois vereadores, comparecem como convidados no evento principal, nós recebemos pedido de informação de outro vereador, por entender que houve gasto excessivo. Excessivo, nobre edil, é gastar 26 milhões em um sorteio, onde apenas a tenda custou 6 milhões, como noticiaram os jornais.

Economia

Enfim, estamos em dezembro de 2013, com tudo encaminhado e sem possibilidade de retorno, então devemos fazer como a obra da Ponte Estaiada: terminá-la, mesmo sabendo que se fizéssemos a tradicional trincheira ela seria mais rápida e muito mais barata.

Sabemos que o preço da frugalidade é um e o preço do luxo e do desbunde é outro, muito diferente. Será que os quatro jogos do Mundial em Curitiba não poderiam ser feitos sem todo esse envoltório e foguetório?

Cartas à  redação.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comments are closed.