Por Esmael Morais

MP adere à  campanha do “Blog do Esmael” pela construção da ponte Matinhos-Guaratuba

Publicado em 05/11/2013

MP entra na briga pela construção pela ponte de Guaratuba

A 1.!ª Promotoria de Justiça de Guaratuba entrou com uma ação civil pública pedindo que o governo do Estado faça o estudo de viabilidade da ponte do Guaratuba. A análise técnica seria a primeira ação para a futura construção, antiga reivindicação dos moradores do litoral e de turistas.

Segundo a autora da ação, promotora Ana Claudia Luvizotto Bergo, o MP-PR (Ministério Público do Paraná) está cobrando o cumprimento de uma lei estadual de 1991, que determina que o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) construa a ponte.

A gente entende que houve uma omissão de mais de 20 anos. Nem o primeiro passo foi dado!, afirma.

Ela conta que, em junho, foi aberto um inquérito sobre a travessia em Guaratuba, que acabou resultando nesta ação civil.

Neste período, tivemos várias comunicações com o DER, mas o que parece é que nem eles chegaram a uma conclusão sobre a melhor solução!, conta.

O governo do Estado vem estudando, junto com o DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte), um projeto de melhoria do trânsito no litoral. Segundo o que o próprio órgão federal disse ao MP, no entanto, não há nesse projeto a garantia de que a ponte esteja prevista.

Edital

Em nota, ontem, o DER disse que “em breve”, lançará edital para construção da ponte, que será feita através de uma PPP (Parceria-Público-Privada).

O projeto da ponte, bem os estudos de viabilidade econômica, ambiental e técnica ficariam ao encargo da empresa vencedora!, afirma o departamento.