Lula já não esconde: indicação de Barbosa foi seu maior erro

do Brasil 247

E, para ele, não há mais remédio, uma vez que as condenações e as prisões já são um dado do passado; ex-presidente tem dito abertamente que indicação de Joaquim Barbosa ao Supremo Tribunal Federal foi seu maior equívoco nos oito anos em que foi presidente da República; sugestão foi feita por Frei Betto e chancelada pelo ex-ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos; intenção de Lula era encontrar um ministro negro para marcar o compromisso do governo com a inclusão social.

E, para ele, não há mais remédio, uma vez que as condenações e as prisões já são um dado do passado; ex-presidente tem dito abertamente que indicação de Joaquim Barbosa ao Supremo Tribunal Federal foi seu maior equívoco nos oito anos em que foi presidente da República; sugestão foi feita por Frei Betto e chancelada pelo ex-ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos; intenção de Lula era encontrar um ministro negro para marcar o compromisso do governo com a inclusão social.

O ex-presidente Lula já não esconde de mais ninguém seu arrependimento com a indicação de Joaquim Barbosa ao Supremo Tribunal Federal, feita em 2003, no primeiro ano de seu mandato. Lula tinha a intenção de nomear um ministro negro para marcar o compromisso de seu governo com a inclusão social. A sugestão do nome partiu do amigo Frei Betto e foi chancelada pelo então ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos. Lula, no entanto, hoje afirma que a escolha de Joaquim Barbosa foi seu maior erro em oito anos na presidência da República.

A informação foi publicada por Ilimar Franco, do Globo:

Se arrependimento matasse – ILIMAR FRANCO

Com as prisões de José Dirceu e José Genoino, o ex-presidente Lula não esconde mais sua irritação com o presidente do STF, Joaquim Barbosa. A amigos que estiveram com Lula nos últimos dias, as críticas deixaram de ser veladas, e ele passou a ser categórico. Disse que o maior equívoco que cometeu na Presidência foi o de indicar Barbosa para ministro do Supremo.

Risco zero
No Planalto, a avaliação é que não há hipótese de o presidente do STF, Joaquim Barbosa, filiar-se a algum partido para concorrer à  Presidência ou a algum cargo majoritário nas eleições do ano que vem. O núcleo político do governo acha que todos os bônus obtidos por Barbosa no Supremo cairão por terra. Ele terá que responder sobre todas as suas escolhas e por todos os erros e problemas enfrentados pelo partido a que ele se filiar!, diz um interlocutor palaciano. Ministros do STF fazem a mesma aposta e ainda contam que ele deverá se aposentar tão logo deixe a presidência, em 2014, para evitar ser comandado por Ricardo Lewandowski, o próximo presidente do STF.

51 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I’m all new to blogs and actually savored this blog site. Probably I’m want to bookmark your site . You certainly come with fantastic article content. Cheers for revealing your web site.

  2. Joaquim Barbosa , devera cumprir sua missão de ministro com isenção e respeito a instituição democrática na qual representa que é o supremo.

    Ele extrapola de suas atribuições.

  3. Joaquim Barbosa……Lembrem-se de um tal de caçador de marajá…..Foi o maior desastre do voto dos brasileiros… Espero que a população tem esperteza bastante, para não caírem novamente neste engodo…..Se bem que eu acredito, que diante da já prevista vitória da Dilma no primeiro turno, como indicam as pesquisas, a direita está tentando usar o Joaquim Barbosa, na esperança consigam chegar a um segundo turno…. E o Joaquim pela sua vaidade desvairada, está caindo como um patinho….

  4. Discordo e que o maior erro de LULA foi ter indicado JOAQUIM BARBOSA para Ministro do STF, ao contrário, sem saber, a bem da sociedade brasileira, FOI O ÚNICO ACERTO DELE COMO PRESIDENTE. O maior erro de JOAQUIM BARBOSA e do Procuraor Geral, foi ter dixado LULA fora do julgamento. Aliás, o MAIOR ERRO dos brasileiros foi ter eleito LULA Presiente. O BRASIL atrasou 80 anos em oito.

  5. A MENTE DESTORCIDA DO LUIS DA SILVA, É Q INDICAÇÕES SUAS PARA MINISTROS DO STF, FARIAM COM Q TODOS NOMEADOS POR ELE FICASSEM TÃO GRATOS QUE O APOIARIAM MESMO Q PERPETRASSEM OS CRIMES Q SABIA DE ANTEMÃO Q COMETERIAM, ELE E SUA SÚCIA, NAO CONTAVAM COM A INTEGRIDADE DE JOAQUIM, E AGORA DESCARADAMENTE SE ARREPENDE, COMO UM MAFIOSO, DE TER COLOCADO UM ESPIÃO NA SUA QUADRILHA, NA COSA NOSTRA TERIA SIDO EXECUTADO POR TAL ERRO. O JOAQUIM BARBOSA É O NOSSO GIOVANI FALCONE.

    • Joaquim Barbosa é a voz da verdade; é o exemplo de dignidade e justiça, deseja ver o Brasil livre desses vermes que às custas dos otários querem se perpetuarem no poder através de falcatruas. Estamos necessitados de mais “Joaquins Barbosas” neste País

  6. o maior erro meu foi ter votado no lula

  7. Isso mostra como é composto o Supremo Tribunal Federal.
    Uma reserva de compadrios e gentilezas para que os interesses daqueles que detem o poder sejam resguardados. Basta ver a atuação do Min. Levandowiski e outros acomodadados como o Dias Tofoli…

  8. Opinião de mollusco etílico conta alguma coisa???

  9. LULA é muito inteligente para falar tamanha asneira. Talvez então, ele possa pedir para Dilma, numa próxima nomeação , nomear O Carlinhos Cachoeira .

  10. É, o placar desfavorece o blogueiro.

  11. Um juiz deve julgar, esse é o seu papel, agradar amigos é outra história, coisa para depois do expediente. Se o ex presidente Lula acha que ao indicar um juiz, ele deveria fazer favor aos seus amigos, assim trai nosso voto. MAS ACHO QUE TUDO ISSO É MENTIRA, INTRIGA DA IMPRENSA.

    Agora presidente do supremo deveria ser escolhido pelo voto, voto do povo.. Esse negócio de indicação e nomeação é coisa dos tempos dos coroné…ISSO TEM QUE ACABAR, TEMOS QUE IMPLANTAR A DEMOCRACIA PLENA..

  12. Laerte Oliveira examinou processos, documentos, análises, e conhece detalhes do processo. Concluiu que houve “apenas o crime menor de Caixa 2″> Começo agora a campanha: LAERTE OLIVEIRA PARA PRESIDENTE DO STJ.
    E Plínio sugere que o d.r Edésio Passos seria submisso ao seu padrinho. D.r Edésio, pelo seu caráter, pela sua personalidade, pelo respeito angariado junto a todos os seus colegas e companheiros, pela sua luta decente na tribuna, no microfone, no escrito, contra o arbítrio, a opressão, a tirania do nevoento 64-85, não merece ser assim conceituado, s.r Plínio. Quem não se deixou encabrestar pelos golpistas da Direita, não se ajoelharia diante de qualquer outro jugo ditatorial.

    E anonimo xinga Meire de estúpida…

    • Parreira Rodrigues, sugiro que ao invés de fazer campanha para mim você a faça para os seguintes jornalistas, juristas e analistas, que em certo grau concordam com minha conclusão: Janio de Freitas, Paulo Moreira Leite, Luiz Nassif, Paulo Henrique Amorim, Miguel do Rosário, Leandro Fortes, Azenha, Rodrigo Vianna, Conceição Lemes, Maria Inês Nassif, Renato Rovai, Raimundo Pereira, Emir Sader, Gilson Caroni, José Carlos de Assis, Eduardo Guimarães, Altamiro Borges, Bárbara Gancia, Lia Imanishi, Hildegard Angel, Mino Carta, Fernando Brito, Breno Altman, Fernando Morais, Ladislau Dowbor, Mauricio Dias, Najla Passos, Fábio Konder Comparato, Ives Gandra Martins, Cláudio Lembo e Celso Antonio Bandeira de Mello.

      Tchau!

      • Vixi, quantas penas alugadas?

        E desde quando Caixa 2 não é crime?

        Hasta la vista!

        • Parreiras Rodrigues, caixa 2 é crime sim, crime eleitoral, então que todos os acusados fossem julgados com base no crime cometido e não nessa farsa montada pela direita e pela mídia.

        • Parreiras, você é realmente uma besta.
          Primeiro leia com atenção o que o cara escreveu, o que ele quis dizer é que até uma besta como você com um pouco de trabalho conseguiria ver que não houve crime maior que caixa 2. E em que ponto ele disse que caixa 2 não é crime? Mesmo para um analfabeto está claro que ele disse que isso é crime. Mais difícil ainda pra sua mente doente, frustrada e megalomaníaca será entender que crime de caixa 2 sem desvio de verbas públicas não colocaria ninguém na cadeia. Quanto ao seu argumento genial das canetas compradas, ele só reforça o quão ridículo você é quando necessita de antepor argumentos. Besta!

    • Senhores
      As opiniões discordantes são livres em um país democrático. Contudo sou parente do referido senhor, e mesmo não tenho nenhuma intimidade com ele, não quero defender ou elogiar, apenas por uma questão humanitária acredito que nesse momento deve ser levado em consideração questões específicas próprias à pessoa que certamente tem lhe causado sofrimentos físicos, portanto acredito que esta pessoa não esteja no contexto dessa discussão.

  13. Não não Lula, não tem “bravata”!! É só o Joaquim colocar um japonês no Ministério da Igualdade Racial, depois um italiano, depois um polaco do Ril Grande, e fica tudo certo; Agora, oque não pode é o Joaquim “trair o povão” torrando o pré-sal pra gringo ‘COMO ESTÁ FAZENDO A DILMA TRAIÇOEIRA COM O TEU ‘DEVIDO ENDOSSO”, O QUE INDIGNOU OS BRASILEIROS, “QUE NÃO SÃO OS BURROS QUE VOCÊS PENSAM”; “FALEI E PRONTO’!!
    AGORA, O BARBOSA NÃO PARECE TER O PERFIL DE QUEM USA DE PESSOAS DE FORMA LEVIANA, COMO FOI USADO, JUNTAMENTE COM O MINISTRO EDSON SANTOS!; “ALIÁS”, COMBINA COM O PERFIL DE DONA DILMA’;;;;;

  14. o maior erro do lula foi dar dinheiro para deputados votarem projetos do governo .

  15. O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA CONTOU COM OS VOTOS DE OUTROS MINISTROS PARA A CONDENAÇÃO DOS MENSALEIROS.
    O LULA, CHEFE DO BANDO, PREFERE O LEWANDOWSKI E O TOFFOLI QUE PRATICAMENTE FORAM ADVOGADOS DE DEFESA DOS MENSALEIROS.

    • Flaviano disse tudo. Os mensaleiros foram condenados com os votos daqueles que eram amiguinhos do Lula. Se mesmo com todos os vícios nas nomeaçoes como Dias Toffoli, eles foram condenados é porque realmente são todos bandidos. Joaquim Barbosa teria que fazer o que para agradar o LULADRAO? Inocenta-los? E como fica PC FARIAS na história?

      • O Flaviano e você Sandor Mendes não disseram nada. Foi engendrado um enorme processo para destimular ou mesmo impedir vistas dos demais Ministros (logo iriam acreditar no Barbosa). Este não juntou a prova que destruiria todo o Mensalão, deixando o processo capenga. Conclusão para não me estender mais: o julgamento é somente do que consta nos Autos, os Autos estavam mutilados e em cima disso é que julgaram. E mesmo assim ainda tiveram de inventar a tal tese “domínio do fato”. Conclusão: os Ministros votaram nessa base do que constava nos autos.

  16. Uma imagem vale mais que mil palavras. Não preciso falar mais.

  17. Presados leitores,

    Informem-se antes sobre o que realmente foi o processo da ação 470 antes de dizer que “…os corruptos foram presos”.

    Não, foi o contrário.

    Os bandidos são os que usam togas, e os presos são as vítimas.

    Lula apenas disse uma verdade inconveniente com a qual concordo, nomeando Barbosa para dar andamento a esta aberração jurídica.

    O “mensalão” foi uma farsa orquestrada pela imprensa e oposição pra denegrir o Governo Petista a fim de tirá-lo do poder.

    E sim, desafio qualquer leitor a me provar o contrário, caso queiram. Porque até este momento, não vi sequer uma prova contundente de que houve mensalão.

    Já vi sim, crimes muito maiores terem muito menos ou nenhuma cobertura da imprensa, o que mostra o (mal)caráter partidário da nossa mídia, que de isenta não tem nada.

  18. Opa! tá empatado… meu maior erro também foi ter votado no Lula, e tenho quase certeza que o Joaquim Barbosa também está arrependido de ter votado no Lula!

    • E eu também;; “Eu e a Base Aliada, e a Molecadinha do Grupo”;

    • Mas os poderes não são autônomos, o Luiz Inácio da Silva(LULA) indicou e dai ele é politico e tem que ser oportunista neste quesito uma vez que uma grande porcentagem da população brasileira é negra ou descendente este era o alvo, agora se tinha ladrão na jogada o JOAQUINZÃO tá certo tem que prender e já estão falando que o homem faz parte da PIG nada haver…como politico o LULA mirou e acertou o alvo que era o voto e como JUIZ o JOAQUINZÃO mirou o alvo e acertou, e espero que mais ver mais corruptos na cadeia independente de partido politico…Dilma mais verba pra construir presidio pelo jeito vai faltar cubico digno pro nossos digníssimos corruptos do BRASIL.

  19. Concordo plenamente com o Lula. Examinando documentos, análises e depoimentos, bem como conhecendo alguns detalhes do processo e do julgamento, fica claro que só houve mesmo o crime menor de caixa dois, ou seja, o Barbosa, como presidente do STF se mostrou no mínimo incompetente ao trabalhar junto com os demais ministros para obter condenações absurdas por crimes que nem ocorreram. O Lula tem mais é que se arrepender mesmo. Espero que ele tenha aprendido bem esta lição.

  20. É a implacável ditadura do tempo, infalível, que começa a cobrar a fatura da demagogia barata de alguns líderes e partidos. Todavia, no caso do Lula, como se trata de um grande sortudo, Joaquim, com as trapalhadas do tal “mensalão”, já se reconverteu numa espécie de cabo eleitoral de Lula, outra vez, a contrário senso.

  21. Observem a fisionomia do Joaquim Barbosa ao lado do ex-Presidente Lula: fisionomia tranquila, um orgulho temperado pelo mérito, até humilde! Entretanto as elites mais atrasadas e reacionárias da Nação, pela mão da imprensa corporativa (PIG)e os dois Procuradores Geral da República (Antonio Fernandes e depois Roberto Gurgel) o cooptaram para destruir o PT e lhe ofereceram em troca a Presidência da República! Desde então trabalhou diuturnamente com os dois Procuradores Geral da Republica (Antonio Fernandes e depois Roberto Gurgel) na montagem da AP 470. Mordeu a isca envenenada, se desmoralizou perante seu benfeitor, o ex-Presidente Lula, mas fez seu trabalho de traição com ilegalidades. Pelo menos se fosse sem ilegalidades ainda poderia ser absolvido, mas sabia que sem ilegalidades não destruiria o PT porque NÃO houve Mensalão! Enfim, comparem com sua fisionomia atual cheia de rancor quando deveria estar radiante com os resultados da AP 470, mas mesmo assim está rancoroso. Porque? Porque já percebeu que ao fim e ao cabo foi enganado pela elite mais atrasada e reacionária desta Nação que antes o entronizara. Já sabe que nunca será Presidente do Brasil, que nunca terá nem uma fração do prestígio que tem seu benfeitor, o ex-Presidente Lula, e que nem terá o favor da elite mais atrasada e reacionária da Nação que já o abandonou na sarjeta da rua da amargura dos traidores depois que realizou seu trabalho sujo para o qual foi cooptado.

    • “A sorte que entregar o pais ao capital externo não é traição alguma…”; As traições se dão nas besteiras mais subjetivas que estejam no nível de discussão popular e na mídia dominante; Agora, a atitude do Pizzolatto assustou meio mundo; Produzir uma “prisão preventiva pós-julgamento”, é atribuição de cunho jurisprudencial, própria e característica do Supremo; “Ou eu tô errado”???

    • Texto negando a existência do MENSALÃO, eivado de expressões e palavras de ordem características da “turma”. Até parece que o vírus da raiva atingiu os papagaios…

    • … e
      Elvis não morreu…

    • Quantas besteiras foram escritas, vc precisa se informar direito “companheiro”

  22. Esse Sujeito vem e diz isso? é um demagogo total. Se esse foi o seu maior erro…. o maior ERRO DO BRASIL, foi ter Eleito esse molusco de 9 dedos. E colocado o Partido dos corruPTos, no poder.

  23. Na época nós do PT do Paraná queríamos a nomeação do Edesio Passos. Realmente foi um erro Lula.

  24. E vai ficar mais arrependido se o Ministro Barbosa se candidatar a Presidente.

  25. O erro está nos que condenaram (lembrem que vários ministros concordaram com o voto do Barbosa, sozinho ele não condena ninguém) e não nos que cometeram crime? A tática de culpar os outros e ficar politizando a questão, querendo fazer parecer que o Barbosa seria candidato, é medíocre. Bem a cara do Lula.

  26. Não concordo com a declaração do ex. presidente, pois se o presidente do STF Joaquim Barbosa,não tivesse cumprido com seu dever de mandar prender corruptos, ele não poderia ter sido indicado então? Ora isso deixa claro, que muitas questões não são resolvidas,porque alguém indicou alguém,aí deve ser submisso a indicação. Considero uma falha grave essa declaração do ex. presidente LULA.