Dilma privatiza aeroporto do Galeão por R$ 19 bilhões

da Agência Brasil

Depois de desfazer do pré-sal do Campo de Libra, no mês passado, nesta sexta (22) o governo Dilma Rousseff (PT) privatizou o Aeroporto do Galeão, no Rio, por R$ 19 bilhões; União pretende vender ainda as rodovias, ferrovias e portos para exploração privada.

Depois de desfazer do pré-sal do Campo de Libra, no mês passado, nesta sexta (22) o governo Dilma Rousseff (PT) privatizou o Aeroporto do Galeão, no Rio, por R$ 19 bilhões; União pretende vender ainda as rodovias, ferrovias e portos para exploração privada.

O consórcio Aeroportos do Futuro arrematou na manhã de hoje (22) a concessão do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, com um lance de R$ 19 bilhões. Os direitos de ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte foram arrematados pelo consórcio Aerobrasil por R$ 1,82 bilhão. O Galeão recebeu cinco lances na primeira fase do leilão, sendo que a melhor proposta acabou mantida na etapa de lances a viva voz.

Confins recebeu três propostas na etapa de lances por escrito, a maior chegou a R$ 1,4 bilhão, feito pelo mesmo consórcio que acabou vencendo o leilão. As empresas do Aerobrasil tiveram, no entanto, que melhorar a proposta para conseguir arrematar o leilão na disputa em viva-voz.

O consórcio Aliança Atlântica, deu duas novas propostas durante a última fase do leilão, chegando a oferecer R$ 1,8 bilhão pelo aeroporto. O lance mínimo para o terminal mineiro era R$ 1,09 bilhão. Para o Galeão, o lance mínimo era R$ 4,82 bilhões.

32 Comentários

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  1. I just want to say I’m new to blogs and seriously loved this blog. Most likely I’m want to bookmark your blog . You absolutely come with perfect stories. Kudos for sharing with us your blog.

  2. Ei pessoal vejam qual a diferença de privatização e concessão. O modelo PT é bem melhor que do PSDB.

  3. O campo de de petróleo foi vendido por 15 bilhões de reais,como um aeroporto pode ser mais caro 19 bilhões de reais? Quero que desenhem eu sou meio burro.

    • Eu to Achando que vc é por completo, 15 bilhões foi o Bônus da assinatura, a União ficara com 41,65% do Lucro em Óleo. A estimativa é de 1 Trilhão de reais de Lucro nos próximos 35 anos. Quer que eu Desenhe?

    • 15 Bilhões foi somente o valor inicial exigido no leilão de Libra. A União receberá também mais de 40% do petróleo que as petroleiras irão extrair. Além disso, receberá royalties que não são minúsculos como aqueles pagos pela Vale em relação ao minério de ferro. Além desses dois pagamentos existem outros que a União receberá, no total o país receberá pelo menos 80% do lucro de exploração. Ou seja, o campo de petróleo não foi vendido por 15 bilhões. Como toda a operação será regulamentada e fiscalizada pela empresa estatal Petrosal e que essas operações obrigatoriamente serão coordenadas pela Petrobrás, empresa sob controle estatal, fica claro que os donos do petróleo será o estado e portanto o campo nem sequer foi vendido.

  4. Esmael, tem certeza que você não sabe a diferença entre “Privatização” e “Concessão”?

    Se é a mesma coisa pra você, me diga, quando vão devolver a Vale do Rio Doce e a Telebrás pro povo brasileiro?

    Galeão será devolvido depois de 30 anos!

  5. É bom que privatizem pois o governo não faz investimentos de porte nem obras de modernização, fica só tapando buracos da pista e fechando as goteiras.. Melhor do que esperar o prédio desabar..

    • Trabalhador, já ouviu falar no PAC2? Se isso não é investimento de porte o que é então? Acho que somente a china tem investimentos tão grandes em andamento hoje.

      • Conheço o PAC, aqui no Paraná virou reforma da Refinaria Getúlio Vargas… Mas e o nosso aeroporto Afonso Pena? Continua sendo o nosso velho Aeroporto Afonso Pena. E o problema de privatizar não se resume somente a investimentos, mas sim em operacionalização. Os gestores e operadores ligados ao poder público demonstram na maioria das vezes serem pessoas um tanto cansadas, indispostas…

  6. Galeão e Confins já deveriam estar privatizados, mas os termos do leilão espantou os participantes. Agora, só vai dar temppo prá tapar goteiras, consertar escada rolante, dar um pintada (epa) nas paredes e coisa e tal. O PT é incompetente até para copiar o que condenava quando Oposição.
    Uns e outros ai em cima, insistem em tergiversar, em dourar pílulas, em dizer que a pimenta era suave enquanto derrama lágrimas e pede balde d’água.

    • Me parece que a razão para os termos do leilão espantar interessados foi que tais termos beneficiavam mais o estado do que as concessões que o PT não quis copiar. É óbvio que as empresas interessadas querem o melhor para elas próprias e portanto estão muito mais interessadas no modelo da oposição.
      De qualquer forma, o governo conseguiu fechar o negócio com sucesso e portanto com mais vantagens para o país.
      Quanto ao atraso para a copa, é realmente um problema que no meu ponto de vista deveria ter sido tratado com muito mais competência, mas dar privilégios nas concessões dos aeroportos para minimizar o problema de atraso me parece que também seria uma grande incompetência e uma irresponsabilidade com o bem público.

  7. Para desespero dos vermelhinhos que gostam de arranjar carguinho em empresa estatal, sem concurso e sem ter a mínima competência…..Precisaram de 10 anos para fazer o óbvio. Já terceirizaram os transportes (rodovias, ferrovias, aeroportos), terceirazaram a saúde (médicos estrangeiros)….Viva o PT capitalista!!! Partidinho hipócrita….

  8. Empresa estatal tem lucro garantido, o problema é que jogam tudo na mão dos cargos comissionados e eles destroem tudo.
    Cargo público tem que ser concurso, indicação política fode tudo.

  9. Fez a coisa certa. Pobre não viaja de avião.

  10. Acabei de ver o vídeo que o Ozeias publicou acima.
    É como falei em comentário anterior.
    O Petróleo de Libra não foi totalmente entregue às empresas petrolíferas, mas também não irá ficar totalmente nas mão do estado. Não agradou a esquerda que queria 100% para o estado nem a direita que queria muito pouco para o estado. É só examinar um pouco as concessões do Fernando Henrique e comparar com a partilha de Libra para ver que o país vai ficar com um lucro muito maior com o sistema de partilha da Dilma. Além disso, a alternativa de exploração total pelo estado deixaria o petróleo no chão por décadas. A decisão do governo fará com que em breve o lucro deste petróleo esteja entrando nos cofres públicos e podendo ser aplicado em educação.
    Não é o melhor dos mundos, mas parece que foi o melhor que dava pra fazer.

  11. Esse video abaixo ilustra bem como as coisas saopor aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=yJ71mrqldzA

  12. O que ocorre é que o PT resolveu tomar medidas light de esquerda, não faz o que tudo que a esquerda de verdade quer, mas faz um pouco dessa agenda. Não faz tudo que a direta quer, mas também segue um pouco essa agenda. Segue na verdade uma agenda pragmática que é o que dá pra fazer já que não teria apoio dos partidos aliados se resolvesse ser de esquerda. Assumiu uma posição de centro esquerda e lentamente vai avançando em algumas medidas desta ideologia.
    Desta forma, as privatizações do PT são muito mais light. Por exemplo, a Petrobrás nunca vai ser da iniciativa privada como foi o caso da Vale que será para sempre do grupo que a comprou. O estado terá parte grande dos lucros provenientes do petróleo enquanto o país tem lucros ínfimos com a exploração de nosso minério de ferro pela Vale. Desta forma, todas as privatizações do PT, mesmo a destes aeroportos sempre reservam muito mais bem ao Brasil do que aquelas privatizações feitas pelo PSDB. É um meio termo que desagrada tanto a esquerda quanto a direita do PSDB. O PT nunca conseguiria, por exemplo, fazer passar no congresso a reestatização da Petrobrás, que é o que a esquerda quer, sendo assim vai por um caminho menos radical mas que traz frutos imediatos para o país.

  13. Tá faltando dicionário? privatiza?????????????????

  14. Só privatizando mesmo para ver se melhora. O Aeroporto do Galeão deve ser o pior do Brasil. É triste porque é a porta de entrada do País. Só quem passa por lá tem idéia do que é esse aeroporto.
    Extrapola ideologias políticas. É necessidade mesmo.

  15. Esmael, me explica: não era o PT que condenava o governo FHC pelas privatizações?
    Como entender agora o que a Dilma faz, privatizando portos, ferrovias e aeroportos. O governo petista pode outros não.
    Com certeza os militantes vão aparecer dizendo que é diferente o que o PT faz.
    Por essa e por outras que não dá mesmo para acreditar em partido politico.
    O Lula foi diversas vezes na TV, em tempos de eleições, combater o governo do PSDB, dizendo que estavam entregando o Brasil para o capitalismo selvagem.
    E agora? Será o que ele tem a dizer?
    Dá pra entender……

    • Caro Jofre.

      O Esmael não saberá explicar sua pergunta.

      Como foi comentado varias vezes neste blog (extremamente tendencioso) a PTZADA NUNCA promoveu algo nem próximo de privatização na sua história.

      E AINDA ACHAM QUE FAZEM ALGUM BEM PARA O POVO NÉ …

      • Como vocês são burros. Privatização foi o que foi feito com as Teles por exemplo (foram para sempre para a iniciativa privada).

        Concessão foi o que foi feito com os aeroportos, estradas, ou seja a concessão tem prazo de validade.

        Lembrando… A concessão das estradas no governo fhc, foram bem diferentes das do GOVERNO LULA/DILMA. É só ver o preço das passagens.

        Rodovia 376 paga-se 1,70 para automóveis por pedágio. Já a 277 paga-se R$ 14,60 para automóveis

        ENTENDERAM A DIFERENÇA ANTAS, OU PRECISA DE DESENHO?

        • O “astolfo” Seria bom pra voce ver quem são os donos da Vale, lá vai!!!O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A, que detém 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,02%. Se considerarmos as ações da Previ (cuja diretoria é indicada pela União) e do BNDES como de influência direta do governo federal, este gerencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Se incluirmos a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votante da empresa se encontram no País.”

          • Silvana, que porcentagem do lucro da exploração dos minérios de nossas jazidas vai para os cofres da União?
            Qual é essa porcentagem no caso das jazidas de petróleo de Libra?
            Realmente dá pra chamar tudo de privatização da mesma forma que dá pra chamar uva e banana de fruta.

          • A porcentagem que vai pro cofre do governo é mais do que ele merece. O governo arrecada muito dinheiro, muito mais que o necessário. O problema do governo é saber gastar, aplicar corretamente os recursos, isso não se saba fazer; também tem que sustentar uma legião de cabide de empregos, se pelo menos trabalhassem, mas só fazem besteira em cima de besteira…

          • Prezado Laerte, pelos seus comentários percebe-se bem que ocupa um dos cabides de emprego ofertados pelo governo…

            O problema de investir em cabide, não é propriamente o custo, mas é que essa gente toda deveriam fazer coisas que não fazem, ou ou quando fazem, fazem de forma ineficiente. Logo essas coisas não feitas, ou mal feitas, fazem falta para o povo… Daí a nossa realidade, PAGAMOS PELA NOSSA PRÓPRIA DESGRAÇA…

        • Precisa do desenho dos buracos e da pecima manutenção das estradas privatizadas pelo incomPeTentes,ridicula a sua comparação.

          • Trabalhador, qual é o maior gasto do governo que compreende um pouco mais de 40 % do orçamento da união? Se o governo souber reduzir este gasto realmente terá muito mais recurso. Os banqueiros e a oposição gostariam de aumentar esse gasto pregando uma suposta estabilização econômica. Os salários dos cabides de empregos são muito pequenos em relação a estes gastos. O dispêndio ilegal com corrupção também são muito menores que estes 40%. Acho que são nestes gastos que o governo erra.
            Vale a pena pesquisar sobre esse dispêndio.

          • João Caled, no trecho da BR116 entre Curitiba e São Paulo todas as pontes estão passando por grandes reformas. As pontes estavam em péssimo estado. Em minha opinião o asfalto melhorou após a concessão e, se não me engano, a concessionária tem o dever contratual de duplicar o pequeno trecho que está faltando. A passagem por pedágio não chega ao preço de R$2,00.
            Há muito para ser feito, mas pelo menos na BR116 Sul a manutenção não é péssima.

          • Prezado Laerte, pelos seus comentários percebe-se bem que ocupa um dos cabides de emprego ofertados pelo governo”¦

            O problema de investir em cabide, não é propriamente o custo, mas é que essa gente toda deveriam fazer coisas que não fazem, ou ou quando fazem, fazem de forma ineficiente. Logo essas coisas não feitas, ou mal feitas, fazem falta para o povo”¦ Daí a nossa realidade, PAGAMOS PELA NOSSA PRÓPRIA DESGRAÇA”¦

    • Jofre, o que ocorre é que o PT resolveu tomar medidas light de esquerda, não faz o que tudo que a esquerda de verdade quer, mas faz um pouco dessa agenda. Não faz tudo que a direta quer, mas também segue um pouco essa agenda. Segue na verdade uma agenda pragmática que é o que dá pra fazer já que não teria apoio dos partidos aliados se resolvesse ser de esquerda. Assumiu uma posição de centro esquerda e lentamente vai avançando em algumas medidas desta ideologia.
      Desta forma, as privatizações do PT são muito mais light. Por exemplo, a Petrobrás nunca vai ser da iniciativa privada como foi o caso da Vale que será para sempre do grupo que a comprou. O estado terá parte grande dos lucros provenientes do petróleo enquanto o país tem lucros ínfimos com a exploração de nosso minério de ferro pela Vale. Desta forma, todas as privatizações do PT, mesmo a destes aeroportos sempre reservam muito mais bem ao Brasil do que aquelas privatizações feitas pelo PSDB. É um meio termo que desagrada tanto a esquerda quanto a direita do PSDB. O PT nunca conseguiria, por exemplo, fazer passar no congresso a reestatização completa da Petrobrás, que é o que a esquerda quer, sendo assim o PT vai por um caminho menos radical mas que traz frutos imediatos para o país.