Monitoramento de redes sociais realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, na região os Campos Gerais, colocam o perfil do Blog do Esmael (@esmaelmorais) como o segundo mais influente e de maior audiência na cidade.
O levantamento de dados coube à empresa Call analisou redes sociais como Twitter, Facebook, Blogs, Google Notícias e G+ entre 10 de junho e 10 de agosto.
Ao analisar assuntos políticos relativos à administração do prefeito Marcelo Rangel (PPS), o estudo aponta que os blogueiros utilizam essas redes sociais como canais de divulgação.
“Twitter e Facebook representam, juntos, mais de 90% das menções [à administração pontagrossense] dentro das redes sociais”.
O Twitter é muito utilizado como Feed de notícias para profissionais da imprensa e o Facebook pelo usuário “comum”, que o utiliza para “viralizar” suas denúncias.
O relatório da Call coloca o “Blog do Johnny“, parceiro deste blogueiro no “Caderno Ponta Grossa”, como principal fonte de informação à oposição ao prefeito Rangel.
Curiosamente, o portal “G1 Paraná” — do grupo RPCTV/Gazeta do Povo/Globo — e o “Blog do Esmael” são percebidos como “neutros” no monitoramento.
O “Jornal da Manhã” é percebido na sondagem como o principal propagador de boas notícias da prefeitura local, ou seja, “chapa-branca”.
“O jornal é o canal com maior número de notícias favoráveis ao prefeito. Nele saem os principais anúncios sobre investimentos na cidade e fatos como a diminuição de gastos públicos”, diz a Call, empresa contratada pela prefeitura para monitorar as redes sociais.
O município de Ponta Grossa fica a 100 km de Curitiba e tem população estimada de 340 mil habitantes. à‰ o quarto mais populoso do Paraná e é o oitavo mais rico do estado, segundo o IBGE (2010).
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.