Blog do Esmael é o 2!º mais influente em Ponta Grossa, diz monitoramento

Monitoramento da Prefeitura de Ponta Grossa aponta o "Blog do Johnny", parceiro deste blog no caderno regional, como principal fonte de disseminação de informações da oposição; "Blog do Esmael", ainda de acordo com estudo da empresa Call, é o segundo mais influente no município dos Campos Gerais; em primeiro está o perfil da G1 Paraná, do grupo RPCTV/Gazeta/Globo; Jornal da Manhã é percebido como "chapa-branca".
Monitoramento da Prefeitura de Ponta Grossa aponta o “Blog do Johnny”, parceiro deste blog no caderno regional, como principal fonte de disseminação de informações da oposição; “Blog do Esmael”, ainda de acordo com estudo da empresa Call, é o segundo mais influente no município dos Campos Gerais; em primeiro está o perfil da G1 Paraná, do grupo RPCTV/Gazeta/Globo; Jornal da Manhã é percebido como “chapa-branca”.
Monitoramento de redes sociais realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, na região os Campos Gerais, colocam o perfil do Blog do Esmael (@esmaelmorais) como o segundo mais influente e de maior audiência na cidade.

O levantamento de dados coube à  empresa Call analisou redes sociais como Twitter, Facebook, Blogs, Google Notícias e G+ entre 10 de junho e 10 de agosto.

Ao analisar assuntos políticos relativos à  administração do prefeito Marcelo Rangel (PPS), o estudo aponta que os blogueiros utilizam essas redes sociais como canais de divulgação.

“Twitter e Facebook representam, juntos, mais de 90% das menções [à  administração pontagrossense] dentro das redes sociais”.

O Twitter é muito utilizado como Feed de notícias para profissionais da imprensa e o Facebook pelo usuário “comum”, que o utiliza para “viralizar” suas denúncias.

O relatório da Call coloca o “Blog do Johnny“, parceiro deste blogueiro no “Caderno Ponta Grossa”, como principal fonte de informação à  oposição ao prefeito Rangel.

Economia

Curiosamente, o portal “G1 Paraná” — do grupo RPCTV/Gazeta do Povo/Globo — e o “Blog do Esmael” são percebidos como “neutros” no monitoramento.

O “Jornal da Manhã” é percebido na sondagem como o principal propagador de boas notícias da prefeitura local, ou seja, “chapa-branca”.

“O jornal é o canal com maior número de notícias favoráveis ao prefeito. Nele saem os principais anúncios sobre investimentos na cidade e fatos como a diminuição de gastos públicos”, diz a Call, empresa contratada pela prefeitura para monitorar as redes sociais.

O município de Ponta Grossa fica a 100 km de Curitiba e tem população estimada de 340 mil habitantes. à‰ o quarto mais populoso do Paraná e é o oitavo mais rico do estado, segundo o IBGE (2010).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *