“Pesquisas vão mostrar vitória fácil de Dilma”, diz Murilo Hidalgo

do Brasil 247

Análise é de Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, que tem realizado pesquisas nacionais sobre a sucessão presidencial; segundo ele, no cenário de hoje, a presidente Dilma Rousseff seria a maior beneficiária dos votos de Marina Silva; no entanto, com o tempo, Eduardo Campos deve crescer, com a exposição de sua imagem ao lado da ex-senadora; enquanto isso não acontece, haverá tensão tanto no PSDB como no PSB, com sondagens muito favoráveis ao PT; ele aposta até que Dilma se aproximará de 50%.

Análise é de Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, que tem realizado pesquisas nacionais sobre a sucessão presidencial; segundo ele, no cenário de hoje, a presidente Dilma Rousseff seria a maior beneficiária dos votos de Marina Silva; no entanto, com o tempo, Eduardo Campos deve crescer, com a exposição de sua imagem ao lado da ex-senadora; enquanto isso não acontece, haverá tensão tanto no PSDB como no PSB, com sondagens muito favoráveis ao PT; ele aposta até que Dilma se aproximará de 50%.

Qual era a soma dos votos da oposição com Marina Silva disputando a presidência da República pela Rede? Qual será a soma com Marina num papel subalterno, filiada ao PSB, de Eduardo Campos?

Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas, respeitado instituto que tem realizado pesquisas nacionais sobre a sucessão presidencial (confira aqui a mais recente), afirma que hoje a oposição tem menos votos do que tinha ontem.

E isso estará refletido nas próximas pesquisas. “Se fizéssemos uma pesquisa nos próximos dias, quem mais herdaria votos de Marina Silva seria, com certeza, a presidente Dilma Rousseff”, diz ele. “Uma parte menor iria para o Eduardo Campos, outra para o Aécio e haveria ainda muitos votos nulos, sem ela no páreo”.

Isso significa que, na visão de Hidalgo, as próximas pesquisas trarão um quadro muito favorável ao PT. “Dilma pode chegar perto de 50%, criando a percepção de que o segundo turno ficará ainda mais distante”, diz ele.

No próximo fim de semana, o Datafolha deverá publicar a primeira pesquisa com apenas três candidatos: Dilma, Aécio Neves e Eduardo Campos. “Com certeza, a pesquisa apontará Dilma no primeiro turno”, diz Hidalgo, que também pretende realizar sua própria pesquisa nacional, com o novo cenário.

Isso não significa, no entanto, que o segundo turno esteja descartado !“ uma vez que faltam exatos 365 dias para a eleição. “Com o tempo, e a exposição da imagem da Marina ao lado do Eduardo, ele tende a crescer”, diz Hidalgo. “Assim, Aécio e Eduardo disputariam a vaga num eventual segundo turno”.

Até lá, porém, ele prevê grandes turbulências tanto no PSDB como como no PSB. “Isso porque, hoje, os reservas são melhores do que os titulares”, afirma. “Tanto José Serra tem mais votos do que Aécio Neves como Marina Silva tem mais do que Eduardo Campos”.

A melhor estratégia para a oposição, segundo Hidalgo, seria a que foi defendida por Roberto Freire, ou seja, a de estimular o maior número possível de candidaturas, com Serra e Marina em outros partidos, como o próprio PPS.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. qdo alguem escreve em CAIXA ALTA, esta fazendo terrorismo, pois esta gritando com alguém. não é isso seu sylvio? ou estou enganado?

  2. Murilo Hidalgo, a nova MÃE DINÁ da política. kkkkkkkkkkk

    Nem mesmo o maior analista político da história deste país é capaz de afirmar o que muda com a ida de Marina para o PSB, a união dela e de Campos é algo de extremo perigo para o PT, Marina tem seu eleitorado definido e com certeza encontrará novos descontentes com a forma PTista de governar. Campos ainda é uma incógnita, ninguém pode mensurar o poder de votos deste candidato, portanto, qualquer pesquisa feita hoje não pode e nem deve ser levada a sério, isso vale para o governo do Estado também. Não tem como precisar em quem o cidadão vai votar no ano que vem, já que falta exato UM ANO para a eleição e muita água pode passar por debaixo da ponte.

    DILMA QUE SE CUIDE, VENHO DIZENDO HÁ TEMPOS QUE CAMPOS É UMA TAXINHA NO SAPATINHO 44 DE DILMA.

  3. MAURICIO, MAIS UMA PERGUNTA: Você é parente do Pina Ribeito, de Ponta Grossa? Eu fiz um grande favor a ele. Ele já faleceu, mas o sobrinho dele que mora em Curitiba, aposentado da Justiça do Trabalho, conhce a História.

    • O Senhor esta fazendo uma pergunta para um anônimo!
      conheço a família Pina Ribeiro a muitos anos sim! a família Pina tem varias ramificações no Brasil, eu sou daquela parte que ainda não tem pedigree(anônimo) mais estou tentando fazer a minha história.

      Abraços.

  4. Eu escrevi, é meu pensamento, vamos aguardar.Lembrem a eleição de 1990, Martinez, Richa e Requião.Richa saiu fora do 2° turno e era o mais forte dos três.Eleição mais recente de Luciano, Gustavo e Ratinho Junior. Luciano tinha a Prefeitura e o Governo do Estado, perdeu para o 2 turno. Isso entre outros casos ocorridos aqui no intrior do Paraná. Tenho diversos para citar.Um importante foi em Apucarana, que o ex-deputado, ex-prefeito, Valmor Giavarina disputou com um Ex-auxiliar e ex-Prefeito e os dois perderam para um “desconhecido”.
    Aguardo vocês me mostrarem fatos concretos, onde 3 excelentes candidatos, e uns pequenos,não ocorreram o 2° turno, após a inclusão desta medida. Eu mostro provas passadas, não aleatórias, além que não uso o “anonimato” para dar meus palpites e aceito discussão pública, sobre a politica do Paraná, nestes 50 anos, com pessoas qualificada.

    • SYLVIO SEBASTIANI

      Primeiramente quero lhe dizer que não tive a intenção de lhe ofender, e aproveito o momento para me desculpar, eu dispenso qualquer apresentação se tratando do Senhor, pois lhe conheço a mais de 37 anos sempre admirei e fui fã de seu trabalho, sou meio tosco não costumo passar a mão na cabeça de meus ídolos quando eu não concordo com alguma coisa que eles dizem ou fazem, pois eu acredito que nós estamos vivendo uma outra época graças a Deus, uma época em que não somos mais obrigado comer as noticias e as verdades prontas escritas por jornalistas tendenciosos e ficar calado, a internet dá a liberdade da interação, quem quer escrever algo na rede tem que ter a mente aberta para receber criticas e discordância, terrorismo verbal é quando alguém planta a idéias da dúvida e da insegurança no que fala ou escreve ao meu ver, essa e a minha opinião com relação ao comentário que o Senhor faz do Programa mais Médico, a opinião de um “ANONIMO” se é que prefere me tratar assim, anonimo porque nunca mamei na teta de Governo nenhum, nem eu, nem ninguém de minha família, me Chamo Mauricio Pina, não preciso ser sabatinado por ninguém para ser considerado pessoa qualificada para discutir qualquer assunto.

      MAURICIO PINA

  5. Ah! Tá certo. Rose Noronha só o acompanha em viagens internacionais, né? Nos comícios aqui dentro, nem pensar, né?

  6. Entre os cabos eleitorais Lula e Marina, quem tem Lula tem mais chance de se eleger!

  7. Credo! Um dono de instituto de pesquisa chutando resultados sem nenhum número em mãos… é como dizia minha santa avozinha: “A gente vive, vive e nâo vê tudo…”

  8. Ai ele caiu da cama e acordou né?eu também acredito em Bruxa, Lobisomem, Saci Perere.

  9. Outro Fator a acrescentar: A “Ruas” ainda estão cheias, de todas as classes,estudantes,desempregados, trabalhadores em geral,sindicalistas, professoras,todos levando cacetes e gaz da policia, que também tem policiais nas “Ruas” insatisfeitos. Já estamos passando por isso efetivamente, quase três meses sem parar, em todo o território brasileiro, até em pequenas cidades. Chamo a atenção da vinda destes médicos estrangeiros, que se “algo” acontecer com eles ou à eles, o reflexo poderá ser grande.

    • Absolutamente sr secretario do BETO RIXA.Quer dizer, vc esta redondamente enganado.E te digo porq;A Marina silva q teria sido beneficiada com as manifestações, agora estava em queda livre. O Sr EDUARDO CAMPOS nem sequer saiu do chao. O sr AÉCIO PAUDAGUA, caído pelas tabelas, nas ultimas pesquisas SOCUNBIU ,e, hoje em dia ja perde até para o vampiro SERRABAIXO.E enquanto isso,a dona DILMONA DECOLA COMO UM FOGUETE NAS ALTURAS…De maneira só uma catástrofe desfavorável a DIMONA, a impede asua vitoria logo no primeiro turno. O TEU ARGUMENTO; É porq vc é da turma da tucanadas do DEMO,e q sonham todos os dias em derrotar o PT E A DILMA, PRIPRIAMENTE DITO.

    • SYLVIO SEBASTIANI

      Silvio falar de médicos estrangeiros no campo da hipótese da forma que o Senhor coloca, é terrorismo verbal, falar de desempregados em um pais que sobra vagas e simplesmente reproduzir a mentira a exaustão para que ela se transforme em verdade, tática muito usada pelas velhas raposas da politicas, greves e problemas sempre teve, e na maioria são questões ligada aos governos Estaduais, aqui e em outros estados da federação, o programa do Governo Federal MAIS MÉDICOS iniciou a poucos dias e já esta dando resultados positivos como foi aclamado no Jornal Nacional dessa ultima sexta feira, pela população de algumas cidades do estado de Pernambuco, de mensageiro da desgraça a internet e a mídia esta cheio.

      • Mauricio de que? Meu nome é Sylvio Sebastiani.Não gostei de sua posição:”falar de medicos estrangeiros no campo da hipótese da forma que o senhor coloca é terrorismo verbal”.
        Senhor que se intitula Mauricio, já é anonimato e assim é “terrorismo”. Mauricio, fui Presidente do Movimento Democratico Brasileiro-MDB durante 4 mandatos, não fiz terrorismo, lutei contra a ditadura militar, com reuniões permanentes na sede do Partido, na Rua Pedro Ivo, 698- 1 andar, realizamos reuniões permanentes e nos fins de semana nas cidades do interior do Estado, abertamente, não as escondidas, não pequenas em armas, não assaltamos bancos, não sequestramos, usamos a nossa voz, PORTANTO NÃO ACEITO ESSA PECHA DE “TERRORISMO”. SOU UM DEMOCRATA E SE VOCÊ ESTÁ FALANDO, ESCREVENDO HOJE ESSAS INJURIAS, DEVE TAMBEM A MIM QUE LUTEI ABERTAMENTE PARA VOCÊ TER ESSE DIREITO DE FALAR, CONTESTAR, MAS COM VERDADE NÃO OFENDER E MENTIR SOBRE ATITUDES DE PESSOAS.Na época da Ditadura você não tinha esse Direito.

  10. Me desculpe amigo Hidalgo, você é pesquisador e eu sou politico militante desde 1954, passando e participando por todas eleições.
    A Senadora Marina se unindo com o Governador Eduardo Campos, engrossa o PSB e tira muitos votos do PT. E com “certeza” teremos o 2° Turno. E no segundo turno os eleitores refletem mais, são mais prudentes e a tendência deve ir para Eduardo e Aécio, ou Aécio e Eduardo, quem participar com a Dilma. Dificilmente e poucos, destes votarão na Dilma. A Garantia do 2° Turno com estas três candidaturas é certa, fora outros Partidos que apresentarão candidatos, que os votos destes garantirão mais o 2° Turno.

    • Exatamente. Concordo contigo. O PSB não é direita descarada, eles enganam bem, tipo o PT.

    • Meu mestre e eterno presidente do MDB da resistência à tirania da ditadura militar, que saudade, fazíamos política com uma faca no pescoço, honra e determinação. Hoje a mentira, a perfídia, corrupção e a molecagem ditam as regras. Permita-me externar minha divergência, vejo que se um novo fato político negativo não apareça, a Dilma leva no primeiro turno. Certo estava o Freire, num cenário que saísse Marina, Eduardo, Serra, Aécio e Dilma – daria 2º turno, caso contrário dá Dilma no 1º turno, com um pé amarrado nas costas. Caro mestre, desta vez tenho que concordar com o instituto de pesquisa. Politicamente ter o Aécio como adversário é tudo que a Dilma quer, a uma; que é de um partido que tem a pecha de ter traído o Brasil, qdo. FHC privatizou as estatais e da forma como fez – mais conhecido como o vendilhão do Brasil, a duas; porque os protestos de rua foram mais direcionados para o congresso, e, a três; porque os governos estaduais do PSDB tem sido um desastre.

    • Caro Sylvio! Por favor, exercite mais seu raciocínio.

      Como ´com “certeza” teremos segundo turno´? E, por que estas aspas? Que cenário, exatamente, vislumbras neste, caso haja, segundo turno?

      Saudações

    • S SEBASTIANI
      Vou te lembrar dessa sua analise de professor quando chegar o momento, por hora eu discordo do Senhor.

  11. Sem Marina a Dilma leva já no 1º turno, por isso interessava tanto que fracassasse o registro do REDE.

    E como o voto NO BRASIL,uma das maiores DEMOCRACIAS DO MUNDO, AINDA É OBRIGATÓRIO, a tendência então é votar no menos pior, no caso, A DILMA.

  12. com essa manobra da marina ela perderá muitos votos principalmente dos ambientalistas, mas creio que terá segundo turno principalmente se o povão for as ruas 2014 como foi em junho de 2013