Coluna do Marcelo Araújo: “Salvem as tartarugas!”

Colunista Marcelo Araújo, especialista em trânsito, lança campanha "Salvem as Tartarugas!"; favor não confundir movimento em defesa de Flávio Arns e Beto Richa que, segundo outro colunista deste blog, André Vargas, fazem um governo lento e incompetente; leia o texto.
Colunista Marcelo Araújo, especialista em trânsito, lança campanha “Salvem as Tartarugas!”; favor não confundir movimento em defesa de Flávio Arns e Beto Richa que, segundo outro colunista deste blog, André Vargas, fazem um governo lento e incompetente; leia o texto.
*por Marcelo Araújo*

Em meados de 2011 o então órgão municipal de trânsito Urbs/Diretran recebeu do Ministério Público, Promotoria do Consumidor, (e todos órgãos municipais do estado também) ofício com a finalidade de recomendar a retirada das “calotas” (popularmente “tartarugas”) ou tachões, colocados nas transversais dos cruzamentos. Tal conclusão foi decorrente de consulta feita ao Denatran, o qual informou que tais obstáculos não se prestam a serem utilizados como redutores de velocidade, e que deveriam ser retiradas. Assim foi feito em diversos cruzamentos da cidade.

Em 2012, à  frente da Secretaria de Trânsito, essa providência passou a mostrar os efeitos nocivos de acidentes em cruzamentos sinalizados com parada obrigatória.

Assista ao vídeo:

O problema é que durante décadas as pessoas se acostumaram a dar mais atenção ao obstáculo físico do que à  placa R-1 (Parada Obrigatória). Cruzamentos como Princesa Isabel e Pres. Taunay eram tinham hora marcada para acidentes: toda hora! Tentou-se aumentar colocar placas maiores, faixas sobre a via, pintura em alto relevo como se fosse sonorizador, todas frustrantes.

Antes de instalar nos cruzamentos uma cancela igual a shopping Center, que precisa apertar botão para passar, resolvi resgatar a discussão e sustentar a tese que tais elementos não estariam se prestando à  redução de velocidade, e sim o desejo de parar, causar desconforto mesmo.

Economia

Foi requerido ao MP a oportunidade de provar a eficiência do resgate da situação anterior, mediante a instalação em alguns cruzamentos. A tese foi suportada num belíssimo trabalho realizado pelos engenheiros da Setran, que pode ser assistida no vídeo. Demonstrado o resultado positivo, foi autorizada a instalação, que se deveu muito à  sensibilidade e compreensão dos Promotores Dr. Maximiliano Deliberador e Cristina Corso Ruaro.

Muitas pessoas querem instalação de semáforos nos cruzamentos, que só se justifica quando há concorrência intensa no fluxo das transversais, mas a instalação indiscriminada só trava o trânsito.

Com um conjunto semafórico num cruzamento é possível instalar “tartarugas” em uma centena de cruzamentos (R$ 100.000,00 contra R$ 1.000,00). Ainda que não tivesse feito mais nada à  frente da Secretaria, (como por vezes leio pacientemente nos comentários) se essa singela providência evitou ao menos um acidente, uma vida, teria valido a pena todo o desgaste que precisei passar para amadurecer.
De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

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