Sérgio Souza cobra ampla reforma política antes das eleições de 2018

da Agência Senado

Sergio Souza (PMDB-PR) diz que é necessário discutir questões como o voto facultativo, o voto distrital e a fidelidade partidária, além de impedir que o financiamento de campanhas continue sendo "grande indutor de corrupção"; CCJ decide sobre voto aberto nesta quarta-feira.
Sergio Souza (PMDB-PR) diz que é necessário discutir questões como o voto facultativo, o voto distrital e a fidelidade partidária, além de impedir que o financiamento de campanhas continue sendo “grande indutor de corrupção”; CCJ decide sobre voto aberto nesta quarta-feira.
Em pronunciamento nesta terça-feira (10), o senador Sergio Souza (PMDB-PR) avaliou como positivo o projeto de minirreforma eleitoral, mas observou que o Brasil precisa de uma ampla reforma política. O senador disse esperar que os membros do Legislativo eleitos em 2014 aprovem a reforma política – em sua avaliação, uma “longa demanda” da sociedade – no máximo até um ano antes das eleições de 2018.

– Precisamos eleger um Congresso Nacional motivado a votar a reforma política – declarou.

Sergio Souza alertou para o fato de que o sistema eleitoral brasileiro apresenta sinais de esgotamento e ineficiência. Para ele, é necessário discutir questões como o voto facultativo, o voto distrital e a fidelidade partidária, além de impedir que o financiamento de campanhas continue sendo “grande indutor de corrupção”.

O parlamentar defendeu a fidelidade partidária, lamentando que as pessoas votam em pessoas sem conhecer o conteúdo programático de seus partidos. Ele ainda propôs o tratamento igualitário em rádio e televisão a todos os candidatos, e a proibição de pesquisas no período eleitoral por considerar que muitas vezes são instrumento de “manipulação” da parte de certos políticos para induzir o eleitor ao erro.

– Muitas vezes as enquetes são falsas, são mentirosas, e à s vezes nem são feitas – disse.

Comments are closed.