Jovem demais para morrer: líder da Revolução Cubana, Fidel Castro completa 87 anos

Governo preparou dia de comemoração em homenagem ao ex-presidente Fidel Castro, que continua escrevendo suas "reflexões"; na imagem, o revolucionário que completa hoje 87 anos, a partir de Sierra Maestra, prepara combate que culminou com a queda de Fulgêncio Batista em 1959.
Governo preparou dia de comemoração em homenagem ao ex-presidente Fidel Castro, que continua escrevendo suas “reflexões”; na imagem, o revolucionário que completa hoje 87 anos, a partir de Sierra Maestra, prepara combate que culminou com a queda de Fulgêncio Batista em 1959.
do Opera Mundi

O líder da Revolução Cubana e ex-presidente Fidel Castro completa 87 anos nesta terça-feira (13/08). O governo da ilha preparou um concerto, a apresentação de um livro e a inauguração de uma exposição fotográfica para homenageá-lo. Este é o oitavo aniversário de Fidel desde que uma doença intestinal o levou a deixar a presidência em 2006 e, desde então, só aparece esporadicamente em atos públicos.

Sua última aparição pública aconteceu no último mês de abril, quando inaugurou uma escola em Havana, e desse mês é também a data do último artigo da série de “Reflexões” começou a publicar durante a convalescença de sua doença. Em fevereiro, quando foram realizadas eleições gerais na ilha, votou em um colégio de Havana e nesse mesmo mês assistiu a uma sessão da Assembleia Nacional.

Na última de suas “Reflexões”, em abril, o ex-mandatário pediu que Estados Unidos e Coreia do Norte evitem uma guerra nuclear que afetaria, segundo sua opinião, “mais de 70% da população do planeta”. Foi um artigo divulgado em plena tensão entre os países e nele Castro alertou que existia “um dos mais graves riscos de guerra nuclear depois da crise de outubro de 1962 em torno de Cuba”.

Em julho, em coincidência com o 60!º aniversário do início da revolução cubana, Fidel denunciou em carta uma tentativa de “caluniar” esse processo, em aparente alusão ao caso do navio norte-coreano retido no Panamá no qual se encontrou material bélico procedente de Cuba.

Homenagens

Economia

A página CubaDebate lembrou declarações feitas sobre Fidel como a do líder bolivariano e ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, falecido em março, que disse que depois de quase meio século de luta, Fidel pode mostrar o rosto com integridade plena e com moral absoluta, não só ao povo cubano, mas a todos os povos do mundo!.

Já o presidente do Uruguai, José Mujica, reuniu-se recentemente com o comandante cubano, e disse que Fidel Castro é um ancião com a cabeça fresca (…). Continua sendo brilhante, sempre promotor de ideias!. Ao lado das mensagens já ditas, o portal acrescentou fotos e menções históricas significativas, desde a Revolução Cubana e a luta acompanhada por camaradas da revolução, como Che Guevara.

O escritor Jorge Amado, por exemplo, em 1986, disse: Porque ele nasceu do povo e em meio ao povo permanece, e por isso sua grandeza é a do povo cubano. Tudo o que fez, todas as suas ações são o reflexo das mais altas aspirações da pátria de José Martí. A paz em que creio não está e nem estará divorciada da justiça, da liberdade, da esperança de um mundo melhor, e tudo isso Fidel encarna!.

Rafael Alberti, poeta espanhol, em mensagem a Fidel, escreveu, em 1996: As ideias como as que Fidel Castro defende não envelhecem nunca. Sigo retendo do líder cubano a imagem de um heróico homérico, tanto por seus incontáveis combates pletóricos da juventude como por sua impressionante personalidade. Fidel é a esperançada luz de um futuro mais solidário e mais justo!.

O portal cubano reproduz também a declaração de um ex-senador democrata dos Estados Unidos, George McGovern, publicada em 1982: (…) ainda não estou de acordo com tudo o que fez [Fidel] e, pessoalmente, não sou comunista; não obstante, admiro a sua direção e considero que é um dos líderes mais importantes do mundo de hoje. Certos meios internacionais trataram de desfigurar a imagem de Fidel, mas nem sempre creio em tudo o que diz a imprensa internacional. Também Ho Chi Min foi vituperado muito pela imprensa. Uma vez conheci o presidente Castro, e minha opinião sobre a sua capacidade realmente foi elevada!.

Em outra lembrança, Adolfo Pérez Esquivel, argentino laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em 2000 dirigiu-se à  Tribuna Aberta Internacionalista, em Havana, e disse: O povo cubano e Fidel Castro estão nos oferecendo o seu coração, sua vida, tudo, e eu creio que isso é um exemplo maravilhoso de vida, integridade, e temos que seguir unidos, seguir lutando, porque a luta não terminou!.

Alice Walker, escritora norte-americana, afirmou, em um documentário de 2001, de Estela Bravo (“Fidel”): “à‰ uma sequoia, velha árvore gigante que, enquanto outras foram cortadas, ele segue em pé, e estão desesperados para fazer o corte final. E então, não teremos ninguém como ele. Teremos outras pessoas maravilhosas e nós mesmos, seremos o que teremos que ser, mas ele é uma inspiração”.

Em 1960, no Jornal da Revolução (“Periódico de la Revolución”), o poeta chileno Pablo Neruda escreveu: “Cuba é, neste momento, a esperança de todo um século de falsa independência, e esperamos que conquiste e implante a sua própria justiça. Aquele que não estiver com Cuba, com a sua revolução, com Fidel Castro, está do outro lado, da ignomínia e da traição. Se a Revolução Cubana se extinguisse, seríamos apagados do quadro do mundo”.

E Juan Bosch, escritor e ex-presidente da República Dominicana, disse, em 1978: Fidel Castro não caiu do céu. Ele encarna o último episódio de um processo político que está em ascensão. A América latina ofereceu três gênios políticos: Toussaint Louverture, Simón Bolívar e Fidel Castro; e devo dizer que é muito a oferecer, porque os gênios políticos não surgem assim, do nada”.

“Humboldt havia previsto parte disso quando, no começo do século 19, depois de uma volta pela América, comentou que os dois lugares mais politizados eram Caracas e Havana, ou seja, Venezuela e Cuba. Estamos em meio a uma ruptura histórica, de mudança de uma sociedade por outra, como ocorreu quando o capitalismo substituiu o feudalismo; quando o feudalismo substituiu a escravidão. Por estramos nesta ruptura histórica, os norte-americanos equivocaram-se com Fidel; também se equivocaram com Ho Chi Minh e seguirão se equivocando mais, mais e mais!, conclui Bosch.

* Com Cuba Debate e site do Vermelho

Comments are closed.