Estrada Colono próxima de ser reaberta no Sudoeste/Oeste

O petista Assis do Couto liderou ontem, na CCJ da Câmara, a aprovação do projeto de lei que pode reabrir a Estrada Colono; dezenas agricultores do Oeste e Sudoeste acompanharam a votação.
O petista Assis do Couto liderou ontem, na CCJ da Câmara, a aprovação do projeto de lei que pode reabrir a Estrada Colono; dezenas agricultores do Oeste e Sudoeste acompanharam a votação.
O deputado federal Assis do Couto (PT-PR) comemorou ontem a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal, projeto de sua autoria que reabre a Estrada do Colono. Apenas um parlamentar, Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT-RS), votou contra a redação final do projeto de implantação da Estrada-Parque Caminho do Colono.

Uma de comitiva de agricultores de municípios do Oeste e Sudoeste em Brasília ajudou pressionar os membros da CCJ. Cerca de 40 parlamentares estiveram presentes na sessão. Na semana passada, o deputado federal Sarney Filho (PV-MA) pediu vistas, adiando a votação para esta semana.

Os produtores comemoraram o resultado, acreditando na possibilidade de ver novamente a Estrada do Colono aberta. Depois de passar pela CCJ, ele fica pronto para a pauta do Senado, com data indefinida. Para pressionar a CCJ em torno da aprovação, uma comitiva integrada por 40 pessoas acompanhou de perto os trabalhos em Brasília.

O projeto não beneficia apenas a Estrada do Colono. Abre precedente para a regulamentação de outras estradas-parque no País. Os moradores das regiões Oeste e Sudoeste entregaram aos parlamentares cestas com produtos coloniais da agricultura familiar. Do outro lado, organizações não governamentais se mobilizam no sentido de impedir a aprovação do projeto. Em 2001, a Estrada do Colono foi fechada por força de liminar e pela ação da Polícia Federal.

Com informações d’O Paraná.

Comments are closed.