CPI do Pedágio afrouxa o sutiã e prepara pizza sabor laranja no Paraná

Filho político de Jaime Lerner, pai do pedágio, base de sustentação do tucano Beto Richa determinou que a CPI do Pedágio afrouxasse o sutiã na Assembleia Legislativa do Paraná; de convocado, o ex-governador somente será
Filho político de Jaime Lerner, pai do pedágio, base de sustentação do tucano Beto Richa determinou que a CPI do Pedágio afrouxasse o sutiã na Assembleia Legislativa do Paraná; de convocado, o ex-governador somente será “convidado” pela comissão criada no Dia Internacional da Pizza; membros da comissão também aliviaram ao adiar pedido de quebra de sigilos fiscal, telefônico e bancário das concessionárias; sem povo nas ruas, parlamentares que se apresentavam como trigões, no início dos trabalhos, agora se parecem mais com tchutchuquinhas, pois não têm coragem sequer de convocar o criador (Lerner) e quem teria a tarefa de fiscalizar a roubalheira do pedágio (Pepe Richa).
De tigrões os membros da CPI do Pedágio passaram a ser chamados de tcutuchuquinhas. Os deputados estaduais fazem por merecer esse adjetivo, pois eles afrouxaram de vez o sutiã para as concessionárias que administram as 27 praças de arrecadação.

Na reunião de ontem (27), na Assembleia Legislativa, a comissão que fora criada para investigar as empresas do pedágio, resolveu adiar pedido de quebra sigilos fiscal, bancário e telefônico dos investigados. Prometeram fazê-lo daqui a quatro sessões.

A CPI do Pedágio — instalada justamente no Dia Internacional da Pizza — também havia recuado na semana passada acerca da convocação do ex-governador Jaime Lerner, criador dessa praga que danifica a economia paranaense. Também está titubeando para convocar o secretário da Infraestrutura, Pepe Richa, irmão do governador Beto Richa (PSDB), que tem a função de fiscalizar a execução dos contratos, mas não a exerce.

Não são somente os deputados que afrouxaram o sutiã. O Ministério Público Federal (MPF) sugeriu, na reunião de ontem, que diminuída a discussão judicial e buscar alternativas administrativas para os impasses envolvendo os pedágios.

Quero discordar do procurador da República Diogo Castor de Mattos, que sugeriu focar a atuação na fiscalização do cumprimento do contrato. Ora, as concessionárias vêm roubando os usuários de rodovias há 15 anos como atestaram relatórios do TCU e Crea (clique aqui para relembrar). Uma mãe ou pai de família, que fazem roubo famélico para alimentar seu filho, como uma lata de leite, apodrece na cadeia…

Já dei minha opinião antes, mas vou repeti-la hoje: a CPI do Pedágio só apresentará resultado se houver um forte movimento de rua, de massas, que empurre a maioria governista pró-concessionárias a uma posição mais avançada pró-povo. Sem gente na rua, prepare-se para a pizza.

Economia

No início de Julho, o vidente Chik Jeitoso enxergou nas “Lâminas Sagradas” que a CPI do Pedágio vai terminar em pizza sabor laranja. Ele até cantou placar nos resultados: “a pizza vai ganhar por 7 a 2 da investigação séria” (clique aqui para relembrar).

Deixe um comentário