A pedido da OAB, Assembleia Legislativa devolve mandato de único deputado comunista cassado no Paraná

Assembleia Legislativa do Paraná realiza sessão histórica de restauração simbólica do mandato do deputado comunista José Rodrigues Vieira Netto, parlamentar eleito pelo Partido Comunista do Brasil, o PCB, cassado em 1948 pela ditadura do Estado Novo; a iniciativa partiu do presidente da OAB-PR, Juliano Breda, e contou com o apoio da Comissão Estadual da Verdade.
Assembleia Legislativa do Paraná realiza sessão histórica de restauração simbólica do mandato do deputado comunista José Rodrigues Vieira Netto, parlamentar eleito pelo Partido Comunista do Brasil, o PCB, cassado em 1948 pela ditadura do governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1951); a iniciativa partiu do presidente da OAB-PR, Juliano Breda, e contou com o apoio da Comissão Estadual da Verdade.
A Assembleia Legislativa realizará nesta terça-feira (20), durante a sessão plenária que terá início à s 14h30, no horário do Grande Expediente, ato solene de restauração simbólica do mandato do deputado estadual de José Rodrigues Vieira Netto (1912-1973), extinto em 13 de janeiro de 1948, em função da cassação do registro do Partido Comunista Brasileiro, ao qual era filiado.

O pedido da restauração simbólica do mandato foi feito pelo presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, ao presidente do Legislativo do Estado, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

O advogado e professor Vieira Netto foi presidente da seccional paranaense da OAB, de 1957 a 1961.

Para Juliano Breda, o ato simbólico desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, é uma forma de reconhecer o imenso legado do deputado e de sua postura sempre intransigente em defesa dos direitos humanos e das liberdades públicas.

No ano de 2000 a OAB Paraná instituiu, inclusive, em sua homenagem, a Medalha Vieira Netto, conferida a cada três anos a um advogado paranaense que tenha se destacado no exercício profissional pela ética, integridade e notório saber jurídico.

Comments are closed.