O governador Beto Richa (PSDB) conseguiu a proeza de unificar as pautas dos movimentos popular e sindical no estado.
Em Curitiba, a concentração será à s 9 horas na Praça Santos Andrade (UFPR). De lá, uma passeata sairá à s ruas rumo ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.
Professores e funcionárias das 2,1 mil escolas da rede pública vão à s ruas amanhã, por exemplo, devido calote de R$ 50 milhões aplicados pelo governador e seu vice, Flávio Arns (PSDB), secretário da Educação.
O total do calote tucano é resultado do levantamento feito pela APP-Sindicato, junto à Secretaria de Estado da Educação (Seed), e abrange débitos relativos a promoções, progressões, diferença do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), novo enquadramento do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB).
A União Paranaense dos Estudantes (UPE) também convocou os universitários para se mobilizarem em suas universidades contra os sucessivos cortes nas verbas destinadas à educação. Segundo a entidade, enquanto os investimentos em educação só diminuíram desde 2011, cujos cortes chegam a 25%, foram destinados mais de R$ 140 milhões para a propaganda no ano passado.
Servidores de várias categorias anunciam que engrossarão as ruas para protestar contra o governo Beto Richa. à‰ o caso do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, FUNDEPAR e Afins (SINDISEAB), que vai à s ruas pelas próprias pautas, mas também em solidariedade à luta dos educadores.
Comments are closed.