Richa desmente Richa e autoriza reajuste de 14,61% na tarifa da Copel

O governador Beto Richa traiu o próprio governador Beto Richa, nesta terça-feira (9), ao anunciar reajuste na conta de luz que havia adiado há 20 dias; tucano havia anunciado a suspensão da tungada, mas a pressão dos acionistas privados falou mais alto que o desejo dos consumidores.

O governador Beto Richa traiu o próprio governador Beto Richa, nesta terça-feira (9), ao anunciar reajuste na conta de luz que havia adiado há 20 dias; tucano havia anunciado a suspensão da tungada, mas a pressão dos acionistas privados falou mais alto que o desejo dos consumidores.

O governo de Beto Richa (PSDB) consegue se superar a cada dia. Inclusive no quesito vai e não vai!. Parece mais biruta de aeroporto. Veja se eu não tenho um pingo de razão nisso, caro leitor.

O tucano havia pedido autorização para aumento da tarifa da luz à  Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O órgão aprovou reajuste nas tarifas residenciais e industriais na ordem de 14,61% (clique aqui para relembrar). Diante da repercussão negativa, Richa voltou atrás. Fez festa, em Londrina, ao dizer que não aumentaria o preço da energia de jeito nenhum (clique aqui para relembrar).

Richa é useiro e vezeiro nessa tática de falar e desfalar depois. Também fez assim com a questão do subsídio para a integração dos ônibus na região metropolitana de Curitiba. Repetiu o gesto no imbróglio do pedágio e agora no aumento da conta de luz.

O governador tucano inovou, entretanto. Vai parcelar o reajuste. A tungada virá em parcelas a la Casas Bahia. A primeira de 9,55% já entrou em vigor no último dia 24 de junho. A próxima será em 2014, em data ainda não definida, que partirá de reajuste mínimo de 5,06%.

O aumento foi secreto, pois ninguém soube. A Copel — outrora marca de confiança — agora se utiliza de espertezas para beneficiar sócio privado. Um horror.

O reajuste desagrada os consumidores paranaenses, mas agrada muito os acionistas privados da empresa de energia.

Em 2012, sob a gestão do tucano, a Copel aumentou para 35% a distribuição de dividendos a acionistas privados, que era de 25%, ou seja, os acionistas passaram a receber 10 % a mais na distribuição de lucro.

75 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Desde quando eu era criança que existe aumento da tarifa. Sabe o que fiz para reduzir minha conta de energia, não fiquei reclamando de governo nenhum, fiz minha parte, nao deixando lâmpadas ligadas desnecessarias, todos equipamentos eletrônicos desconectados quando viajamos e um uso do chuveiro mais organizado. Provo que reduzi em 50% a despesa com a conta da luz, além de estar agindo ecológicamente correto. Faça você e verá o resultado !!

  2. mas é mentira beto falou que não ia aumentar ele quando fala ele é igual seu finado pai .

  3. “PARANA SEM AÇAO”

  4. O que que adiantou ganhar vinte centavos ?e um tarifaço na conta de luz?cuja a passagem o empregador pagava ,e continua pagando 94%.o trabalhador pagava somente 6% ,e com a tarifa do transporte a 2,70 reias voce paga o mesmo 6%. agora na conta da luz o patrão não apga. quem ganhou na passeata foi os patrões, continue brigando pelo preço da passagem , que os patões agradecem…esse tarifaço acima da inflação e ruím!

  5. … outro “passa-moleque” nos Londrinenses:

    1º.:)Duplicação:Londrina/Mauá da Serra, Beto Richa volta cancelou os recursos…
    http://cicerocattani.com.br/2013/04/26/londrina-maua-richa-cancela-anuncio-feito-ha-dez-dias/

    2º.:Energia Elétrica:Fez festa, em Londrina, ao dizer que não aumentaria o preço da energia de jeito nenhum …
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/06/richa-suspende-reajuste-de-1344-na-tarifa-da-copel/

    e…vida que segue…

  6. O que se faz necessário entender antes de mais nada, é que este aumento foi dado pela ANEEL, e ele é justo, pois a Copel precisou desembolsar muito dinheiro pra atender aos preços mais altos da energia das térmicas que foram ligadas para suprir a falta de energia.

    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Meu povo, não adianta sair protestando por tudo quanto é redução de tarifa, como neste caso, pela autorização por parte do governo, do reajuste da tarifa da Copel. Isto poderá decretar a falência da empresa, a qual SOBREVIVE disso, dos reajustes autorizados pela ANEEL. Se a agência autorizou, é por que entende que a empresa depende disso para se manter em pé. Entrem no site da ANEEL e vejam como funciona um processo de REVISÃO TARIFÁRIA de uma concessionária de energia.

    E como foi dito acima em algum post, ESPEREM PELOS REAJUSTES QUE IRÃO OCORRER COM AS OUTRAS CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA BRASIL AFORA!!! TAMBÉM VIRÃO COM PERCENTUAIS ALTOS!!!

    MEU POVO, PRECISAMOS PENSAR E TER OBJETIVOS CLAROS!!!

    Vamos ser objetivos no sentido de buscar ações que efetivamente tragam melhorias estruturais para o país, com reflexos para todo o sempre, e não com reivindicações pontuais que podem aniquilar com uma empresa e só ficam tampando o Sol com a peneira.

    P.S.: Não estou em nenhum momento defendendo as atitudes do nosso ilustríssimo “desgovernador”, apenas estou procurando mostrar a realidade dessa situação.

    • O Srs Acima e o Sr Adriano Krauss entendem um pouco do riscado.
      O problema não é da COPEL e sim do modelo setorial de energia.
      Os aumentos se replicarão pelo país inteiro pois os valores da energia das térmicas é que oneram a tarifa. Se falta chuva, gera com térmica(gás, óleo diesel e carvão). Muito mais caras. A COPEL já pagou com seus recursos esta energia e estará recebendo de volta a partir de agora. Isto ocorre anualmente. Daqui a um ano podemos ter um aumento menor ou até ser negativo caso volte a chover e encher os reservatórios de agua. A ANEEL calcula e determina o aumento. O governo do estado pouco pode fazer a menos do que fez.Parcelou o aumento. Se não aumentar a COPEL pode ficar em maus lençóis. O Governo Requião fez isso. Não autorizaou o aumento e deu como desconto. O buraco nas contas da empresa são até hoje contabilizados em quase 2 bilhões. Mais uma socada destas e a empresa vai pro buraco…

  7. Por essas,e por muitas outras,o partidarismo-eleitoral,de fato,chegou ao seu final,posto que, na prática,a ruptura entre população eleitoral e partidos já ocorreu.Para constatar isso,basta analisar o percentual de abstenções,mais os votos nulos e em branco das últimas eleições,somando-se a esses fatos o fato de que sem a obrigação de votar sob pena de multa e outras implicações punitivas na vida do eleitor a abstenção talvez chegue aos 70%. Quem iria às urnas,no caso, seriam apenas os próprios candidatos, agregados e dependentes.Portanto,em sendo Democracia a prevalência da vontade da maioria,sendo certo que pelo menos 51% da população eleitoral,a maioria,não quer mais ir às urnas, então o partidarismo,por si só,não pode mais ser considerado a expressão da Democracia, como sofisma a caciquia partidária-eleitoral dizendo que sem partido não existe democracia. Ora essa, demo é povo, cracia é governo.O partido, na verdade, é o atravessador dessa relação. Aliás, um atravessador caro demais para o povo, diga-se de passagem. Por quê o eleitor tem que ser obrigado a votar no Beto, na Gleise, no Requião ou no Álvaro, p. ex., se, sem partido, ele, eleitor, pode disputar diretamente a vaga de governador com estes, via meritocracia eleitoral, em condições de igualdade, sem a influência decisiva do dinheiro e esquemas ?

  8. E ai Adriano krauss, neófito de carcamano, o Beto vai devolver o nosso dinheiro do uso do avião para ir ver jogo de futebol? Por que vc não liberou o avião da Copel?

  9. SERÁ QUE O AUMENTO NA TAXA DE LUZ É PARA PAGAR AQUELE AVIÃO QUE COPEL COMPROU E O BETO RICHA ESTÁ USANDO PARA LAZER? NÃO FOI COM ESSE AVIÃO QUE ELE E SUA COMITIVA FORAM ASSISTIR O FINAL COPA DAS CONFEDERAÇÕES E DEU AQUELA FRIA RESPOSTA QUE FOI A SERVIÇO REPRESENTAR O GOVERNO DO PARANÁ A CONVITE DA FIFA? ENTÃO SE ERA A CONVITE DA FIFA, QUEM DEVERIA PAGAR A CONTA ERA A PRÓPRIA FIFA.

  10. o que podemos esperar deste sr. governador que diz que não vai haver aumento das taxas da copel ,e na semana seguinte anuncia aumento da taxa da copel e que governador e este que nomeia para secretaria seu fiel escudeiro as véspera de seu julgamento para que não seja julgado, Parana não podemos esquecer destas atitudes.

  11. Este é o Reto que eu conheço, do TARIFAÇO da Sanepar, da Copel, dos Pedágios e da incompetencia nos Portos de Paranaguá e de Antonina(?). Fora Reto, nem pra sindico no Batel!

  12. O Beto eu não sou a primeira dama cara! Se tiver que F…, que seja com ela! Sou um humildi trabalhador,não votei em vc , ainda bem, não me arrependo e agora tenho certeza que fiz certo. “Conto os dias e conto as horas” pra que vc arrume um emprego depois de outubro de 2014. “Obrigado” pelo aumento na conta de luz, fique tranquilo, NÃO VOU COMENTAR COM NINGUÉM!rsrsrs

  13. o beto play não aprendeu nada com os protestos e continua ferrando o povão.

  14. eu gostei dessa de espetor de qurteirão!! esses espetores de quarterão eram temidos pelos delinquentes, eles um tipo xerife,melhor que certos delegados de carreira…a passeata foi promovido pela imprensa marron ,viu ,não deu em nada…bem feito….

  15. O povo é tapado e brigou tanto pelos R$0,20 que esqueceu de brigar por outras lástimas que Beto fez e está fazendo contra a população paranaense.

  16. “O governador Beto Richa pediu que encontrássemos uma forma de diminuir o impacto do repasse das térmicas para o consumidor, mas que também houvesse responsabilidade para não prejudicar a qualidade do serviço prestado à população e a saúde financeira da Copel, uma empresa que é patrimônio de todos os paranaenses”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “O reajuste também permite que o governo amplie o atendimento do Luz Fraterna, que garante tarifa zero para famílias de baixa renda.”

    Ampliação do Luz Fraterna
    O governador Beto Richa enviou nesta terça-feira mensagem à Assembleia Legislativa propondo aumento do teto de consumo mensal de energia do programa Luz Fraterna, de 100 kWh para 120 kWh. Os consumidores de baixa renda cadastrados no Luz Fraterna têm a conta de luz quitada pelo Governo do Estado quando o consumo mensal não ultrapassa o teto.

    No ano passado, 160 mil famílias, em média, foram atendidas a cada mês pelo programa. Com o aumento do teto de consumo para 120 kWh, o Luz Fraterna passará a beneficiar mais de 220 mil famílias.

    Fonte Intranet Copel.

    Só pra mim isso parece campanha politica? E depois a gente ouve o povo falar que a DIS só da prejuízo. Ta dando medo.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkk, que lástima, qdo o Requião criou este programa, o Reto o acusou de eleitoreiro, fazedor de cortesia com o chapéu dos outros(que pagam as contas) rsrsrsr e agora o Reto surtou e provou que é tucano, agora amplia de 100 para 120 kwh a isenção, mas quem pagará por este estelionato eleitoral? Quem paga as contas, os trabalhadores e empresários.kkkkkkkkkkesta veia socialista eu desconhecia kkkkkkkkkkevo morales de Serra Acima kkkkkkkkkkMuito parecida e antagonica qto a atual proposta do PSDB de reforma politica que agora prega o fim da reeleição, mas, pô não foi FHC /PSDB quem comprou os votos (U$200.000,00) dos deputados aliados pra conseguir mudar a Constituição? Típico, e nós tomando no Réto né Reto!kkkkkkkkkme divirto!

    • Legal, aumenta a conta de energia de forma estratosférica para custearmos o programa luz fraterna…Daí vai lá para os beneficiados e diz: “EU QUE FIZ”…
      FEZ UMA PINÓIA, NÓS É QUE PAGAMOS. Político mal carater..

      Vale lembrar ainda que a COPEL sofreu sério aumento de custos em insumos para manutenção dos seus sistemas por conta da política suicida de aumento de impostos do governo estadual. Tem produto custando 45% mais caro hoje em relação à 2012 por conta do tabelamento do ICMS via substituição tributária.

    • Os acionistas da Copel adoraram as besteiras alienantes que vc escreveu!

    • Muito facil querido só diminuir os lucros dos acionistas que aumentou esse lucro quem? quem ? quem? querido não fale mer…. o beto richa não é bonzinho não.
      quer dizer que no caso das passagens de onibus tenque abrir caixa preta, diminuir os lucros das empresas mas nesse caso pode tudo.
      a esta certo o Beto pode tudo.
      bando de imbecil

    • Dar o que é dos outros é fácil, aliás tomar de quem trabalha para dar a muitos desocupados, e ganhar votos, isso é fazer política.

  17. Senhores! Esmael é neófito no assunto!
    O reajuste é calculado automaticamente pela ANEEL
    anualmente! O acionista majoritário nada pose fazer!
    O que foi feito foi um “diferimento”! Deixaram de cobrar
    agora para cobrar ano q vem devidamente corrigido!
    O valor do reajuste nada tem haver com a concessionária!
    O valor só repassa a concessionária q ela ja pagou desde o ano
    passado! Ela pagou pela energia das usinas térmicas bem méis caras
    q as usinas hidráulicas! As hidráulicas não geraram por q faltou chuva!
    É só isso! Esperem para ver o aumento de outras concessionárias Brasil a fora!
    Serão maiores! Aguardem!

  18. Esse desgoverno Richa só falta com a verdade, tá quebrando o Estado, tipo Jaime Lerner, detonou o Estado.
    Tá bem acompanhado seus assessores sabem o quer, detonar o Estado do Paraná, a qualquer custo.
    Dia 11 próximo temos que ir até o Palácio e fazer esse comédia voltar atrás, vamos na casa dele, ficar de prontidão.
    Desgoverno falastrão, incompetente, 2014 jaz.

  19. O pessoal tem que colocar esse assunto na pauta das manifestações e exigir que esse comédia volte atrás.

  20. Esmael, ninguém fez comentário sobre o anúncio do Governo do Paraná, relativo ao “Choque de jeitão”. Anunciado ontem??? Apagando as luzes, guardando os carros locados na garagem … o que mais??? Td isso por $$$$ 250, milhões na economia do estado. Cade a Mirian Porca, para um comentário na redeBOBO.

  21. Curitiba é a cidade das gambearras da Copel, por segurança e pela poluição visual deveriam transformar a fiação aérea em subterrânea , pelo menos nas avenidas principais. Nossso querido prefeito deveria acordar.

    • Segundo os entendido custo é muito alto se observar a 7 de setembro tem uma parte enterrada, agora o perigo é roubalheira de fio, periga virar tudo em pedra de crak.

  22. E o baba ovo Fala Sério – o comissionado de 8 nicks, o que achou desse aumento? Fim da linha para os tucanos no Paraná, menos de 1 ano e meio pra essa farra acabar.

  23. Até uma criança de 7 anos sabia que isso iria acontecer, povão vai pagar o aumento da conta da luz, senão não entra dinheiro no caixa pra campanha da reeleição dele ano que vem.

  24. Privatização já.

    • É privatizemos tudo! Vamos ver bueiros explodir igual ao Rio… Básico… Que tal privatizar a sua língua? Pare de falar besteira!

      • Muito boa resposta. Este tal de Dennis deve ser um dos comissionados dessa coisa (Rixa) que se encontra aqui no Paraná.

    • Guri, quantos anos tem a tua mãe?
      Explico, se não tiver muito coroa, privatizamos ela.

  25. O que eu disse umas 2 semanas atrás? Esperem baixar a poeira dos protestos pra ver se o governador não vai mandar a Copel aumentar a conta, não deu outra. Continuem votando no PSDB, é aumento da conta da água em 3 anos, tarifaço do Detran, conta da luz, pedágios, Beto Richa a hora de vocês está chegando, 2014 é logo ali.

  26. Esmael e demais e assim continua “a agonia de cada dia” do PSDB “Partido que Sabe Detonar-se no Brasil”.
    E no Paraná o especialista da extrema direita neoliberal em “alto combustão política” o (des) governador Beto “Tarifaço” Richa, continua com suas estripulias danosas para o estado e na parte mais sagrada do corpo do cidadão humilde e trabalhador que é o bolso!
    Ou seja, o “Betinho Play”, precisa manter e custa caro o exército de comissionados sedentos que serão os futuros cabos eleitorais!
    Senão vejamos:
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/03/em-londrina-richa-sai-em-defesa-da-criacao-de-mais-cargos-comissionados/

  27. Lembrei de que o Governador quando assumiu, alias antes até de assumir.
    Dizia que os símbolos que usaria para representar o Governo, seriam os oficiais.
    Não demorou quase nada para engolir o que disse, e assim vai…..

  28. não devemos aceitar, neste momento que uma parte da população foi as ruas por preço se passagem que nem todos usam. por que não ir as ruas reivindicar o NÃO AUMENTO NA CONTA DE LUZ

  29. Será haverá gritaria nas ruas? Do aumento da tarifa de transportes muitos dos que protestaram sequer eram usuários do sistema e aproveitaram o momento para irem às ruas contra o governo federal… na questão da energia elétrica todos irão pagar pois todos utilizamos energia elétrica: será que haverá gritaria nas ruas contra o governo do Paraná? Será que Beto Richa dirá que novamente a culpa é do governo federal?

  30. 2014 esta ai,fora Richa.Desde que ele é governador já aumentou inúmeras vezes tarifa da copel e sanepar.

  31. Esmael o “Espada de Demôcles” na cabeça da Rede Globo e vc usando “óculos de Pangloss”.

    Leia também:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/amaury-ribeiro-jr-globo-usou-doleiros-para-pagar-direitos-da-copa.html

    Rodrigo Vianna: Processo da Globo pode ter “bomba atômica”

    Leia os documentos revelados pelo Cafezinho e o livro Afundação Roberto Marinho

    Parceiros da Globo preocupados com o ato do dia 11 em São Paulo

    Tijolaço: Globo admite que sonegou, mas pagou

    Jamil Chade: TV brasileira envolvida no suborno a Teixeira e Havelange

    Globo reafirma que pagou dívida à Receita; MP aguarda informações

    Barão pedirá que MP investigue sonegação da Globo

    Feltrin: Globo não admite crime, mas diz que pagou

    Miguel do Rosário: Globo cobrada em R$ 615 milhões por sonegação

  32. Nunca vi ninguém odiar tanto assim o próprio emprego, se não está gostando Betinho, pede pra sair, garanto que o Flavio Arns assume sem constrangimento nenhum.

  33. Isso so e a ponta do iceberg do que ta acontecendo na copel, gestao tiranica, plr na justica e ameaca de privatizacao, e tudo isso que passa o copeliano hj na empresa!

    • Dos motivos pelos quais eu prestei um concurso bem concorrido e dificil ja restam poucos ta dando medo gente.

  34. Futuro EX-GOVERNADOR!

    • Um dia claro que será, ele nao é um ditador…

      • Diomar, não me faça pegar nojo!
        Até no momento em que o povo leva um pé-na-bunda do Betinho, aparece um paga pau defender o indefensável, é muito sem noção!

      • Poxa, já jogou a toalha? rsrsrs Não tem graça, meu, então ele não vai estar ao lado do Aécio Never pedindo voto pro “aspira” à presidente? Qual é o pó meu!Só pq deu este misero aumento na conta da luz que a Dilma tinha conseguido baixar? Que feio, que triste despedida seu Reto!

      • Mas pelo menos esse defende tudo bem que uma defesa totalmente sem noção, defender o aumento da luz para compensar a diminuição da tarifa do busao, defendendo o beto ferrando o povo, mas esta defendendo, não faz que nem os outros que pra defender esse cara ficam metendo o pau no PT.
        mas nesse caso é melhor ficar calado diomar é melhor só fala besteira

  35. depois no blog do f.c. do psdb,o beto choque de digestão vai bem, nos outros dale cacete, neste rapaz que faz “racha”” depois foge e so bondade, coisa boa, coisa da esfera do estado quando não funciona e culpa da dilma.
    alias, daqui a pouco vem o pau mandado do tal professor defender o moço eta CARGO COMISSIONADO.

    ELIAS, na sanepar o diretor viaja transp.aereo até a cidade. vai uma cr-v locada com os assessores(entenden de saneamento igual uma mula), depois vai um toyota .obs. toyota vazio, e na cidade nimguem usa o mesmo querem so andar de cr-v, dai eu pergunto? cade o mpl, ou mpl e do psdb.

    • concordo mesmo ta parecendo que o mp e governo da uma olhada no plr da copel ta parecendo que tao fazendo favor pros peao

  36. O problema não é só o aumento da luz. O governo do Paraná gasta mal, esta que é a verdade. Comprou da Positivo Informática milhares de computadores com 4 núcleos e 1 tera de HD para colocar nas secretarias onde o pessoal costuma usar editor de texto e planilha eletrônica. Além disso, aluga carros e equipamentos, mesmo sabendo que a longo prazo alugar custa mais caro. Ao invés de incentivar o uso de software livre, que era a bandeira do ex-governador Roberto Requião, o governador Richa fechou um contrato com a Microsoft, uma forma de pedagiar a construção dos sistemas de informática do Paraná. O estado está quebrado.

  37. Simples, fez as contas e não gostou do resultado e reajustou… Queria é que o governador explicasse porque a inflação acumulada dos últimos 12 meses é de 6,70% e o reajuste de nossa energia elétrica será de 14,61%, mais que o dobro….

    Jogou no lixo o que a Dilma nos deu…

    • Esse é o novo parana o novo parana do governo dos acionista da copel e sanepar, , dos empresarios, das concessionarias de pedagio, da demagogia em epoca de eleição, da choradeira que tudo é culpa do governo federal, governo endividado sem obras, sem projetos, sem propostas, o unico intuito desse governo é o poder a qualquer custo???
      esse é o parana que o povo quer???
      vamos ver em 2014

    • A justificativa é que o Requiao quase quebrou essas empresas nos 8 anos de governo…
      E agora com os cortes de impostos (ou voce acha que baixar o onibus nao custa nada?), o estado precisa tirar a arrecadaçao de outras fontes…
      Vai, nao precisa ser tao inteligente assim pra fazer esse raciocínio…

      • Tem que ser muito baba-ovo, ao invés de defender a população que não aguenta mais os tarifaços deste desgoverno, defende os acionistas da Copel.
        Diomar Campos, não sei se vc é um puxa-saco (comissionado do desgoverno) ou um otário.

      • Nossa que comentario sem nexo o O Requião quebrou a copel e o aumento da luz é para cobrir o preço da passagem????
        tua inteligencia me facina.
        quem aumenta o capital dos acionistas??
        bem a cara dessa turma do Beto, sempre falei que ele é o maio demagogo deste estado e sua turma é igual prefere defender empresarios e demais do que o povo.
        Esse diomar acabou de dizer que tudo que o beto fez era MENTIRA E ENGANA O POVO.

      • Diomar, babacão ou babacona, com esse nome não dá nem pra saber se homem ou mulher, também não interessa, só se sabe que um mau-carater,puxa-saco sem vergonha.

  38. DEPOIS DESSA, BETO RICHA NÃO SE ELEGE NEM A INSPETOR DE QUARTEIRÃO

    • Esse “piá de prédio” sempre foi um “embuste eleitoral” fabricado pela oligarquia do judiciário/legislativo e pelos “cuecas de seda” que deste os tempos do interventor Manoel Ribas têm cargos em comissão nos três poderes. Esse piá não passa de uma marionete nas mãos dessa oligarquia curitibana.

  39. Então sergio vai continuar votando no beto agora????
    https://www.esmaelmorais.com.br/2013/06/richa-suspende-reajuste-de-1344-na-tarifa-da-copel/
    agora vc acordou e viu o aumento na conta de luz.
    e vc professor da rede estadual comissionado vai falar o que agora mandou o esmael rever seu comentario reve o seu agora!!!
    Falei na epoca que era tudo demagogia e que o aumento ia acontecer
    entao para os baba ovo
    TOOOOOOOOOOOOOOOMAAAAAAAAAA

  40. Os caras pintadas se deram mal. O aumento da luz vai pesar mais no bolso da população do que os R$0,20 do ônibus. Richa subsidia o transporte público e agora cobra a conta do povo, com juros e correção monetária.

  41. Como ninguem soube, cara de palha, se todos pagam a conta de luz ?

    • Eu não sabia deste absurdo, ficaria sabendo no dia 2 de agosto quando vence a próxima fatura. Diomar, não acredito que um cidadão tenha coragem de defender o desgovernador depois deste PÉ- NA BUNDA, deste DEBOCHE.
      Neste governo já assistimos calados os tarifaços das tarifas do Detran e da tarifa da Sanepar, agora outra facada nas costas da população.
      O aumento do transporte coletivo que desencadeou as manifestações por todo estado é pinto perto dos tarifaços do Beto Richa.

    • Agora você já sabe é oficial o aumento.

    • A Diomar Campos mudou de nome, antes era conhecida como “Fala Sério”, comissionado do Playbeto, aspone de carteirinha, puxa saco por gosto e mau caráter de nascença.

    • Não dá bola não, o aumento foi de 8,77% e não o que estão falando.
      Seria melhor na cabeça da petezada e dos PMDB que não se reajuste e daqui alguns anos se sucateei a Copel, como o Requião sucateou a Sanepar.

      • kakakakakaak…. ja sucateou otario…e tem sucateado para tentar privatizar, quer ser puxa? puxe, mas ser burro é demais: http://blogdotarso.com/2013/03/27/com-governo-beto-richa-a-copel-tem-prejuizos-apos-9-anos-imagina-na-copa/

      • Oh inteligência rara, vá se informar antes de falar asneiras. Os valores das tarifas foram reduzidos pelo simples fato que a maioria das usinas já foi paga e amortizada. Era tudo lucro para as centrais elétricas. E lucro para quem? Para o reduzido número de proprietários de ações. Ou seja, o moleque do Playbeto só está beneficiando seus amigos, a elite canalha.
        Então, antes de falar bobagem, vá ler, vá ser informar, não fique engolindo as idiotices da Urubóloga e repetindo como papagaio.

        • e vc acha que agora que as centrais eletricas ja estao prontas nao é necessario fazer outras, ou voce acha que eles vao durar ad eternum?