“PT é um partido marxista na inspiração e cleptomaníaco na ação”, acusa líder de Richa

Sem condições de defender no Paraná os tarifaços da água e da luz, bem como o pedágio mais caro do mundo, líder de Beto Richa, o deputado Ademar Traiano, ataca em artigo PT e Dilma, acusando-os de "cleptomaníaco"; em tempo: que tal falar da privataria tucana?

Sem condições de defender no Paraná os tarifaços da água e da luz, bem como o pedágio mais caro do mundo, líder de Beto Richa, o deputado Ademar Traiano, ataca em artigo PT e Dilma, acusando-os de “cleptomaníaco”; em tempo: que tal falar da privataria tucana?

O país parou esta semana clamando pela redução do pedágio nas rodovias privatizadas. No Paraná, a tarifa é uma das mais caras do mundo e o serviço meia boca. Até o Tribunal Faz de Contas (TC) opinou pela redução no preço das tarifas. O Crea também fez relatório técnico e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) pediu auditoria, pois acredita que se cobra muito mais do que vale. Há quem ache que R$ 1 estaria bem pago. Eu sou um deles. Nas redes sociais já corre uma campanha nesse sentindo. Hoje foram os caminhoneiros que pararam. Em agosto próximo, na Assembleia Legislativa, deverá ocorrer protesto muito mais amplo.

Nesta semana, o líder do governo Beto Richa (PSDB) na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), no afã de atacar o PT e a presidenta Dilma Rousseff, até citou o nome do velho Karl Marx em vão. Segundo Chik Jeitoso, o bruxo que tem a capacidade de falar com aqueles que já se foram para o Além, o comunista vai aparecer todas as noites para puxar o tucano pelos pés. Olha que a macumba pega.

Em artigo de opinião, ao atacar o governo federal e o projeto de Plebiscito para a reforma política, Traiano acusou o PT de ser um partido marxista na inspiração e cleptomaníaco na ação.

“‘Tudo que é sólido se desmancha no ar’, frase de Marx, no Manifesto Comunista, é apropriada para definir a situação do governo do PT. Um partido marxista na inspiração e cleptomaníaco na ação”, diz um trecho do artigo, que publico a íntegra em seguida:

Espertezas a beira do abismo

por Ademar Traiano*

Alguém ouviu, nos protestos nas ruas de junho, multidões gritando: “Queremos voto em lista fechada para não saber quem vamos eleger!”, ou “queremos pagar do nosso bolso as campanhas dos políticos para dar mais dinheiro ao PT!”? Com certeza ninguém ouviu gritos ou viu cartazes com essas insanidades. Mas são esses brados imaginários que Dilma Rousseff e o PT fingiram escutar e pretendem atender com sua proposta de reforma política.

Só uma tentativa descarada de lograr o eleitor pode explicar a insistência em apresentar, como resposta eficaz aos protestos que abalaram o país, uma reforma política que o PT vem tentando emplacar faz muito tempo. E não emplaca pelo fato que o projeto está na contramão daquilo que o brasileiro quer e é uma afronta à queles que foram as ruas bradar contra os desmandos, deficiências dos serviços públicos e a volta da inflação.

Para responder a esse brado o PT tirou da cartola uma constituinte ilegal, um plebiscito inviável, e já se contenta com uma reforma política via referendo que, se for concretizada, pode piorar tudo que a população rejeitou nas ruas. Entre eles, o voto em lista fechada, que elimina o poder do eleitor escolher o candidato que quer ver eleito, e uma proposta indecente para o financiamento de campanhas.

O PT quer um sistema de financiamento público para as campanhas eleitorais em que o dinheiro seja dividido de acordo com a composição numérica das bancadas na Câmara dos Deputados. A bancada aliada do governo Dilma ficaria com dois terços desse dinheiro público. O partido que teria maior benefício financeiro seria o próprio PT.

Uma variante desta proposta contém outro tipo de esperteza. Permitem-se as contribuições privadas para os partidos, mas todo o dinheiro iria para um fundo comum e aí seria redistribuído. O critério é o mesmo: verbas segundo o tamanho da bancada na Câmara. O que continua privilegiando o PT.

Se alguém decidir fazer uma doação para algum partido político, porque está farto dos desmandos do PT, veria sua doação ir para o fundo comum e ser distribuído aos partidos de acordo com o tamanho das bancadas. Ou seja, a maior parte do dinheiro doado por esse adversário dos petistas, para combater o PT, iria para o PT. Pior, a pressa frenética do governo em tocar essa reforma – que ninguém pediu nas ruas – tem por objetivo aprovar medidas a tempo para beneficiar a campanha da própria Dilma em 2014.

Só a má fé explica a ideia que a resposta para o cidadão que foi à s ruas gritar contra a alta do transporte, o desperdício de dinheiro público nos estádios da Copa, a corrupção e demora em encarcerar mensaleiros, é fazê-lo participar !“ ao custo de R$ 500 milhões !“ de um plebiscito sobre coisas como voto distrital puro ou o distrital misto alemão.

As heranças malditas do PT estão na origem do vulcão da indignação popular. Para responder a fúria das ruas, alimentada pela corrupção dos mensaleiros, os escândalos do Enem, o caos aéreo, os estádios bilionários, a volta da inflação, que está destruindo o poder aquisitivo dos brasileiros, se oferece uma reforma política que não tem outro objetivo que fortalecer a hegemonia do PT. à‰ o cúmulo da desfaçatez.

Em apenas 20 dias 27 pontos da popularidade de Dilma Rousseff viraram fumaça. Ela caiu de 57% para 30%, segundo pesquisa do Datafolha. A presidente perdeu o apoio de 2 milhões de eleitores por dia. Uma queda tão vertiginosa como não se via desde 1990, quando Fernando Collor de Melo confiscou a poupança dos brasileiros.

Bastaram 20 dias de convulsão nas ruas para toda a popularidade divinal do governo do Partido dos Trabalhadores se dissolvesse. Tudo que é sólido se desmancha no ar!, frase de Marx, no Manifesto Comunista, é apropriada para definir a situação do governo do PT. Um partido marxista na inspiração e cleptomaníaco na ação.

Só a arrogância extrema pode explicar que depois do terremoto nas ruas o PT esteja tentando bancar o esperto e jogar para o eleitor uma reforma política malandra que ninguém, exceto ele mesmo quer. O PT deveria ouvir com humildade e tentar entender o recado das ruas. A paciência do brasileiro é grande, mas os protestos de junho mostraram que essa paciência não é infinita.

* Ademar Traiano é deputado estadual pelo PSDB do Paraná e líder do governo na Assembleia.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I appreciate you sharing this article post.Really looking forward to read more. Keep writing.

  2. Muchos Gracias for your article post.Thanks Again. Cool.

  3. This is one awesome blog post. Really Cool.

  4. I cannot thank you enough for the article.Thanks Again. Awesome.

  5. I simply want to mention I’m newbie to weblog and absolutely liked your website. Almost certainly I’m want to bookmark your blog post . You actually come with wonderful well written articles. Kudos for revealing your blog.

  6. Im grateful for the post.Much thanks again. Much obliged.

  7. Thanks-a-mundo for the article post.Much thanks again. Will read on…

  8. Fantastic blog.Much thanks again.

  9. mas um partido marxista não dá dinheiro pra imprensa. e como chamar um partido de creptomaníaco se os manácos estão em todos os partidos.não precisa inventar coisas.se o traiano quer chamar alguem de ladrão , chame na cara ,não de volta.mais respeito com os creptomaníacos ,que realmente são doentes.vá fazer um curso de filosofia primeiro antes de falar bobagem..

  10. E mordeu o rabo, quem fala… e o patrão usando veiculo publico para fins particulares, já sei igual ao calheiros ele tem direito, e no interior do estado o POVO sifodendo debaixo d’agua.

  11. Mais uma vez o traira soltando estrume pela boca………

  12. Ezequias,traiano,Fábio Camargo,todos com richa…
    já vi honestidade rodeada por trairagem,mas nunca vi trairagem rodeada por honestidade… traira só rodeia traira…

  13. engraçado esse traiano falar q o pt faz tudo p ficar no poder… pq o psdb então não ficou se era ele q governava o país? Ah… nos comentários anteriores tem mtos motivos q fizeram o povo votar no pt três vezes consecutivas… e se Deus quiser,4… pq já basta o Paraná estar esse caos graças a esse DESgoverno tucano do richa,mas o Brasil todo NÃO!!!

  14. Esse deputado Traiano é uma figuraça. Debocha frontalmente do cidadão mediano, mas não perde por esperar, na próxima eleição vai dançar o último tango em Curitiba.

  15. O Traiano está enganado. O petista médio não lê. Muito menos Marx. Não é “marxista” nem aqui e nem lá na China. Cleptomaníacos tem muitos no partido. Mas nisso é igual a quase todo os outros.

  16. E dos carros locados pelo governo ninguém fala nada, venderam todos os veículos próprios da Sanepar, para locar de empresas privadas, tem muito caroço nesse angu, por que esse deputado “Trairano”não nos explica sobre essas locações.

  17. O Beto Richa chamando o outro partido de cleptomaníaco?
    Beto Richa você foi o governador paranaense que mais elevou o ICMS e taxas, a economia paranaense está indo pro vinagre devido ao excesso de tributação…. Beto Richa crie vergonha nessa cara e olho o próprio umbigo…

  18. Então Tralha nos explique porque o seu candidato bêbado e que vive sempre em boteco de bar Aécio Neves em 1997 defendeu plebiscito??
    FHC e Aécio Neves afirmaram que proposta de plebiscito para reforma política sugerida por Dilma é absurda, digna de “˜regimes autoritários”™. Mas, os dois já propuseram o mesmo que a presidente Dilma
    A oposição do governo Dilma está batendo cabeça. Quando a presidente sugeriu plebiscito para decidir sobre Constituinte exclusiva o tucano Fernando Henrique Cardoso ganhou espaço generoso nas páginas de jornais para criticar a Dilma: “A proposta é “própria de regimes autoritários”, afirmou o ex presidente.

    Mas, Fernando Henrique Cardoso não pensava assim quando ele, em duas ocasiões durante seu mandado defendeu, em duas campanhas eleitorais, a realização de assembleias constituintes exclusivas. Em 1994, o tucano propôs o instrumento para promover uma revisão constitucional. “Seis meses são suficientes para esses trabalhos. Basta ter vontade política”, disse, em junho daquele ano. Quatro anos depois, quando concorria à reeleição, o então presidente FHC defendeu a proposta de constituinte restrita com o objetivo de acelerar a aprovação das reformas tributária, política e do Judiciário.

    Outro tucano que esqueceu o que disse e escreveu é o candidato á presidência Aécio Neves. No site da Câmara Federal é possível encontrar o PDC 580/1997, de autoria do então deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG) de 1997. O Projeto de Decreto Legislativo tinha como objetivo convocar plebiscito sobre assembleia nacional constituinte revisora a ser instalada em fevereiro de 1999. Na época da gestão FHC, Aécio Neves era uma das principais lideranças tucanas no legislativo e estava perfeitamente sintonizado com o governo tucano e seus objetivos.

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/07/em-1997-aecio-neves-fez-projeto-de.html

    Hein Tralha, pra vocês só vale o que lhes convém não? E a CPI do pedágio Tralha, porque você se borra de medo? Deve algo?

  19. ESSE CIDADÃO NÃO TEM MORAL E QUER DISCUTIR IDEOLOGIA!
    ELE QUE PRESTE ATENÇÃO NO “TELHADO DE VIDRO DO SEU GOVERNADOR!”
    E ASSIM CONTINUA A “AGONIA DE CADA DIA” DO PSDB “PARTIDO SOLITÁRIO, DESRESPEITADO E BOMBARDEADO!”

    Esmael e demais o problema destas eleições para o Tribunal de Contas do Paraná vem antes do PSDB com o grupo político que lhe apoia e do (des) governador Beto Richa o “Playboy Neoliberal” que precisa eleger o Deputado Fábio Camargo para poder se livrar e livrar o seu “quadrilheiro e mafioso preferido” da cadeia. O problema é que já faz muitos anos que o Tribunal de Contas do Parana, tem nos seus quadros de Conselheiros certos políticos que muitas das vezes vão “JULGAR” (acredite se quiser) a administração de gestores corruptos e praticantes de irregularidades do mesmo grupo do qual fazia política.
    Está certo que quem tem pensamento e simpatia de e pela esquerda não morre de amores com o jornal Gazeta do Povo! Mas o que andou ocorrendo nas ruas do Brasil “sensibiliza” muito a “velha mídia” que também não quer perder o “trem da história!”
    Ou seja, tudo acontece por haver no cargo e na função de governador do Paraná um cidadão que está gastando “o que tem e o que não tem” (tem bastante) em advogados, vejam só, perante o Tribunal de Justiça do Paraná cujo o presidente é pai do deputado estadual que ele apoia para Conselheiro no TCE, isto, para não ser condenado pois foi DENUNCIADO POR IMPROBIDADE, PECULATO, CORRUPÇÃO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA, juntamente com seu “improbo preferido” Ezequias Moreira Rodrigues!
    É só conferir:

    http://www.bocamaldita.com/1191/beto-richa-e-denunciado-por-improbidade-peculato-corrupcao-e-formacao-de-quadrilha

    Então, considerando que a articulação e a mobilização da rica extrema direita capitalista neoliberal é a favor de Fabio Camargo que também segundo informações e investigações já há provas de materialidade e da presença de elementos convincentes sobre a autoria do mesmo “crime fantasmagórico” de Beto Richa e de Ezequias Moreira Rodrigues, o jornal Gazeta do Povo percebendo através dos seus repórteres via jornalismo investigativo haver indícios suficientes com declarações de testemunhas gravadas, “respeitando o do seu compromisso ético com a cidadania e com a justiça”, resolveu, “jogar farinha no ventilador” para não dizer “m”¦”.
    O motivo é torpe sem impossibilidade de defesa do cidadão!

  20. Esse reacionário (até parece deputado federal) não convence ninguém com esses artigos só mesmo aqueles que comungam da mesma opinião preconceituosa no discurso e excludente na prática, que tal se ele pedisse a abertura da caixa preta do pedágio bem como a instalação dos pedagiometros? Nesse a$$unto ele e a corja aliada prefere não tocar não é mesmo um farsante.

  21. Esmael TU, não ver que esse jacu do interior e analfabeto, está só a defender suas trincheiras, os estudantes do ensino fundamental hoje sabe que comunismo mesmo é a ALEP, E QUE ESSE PESSOAL PARA FALAR DO PT, tem que primeiro lavar a boca com creolina, o que tem de traiano mamando nos cofres publícos é brincadeira de comunista tucano.

  22. Quero ver se este e outros deputados caozinho do governador vao ter peito pra pedir voto na rua, principalmente este chamado traiano ou trairano, porque nao publica o que tem feito na assembleia em prol dos paranaenses. vamos la Parana CHEGA DOS MESMOSSSSSSS.

  23. Esqueci de informar aos leitores desse Blog democrático que o texto é meu.
    José Carlos Sucupira ( Cientista Político e Jormalista/ Vencedor do Premio Esso de Jornalismo)

  24. Pra quem não lembra, o legado do governo do PSDB, aqui tem um lista pequena…
    http://institutojoaogoulart.org.br/noticia.php?id=8844
    http://www.zenosr.com/index.php?option=com_content&task=view&id=594 “¦

    Leiam essa matéria Publicada nos Sites do Instituto Presidente João Goulart, Site Sr.Com, site 247, Conversa Afiada, Observatório da Imprensa.
    Lá esta a Cara dos Tucanos, ou melhor a plumagem e bico deles.

  25. O PT é organização criminosa da mais alta periculosidade, já foi dito aqui, mas é sempre bom repetir, o PT vem saqueando o Brasil desde 2003.

    • 40 milhões que saíram da pobreza assinam seu comentário, só que não.

    • Cala boca Gury, fui pesquisar e descobrir que Guarapuava tem mais de 13.000mil famílias escritos na bolsa familia, é com certeza, comparando com cidades do mesmo porte no sul do Brasil, vive hibernando há vários anos, e que a única coisa
      que os políticos dai fazem é multiplicar a pobreza, DENIS, pare de tomar o cha do Santo Daime e sai dessa vida de ilusão.

  26. esse cidadão não passa de um palhaço eu não sei como existe gente que vota num homem desses

    • Você é doente? Mano, isso não se trata de PSDB x PT. VÁ ESTUDAR PELO AMOR DE DEUS! Você sabe quem foi Marx? Estudou sobre? Estudou sobre Stálin? Lenin? E Gramsci, você sabe quem foi? Foi já parou para estudar a vida de Fidel Castro e Che Guevara? Voce já viu como está o governo cubano e venezuelano? Sabe o que o Brasil tem em comum com eles? Não?! Você sabe o que é o Foro de São Paulo?! Provável que nãos saiba nada disso por PREGUIÇA ou ignorÂncia pura! Basta botar a cara em livros e ver documentários. Basta estudar. Maior mal do povo é achar que o comunismo morreu nos anos 90, quando na verdade ele está mais vivo do que NUNCA! O marxismo cultural é o anti-cristianismo, anti-capitalismo, não beneficia a família tradicional, se precisar derramar sangue e matar para estar no poder então eles fazem isso, o marxismo cultural é um LIXO! Isso que eu falei não é nada, se vocÊ parar pra estudar vai ver que só falei o que é mais obvio, TEM MUITO MAIS COISAS ENVOLVIDAS! ESTUDE!
      ISSO NÃO É UMA BRIGA PARTIDÁRIA, ALIENADO.

  27. quem e esse amontoado de osso, olho arregaldo de sapo, incompetente para falar mal do pt.

    • SE PERGUNTARMOS AO ‘ADEMAR’. você é um Deus? provavelmente responderá que não; você é um anjo? não; então o que você é? sou um cão de guarda das incorreções realizadas desde tempos remotos, em governos que vende a Alma em negociatas de Pedágios, Banestado e outros, de um TJ, QUE SÓ CONDENA OS TRẼS P, e o PT, DO NOSSO TRIBUNAL QUE DA TRANSPARENCIA EM TODO QUE FAZEMOS ‘TC’, a na poderosa ALEP, que controla tudo, apesar de ser a mais transparente do Brasil, e minha missão é combater PT E RPC, que tenta nos escrachar, e que está ficando complicado pois até a Tv Sinal, transmite para todo o estado,e que esta sujando minha imagem e do Rossoni. que já pensamos em tirar do ar para ECONOMIZAR.