Professores cobram 50% de reajuste anunciado pelo governo Richa

Obrigados a cumprir lei federal, que garante piso salarial, o vice e secretário da Educação, Flávio Arns, e Richa tentam engabelar os educadores; agora dizem que "deram" aumento de 50% à  categoria; pelo contrário, os tucanos foram obrigados a entrar na lei; em mensagens enviadas ao blog, professores e pedagogos cobram aumento anunciado; ou seria apenas mais uma propaganda enganosa?
Obrigados a cumprir lei federal, que garante piso salarial, o vice e secretário da Educação, Flávio Arns, e Richa tentam engabelar os educadores; agora dizem que “deram” aumento de 50% à  categoria; pelo contrário, os tucanos foram obrigados a entrar na lei; em mensagens enviadas ao blog, professores e pedagogos cobram aumento anunciado; ou seria apenas mais uma propaganda enganosa?
Parte dos cerca de 80 mil profissionais do magistério paranaense, distribuídos nas 2,1 mil escolas da rede pública do estado, surpresos, enviaram mensagens ao blog para saber quando o governador Beto Richa (PSDB) pagará os 50% de reajuste anunciado esta semana à  categoria.

Segundo a propaganda do tucano na Agência Estadual de Notícias, órgão de divulgação oficial do governo, professores e pedagogos contabilizarão aumento salarial de 50,16% desde 2011!.

Não é verdade. O que o governo Richa fez foi adequar-se à  Lei Nacional do Piso do Magistério que, desde 2011, o obriga pagar piso e a hora-atividade aos educadores. Tudo em suaves parcelas, depois de muita enrolação do tucano.

A Lei Nacional do Piso do Magistério foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Vários estados, inclusive o Paraná, questionaram esse lei no Supremo Tribunal Federal que, em 2012, julgou sua validade retroativa ao ano de 2011. Portanto, Richa e Flávio Arns (PSDB), vice e dublê de secretário de Educação, nada fizeram senão cumprir a lei (se não o fizessem correriam risco de impeachment).

Quanto ao aumento anunciado, professores perguntam ao blog: “Por que só eu não recebi?”. Afinal, alguém recebeu ou não esse reajuste de 50% anunciado pelo governador Beto Richa?

Comments are closed.