Polícia Federal diz que boato sobre o fim do Bolsa Família foi ‘espontâneo’

do G1 Brasília

Investigação durou dois meses e concluiu que boato foi 'espontâneo; agentes ouviram 184 beneficiários e 64 gerentes da Caixa.

Investigação durou dois meses e concluiu que boato foi ‘espontâneo;
agentes ouviram 184 beneficiários e 64 gerentes da Caixa.

Em nota emitida nesta sexta-feira (12) a Polícia Federal informou que não verificou a ocorrência de crimes ou contravenções na onda de falsos boatos sobre o Bolsa Família, que levaram a uma corrida de milhares de beneficiários à s agências da Caixa e lotéricas em maio. Ao fim de dois meses de investigação, a PF concluiu que o boato “foi espontâneo”, não havendo como responsabilizar uma pessoa ou um grupo pelo incidente.

A PF diz que apurou se houve “articulação coordenada para uma possível articulação coordenada para que os boatos surgissem e ganhassem corpo”, mas listou entre os motivos que levaram as pessoas aos saques: “a ciência da antecipação do pagamento por motivos diversos, a informação de um possível adicional em virtude do dia das mães e a notícia de um suposto cancelamento do programa, respectivamente”.

Os rumores sobre o fim do Bolsa Família e também sobre um inexistente bônus pelo Dia das Mães geraram filas e tumultos em pontos de saque em ao menos 12 estados entre os dias 18 e 19 de maio. Somente no sábado e no domingo, foram sacados R$ 152 milhões em benefícios, num total de 900 mil saques, segundo a Caixa, que libera os pagamentos. O número foi cinco vezes maior que o usual, segundo informou na ocasião o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mesmo depois que o casal Santana amedronta o povo no horário eleitoral, mostrando banqueiros tirando pratos de comida da mesa de família pobre, a petezada aparelhada continua apelando. Insistem que o novo governo acabará com as políticas sociais – Bolsa Família, Minha Casa, além do 13º, do FGTS, etc.
    Não contam que a mesada do bolsa era a mesma mensalidade desde 2014 e que recebeu reajuste do novo governo de 12%. Que os direitos trabalhistas serão revistos, simplesmente, e de acordo com a época. O PT governou desde 2003 até quatro mês atrás e não fez nenhuma das reformas prometidas, principalmente a da Previdência e a do Trabalho, que diziam urgentes. Que cale a boca quando outros se propõem a fazê-las. No mínimo, que participem das discussões.

  2. Awesome write-up. I’m a normal visitor of your site and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I will be a regular visitor for a really long time.

  3. I just want to tell you that I am new to blogs and seriously savored you’re web site. Very likely I’m planning to bookmark your site . You certainly have fantastic stories. Thanks a lot for revealing your web-site.

  4. Estranho, e a Caixa Economica tava preparada pra pagar o beneificio pra essa cambada num fim de semana?

  5. Pelo “visual” dos bolsistas que correram pros caixas da Caixa, bem que tá na hora de trocar a bezerrada. Esses aí tão bem gordinhos, tênis, camisetas regatas, cabelos feitos, maquiados.

  6. Claro que foi expontaneo, o presidente da Caixa Economica Federal expontaneamente espalhou o boato que tomou proporções gigantescas. Golpe pra que? Esse PT ta cada dia mais perdidinho.

  7. Eu acredito!!! Também acredito que os USA não espiona, apenas monitora e monitora para o nosso próprio bem. Também acredito que a Polícia Federal não come na mão da tucanalha e que o ministro Zé Cardoso não é um quinta coluna!
    Acredito que a Globo é imparcial e não faz oposição golpista. Acredito também que o Sr. Fala Sério não é comissionado do Playbeto, nem crossdresser vulgo Diomar!

    • Tem também o Mauricio, nick do Tarso; e o Sérgio Silvestre, Nick do Esmael…

      acho que temos mais nicknames do que comentaristas, que devem ser apenas 4 (quatro) e dois ainda não tem idade de votar…

  8. O q importa é a verdade…é o esclarecimento, fim de papo.

    • Eu concordo com você, mas acho que tem que interpelar judicialmente quem atribuiu indevidamente estes boatos a oposição (PSDB), em especial a Ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) e os Diretores da Caixa Econômica Federal, pela incompetência em gerir uma instituição centenária.

  9. Ué!!! Não foi os TUCANOS????

  10. Ué… mas o povo do PT jurava que era coisa da oposição. Não entendo mais nada.

  11. Que cena lamentável essa, um programa criado no fim do mandato do Excelentissimo senhor FHC pela então primeira dama Dona Ruth Cardoso servir de compra de voto para esses canalhas se mantere no poder, coisa feia, para ir as ruas exigir mais emprego, saude, educação e segurança e lutar contra os CorruPTus aposto que essa turma não vai.

    • Quem é vc pra falar em corrupção sua anta? Já esqueceu das compras das cadeiras de rodas é? Que coisa feia…