OAB pede intervenção federal na investigação de tortura promovida pela polícia de Beto Richa

Juliano Breda, presidente da OAB-PR, pede intervenção federal diante da repercussão nacional do caso Tayná; acusados de estupro confessaram o crime depois de sofrerem tortura; evento negativo é mais golpe na já arranhada imagem do governador Beto Richa.

Juliano Breda, presidente da OAB-PR, pede intervenção federal diante da repercussão nacional do caso Tayná; acusados de estupro confessaram o crime depois de sofrerem tortura; evento negativo é mais golpe na já arranhada imagem do governador Beto Richa.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná, divulgou nota oficial nesta quinta-feira (11) onde afirma que encaminhará pedido de providências junto ao Ministério Público Estadual e Justiça Federal para acompanhamento do caso Tayná.

Para a OAB, a polícia do tucano Beto Richa conseguiu a confissão dos quatro acusados de cometer o crime utilizando-se de tortura. Laudo do IML comprova que eles foram fortemente agredidos.

O crime aconteceu no último dia 28 de junho, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Na ocasião, segundo a versão da polícia do tucano, os quatro homens, que trabalhavam em um parque de diversões, teriam levado Tayná a um matagal e lá cometido estupro e assassinato da adolescente.

Entretanto, a própria Secretaria de Segurança Pública confirmou que o sêmen encontrado no corpo da garota não é de nenhum dos quatro acusados que estão presos.

Declarações de uma perita criminal feitas em 02 de julho dão conta de que o corpo da menina estava com roupas alinhadas – de forma que apenas ela mesma poderia ter vestido – com um cadarço no pescoço e tinha marca de pancada na cabeça.

A seguir, a íntegra da nota da OAB Paraná:

NOTA OFICIAL

A Seção do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil, diante dos fatos apurados por suas Comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Advocacia Criminal a respeito das investigações do homicídio praticado contra Tayná Adriane da Silva, vem a público informar que tomará as seguintes providências:

– Designação dos presidentes das Comissões de Defesa dos Direitos Humanos, Advocacia Criminal e Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB para acompanhar as investigações do homicídio praticado contra Tayná Adriane da Silva, visando colaborar com o rápido esclarecimento do crime;

– Encaminhamento de pedido de providências ao Ministério Público Estadual para que tome as medidas urgentes necessárias para esclarecimento dos fatos;

– Apresentação de incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal das investigações referentes à s denúncias de tortura em face dos cidadãos presos por suspeita de cometimento do crime.

Curitiba, 11 de julho de 2013.

Juliano Breda
Presidente

54 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am newbie to blogging and honestly savored your blog site. Very likely I’m likely to bookmark your site . You actually have great articles and reviews. Cheers for revealing your website.

  2. Lula “honoris causa” pode advogar sem ter feito Faculdade de Direito. O Bacharel, Não!!!
    25 de Agosto de 2013
    Luiz Inácio Lula da Silva declarado Dr. Honoris Causa.

    Abaixo segue o ritual da Faculdade de Direito da Universidade Coimbra onde saem os tocadores e depois os professores catedráticos com os suas respectivas insígnias de cores diferentes representando os cursos da UC. O azul claro dos cursos da Faculdade de Ciencia e Tecnologia, o vermelho Direito, azul escuro Letras, amarelo Medicina, laranja Psicologia, Marrom Desporto, Roxo Farmácia.

    Lula e a Dilma participaram do cortejo. Todos sairam da Biblioteca Joanina em direção a Sala dos Capelos onde foi feita a Cerimonia do Doutoramento Honoris Causa do Luiz Inácio Lula da Silva.

    O mais incrível que que mesmo sem ler um livro de direito o ex Presidente, condecorado em Portugal, pode agora ter seu registro na OAB e advogar no Brasil enquanto milhões de Bacharéis em Direito não podem ter este direito ao trabalho e dar sustento a sua família exercendo a profissão que escolheram.

    A president(A) Dilma que se preocupou tando em defender o feminino do nome de seu cargo, tendo o poder e o dever em por um fim a esta situação, não é capaz de levantar um dedo por esta REGULAMENTAÇÃO de ATO PRIVATIVO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (CF art. 84 inc. IV) ““ não sendo sequer objeto de delegação conforme ensina o art. 68 § 1º da CF – e permitir o constitucional DIREITO AO TRABALHO a esta vastidão de prejudicados que inclusive somam-se às suas famílias.
    Fonte: Vachianno

    MPF instaura inquérito e vai investigar escritório do presidente da OAB
    26 de Agosto de 2013
    William Guimarães faturou mais de R$ 6 milhões com prefeituras
    Autor: Redação Capital Teresina2
    O procurador da República no município de Parnaíba, Paulo Henrique Oliveira Castelo Branco, instaurou um inquérito administrativo para averiguar os serviços prestados por um escritório de advocacia a algumas dezenas de municípios piauienses no período de 2008 a 2012. O procedimento foi baseado numa representação impetrada pelo advogado Gerson Veloso com base em números fornecidos pelo TCE e em matéria do Capital Teresina.

    Através da portaria PP n°011 ““ GAB ““ PAHOCB, de 15 de agosto de 2013, o Ministério Público Federal passa a investigar o escritório Guimarães, Amorim e Freitas Procuradores Associados, que pertence ao presidente da OAB-PI, William Guimarães. Segundo informações, o escritório recebeu de prefeituras o valor de R$ 6.082.139,00 (seis milhões, oitenta e dois mil e cento e trinta e nove reais).

    O autor da representação pede a verificação dos serviços prestados já que há uma coincidência: o escritório do presidente da OAB-PI defendia, eleitoralmente, muitos dos prefeitos a quem o mesmo escritório apresentava as faturas de serviços as prefeituras. Isto é, o escritório defendia o prefeito e a prefeitura. Mas, quem pagava realmente a conta?

    Além do escritório de William, outro ex-presidente da OAB-PI, Norberto Campelo também faturou montante semelhante com as prefeituras. Ambos os escritórios foram contratados por dispensa de licitação sob a alegação de notório saber jurídico.

    Leia mais
    palavras-chaves faturamento inquérito mpf oab prefeituras william guimarães
    Fonte: GP1

    Fraude no exame da OAB?
    13 de Setembro de 2013
    Nesta quarta-feira (11), o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos e Minorias da Câmara, recebeu documentos do bacharel em Direito Antônio Gilberto da Silva, em greve de fome há 36 dias interruptos em frente à sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, que comprovam supostas fraudes no exame realizado pela OAB e também violação aos direitos humanos dos candidatos reprovados em greve.
    Feliciano recebeu a documentação e informou que já está colhendo assinaturas para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias. “Não é a primeira vez que somos alertados sobre irregularidades na correção e aplicação do exame. Então, o que pudermos ajudar para fazer justiça a esses bacharéis impedidos de exercer a profissão, podem contar conosco”, declarou Feliciano.

    Fonte: ASCOM PSC Nacional

  3. e agora a policia sujou a imagem destes rapazes inocentes sera que vao indenizalos, ja foi provado que estes jovens nao fizeram nada o verdadeiro estuprador esta rindo destes policiais corruptos, que para nao perder tempo investigando pegaram 4 rapazes trabalhadores e colocaram eles como se fosse os culpados. por isso eu digo que os maiores bandidos estao dentro da policia.

  4. ENVIEI PARA A OAB/PR O TEXTO ABAIXO

    Gostaria que vissem esta notícia https://www.esmaelmorais.com.br/2013/07/oab-pede-intervencao-federal-na-investigacao-de-tortura-promovida-pela-policia-de-beto-richa/ Pois bem, uma pessoa se pronunciou bem abaixo da notícia pedindo uma posição da OABPR, quanto ao assassinato do meu filho ocorrido no ano de 2003, por policiais do Paraná. Sou advogada inscrita nesta OAB/PR e quando aconteceu o fato liguei para a OAB e pedi que me ajudassem fornecendo uma listagem de advogados criminalistas, para que eu pudesse contratá-lo para acompanhar o processo de perto. A resposta foi curta e grossa como dizem no RS: “não disponibilizamos este tipo de serviço”. Somente isso, nada mais.Fiquei chocada mas era hora de agir e não de lamentar. Passados quase 10 anos, o juri, já cancelado por 3 vezes, será dia 2 de outubro. Sei que nada mais tem a fazer no meu caso, mas repensem o papel que a Ordem tem como instituição cidadã e que se diz guardiã dos direitos humanos.

    A RESPOSTA FOI ESTA

    Prezada advogada

    Sentimos muito pelo ocorrido. Na época, a Comissao de Direitos Humanos nao se manifestava sobre determinados assuntos. Hoje, existe uma gama um pouco maior de assuntos que sao acompanhados de perto pela OAB, nao nomeando advogados para atuar diretamente no caso, mas acompanhando o advogado constituído pela parte.

    Advogada Maria Helena Kuss
    Ouvidora-Geral da OAB/PR

    ENVIEI ESTA RESPOSTA
    Obrigada pela resposta. Jamais pretendi ter advogado nomeado pela OAB, apenas fiz um apelo de onde encontrar uma lista de bons criminalistas. Pena que a Ordem fique à mercê de pessoas e não de objetivos. Na época, outra direção não havia, hoje há acompanhamento. Até nisso tive azar.

    Nubia Moreira Brodbeck

  5. SE O EXAME QUE FOI FEITO DO ESPERMSA ENCOTRADO NA CALSINHA DA MENINA TAYNA ESTIVER ERRADO , PARA TER PROVA DO MATERIAL ENCOTRADO TEM QUE SER FEITO EXAMES EM OUTROS LABORATÓRIOS PARA TER MESMO CERTEZA SE ESSE MATERIAL NÃO E DO DONO DO PARQUE OU DO ACUSADOS

  6. OAB, não seja mais uma vez pai da verdade!! Aguarda a veracidade dos fatos,não seja precipitado. Vi notícias que pessoas dos direitos humanos foram visitar os acusados, mas não vi noticia que foram visitar a mãe da falecida, que essa sim foi violentada em seus direitos humanos. Que é o direito a vida de sua filha !! Não estou acusando os quatros, mas devem investigar ao fundo. E a policia mudou o delegado para aumentar a capacidade de solução.

  7. A OAB-PR, também, precisa “encontrar” uma resposta para isto”¦O estudante gaúcho de Medicina, Luiz Carlos Brodbeck Reis, 26, foi uma delas e morreu com um tiro na cabeça, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Estadual. Ele conduzia um Fiat Uno, estava com a mãe e a namorada no carro, e passava pela BR-277, em Campo Largo, na madrugada de quinta-feira, quando foi atingido pelos tiros disparados pelos PMs, que confundiram o carro dele com o de assaltantes.
    Até o momento sem respostas”¦
    http://www.pron.com.br/editoria/policia/news/68976/?noticia“¦MATA”¦

  8. O governador no caso da duvida use o voto minerva. não podem um acusado pagar um crime ,que as duvida são maiores que a certesa.de liberdade pra eles ,e depois convoque quando necesario. se ajustiça soltou o cahoeira ,porque não soltar os rapases. eu sinto epela familia da menina, mas a verdade está acima de tudo.

  9. BOA TARDE ESMAEL!

    Manchetes da imprensa paranaense em 29/11/2012: “BETO RICHA DETERMINA PUNIÇÃO EXEMPLAR A PMs QUE AGREDIRAM ADVOGADA NEGRA!”

    Os referidos agressores FORAM PUNIDOS? Também NÂO acontecerá NADA com os referidos “delegados-torturadores” ou alguém de posse de suas faculdades mentais acreditam que serão punidos?
    Esmael, não sou engenheiro de obra pronta e ESCREVI neste conceituado blog sobre a manchete supracitada e, tomo a liberdade de publicar novamente! Eis o comentário postado em 29/11/12:
    “Quanta hipocrisia! Se efetivamente HOUVESSE apuração rigorosa nos
    desmandos, excessos, conchavos e outras cosítas que são praticadas
    diurtunamente pelos “groriosos” policiais parananenses(há exceções); POUCOS continuariam na ativa e MUITOS na cadeia e expulsos da corporação!
    MAS mesmo com as imagens das inúmeras bárbaries NÂO haverá punições, pois o corporativismo militar é notório e causa ojeriza aos trabalhadores
    honestos que PAGAM os salários dessa corja!
    Outrossim, é fácil compreender o corportamento da polícia brasileira, visto que, A MAIORIA ABSOLUTA são oriundos das camadas pobres e convivem
    constantemente com todos os tipos de crimes! É óbvio, quando esses outrora
    marginalizados da sociedade estão de farda e com revólver TORNAM-SE Deus
    (muitos pensam assim) e vão agredir os seus semelhantes de sorte e/ou
    infortúnio ou ALGUÉM já presenciou policiais agredindo e/ou xingando os
    ricos?”

  10. Tortura ou não, mataram a menina e o culpado ou os culpados por isso tem que ser punidos com todo rigor da lei, se fosse com alguém da minha familia a cadeia para um desgraçado desses seria o caixão, o que eu duvido muito, pois quando uma pessoa é inocente não confessa algo nem sob tortura, agora como diz o meu avô, quem esta com dó leva o vagabundo pra tua casa e cuidar das suas filhas.

  11. escreva o que estou falando, vao continuar com a farsa, vao incriminar os donos do parque, o pai e filho, simplesmente para dizer que os funcionarios tem ligacao com o caso, pois se acharem o verdadeiro culpado, os rapazes nao terao ligacao nenhuma com ele e terao que reconhecer a trapalhada, vao tentar envolve-los de aluguma maneira no caso, facam suas apostas, os rapazes jamais irao ser inocentados, acompanhem o caso e verifiquem voces mesmos, pois os donos do parque ja foram ouvidos hoje, isto quer dizer que continuam na mesma linha de investigacao,tentado achar mais um ou dois culpados, mas que sejam do relacionamento dos 4 acusados, sabem porque, para fechar a investigacao sustentando a acusacao dos ja 4 presos, acompanhem o caso e verao.

  12. quero atraves deste blog dar os parabens de todo coracao ao delegado de guaratuba, para quem acompanha o caso tayna desde o comeco viram que mandaram um dos presos para ser ouvido pelo delegado de guaratuba, queriam jogar no colo do acusado o estupro e morte de uma filha de um policial militar, caso que ainda nao foi sulocionado, vejam bem ,nao contente em acusa-los da morte de tayna, queriam jogar mais crimes que nao foram solucionados nas costas destes pobres coitados, pois bem, o delegado falou na tv, que o rapaz contou uma historia mirabolante envolvendo o caso, mas que com toda certeza nao havia participado da morte no litoral, falou que o rapaz era totalmente inocente no caso em questao,vejam bem caros amigos, se o delegado nao fosse honesto, poderia muito bem espanca-lo mais um pouco e fazer ele assumir mais um caso, portanto temos que reconhecer que nem tudo esta perdido, nobre delegado de guaratuba, continue assim e que deus o abencoe.precisamos de mais policiais como o senhor.

    • Muito bem colocado, Guilherme.
      Este delegado e a perita Jussara não permitiram que se fizesse uma injustiça.
      E a banda podre ? Como fica ?
      Demissão para eles.

  13. Não adianta nada trocar delegado, tem que trocar é o comando da Polícia Civil que só faz cacacaé. O mais engraçado é que o governo está vendo as coisas erradas que esses chefes fazem e ainda passa a mão na cabeça. Esse não foi o primeiro caso de manipulação e não será o último se a cúpula não for trocada. Também esperar o que dessas pessoas…

  14. Desculpem. Onde se lê estrupo, leia-se estupro (acima).

  15. Os rapazes acusados já tinham apanhado e confessado o crime sob tortura. No entanto, não sabiam onde colocaram o corpo, nenhum dos quatro sabiam, tanto que a policia demorou 3 dias para encontrar o corpo dentro de um poço desativado. Vejam, um poço, local marcante, mas os quatro não sabiam onde estava o corpo. Se soubessem teriam falado sem maiores dificuldades. Só isso já fala a favor de que os quatro nada sabiam do caso. Elementar meu caro Watson!

  16. dizem que a menina taina estava gravida,este crime esta cheirando mais a crime passional, tipo que nem o do goleiro bruno, vamos supor que…algum figurao casado a engravidou, nao queria assumir a paternidade, a menina ameacava contar para todo mundo, o dito cujo a leva para algum lugar ,motel/casa/carro etc. a trata com carinho para para nao demostrar suas intencoes de mata-la, mantem ate relacoes sexuais com a garota, apos mata-a e desova em um poco,tira um peso de suas costas, pois isto prejudicaria e muito sua vida familiar, por isto a garota estava com semem na vagina, mas estava totalmente alinhada e vestida, logico que aqui so fantasiei uma historia, mas seria ate mais convincente que esta que foi apresentada pelas autoridades,agora diante de tantas contradicoes todo mundo fantasia uma historia tentando entender este caso.

  17. ESTES PERTECEM A UMA DAS CLASSES DA SIGLA DOS TRES – PÊS –

  18. Desde o primeiro momento achei que eles não tinham culpa. A polícia faz qualquer coisa para achar o culpado, mesmo que inocente.
    Mas a grande personagem desta história é a perita Jussara. Ela foi quem afirmou o não estrupo e manteve sua palavra, talvez até com alguma coação. Mas como é profissional e digna, não se afastou da verdade.
    Parabéns Sra. Jussara. A senhora prova que nem todos na polícia são podres.
    Por isso defendi, e defendo, a limpeza desta instituição antes que eles ganhem seus aumentos de salários – PEC… sei lá… o cacete…
    O cara quando é bandido, não é o salário que o fará ser honesto. Isto é do caráter do indivíduo.

  19. o advogado dos 4 acusados tambem se vendeu ou e muito fraco, so fica dando entrevistas e dizendo que vai entrar no proximo dia com o habeas corpus e nunca entra, se fosse filhos de bacanas ja estariam livres mesmo sendo culpados, imaginem se inocente fossem,qualquer advogado porta de cadeia ja estaria com um habeas corpus na mao e os 4 livres de mais torturas para continuarem confessando o que nao fizeram, serao livres so se aparecer um advogado de bom coracao e pegue esta causa de graca e livre os rapazes da prisao, se fazerem novas investigacoes e confirmarem alguma culpa que pecam novamente a prisao, ou vao alegar que os quatros poderao deixar o brasil, se for isto que retenham os passaportes dos 4 rapazes , nao e mesmo,imaginem estes pobres coitados deixando o brasil e sendo presos pela interpol, e so pra rir e descontrair, pois o maximo que poderao viajar e de colombo para curitiba, mas falando serio, na duvida e melhor um culpado livre do que um inocente preso e sofrendo torturas animalescas, amanha tera reportagens na ric record no balanco geral do gilberto ribeiro, asssistam, pois hoje no jornal da noite ja passou um pouco do que relataram para os integrantes da oab , relatando tudo o que sofreram na cadeia do alto maracana, e a jornalista avisou que vao passar a materia toda amanha.me coloquei no lugar dos pais deste rapazes pois tenho filhos, e confesso que nao aguentei e chorei em frente da televisao, pobres coitados, que deus faca sua justica divina neste caso.

  20. arrumaram uma confissao sem nenhuma prova material, dizem no direito que a prova testemunhal e a prostituta das provas, pois juiz nenhum vai incrimina-los so com a confissao, as provas colhidas vao em desencontro ate mesmo com a confissao, fica claro uma confissao forcada, nao contavam com o seguimento do caso e davam por encerrado,nenhum juiz ou juri popular condenara estes acusados, simples amigos, por falta de materialidade do crime, a nao ser que novas provas robustas sejam trazidas aos autos, pois agora a investigacao esta em suspeicao, a prova tera que ser muito convincente, pois o brasil inteiro esta de olho neste caso. agora a noite toda a midia nacional estava falando e noticiando as possiveis torturas, e confissoes sobre tortura, tomara que achem os verdadeiros culpados ou culpado, e tenham a grandeza de dizer erramos, mas agora solucionamos o caso, pois em alguns estados do brasil ao inves de investigarem e fazerem a coisa certa, estariam achando uma forma de continuar com a farsa e buscando alguma forma de incriminar os 4 rapazes com uma historia um pouco mais convincente, mas o brasil quer a verdade, o BRASIL enfim acordou

  21. se a familia dos acusados presos tivessem um pouquinho de dinheiro para pagar um advogado, pois o deles me parece muito devagar, ja estariam com um habeas corpus nas maos, e estariam livres, pois a propria confissao dos reus nao se sustenta, pois confessaram estupros seguidos e ate mesmo com a moca morta, o que nao se constatou pela pericia, sendo que os exames atestam que ela nao foi estuprada e mais, segundo os exames o semem coletado nao condiz com o horario de sua morte, ou seja manteve relacoes sexuais antes e depois de varias horas ou dias e que foi morta, pois estava sumida desde o dia 28 de junho, quem diz que nao manteve relacoes com consentimento e depois houve algum desententimento e so entao ela foi morta, por amante/namorado ou homem casado, tem que fazer um exame para ver uma possivel gravidez, se isto nao foi feito, entao tem que exumar o cadaver e fazer, para que nao paire nenhuma duvida no caso,i

  22. assisti em um canal de televisao uma irma de taina rebatendo as acusacoes de que a familia da taina estaria envolvida no caso, a irma da taina se defendeu porque alguem acusou da familia de enterrarem a menina no sabado e ja no domingo fizeram uma festa onde bebiam cantavam e dancavam, pois bem , a irma se defendeu dizendo que a familia estava simplesmente vendo videos alegres em que a taina aparecia dando gargalhadas e sempre feliz, que tambem viam fotos da taina sempre sorrindo e alegre e por isto que davam risadas e se confraternizavam entre si lembrando da taina, irma mae irmao e etc, agora me digam uma coisa, alguem que perde um ente querido faz festa e da gostosas gargalhadas, ainda mais nas condicoes que relatam a possivel execucao da pobre menina, e se alguem ja ventilou a possivel participacao da familia, sera que nao seria o caso de investigar, pois consta que a menina ja estava gazeando aula a duas semanas, verifiquem se e verdade no colegio onde ela estudava e tambem que ela dizia que ia ao servico e nao ia e que nao comparecia a 2 dias antes de sua morte no salao onde trabalhava , e que tambem no dia da sua morte saiu para ir ao salao onde trabalhava e nao foi, e so chegou na casa de sua melhor amiga as 16 horas da tarde, sendo que saiu de sua residencia as 09 da manha, sera que sua familia nao foi cobrar explicacoes de sua atitude e sem querem em uma discussao mais acalorada seu irmao ou irma ou mesmo sua mae , nao aplicou uma gravata com o cordao de tennis e a axfixiou matando-a, e depois tiveram que se livrar do cadaver e achar alguns bodes expiatorios para imputar o crime,investiguem todas as possibilidades e vao achar uma resposta para este crime, pois e muito esquisito uma menina ser morta por assasssinos crueis e somente com o cadarco do tennis, e sem mais nenhuma lesao, acho que ela estaria cheia de hematomas e escoriacaoes se isto acontecesse, verifiquem casos anteriores a este ,tambem investiguem onde taina ficou das 09 da manha ate as 16 horas quando entao foi para casa da sua melhor amiga , talvez achem a resposta para este crime se refazerem todos os passos da taina, ate ela ser morta, quanto ao esperma investiguem se ela nao tinha relacionamento amoroso com algum namorado/amante. e investigem esta historia que esta correndo de que ela poderia estar viva quando os 4 rapazes foram presos, isto quer dizer que procederam assim… ja achamos em quem imputar o crime , agora ja podem executar a moca, isto da ate arrepios so em pansar. nao e mesmo.mas ouvi em varias emissoras esta possibilidade, inclusive com laudos do iml. atestando de que a moca estava viva e os rapazes ja estavam presos e so entao ela foi morta, pois prenderam os rapazes em um dia e no outro moca foi achada , mas os exames estao tao adiantados que podem atestar o dia e hora exata em que a pessoa morreu ou foi morta.se existirem estes exames atestando isto , os rapazes sao inocentes sem sombras de duvidas.

  23. Um monte de verme defendendo a tortura, são os mesmos trolhas de sempre, que julgam as pessoas pela cor e aparência, uns defende porque são burros e ignorantes, e não conhece as leis vigente em nosso Pais, outros defende porque não presta mesmo, são os mesmos reacionários de sempre querendo defender a política minuscula de segurança deste governo, não há diferença entre o criminoso que matou a Tayna, e as pessoas que torturaram os quatros jovens acusados do crime, é muito mais grave pelo que se sabe, da participação e conivência de agentes do estado em uma ação de tortura com requintes de crueldade aos molde dos nazistas, contra quatro jovens que não há nada provado de que eles são culpado. Ainda bem que nós temos a Ordem dos Advogados do Brasil PR, para tomar partido dessa situação, porque o próprio Ministério Público dormiu de toca, qual é a sensação de segurança que um cidadão tem vivendo em um estado onde se prende e tortura para conseguir uma confissão, burro quem acha que esse método foi correto, amanhã poderá ser você, seu filho ou alguém de sua família na mão desses monstros, que se julgam acima de tudo, estou torcendo para que a Policia Federal assuma esse caso e meta algema nessa cambada toda, é pena que o chefe maior tem forum privilegiado.

  24. A população tá pressionando, acha uns caras, suspeita, vê que é pobre e não tem dinheiro pra pagar advogado… É esse mesmo, esse é o culpado…

    Infelizmente ainda temos gente com esse pensamento em nossa polícia… E fizeram disso muitas e muitas vezes aqui no nosso Brasil..

  25. confio que nosso governador esta atento para o fato, pois ja designou um excelente delagado para assumir o caso, e nao compactua com falcatruas doa a quem doer, pois ja vi alguns segmentos da midia que ja estava direcionando a opiniao publica para que pensassem e incriminassem o dono do parque ou o filho do dono e direcionassem as investigacoes para que estivessem envolvidos no caso, sabem porque… simples acusavam os 4 rapazes so de assassinato, pois a acusacao de estupro caiu por terra,e colocariam nas costas do dono ou do filho do dono a acusacao de estupro e de mando de assassinato, e acusariam os donos do parque acusando-os de mandarem os 4 rapazes cometerem o crime, assim a policia civil nao ficaria tao maculada e ajustavam o caso, dizendo… olhe como os 4 eram culpados ,muito cuidado agora com o andamento da pericia que sera efetuada nos exames colhidos ou que serao colhidos nos donos do parque incendiado, para que nao direcione para que os exames sejam positivos por mera vontade, se caso forem culpados e o exame de dna confirme, que paguem por isto,mas se forem inocentes que procurem o verdadeiro culpado mas houve falha na investigacao, pois se nao fosse a perita e o estardalhaco da midia, quem nao garante que o exame feito na menina nao daria positivo para incriminar os acusados, nao concordam…nao queremos ajustes para continuar com uma farsa, queremos justica, mas uma justica verdadeira, aquele que avalia o culpado pelo seu rg e nao pelo cpf, aquela justica aplicada na mesma medida para ricos e para pobres, mas acredito que nosso governador e a cupula da policia civil nao vai compactuar com mais deslizes e contradicoes,melhor seguir o caminho certo do que pagar mais tarde por novos erros.

  26. a policia tentou plantar provas mas não funcionou ,como funcionou no caso nardone . eu fico a pensar que tanta deligencia desnecessaria . antigamente as deligencias era as carroças que carregavam o dinheiro ,e documentos estaduiase federais.vai haver muitas reviravoltas em processos concluidos no parana.e brasil. um e o dominio de factos..

  27. Pela visão do Anônimo Cidadão, prender e torturar inocentes é normal, bonitinho, gostoso, simpático, uma beleza!

  28. Beto Richa:”Disse ter dificuldade em acreditar que agressões em troca de confissão possam ocorrer nos dias de hoje…” Não foi o governador tucano, nem um parente rico dele que tiveram intestino perfurado(cabo de vassoura na bunda), tímpano rompido e mão com ossos expostos. E ao que tudo indica os suspeitos podem ser inocentes.

    • A OAB-PR, também, precisa “encontrar” uma resposta para isto”¦O estudante gaúcho de Medicina, Luiz Carlos Brodbeck Reis, 26, foi uma delas e morreu com um tiro na cabeça, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Estadual. Ele conduzia um Fiat Uno, estava com a mãe e a namorada no carro, e passava pela BR-277, em Campo Largo, na madrugada de quinta-feira, quando foi atingido pelos tiros disparados pelos PMs, que confundiram o carro dele com o de assaltantes.
      Até o momento sem respostas”¦
      http://www.pron.com.br/editoria/policia/news/68976/?noticia“¦MATA”¦

  29. Muitas vezes nem o governo é culpado. Têm polícias que são verdadeiros monstros. Mais essa OAB é uma “merda” mesmo, quando é para defender os pobres nunca aparece, mais quando é para defender bandido, só falta querer acabar com todos que são contras os pobres bandidos.

    • CABO DE VASSOURA NO DOS OUTROS E REFRESCO.
      Um cabo de vassoura no seu Rabo, depois eu quero saber qual e a sua opinião com relação esse caso.

  30. Ta parecendo a toda a imprensa quer absolver os culpados pq foram torturados??? Mataram uma menina, e tudo o q o povo quer é cacete neles, e quando isto acontece arrebentam a policia na mídia. Este Galo mané e outros, quando forem vitimas de algum crime, quero ver se irão querer q a policia aja na legalidade… Ficam dando circo pra vagabundo e pra advogado de vagabundo.

    • Um cabo de vassoura no seu Rabo, depois eu quero saber qual e a sua opinião com relação esse caso.

  31. está cheirando que o verdadeiro culpado pagou para se livrar da bronca.

  32. Santa ingenuidade, Esmael. Infelizmente, a tortura aos pobres em delegacias vem de muito tempo. E nenhum policial corrupto de hoje ou de ontem, pede licença ao governador.

  33. Os policiais acusaram os quatro de estupro. O povo foi lá e queimou o circo e se pegassem os acusados eles já estariam mortos. Apareceu a legista e salvou a pele dos quatro e agora a polícia não tem mais certeza de nada. E ainda tem gente que acredita quando a polícia diz que os homicídios caíram no Paraná. A segurança no Paraná está um caos, esta que é a verdade. Os dados divulgados são pura enganação. Propaganda política. A tal da UPS não funciona e isso já foi denunciado por um policial meses atrás. Este governo é a maior enganação.

    • Samir, infelizmente tudo o que vc escreveu é verdade, nossa policia é despreparada e com este governo Richa sem chances de melhoras. Apenas dados maquiados.

  34. Ah pare com isso Esmael ! Tortura pela polícia de Beto Richa !
    A polícia é a mesma a anos e não do Beto Richa. E Vagabundo igual esses não estariam lá se não merecessem. Quero ver se estrupassem alguém da sua família.

    Demagogia barata esse título…

    • São inocentes, não
      deveriam estar presos e muito menos apanhar da polícia, queria ver se fosse com um filho seu.

    • Concordo e digo mais, essa OAB só aparece quando tem midia, porque a Comissao de Direitos Humanos da OAB, NUNCA vai visitar as Familias Vitimas de marginais??? Só vai visitar e ver se Bandido ta sendo bem tratado. Foram na CAsa da Familia da TAyná??/ Ah oAB Va Pra PQP.

      • Nem sabe direito o que aconteceu e tá condenando…. E na polícia tem bandido sim, capaz de criar culpados, só pra acalmar a população…

    • Anonimo-Cidadao você conhece intimamente essas pessoas? Você sabe onde elas moram? Você sabe como é a vida delas? Você sabe à que família pertencem? Você sabe algo sobre essas pessoas? Você sabe se elas trabalham ou não?

      Como é que pode afirmar que são VAGABUNDOS?
      Será que eles não seriam vagabundos por não ter um pele branquinha?
      Será que eles não seriam vagabundos por não terem roupas que lhe agradem?
      Será que eles não seriam vagabundos por terem caras de pobre e lhe fazerem lembrar o quanto é uma pessoa egoísta e voltada para o seu mundinho?
      Será que eles não seriam vagabundos por não morarem em uma casa bonita?
      Será que eles não seriam vagabundos por não saberem palavras bonitas e difíceis?

      Pobre homem…

      Não julgueis, para que não sejais julgados.
      Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
      E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
      Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
      Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

      Mateus 7:1-5

    • Seu idiota, não foram eles. Um vai morrer de infecção generalizada. Confessaram no cacete, um dia você pagara por isso.

    • se fizessem com voce sr Anonimo COVARDÃO cidadão queria ver…….espero enquanto cidadã que esses covardes recebam de volta exatamente o que fizeram a esses rapazes, aí sim a justiça terá sido feita…..

    • sE ENFIASSEM NO SEU SEM VC DEVER NADA QUERIA VER SEU covardao

    • Mas eu vi a declaração do Beto Richa, ele foi no mínimo complacente e omisso com a atuação terrível da polícia, quando deveria ter sido contundente e exigir do seu secretário uma investigação IMPLACÁVEL, com disposição irrestrita de cortar na própria carne.

    • A imprensa indolente – que lê BO policial e publica como verdade fosse – e que quando a verdade aparece nos esconde, benza Deus santa internet, leiam essa materia de um joenalista pernambucano.

      http://www.viomundo.com.br/denuncias/urariano-mota-a-morte-de-tayna-a-tortura-e-a-imprensa.html

    • se um dia vc for preso e sem ter provas te arregassarem de pau e vc talvez sendo inocento vou adorar tbm te chamar de vagabundo