Jaime Lerner: “Tudo fica mais fácil quando se tem um bom transporte público”

da Agência Brasil

Lerner e seu Dock Dock.

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Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à  questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à  qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.

à‰ um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, crucificado, com alguém tentando pegar bolsa, apalpar. Não é à  toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à  toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões!, disse à  Agência Brasil o doutor em políticas de transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.

As manifestações citadas pelo especialista foram iniciadas pelo MPL em São Paulo. O movimento tem, como um de seus interlocutores, o professor de história Lucas Monteiro. Defendemos Tarifa Zero porque, além de ser a única forma de as pessoas terem acesso à  cidade, o transporte público beneficia áreas vitais como saúde e educação. Por isso já imaginávamos que nossa luta se espalharia pelo país, mas não que iria alcançar a dimensão que alcançou!, disse à  Agência Brasil.

De acordo com o representante do MPL, o incentivo ao uso de transportes individuais causa também problemas como aumento da poluição e do número de atropelamentos, o que resulta em mais gastos e problemas para a saúde pública. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país. Desse total, 10.820 acidentes envolveram motos. No mesmo ano, o gasto total do Sistema Único de Saúde (SUS) com acidentes de trânsito foi R$ 187 milhões. Só com internação de motociclistas foram gastos R$ 85,5 milhões.

Além disso, acrescenta Monteiro, diversos tratamentos de saúde deixam de ser feitos porque os pacientes não têm condições de pagar pelo deslocamento. E o problema relacionado à  falta de condições para custear os transportes também afeta o direto e a qualidade da educação.

Frequentei muitas à s escolas públicas. à‰ comum alunos faltarem aulas por não terem dinheiro para ir à  escola. Além do mais, direito à  educação não está restrito a apenas ir à  escola ou ao banco escolar. Os estudantes precisam ter acesso à  cultura, a visitar museus. E, sem circular, não há como ter acesso a isso. A grande maioria não vai ao centro da cidade, museus, centros culturais para complementar sua formação!, disse Monteiro.

Segundo Aragão, dificuldades para mobilidade urbana afetam diretamente o rendimento escolar de jovens e crianças, que ficam cansados e com o sono sacrificado. à‰ um fator a mais a prejudicar o rendimento, além da qualidade de instalações do ensino público. Da mesma forma, afeta também a evasão escolar, a formação de profissionais e a produtividade do país!, disse o especialista.

A mobilidade bloqueia inclusive a vida social do cidadão de baixa renda, que fica sem acesso a entretenimento, cultura e lazer. Esses são privilégios das pessoas motorizadas. Uma família de quatro pessoas que queira se deslocarem da periferia até um parque no centro da cidade gastará R$24, caso a passagem unitária custe R$3. Para quem recebe salário mínimo, isso é impossível!, disse.

Arquiteto, urbanista e especialista em transporte público, Jaime Lerner diz que por trás das manifestações iniciadas pelo MPL está o descrédito nas políticas públicas e a falta de respostas à  sociedade, sobre os diversos serviços públicos prestados a ela. E tudo fica mais fácil em todas as áreas quando se tem um bom transporte público!, disse o ex-prefeito de Curitiba (PR).

Muitas das mobilidades foram anunciadas sem sequer estudar a própria cidade, avalia Lerner. Segundo ele, é importante entender a cidade como um sistema de estrutura de vida, trabalho, movimento e mobilidade juntos. No fundo, acrescenta, faltam decisões políticas, e, em geral, essas decisões são voltadas para soluções mais caras.

O Brasil é rápido em fazer coisa errada e demorado em fazer a coisa certa!, disse. Sustentabilidade é equação entre o que você poupa e o que você desperdiça. Portanto, se tiver de se deslocar por distâncias cada vez maiores, é óbvio que a coisa não vai funcionar!.

12 Comentários

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  4. Ele quer é ganhar mais dinheiro com esse carrinho ridículo que parece um Tuk Tuk dos indianos. Melhor é incentivar o uso da bicicleta colocando infraestrutura adequada na cidade e vamos tirar o metrô do papel minha gente. O Henrique falou muito bem, cidades menores na Europa tem metrô e outros meios de transporte à escolha do freguês e aqui é de chorar. E claro, os empresários de ônibus não querem jamais falar em metrô. Arriscam nem dar mais grana para as campanhas políticas.

  5. Pelo amor de Deus, esse ex-governador quebrou o Banestado, vendeu nossas rodovias, parte boa da Copel, Sanepar e quase matou os professores de fome com o menor salário que eles já tiveram! Será que tem moral para falar de alguma coisa?

  6. ESSA NÃO ENTENDI.

    NÃO É PO LERNER UM DEFENSOR FANÁTICO DO TRANSPORTE COLETIVO ? E AGORA ELE VEM COM ESSE CARRINHO DO MICKEY ?

    AFINAL ELE É A FAVOR DO QUE ? DO COLETIVO OU DO INDIVIDUAL ?

    EM TERMOS DE RIQUEZA ACHO QUE ELE É A FAVOR DO INDIVIDUAL, E COM ESTE CARRINHO DO MICKEY, ELE VAI FICAR MAIS RICO.

    NÃO ENTENDI NADA. OU É OU NÃO É?

  7. O jaime lerne f o parana , esse garoto não poderia nem se mostrar mais, a privatisação do banestado ja custou aos cofres publicos 42 bi.quase 25% do pib do estado… legal né!!!

    • Cara…vc não sabe nem escrever privatização, quanto mais falar em banestado…

      • Não sei como esse garoto tem tanto fã assim?escrevo privatisação com s no lugar z, porque no parana não houve privatização.entendeu o quer um dezenho!esse garoto da terceira idade chamado lerner ,precisa estarno corredor da cadeia .mas como o excelentissimo vai colocar na cadeia.por que tambem prevarica.falar no banestado porque te deixa nervoso amigo. os 42 bi ,ta fazendo farta né!!!! quem não tem nada aver não se errita quando fala do banestado..

      • Dizem os da antigamente que o banestado, era um cabidaço, era a alegria de muitos politicos que recorriam a emprestimos muitos vantajosos, sera que tem algum que emprestou e ficou devendo, sinto pelos servidores que com essa negociação sairam perdendo, mas só daqueles que não tiveram um dedinho de politico indicando esta teta que MUCHOU.

  8. Por causa dessa tal “idéia genial” (genial?) do Lerner, a dos ônibus urbanos em canaletas, Curitiba acabou ficando sem metrô e assim continua enquanto cidades da Europa, menores que Curitiba, já tem seu metrô. Então quem cagou e sentou em cima, fingindo-se de gênio, foi o antolhado Lerner do alto de seu tapa-olhos! Curitiba permanece sem metrô e falar em metrô para as empresas de transporte urbano e seus apoiadores políticos é como falar um palavrão!

  9. realmente tido fica mais fácil quando não tem roubalheira.